Por achar que se encaixa no assunto, vou postar essas 2 matérias:
13/03/2013
Será a ligação à internet uma verdadeira necessidade em SimCity?
Produtor desmente o que foi dito por Lucy Bradshaw, a gestora do Maxis.
Um dos produtores que trabalha no Maxis, o estúdio responsável por SimCity, contactou o RockPaperShotgun para desmentir as aclamações de Lucy Bradshaw, a gestora do estúdio, que disse que a ligação à Internet era uma necessidade no jogo e que seria difícil transformá-lo numa experiência offline.
Obviamente que o produtor preferiu permanecer no anonimato, mas o RockPaperShotgun conferiu que de facto trabalha no estúdio e que tem conhecimento da forma como o novo SimCity foi desenvolvido.
O jogo está constantemente ligado aos servidores, porém, estes "não estão a lidar com qualquer computação feita para estimular a cidade em que estás a jogar". A única tarefa dos servidores é enviar mensagens de vários tipos para os jogadores e diferentes cidades, bem como servir de armazenamento em cloud e fazer de interface para o Origin.
Mas são os servidores necessários para o jogo em si? "Não, eles não estão a fazer nada. Não tenho a mínima ideia porque razão estão a dizer o contrário. É possível que Bradshaw tenha percebido mal ou tenha sido informada erradamente, de outra forma, não sei."
Se os servidores fossem vitais para correr o jogo, então não seria possível jogá-lo sem uma ligação à Internet, no entanto, Stephen Totilo, o editor do Kotaku, publicou um artigo no qual conta que conseguiu jogar durante 19 minutos sem uma ligação à Internet antes que o jogo se apercebesse. Nada de errado aconteceu durante esses 19 minutos.
No final, o produtor que conversou com o RockPaperShotgun, contraria mais uma vez Lucy Bradshow.
"Não seria necessário muita engenharia para oferecer um modo a solo limitado sem todas aquelas coisas da região."
Fonte:
http://www.eurogamer.pt/articles/20...nternet-uma-verdadeira-necessidade-em-simcity
14/03/2013
Mod para SimCity permite jogar offline
A comunidade conseguiu fazer o que os produtores afirmaram dar muito trabalho.
O inevitável aconteceu. Alguém já conseguiu modificar SimCity para que seja possível jogar offline durante um período ilimitado. Já quando Dark Souls foi lançado para PC, a comunidade rapidamente modificou o jogo aumentando a sua resolução para 1080p e rácio de fotogramas por segundo para 60.
Já havia indícios de que a ligação constante aos servidores do jogo não era realmente necessária, conforme ficou explícito na notícia de ontem.
O truque está em desativar o cronómetro de desconexão, desta forma o jogo deixa de se aperceber que não está ligado à Internet. Há limitações óbvias com esta modificação: deixa de ser possível gravações/sincronizações ou "coisas relacionadas com a região".
Esta modificação também corrigiu a contagem de população, mostrando agora o número real.
A responder aos muitos pedidos para oferecer um modo offline, o estúdio responsável pelo jogo disse que tal alteração não seria possível sem uma quantidade considerável de trabalho.
Fonte:
http://www.eurogamer.pt/articles/2013-03-14-mod-para-simcity-permite-jogar-offline
Acredito que muitos jogos que ainda virão vão se encontrar nessa mesmice situação do dia 13/03, ou seja, vão disponibilizar sim alguns recursos que dependem da internet como qualquer jogo tem hoje em dia (Halo 4 com o modo Spartan OPS por exemplo) mas provavelmente a maior necessidade para se fazer uso da internet constantemente ligada deva ser mesmo por conta do DRM e mais nada.