Análise Divagando sobre Batman Arkham Origins

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
12,914
11,039
Ontem(28 de outubro) eu terminei Batman Arkham Origins, e queria aqui postar minha opinião de merda sobre esse jogo.

Você pode resumir esse jogo em uma sentença:

"Falta de imaginação"

É incrível o quão sem criatividade o estúdio da Warner Montreal é, tudo no jogo é re-aproveitado na cara dura do City, gadgets , puzzles e até mesmo situações.

Mas vamos falar um pouco sobre gameplay:

Toda a estrutura básica do Batman da Rocksteady continua aqui, o que é muito bom, o esqueleto do jogo é muito bom, o combate ainda é um dos melhores do genêro salvo alguns pontos que eu vou comentar mais na frente, a parte de exploração como no City é chata, a cidade é ainda mais sem vida, o que no City se justificava pelo fato deles terem transformado ela em uma prisão, aqui não faz muito sentido a cidade ter uma população de 50 bandidos por metro quadrado, tá quase tão ruim quanto Fortaleza.

Falando do combate, quem jogou os outros Batman sabe o que esperar, o problema, hitbox tá se comportando de maneira estranha, o Batman erra ataques que ele não devia errar, são coisas que eu notei nesse jogo que não acontecia comigo no City, e eu joguei City tem 3 semanas. Mas o maior problema do Combate é a Shock Gloves, combate do Batman é um pedra-papel-tesoura, contra certo tipos de inimigos você tem que usar abordagem X, contra outro tipo abordagem Y, quando você recebe a Shock Gloves isso tudo se quebra, ela é forte contra tudo. Toda a estratégia do combate vai por água abaixo.

As boss fights sempre foram um problema na série Arkham e esse jogo rivaliza com o primeiro nesse quesito, quando eles anunciaram os assasinos eu pensei que eles iam fazer alguma coisa interessante. Mas não, as lutas são sem graça, alguns dos bosses não passam de inimigos normais com life maior, e alguns combates como o do Bane é quase repetição dos jogos anteriores ou o combate com Firefly que é ridiculamente chato, você fica apertando os mesmo botões infinitamente.

Salvo a luta do DeathStroke que tem um motion capture excelente, mas é um QTE gigante.

Por falar em vilões, Bane e Coringa são os únicos interessantes, DeathStroke tem uma partição pequena demais para ser notada e o resto saiu da lista D de vilões do Batman, não tem aquela vontade de "Quem eu vou enfrentar agora", o jogo já te mostra no começo os assasinos e foda-se climax.

Por mais que eu acha-se a exploração no City um pouco cansativa, ela tinha uma vantagem as riddles do Riddler, ela me mantinha interessado no cenário, não tem riddles mas tem os trophy disfarçados de outra coisa, só que são os mesmo puzzles do City, use o item equivalente a bomba de nitrogênio do Mister Freeze para congelar o duto de gás, pule nas plataformas na ordem certa, use o remote batrang para eletrificar alguma coisa, não tem nenhum, nenhum puzzle novo no jogo.

Gráficos do jogo estão estranhos, em muito momentos achei inferiores ao City jogo que tem 2 anos, muitos problemas de texturas, a cidade demora para carregar, as vezes o jogo trava no meio enquanto você tá planando, poxa eu acabei de jogar GTA que tem um mundo gigante com quase zero problemas de texturas e me vem o Batman e não consegue carregar uma janela de um prédio. Só lembrando joguei a versão da PSN no Ps3.

Mas para compensar a chatice que é andar pela cidade eles adicionaram um esquema de fast travel, e outra adição bacana foi um modo novo de investigação estilo CSI muito bacana.\, você vai reconstruindo a cena do crime, muito bem feito.

Mas em geral é incrível a cara de pau no reaproveitamento de situações.

O Batman é envenenando, o Batman tem uma bad trip com alucinógenos, você persegue uma trilha de sangue e etc, eles repetem quase todas as situações dos jogos anterior.

Multiplayer:

É uma merda. Jogar com as facções é uma merda, ele é um péssimo TPS. Nível Tomb Raider de ruim, joguei muito pouco pq perdi a paciência.

História:

Eu tenho sérias ressalvas com a história do City, acho que ela tinha um puta potencial, mas se perde um pouco no final com o lance do Strange, mas não vou dá spoilers. A história contada aqui é desnecessária. Os únicos bons momentos dela é quando temos o Coringa, o palhaço, o joker em cena. As 2 fases do jogo que o foco é o Coringa são muito boas e são muito bem escritas, o resto do jogo é bem fraco, o relacionamento do Batman com Gordon é corrido, a cronologia fica zuada, é aquela coisa, quando você introduz prequel você acaba criando buracos, o que eu gostava dos outros 2 é que eles não te davam background sobre aqueles personagens, você podia levar seu conhecimento do Batman para aquela história, para min aquele universo era uma "Continuação" do DC Animated Universe.

Destaque para o voice acting do Troy Baker, tudo que esse cara faz é foda, e por mais que eu adore o Mark Hammil eu não senti falta dele. Já a voz do Batman deixa a desejar.

Eu não gosto de dar nota, o que eu posso dizer é que é um jogo mediano, ele só se salva pq os anteriores são muito bons, e a única coisa nova boa que eles adicionaram foi a investigação CSI. Se você gosta do Batman assim como eu, você vai gostar do jogo, mas não vai conseguir tirar o sabor ruim, é como ir naquele seu restaurante favorito e quem tá fazendo a comida é outro chefe, ele seguiu a receita mas ficou faltando aquela dose de amor.

h25E4DA1C.jpg
 

jefersonlogan

Casual
Fevereiro 21, 2008
100
3
Joga a versão do 360 que vai ver que é outro jogo ....


Zueira :D , apenas pra sacanear mesmo .

Mas uma pena, depois de ler seu comentário eu to achando que não vou gostar mesmo, vi ele rolando na bgs (nao joguei), mas estava olhando e meio que achando algo estranho, lendo o que vc escreveu agora parece que eu não estava achando estranho a toa...bom vamos ver o que vai ser quando chegar a hora de jogar essa bagaça.

Valeu por compartilhar sua opinião. ate da mais um motivo pra esperar um pouco pra pegar o jogo :D.
 

Xandao13BR

Richard Gere bem alimentado
Agosto 23, 2006
249
92
Poços de Caldas - MG
Também já terminei o modo história desse jogo, e concordo com os pontos que você levantou. É um jogo inferior aos dois primeiros, com certeza. A sensação de repetição, de estar jogando a mesma coisa do "excelente" Arkham City, é presente o tempo todo. Falta muita vida no jogo. Não se vê transeuntes nas ruas, somente bandidos, o que é inconcebível já que este jogo se passaria antes de parte da cidade se tornar um presídio a céu aberto. É absurda e ridícula a desculpa da produtora para a ausência de civis na cidade ao estabelecer todos os acontecimentos na noite de natal, como se todo mundo estivesse dentro de casa e só os malfeitores na rua. É um dos jogos mais bugados que já rodou no meu console, perdi a conta do número de vezes que travou tudo e tive que desligar e ligar o VG, pois nem para a dash ia (joguei no X360, não sei se no PS3 isso também acontecia).

Porém, gostei da história. Ela tem furos, sim, e confesso que mais do que deveria ter, mas a trama é bem feita, apesar de tudo, estabelecendo satisfatoriamente o aparecimento do Batman em Gothan City, a contratação dos assassinos para matá-lo, o que não faz muito sentido porque ninguém saberia da existência do Batman até então, o aparecimento do Coringa, que está perfeito em toda a sua sociopatia, e as referências à Piada Mortal é a cereja do bolo.

Já o multiplayer, ao contrário de você, eu curti. É uma competição em terceira pessoa que você pode assumir um entre três facções que irão duelar entre si. Você pode ser o herói (Batman ou Robin), ou um capanga do Coringa, ou um capanga do Bane. Como Herói você joga de forma mais furtiva, tentando intimidar e nocautear os vilões, utilizando os elementos do cenário para se esconder, como é na história. Como capanga, já é uma jogabilidade mais aberta, de confronto, com uso de armas de fogo. Os mapas são poucos, mas bem desenhados, possibilitando várias rotas e estratégias de combate.

É um jogo que no final das contas se sai bem.
 

GustavoPdO

Heart
Março 25, 2010
1,294
543
Eu esperava que nesse jogo os bosses fossem melhores, realmente esse é um ponto muito ruim dos outros dois, uma pena.

Vou esperar uma promoção na Steam pra pegar esse jogo, quero muito testar o Multiplayer.
 

gustavocubas28

Jogador
Março 31, 2011
2,605
14
Estou jogando no PC e ainda não tive nenhum travamento e os gráficos estão excelentes. A história está muito boa até onde joguei e curti a ideia de ter vários vilões, pena que são vilões B e não os principais. Já fiz 3 boss fights e a única que gostei até agora foi a do Deathstroke. Falando no Deathstroke, fiquei desapontado quando notei que a jogabilidade com ele nos challenge maps é praticamente a mesma do Robin no AC.

Não me importei muito com a falta de inovações, o que realmente me incomodou foi a falta de civis nas ruas de Gotham.

Até onde joguei daria um 7.5
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
Muito boa análise Schwarzz. Acho que o Destructoid dessa vez não exagerou: http://www.destructoid.com/review-ba...s-264357.phtml
If Batman: Arkham Origins does one thing well, it's epitomize the kind of exploitative garbage that has steadily eroded so much faith in the so-called "AAA" gaming scene. When publishers whine and moan about piracy or used sales, this is the kind of game you can point to when you ask if it's any surprise that so few customers are willing to gamble $60 on a brand new game. This is the kind of game that, when publishers panic over flagging sales, you can hold up and say, "You did it to yourselves." In that regard, Batman: Arkham Origins is not the game this industry needs. It's the game it deserves.
Comentário perfeito do Sterling.
 

Scarfella

Jogador
Abril 20, 2010
7,639
1,288
Comprei o Blackgate ele e os dois Fatal Frames a 2 dólares cada e o Bioshock 1 a 5 dólares, tenho uma bela economia, e ainda garanto 20 dólares pra Novembro com a promoção dos 10 a cada 50 gastos... Não pode ser ruim...rsrs

O Origins eu pego depois, por mais que o Blackgate seja uma continuação dele...
 

dlm1982

Novato
Colaborador
Agosto 26, 2007
6,135
1,574
Já tinha dito em outro tópico. Jogo desnecessário a essa altura do campeonato. Há um mês da next-gen, é um jogo caça-niquel, ainda mais por ser de um studio que não o que riou a franquia.

Não vi sentindo algum nesse jogo,ainda mais esse status AAA. Gosto da franquia, mas esse jogo desde que foi anunciado tinha cara e cheiro de jogo requentado
 

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Não joguei, mas pelo o que se lê por aí é um jogo desnecessário e que só desgasta uma franquia tão bacana.
Agora nem quero mais outro. Batman para mim só se for uma franquia totalmente nova.
 

Scarfella

Jogador
Abril 20, 2010
7,639
1,288
Peguei o jogo compartilhado na PSN... Paguei R$ 55,00, porque curto muito Batman e sempre gostei dos Arkhams... Pelo menos existe essa mão na roda do compartilhamento de contas no PS3... Ainda vou ver se compro o Splinter Cell, Assassins Creed 4 e mais alguns jogos que quero jogar nesse esquema...

Muito boa sua análise Schwarzz... Já da pra saber o que vem pela frente... O Blackgate também é limitado mas to gostando... Só as Graphics Novels das custcenes já valem... Podia muito bem ser profissional... Trabalho muito bom e traços sensacionais...
 

Tiba

Jogador
Outubro 29, 2008
529
32
Bom galera, eu gostei, concordo com a analise que é mais do mesmo, mas quem curtiu os 2 primeiros podem jogar esse mas saibam que poderia ser um Dlc gigantesco, pois é a mesma coisa dos outros, mas eu gostei.
 

Scarfella

Jogador
Abril 20, 2010
7,639
1,288
Bem, eu to curtindo bastante tanto o Origins como o Blackgate... Realmente falta criatividade, pois, muito pouco foi inovado, mas mantiveram a pegada dos demais Arkhams... Acho que está no mesmo nível, assim como os Assassins Creed tem sido, pouca inovação, mas com a qualidade mantida... Vamos ver até o fim do jogo...
 

gustavocubas28

Jogador
Março 31, 2011
2,605
14
Terminei o jogo hoje, gostei dele apesar da falta de inovação, acho que o principal problema dele foi o mundo aberto ruim. A cidade é chata, repetitiva e sem vida.
Gostei bastante da história e o combate continua excelente. Outro destaque positivo foi o Joker, arrisco dizer que a interpretação do Troy Baker foi melhor que a do Mark Hammil.
Nota final: 8.5/10​
 

fabioamendes

Novato
Novembro 17, 2013
610
182
Salvador-BA
Terminei de jogar a Main Story hoje. Achei bem curta e concordo com boa parte da análise. Acho que é um jogo bom, mas que inovou pouco, então em muitos momentos fica mais do mesmo. Mas tem outros personagens e a história foi bem construída, realmente justifica a virada do Batman como o Vigilante Solitário. Achei bacana, nada demais e vou partir pras side quests agora.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)