Buenas, galera.
Xbox passando por um momento turbulento, não tem Halo pew-pew-pew esse ano, não tem Gears of War também, provavelmente tem o Forza pra quem curte a Santa Trindade Microsoftiana. Pra compensar, a empresa preparou um line-up diferente.
Halo Wars 2 chegou com seu RTS nos consoles e se mostrou competente. Sea of Thieves é a aposta de renascimento da Rare, com um jogo de piratas e forte laço para o cooperativo. Cuphead é um plataforma 2D com gráficos belíssimos. Voodoo Vince Remastered, plataforma 3D do Xbox que será remasterizado para o One. State of Decay 2 tem a missão de fazer jus ao sucesso do anterior, em um gigantesco universo zumbi. E, por último entre os conhecidos e anunciados, está Phantom Dust.
Apresentado pela primeira vez na E3 2014, muitos se perguntaram do que se tratava este jogo. Logo, descobriram que Phantom Dust era um jogo do Xbox, de ação e estratégia, lançado em 2004, que teve boa recepção pela crítica e criou ali a sua fanbase. Mas este anúncio teve um problema: o estúdio que estava trabalhando no reboot da franquia, Darkside, não criou o trailer. A Microsoft contratou outra empresa pra fazer o trailer, sem avisar a desenvolvedora, o que deixou todos surpresos, porque o que os jogadores estavam vendo na E3 não eram os assets que a desenvolvedora estava utilizando.
Outra cagadinha master da Microsoft foi ter dado dinheiro pra Darkside fazer um reboot do jogo, com o mesmo esquema. Mas, durante o processo (uma semana depois, segundo um funcionário), chegaram lá e falaram "ó, quero agora que vocês façam um modo história. mesmo prazo e grana, beleza?". Apesar da Darkside abraçar o projeto, com o passar do tempo as exigências foram aumentando e o clima ficando pesado, até que chegaram a um beco sem saída. Com isso, a Darkside não tinha mais como entregar o projeto, a Microsoft cancelou o contrato, todos os funcionários foram demitidos e estúdio fechou.
Desde então, passaram a tratar o jogo como um relançamento, e não mais remasterizado ou rebootado. O que isso significa? Que a Code Mystics, responsável pelo projeto, vai entregar o jogo da maneira como ele era na época do lançamento. Traduzindo: mesmos gráficos, algumas melhorias de framerate, modificações para funcionar na Xbox Live atual e resolução de 480p. Yep, 480p.
Palavras do Phil Spencer
Palavras da Shannon Loftis
Pulem o vídeo para 2:20 e vejam o que ela fala.
Hoje, surgiu a informação que o jogo vai ser pequeno para os padrões atuais: aproximadamente 3.4 GB.
Então, caso alguém esteja interessado no jogo ou o coloca entre os grandes exclusivos para este ano, batendo de frente com os do concorrente, é melhor repensar a posição de Phantom Dust nesse cenário. É um projeto menor, que teve seus problemas e que, pra sair, teve o escopo bem diminuído. Mas ele se encaixa direitinho na proposta da Microsoft para 2017: sem a força das grandes franquias, apostando em títulos menores e diferentes, para ver como o público de Xbox absorve estes títulos que fogem um pouco do padrão do console.
Fontes:
https://www.ticgn.com/phantom-dust-480p/
https://news.xbox.com/2017/02/17/celebrating-epic-xbox-2017-games-lineup/
https://kotaku.com/how-a-small-game-studio-almost-made-it-big-1696997142
https://en.wikipedia.org/wiki/Phantom_Dust#Development_and_release
Xbox passando por um momento turbulento, não tem Halo pew-pew-pew esse ano, não tem Gears of War também, provavelmente tem o Forza pra quem curte a Santa Trindade Microsoftiana. Pra compensar, a empresa preparou um line-up diferente.
Halo Wars 2 chegou com seu RTS nos consoles e se mostrou competente. Sea of Thieves é a aposta de renascimento da Rare, com um jogo de piratas e forte laço para o cooperativo. Cuphead é um plataforma 2D com gráficos belíssimos. Voodoo Vince Remastered, plataforma 3D do Xbox que será remasterizado para o One. State of Decay 2 tem a missão de fazer jus ao sucesso do anterior, em um gigantesco universo zumbi. E, por último entre os conhecidos e anunciados, está Phantom Dust.
Apresentado pela primeira vez na E3 2014, muitos se perguntaram do que se tratava este jogo. Logo, descobriram que Phantom Dust era um jogo do Xbox, de ação e estratégia, lançado em 2004, que teve boa recepção pela crítica e criou ali a sua fanbase. Mas este anúncio teve um problema: o estúdio que estava trabalhando no reboot da franquia, Darkside, não criou o trailer. A Microsoft contratou outra empresa pra fazer o trailer, sem avisar a desenvolvedora, o que deixou todos surpresos, porque o que os jogadores estavam vendo na E3 não eram os assets que a desenvolvedora estava utilizando.
Outra cagadinha master da Microsoft foi ter dado dinheiro pra Darkside fazer um reboot do jogo, com o mesmo esquema. Mas, durante o processo (uma semana depois, segundo um funcionário), chegaram lá e falaram "ó, quero agora que vocês façam um modo história. mesmo prazo e grana, beleza?". Apesar da Darkside abraçar o projeto, com o passar do tempo as exigências foram aumentando e o clima ficando pesado, até que chegaram a um beco sem saída. Com isso, a Darkside não tinha mais como entregar o projeto, a Microsoft cancelou o contrato, todos os funcionários foram demitidos e estúdio fechou.
Desde então, passaram a tratar o jogo como um relançamento, e não mais remasterizado ou rebootado. O que isso significa? Que a Code Mystics, responsável pelo projeto, vai entregar o jogo da maneira como ele era na época do lançamento. Traduzindo: mesmos gráficos, algumas melhorias de framerate, modificações para funcionar na Xbox Live atual e resolução de 480p. Yep, 480p.
Palavras do Phil Spencer
Palavras da Shannon Loftis
Nós estamos contando com os gráficos originais do jogo. Um pouco porque as animações são cruciais para o gameplay, atualizar gráficos significa abrir velhos arquivos e tal... Então, resolução original, framerate original, é exatamente a experiência que você terá. É um tipo de experiência de máquina do tempo, mas o gameplay é tão incrível que é isto que queremos trazer de novo.
Pulem o vídeo para 2:20 e vejam o que ela fala.
Hoje, surgiu a informação que o jogo vai ser pequeno para os padrões atuais: aproximadamente 3.4 GB.
Então, caso alguém esteja interessado no jogo ou o coloca entre os grandes exclusivos para este ano, batendo de frente com os do concorrente, é melhor repensar a posição de Phantom Dust nesse cenário. É um projeto menor, que teve seus problemas e que, pra sair, teve o escopo bem diminuído. Mas ele se encaixa direitinho na proposta da Microsoft para 2017: sem a força das grandes franquias, apostando em títulos menores e diferentes, para ver como o público de Xbox absorve estes títulos que fogem um pouco do padrão do console.
Fontes:
https://www.ticgn.com/phantom-dust-480p/
https://news.xbox.com/2017/02/17/celebrating-epic-xbox-2017-games-lineup/
https://kotaku.com/how-a-small-game-studio-almost-made-it-big-1696997142
https://en.wikipedia.org/wiki/Phantom_Dust#Development_and_release
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