Tópico Oficial Dossiê: Xbox Series - Tudo sobre os novos consoles da família Xbox

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,910
51,172
Eu não consigo ver que o tempo de otimização do series s seja maior ou menor que o series x ou o ps5. É console como todos os outros.
Continuando no tópico certo sobre o assunto, talvez o que chamem de 'problema" seja o alvo adicional. O tempo de otimização pode ser parecido, porém isso por si só seria o tal problema. O concorrente tem um alvo, o Xbox tem dois.

O Spencer reconhece essa situação, mas em nome da acessibilidade, de expandir o mercado para mais usuários, eles optaram por incluir esse elemento do Series S, mas de forma que não impossibilitasse avanços tecnológicos para o Series X.
Se você olhar o PC equivalente ao Series S em termos de capacidade geral, dá pra ver que é um PC com requisitos mínimos bem altos para o que temos hoje. E essa é a grande sacada da MS, pois como ela abraça o PC também, essa questão de se preocupar com o target mínimo já faz parte do processo.
"AH, mas daqui 6 anos isso vai estar apanhando e com muita dificuldade de rodar os jogos e tal." Sim, hoje o One Fat roda os jogos, mas com performance bem oscilante quando se trata de títulos mais exigentes. Só que pra muita gente, o custo benefício vale. Espero o mesmo destino para o Series S.
 

caiocmsouza

Guerreiro
Janeiro 30, 2018
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1,232
Jundiai - SP
Continuando no tópico certo sobre o assunto, talvez o que chamem de 'problema" seja o alvo adicional. O tempo de otimização pode ser parecido, porém isso por si só seria o tal problema. O concorrente tem um alvo, o Xbox tem dois.

O Spencer reconhece essa situação, mas em nome da acessibilidade, de expandir o mercado para mais usuários, eles optaram por incluir esse elemento do Series S, mas de forma que não impossibilitasse avanços tecnológicos para o Series X.
Se você olhar o PC equivalente ao Series S em termos de capacidade geral, dá pra ver que é um PC com requisitos mínimos bem altos para o que temos hoje. E essa é a grande sacada da MS, pois como ela abraça o PC também, essa questão de se preocupar com o target mínimo já faz parte do processo.
"AH, mas daqui 6 anos isso vai estar apanhando e com muita dificuldade de rodar os jogos e tal." Sim, hoje o One Fat roda os jogos, mas com performance bem oscilante quando se trata de títulos mais exigentes. Só que pra muita gente, o custo benefício vale. Espero o mesmo destino para o Series S.

Esse lance de expansão de mercado também é do interesse de quem está fazendo o jogo, mais pessoas jogando é mais pessoas comprando o jogo. Pensando nisso, eu acho que essa conta fecha.
 

Jogador Sensato

Vivendo e Aprendendo.
Outubro 1, 2020
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Canoas
Até o lançamento desses consoles desenvolvimento de jogos é algo extremamente complicado, claro que otimização é algo natural em jogos, mas nunca tivemos uma geração com diferença de potência de hardware na mesma fabricante. MS está tentando mudar a forma como mercado funciona com o gamepass, agora está tentando mudar o ciclo natural de gerações (onde havia apenas um console topo de linha) e sempre que alguma coisa muda, as pessoas reclamam.
Como Saci falou, Series S vai ser console que seguirá ritmo do Xbox One a principio, com seus últimos anos de performance duvidosa, todavia os devs dão a entender que isso acontecerá antes da época se os jogos continuarem a ser desenvolvidos nas técnicas atuais.
O Detonando Geek fez uma Live alguns dias atrás e comentou sobre isso: "o Xbox series X tem força bruta pra rodar qualquer coisa, não é necessária muita otimização pro sistema ao menos nos primeiros anos, entretanto o SERIES S acelera que os devs utilizem novas formas de desenvolvimento para otimizar os jogos"
É tipico caso de funcionario de empresa onde o ponto (entrada) é manual e depois vira eletrônico, saiu da rotina(do padrão) ele vai reclamar.
Atenção: essa analogia é uma mera ilustração e não determina a visão geral que ponto eletrônico é melhor que ponto manual.
 
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Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
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18,177
Juiz de fora
Até o lançamento desses consoles desenvolvimento de jogos é algo extremamente complicado, claro que otimização é algo natural em jogos, mas nunca tivemos uma geração com diferença de potência de hardware na mesma fabricante. MS está tentando mudar a forma como mercado funciona com o gamepass, agora está tentando mudar o ciclo natural de gerações (onde havia apenas um console topo de linha) e sempre que alguma coisa muda, as pessoas reclamam.
Como Saci falou, Series S vai ser console que seguirá ritmo do Xbox One a principio, com seus últimos anos de performance duvidosa, todavia os devs dão a entender que isso acontecerá antes da época se os jogos continuarem a ser desenvolvidos nas técnicas atuais.
O Detonando Geek fez uma Live alguns dias atrás e comentou sobre isso: "o Xbox series X tem força bruta pra rodar qualquer coisa, não é necessária muita otimização pro sistema ao menos nos primeiros anos, entretanto o SERIES S acelera que os devs utilizem novas formas de desenvolvimento para otimizar os jogos"
É tipico caso de funcionario de empresa onde o ponto (entrada) é manual e depois vira eletrônico, saiu da rotina(do padrão) ele vai reclamar.
Atenção: essa analogia é uma mera ilustração e não determina a visão geral que ponto eletrônico é melhor que ponto manual.

É isso ae , acho que o ponto vai ser " base instalada ".
Se a base do Xbox , incluindo o S for muito grande , vão investir no console.
Se for voltar a ser metade do PS5 , as coisas já complicam.
The Witcher 3 ninguém imaginava que fosse ao Switch , aliás no início da plataforma Third Party cagava pro Switch , vai ver agora a diferença. E olha que o hardware do Switch é uma piada
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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Como Saci falou, Series S vai ser console que seguirá ritmo do Xbox One a principio, com seus últimos anos de performance duvidosa, todavia os devs dão a entender que isso acontecerá antes da época se os jogos continuarem a ser desenvolvidos nas técnicas atuais.
Entra muito a questão de objetivos principais. Como negócio, é bom para os estúdios que muitas pessoas joguem os jogos; o dev responsável pela otimização gráfica pode até reclamar, mas o Studio Head sabe muito bem da importância de expandir o alcance do título. Fazendo analogias também, quando eu trabalhava em campo viajando por aí, muitas vezes eu ia com um carro 1.0 alugado, atulhado de materiais. Seria muito melhor pra mim se a empresa alugasse um carro maior, mais apropriado para as cargas, que desse pra organizar com facilidade. Só que o custo disso ao longo do ano traria para o vermelho alguns dos serviços que foram realizados. Então era melhor eu me sujeitar a essa dificuldade e o negócio continuar com preços competitivos, já que meu salário não era ruim.
Então o desenvolvedor certamente gostaria de ter somente o Series X para se preocupar. Porém, o Series S aumenta a base de usuários da plataforma, e isso torna mais interessante para o desenvolvedor terceiro trazer seu jogo para o Xbox. Pesando os prós e contras, me parece que os prós estão com boa vantagem nessa questão.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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alguém tem as especificações mínimas pra uma tv comportar os benefícios do Series S e do Series X?
O item mais simples de associar é HDMI 2.1.
As tvs nessa especificação tem vindo com VRR e suporte a 120Hz.

Essa é a resposta curta a sua pergunta.
HDMI 2.0 é o mínimo pra pegar uma TV NOVA pensando em console. Uma 2.1, se der, fica melhor e mais preparada para os próximos anos.
 
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The Herdy

VASCO
Março 1, 2011
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O item mais simples de associar é HDMI 2.1.
As tvs nessa especificação tem vindo com VRR e suporte a 120Hz.

Essa é a resposta curta a sua pergunta.
HDMI 2.0 é o mínimo pra pegar uma TV NOVA pensando em console. Uma 2.1, se der, fica melhor e mais preparada para os próximos anos.

O item mais simples de associar é HDMI 2.1.
As tvs nessa especificação tem vindo com VRR e suporte a 120Hz.

Essa é a resposta curta a sua pergunta.
HDMI 2.0 é o mínimo pra pegar uma TV NOVA pensando em console. Uma 2.1, se der, fica melhor e mais preparada para os próximos anos.
A minha é 2.1 mas é 60Hz isso deve me limitar um bocado.
 

henriquewho

Jogador
Abril 3, 2017
111
78
Não sei se já foi perguntado, mas os jogos instalados em HD externo (de Xone) carregarão no mesmo tempo que estamos acostumados, sem a melhora do load time, certo?
 

Pegazuswarri0R

Te baniram sem você merecer, volte lá e mereça!
PXB Gold
Outubro 19, 2016
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14,292
Araraquara/SP
Não sei se já foi perguntado, mas os jogos instalados em HD externo (de Xone) carregarão no mesmo tempo que estamos acostumados, sem a melhora do load time, certo?
Não vi nada, mas pela minha experiência com FAT/S + One X, carregará mais rápido mesmo do hd externo, por causa do poder do series X.
 
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Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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Não sei se já foi perguntado, mas os jogos instalados em HD externo (de Xone) carregarão no mesmo tempo que estamos acostumados, sem a melhora do load time, certo?
Em alguns testes, teve jogos que carregaram mais rápido, provavelmente porque a capacidade de descompressão das texturas é muito melhor (CPU mais potente). Então espere resultados variando de igual até muito melhor.
 
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henriquewho

Jogador
Abril 3, 2017
111
78
Pô, ótimo!
Pensei aqui e toda forma rola colocar jogos com carregamento mais lento no HD interno mesmo, principalmente no começo de geração onde ainda não vai encher o espaço só com new gen.
 

The Herdy

VASCO
Março 1, 2011
6,300
3,357
Bah, daqui uns 2 anos eu penso nisso se minha TV funcionar até lá. Assim os modelos intermediários (mais baratos) farão mais do que fazem hoje.
é por ai msm, até porque uma 4k 60hz com um HDR bom vai satisfazer bem pro SS.
Daqui uns 2 anos eu penso em uma tv e possivelmente SX
 
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Geraldojrsb

Guerreiro
Dezembro 4, 2018
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650
Brasil
antigamente a galera de console não ligava muito pra essa conversa de hardware não... na época do PS2, xbox 360 etc.

comprava o console, instalava na tv e jogava

hoje todo mundo parece engenheiro de hardware debatendo sobre RDNA 2, ray tracing e essas coisas

acho que o ponto que começou isso foi quando o PS4 veio mais poderoso que o xbox one fat, aí todo dia e toda hora era tabelas de pixels e memes nas páginas de games sem parar e o povo começou a ficar bitolado com isso

vc não podia entrar numa página sobre games, que eram aqueles memes com o XBOX sendo menos poderoso que o PS4 e eram páginas grandes e ~imparciais~

os sites, por outro lado, todo dia era tabelinha de pixels.

aí a galera começou a ficar bitolada com o assunto. mas pra ser sincero, isso não é tão relevante não.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,910
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aí a galera começou a ficar bitolada com o assunto. mas pra ser sincero, isso não é tão relevante não.
Certamente é BEM menos relevante do que as pessoas fazem parecer ser.
A tecnologia está ali pra gente esquecer que ela existe e só pensar no que sentimos ao jogar, na imersão.
Aqui é um fórum frequentado por entusiastas, então é normal os assuntos técnicos ganharem mais espaço.

Mas quando a informação é usada apenas como munição em guerra de usuários de consoles, daí fica bem bobo de assistir mesmo.
 
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TiagoCruz85

Guerreiro
Março 30, 2018
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Camaçari, BA
Eu mesmo sou um pouco cético. Então só vou dar valor a essas tecnologias de rdna 2 quando ver um jogo que faz um bom uso dela e obtenha um ganho de performance considerável.
 

Asprobocop

Guerreiro
PXB Gold
Setembro 27, 2019
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Farroupilha
Na geração passada lembro de assistir o gameplay de Rise e fica babando: "Nossa olha esses gráficos" foi uma evolução muito perceptível, um salto gráfico magestoso com capturas de movimento. Jogos novos no lançamento, mas poucos games na biblioteca.
Nessa geração percebo um salto magestoso em performance, mas graficamente o salto não é tão perceptível, até porque os jogos estão cada vez mais bonitos aos poucos. Não temos quase jogos novos exclusivos da geração mas temos uma biblioteca imensa devido a retro.
Tudo isso vou sentir na prática, aguardando chegar meu X, já que na geração passada não tinha condições para adentrar desde o início, nessa fiz questão de viver essa experiência.
Estou curioso para ver a evolução do RT durante a geração, tem alguns jogos que utilizam dessa tecnologia mas fica melhor sem. Quando ativada parece que jogaram óleo no chão.
Ou talvez eu esteja ficando velho e não percebe bem as coisas.
 

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