Tópico Oficial Estúdios First Party e Parcerias do Xbox Game Studios

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Listarei aqui as parcerias e os estúdios First Party do Xbox Game Studios atualmente, e conforme tivermos novidades sobre acrescentarei na lista. Se você conhece alguma informação relevante que não está na lista, por favor comente para mim atualizar. Esse tópico tem como fonte uma postagem do Resetera, mas só que esse que farei é mais recente e um pouco modificado.

Todos os jogos que já lançou e suas parcerias ou o que vão lançar e acontecer alguma parceria serão mostrados também.

Bem-vindo ao Xbox Game Studios

Composto de 23 estúdios de desenvolvimento de jogos variados responsáveis por algumas das maiores franquias de jogos da história como Age of Empires, Forza, Gears of War, Halo, Minecraft, Fallout, DOOM, Wolfenstein e The Elder Scrolls. As equipes são: 343 Industries, The Coalition, Playground Games, Rare ltd, Obsidian Entertainment, Ninja Theory, Undead Labs, inXile Entertainment, Mojang, Turn10, Compulsion Games, The Initiative, Double Fine, World's Edge, Arkane Studios, Machine Games, Zenimax Online, Bethesda Game Studios, id software, Tango Gameworks, Alpha Dog, Roundhouse Studios e a Global Publising que estão trabalhando duro para oferecer exclusividades incríveis, novas IPs e novas sequências de suas franquias favoritas

Os 23 estúdios de desenvolvimento de jogos concentram-se em uma linha diversificada de jogos exclusivos para todos, onde quer que você jogue - em console, PC ou dispositivos móveis. Saiba mais em: Xbox Game Studios.

First Party:
Estúdio: 343 Industries
Histórico na indústria: Halo
Chefes da empresa: Frank O'Connor (Diretor da Franquia), Bonnie Ross (Gerente Geral).
Funcionários: Aproximadamente 500.
Localização: Redmond, Washington.

Jogos lançados:
  • Halo 4 (XB360 | 2012)
  • Halo: Spartan Assault (XB1, Steam, Mobile | 2013)
  • Halo: The Master Chief Collection (XB1 | 2014)
  • Halo 5: Guardians (XB1 | 2015)
  • Halo: Spartan Strike (Win10, Mobile | 2015)
  • Halo 5: Forge (Win10 | 2016)
  • Halo Wars: Definitive Edition (XB1, Win10, Steam | 2017)
  • Halo Wars 2 (XB1, Win10 | 2017)
  • Halo: The Master Chief Collection (Steam | 2019)
  • Halo Reach (XB1, Win10, Steam | 2019)
Projetos oficiais em andamento:
  • Halo Infinite (XB1, Win10, Xbox Series X | 2020).
Rumores sobre seus projetos atualmente:
  • Nenhum.
Estúdio: The Coalition
Histórico na indústria: Gears of War
Funcionários notáveis da empresa: Mike Crump (Chefe do Estúdio).
Funcionários: Aproximadamente 300.
Localização: Vancouver, Canadá.

Jogos lançados:
  • Gears of War: Ultimate Edition (XB1, Win10 | 2015)
  • Gears of War 4 (XB1, Win10 | 2016)
  • Gears Pop! (iOS, Android, PC | 2019) com colaboração da Mediatonic.
  • Gears 5 (XB1, Win10, Steam | 2019)
  • Gears Tactics (Win10, Steam, XB1 | 2020) com colaboração da Splash Damage
Projetos oficiais em andamento:
  • Conteúdo para o Gears 5.
  • Um outro jogo relacionado ao Gears.
  • Gears 6.
Rumores sobre seus projetos atualmente:
  • DLC para a campanha do Gears 5.
Estúdio: Playground Games
Histórico na indústria: Forza Horizon
Funcionários notáveis da empresa: Gavin Raeburn (Chefe do Estúdio), Trevor Williams (Chefe do Estúdio), Ralph Fulton (Diretor Criativo).
Funcionários: Aproximadamente 240.
Localização: Leamington Spa, Reino Unido.

Jogos lançados:
  • Forza Horizon (XB360 | 2012)
  • Forza Horizon 2 (XB1, XB360 | 2014)
  • Forza Horizon 3 (XB1, Win10 | 2016)
  • Forza Horizon 4 (XB1, Win10 | 2018)
Projetos oficiais em andamento:
  • Fable (Xbox Series X, Win10).
Rumores sobre seus projetos atualmente:
  • Nenhum
Estúdio: Rare ltd
Histórico na indústria: Battletoads, Donkey Kong Country, Killer Instinct, Goldeneye 007, Banjo-Kazooie, Perfect Dark, Conker, Viva Piñata, e inúmeros outros.
Funcionários notáveis da empresa: Craig Duncan (Chefe do Estúdio), Gregg Mayles (Diretor Criativo).
Funcionários: Aproximadamente 200.
Localização: Twycross, Reino Unido.

Jogos lançados:
  • Kinect Sports Rivals (XB1 | 2014)
  • Rare Replay (XB1 | 2015)
  • Sea of Thieves (XB1, Win10 | 2018)
Projetos oficiais em andamento:
  • DLCs para Sea of Thieves.
  • Battletoads (XB1, Win10) com colaboração da DLaLa Studios.
  • Everwild (Xbox Series X, Win10).
Rumores sobre seus projetos atualmente:
  • Nenhum.
Estúdio: Obsidian
Histórico na indústria: Fallout New Vegas, Star Wars: Knights of the Old Republic II, Neverwinter, Alpha Protocol, Pillars of Eternity
Funcionários notáveis da empresa: Feargus Urquhart (Chefe do Estúdio), Chris Jones (Diretor Técnico).
Funcionários: Aproximadamente 190.
Localização: Irvine, Califórnia.

Jogos lançados:
  • Star Wars: Knights of the Old Republic II – The Sith Lords (OGXB, PC | 2004)
  • Alpha Protocol (XB360, PC, PS3 | 2010)
  • Fallout: New Vegas (XB360, PC, PS3 | 2010)
  • South Park: The Stick of Truth (XB360, PC, PS3 | 2014)
  • Pillars of Eternity (PC | 2014)
  • The Outer Worlds (XB1, PC, PS4 | 2019)
Projetos oficiais em andamento:
  • Grounded (XB1, PC | 2020)
  • DLC's pra The Outer Worlds.
  • Avowed (Xbox Series X, Win10)
Rumores sobre seus projetos atualmente:
  • Nenhum
Estúdio: Ninja Theory
Histórico na indústria: Kung Fu Chaos, Heavenly Sword, Enslaved: Odyssey to the West, DmC: Devil May Cry, Hellblade: Senua's Sacrifice
Funcionários notáveis da empresa: Nina Kristensen (Diretora Chefe de Desenvolvimento), Tameem Antoniades (Diretor Chefe Criativo), Wil Driver (Diretor Técnico), Joe Nelson (Diretor de Jogo).
Funcionários: Aproximadamente 140.
Localização: Cambridge, Reino Unido.

Jogos lançados:
  • Kung Fu Chaos (OGXB | 2003)
  • Heavenly Sword (PS3 | 2007)
  • Enslaved: Odyssey to the West (XB360, PS3, PC | 2010)
  • DmC: Devil May Cry (XB360, PS3, PS4, XB1, PC | 2013)
  • DmC: Devil May Cry Definitive Edition (XB1, PS4 | 2015)
  • Hellblade: Senua's Sacrifice (XB1, PS4, PC | 2017)
  • Bleeding Edge (XB1, Win10 | 2020)
Projetos oficiais em andamento:
  • Hellblade 2: Senua's Saga (Xbox Series X, Win10)
  • Project: Mara (Xbox Series X, Win10)
Rumores sobre seus projetos atualmente:
  • Um jogo em cooperativo para 4 pessoas do gênero sci-fi/ficção científica.
Estúdio: Undead Labs
Histórico na indústria: State of Decay
Funcionários notáveis da empresa: Jeff Strain (Chefe do Estúdio), Geoffrey Card (Diretor de Design).
Funcionários: Aproximadamente 75.
Localização: Seattle, EUA.

Jogos lançados:
  • State of Decay (XB360, Steam | 2013)
  • State of Decay: Year One Survival Edition (XB1, Win10, Steam | 2015)
  • State of Decay 2 (XB1, Win10 | 2018)
Projetos oficiais em andamento:
  • DLCs para State of Decay 2.
  • State of Decay 3 (Xbox Series X, Win10)
Rumores sobre seus projetos atualmente:
  • Nenhum.
Estúdio: inXile
Histórico na indústria: Wasteland, The Bard's Tale, Hunted: The Demon's Forge
Funcionários notáveis da empresa: Brian Fargo (Fundador e Chefe do Estúdio), Matt Findley (Chefe do Estúdio), George Ziets.
Funcionários: Aproximadamente 80.
Localização: Newport Beach, Califórnia.

Jogos lançados:
  • The Bard's Tale (PC, PS2, Ouya, Android, iOS | 2004)
  • Super Stacker Party (PS3 | 2010)
  • Hunted: The Demon's Forge (XB360, PS3, PC | 2011)
  • Wasteland 2 (XB1, PC, PS4, Switch | 2014)
  • Torment: Tides of Numenera (XB1, PC, PS4 | 2017)
  • The Bard's Tale IV: Barrows Deep (PC | 2018)
  • The Bard's Tale IV: Director's Cut (XB1, PC, PS4 | 2019)
  • The Bard's Trilogy (XB1, PC | 2019)
  • Wasteland Remastered (XB1, PC | 2020)
  • Wasteland 3 (XB1, PC, PS4 | 2020)
Projetos oficiais em andamento:
  • "Uma nova IP que já está usando a Unreal Engine 5".
Rumores sobre seus projetos atualmente:
  • Nenhum.
Estúdio: Mojang
Histórico na indústria: Minecraft, Cobalt, Scrolls
Funcionários notáveis da empresa: Jens Bergensten (Líder Designer Criativo), Lydia Winters (Diretora da Marca).
Funcionários: Aproximadamente 70.
Localização: Stockholm, Suécia.

Jogos lançados:
  • Minecraft (360, PS3, Wii U, XB1, PS4, Switch, Win10, PC, Mobile | 2012-2017)
  • Cobalt (XB1, PC | 2016) com colaboração da Oxeye Studios
  • Minecraft Earth (iOS, Android | 2019)
Projetos oficiais em andamento:
  • Minecraft Dungeons (XB1, Win10, Switch, PS4, Mobiles | 2020)
Rumores sobre seus projetos atualmente:
  • Nenhum
Estúdio: Turn 10 Studios
Histórico na indústria: Forza
Funcionários notáveis da empresa: Alan Hartman (Diretor do Estúdio), Dan Greenawalt (Diretor Criativo).
Funcionários: Aproximadamente 100.
Localização: Redmond, Washington.

Jogos lançados:
  • Forza Motorsport 5 (XB1 | 2013)
  • Forza Motorsport 6 (XB1 | 2015)
  • Forza Motorsport 6: Apex (Win10 | 2016)
  • Forza Motorsport 7 (XB1, Win10 | 2017)
Projetos oficiais em andamento:
  • Forza Motorsport (Xbox Series X, Win10)
Rumores sobre seus projetos atualmente:
  • Nenhum
Estúdio: Compulsion Games
Histórico na indústria: Contrast
Funcionários notáveis da empresa: Guillaume Provost (Chefe do Estúdio).
Funcionários: Aproximadamente 40.
Localização: Montreal, Canadá.

Jogos lançados:
  • Contrast (XB360, PS3, XB1, PS4, PC | 2013)
  • We Happy Few (XB1, PC, PS4 | 2018)
Projetos oficiais em andamento:
  • DLC's para We Happy Few.​
Rumores sobre seus projetos atualmente:
  • Um jogo em terceira pessoa.​
Estúdio: The Initiative
Histórico na indústria: Nenhum.
Funcionários notáveis da empresa: Darrell Gallagher (Chefe do Estúdio), Drew Murray (Diretor de Design).
Funcionários: Aproximadamente 20 (por enquanto).
Localização: Santa Monica, Califórnia.

Jogos lançados:
  • Nenhum até agora​
Projetos oficiais em andamento:
  • Ainda não revelado​
Rumores sobre seus projetos atualmente:
  • Perfect Dark.​
Estúdio: Double Fine
Histórico na indústria: Brutal Legend, Grim Fandango, Psychonauts, Gang Beasts, The Cave
Funcionários notáveis da empresa: Tim Schafer (Chefe do Estúdio e Líder de Desenvolvimento).
Funcionários: Aproximadamente 73.
Localização: São Francisco, Califórnia.

Jogos lançados:
  • Grim Fandango (PC | 1998)
  • Psychonauts (OGXB, XB360, PS2, PC | 2005)
  • Brutal Legend (XB360, PS3, PC | 2009)
  • Costume Quest (XB360, PS3, PC | 2010)
  • Iron Brigade (XB360, PC | 2011)
  • The Cave (XB360, PS3, PC, WiiU, Mobiles | 2013)
  • Broken Age (XB1, PC, PS4 | 2014)
  • Gang Beasts (XB1, PC, PS4 | 2014)
  • Headlander (XB1, PC, PS4 | 2016)
  • RAD (XB1, PC, PS4 | 2019)
Projetos oficiais em andamento:
  • Psychonauts 2 (XB1, PC, PS4 | 2020)
  • Um novo jogo ainda não revelado.
Rumores sobre seus projetos atualmente:
  • Nenhum.
Estúdio: World's Edge
Histórico na indústria: Nenhum.
Funcionários notáveis da empresa: Shannon Loftis (Chefe do Estúdio).
Funcionários: Ainda não informado
Localização: Ainda não informado

Jogos lançados:
  • Age of Empires II: Definitive Edition (PC | 2019)
Projetos oficiais em andamento:
  • Age of Empires IV (PC | 2020) com colaboração da Relic Entertainment.
Rumores sobre seus projetos atualmente:
  • Age of Empires IV para Xbox One com suporte pra teclado e mouse.


Estúdio: Arkane Studios
Histórico na indústria: Dishonored, Prey.
Funcionários notáveis da empresa: Romuald Capron (Diretor do Estúdio).
Funcionários: Aproximadamente 150.
Localização: Lyon, França.

Jogos lançados:
  • Arx Fatalis (OGXB, PC | 2002)
  • Dark Messiah of Might and Magic (XB360, PC | 2006)
  • Dishonored (XB360, PS3, PC | 2012)
  • Dishonored 2 (XB1, PS4, PC | 2016)
  • Prey (XB1, PS4, PC | 2017)
  • Wolfenstein: Youngblood (XB1, PS4, PC, Switch | 2019)
Projetos oficiais em andamento:
  • Deathloop (PS5, PC | 2021)
Rumores sobre seus projetos atualmente:
  • Nenhum por enquanto

Estúdio: Machine Games
Histórico na indústria: Wolfenstein
Funcionários notáveis da empresa: Lars-Göran Johansson (Diretor Executivo).
Funcionários: Aproximadamente mais de 50.
Localização: Uppsala, Suécia.

Jogos lançados:
  • Wolfenstein: The New Order (XB360, PS3, XB1, PS4, PC | 2014)
  • Wolfenstein: The Old Blood (XB1, PS4, PC | 2015)
  • Wolfenstein II: The New Colossus (XB1, PS4, PC | 2017)
  • Wolfenstein: Youngblood (XB1, PS4, PC, Switch | 2019)
  • Wolfenstein: Cyberpilot (HTC Vive, PSVR | 2019)
Projetos oficiais em andamento:
  • Ainda não revelado
Rumores sobre seus projetos atualmente:
  • Nenhum por enquanto

Estúdio: Zenimax Online
Histórico na indústria: TES Online.
Funcionários notáveis da empresa: Matt Firor (Chefe do Estúdio).
Funcionários: Aproximadamente mais de 250.
Localização: Hunt Valley, Maryland, Estados Unidos.

Jogos lançados:
  • The Elder Scrolls Online (XB1, XSX, PS4, PS5, Stadia, PC | 2014)
Projetos oficiais em andamento:
  • Ainda não revelado
Rumores sobre seus projetos atualmente:
  • Nenhum por enquanto

Estúdio: id software
Histórico na indústria: Doom, Wolfenstein, Quake, Rage.
Funcionários notáveis da empresa: Tim Willits (Diretor do Estúdio).
Funcionários: Aproximadamente mais de 200.
Localização: Richardson, Texas, Estados Unidos.

Jogos lançados:
  • Wolfenstein 3D (PC, Atari, Super Nintendo | 1992)
  • Doom (PC, PS1, Super Nintendo, Sega Saturn, Game Boy Advance, XB360, PS3 | 1992)
  • Doom II (PC, PS1, Super Nintendo, Sega Saturn, Game Boy Advance, OGXB, XB360, PS3 | 1994)
  • Quake (PC, PS1, N64, Sega Saturn, Mobiles | 1996)
  • Quake II (PC, PS1, N64, XB360 | 1997)
  • Quake III Arena (PC, PS2, Dreamcast, XB360 | 1999)
  • Doom III (PC, OGXB, XB360, PS3 | 2004)
  • Quake Live (PC | 2010)
  • RAGE (XB360, PS3, PC | 2011)
  • DOOM (XB1, PS4, PC | 2016)
  • RAGE 2 (XB1, PS4, PC | 2019)
  • DOOM Eternal (XB1, PS4, PC, Switch, Stadia | 2020)
Projetos oficiais em andamento:
  • Quake Champions
Rumores sobre seus projetos atualmente:
  • Nenhum por enquanto

Estúdio: Tango Gameworks
Histórico na indústria: The Evil Within.
Funcionários notáveis da empresa: Shinji Mikami (Produtor Executivo do estúdio).
Funcionários: Aproximadamente mais de 100.
Localização: Tóquio, Japão.

Jogos lançados:
  • The Evil Within (XB360, PS3, XB1, PS4, PC | 2014)
  • The Evil Within 2 (XB1, PS4, PC | 2017)
Projetos oficiais em andamento:
  • Ghostwire: Tokyo (PS5, PC | 2021)
Rumores sobre seus projetos atualmente:
  • The Evil Within 3.

Estúdio: Roundhouse Studios
Histórico na indústria: RUNE, Brink, Defiance.
Funcionários notáveis da empresa: Chris Rhinehart (Diretor Criativo do estúdio).
Funcionários: Ainda não informado
Localização: Madison, Wisconsin, Estados Unidos.

Jogos lançados:
  • RUNE (PC | 2000)
  • Dead Man's Hand (OGXB, PC | 2004)
  • Prey (XB360, PC | 2006)
  • Brink (XB360, PS3, PC | 2011)
  • Defiance (XB360, PS3, PC | 2013)
  • The Quiet Man (PS4, PC | 2018)
  • RUNE 2 (PC | 2019)
Projetos oficiais em andamento:
  • Ainda não revelado
Rumores sobre seus projetos atualmente:
  • Nenhum por enquanto

Estúdio: Alpha Dog
Histórico na indústria: Wraithborne e MonstroCity Rampage
Funcionários notáveis da empresa: Shawn Woods (Co-diretor do estúdio), Jeff Camron (Co-diretor do estúdio)
Funcionários: Ainda não informado
Localização: Halifax, Canadá.

Jogos lançados:
  • Wraithborne (Mobile | 2014)
  • MonstroCity Rampage (Mobile | 2017)
Projetos oficiais em andamento:
  • Ainda não revelado
Rumores sobre seus projetos atualmente:
  • Nenhum por enquanto

Estúdio: Bethesda Game Studios
Histórico na indústria: Fallout, The Elder Scrolls.
Funcionários notáveis da empresa: Todd Howard (Diretor e Produtor Executivo), Pete Hines (Vice presidente do estúdio).
Funcionários: Aproximadamente 400.
Localização: Rockville, Maryland, Estados Unidos

Jogos lançados:
  • The Elder Scrolls III: Morrowind (OGXB, PC | 2002)
  • The Elder Scrolls IV: Oblivion (XB360, PS3, PC | 2004)
  • Fallout 3 (XB360, PS3, PC | 2008)
  • The Elder Scrolls V: Skyrim (XB360, PS3, PC | 2004)
  • Fallout Shelter (Mobiles | 2015)
  • Fallout 4 (XB1, PS4, PC | 2015)
  • Fallout 76 (XB1, PS4, PC | 2018)
  • The Elder Scrolls: Blades (iOS, Switch, PC | 2019)
Projetos oficiais em andamento:
  • Starfield
  • The Elder Scrolls VI
Rumores sobre seus projetos atualmente:
  • Fallout 5
Outros estúdios:
  • [email protected] Xbox - Suporte para publicar jogos Indies
  • Microsoft Studios Global Publishing - Gerenciamento de publicação da Microsoft Studio entre os estúdios First Party e parcerias.
  • Mixer - Serviço de Streaming
  • Time da Retrocompatibilidade - Gerenciamento da Retro no Xbox One
  • Microsoft Foundry - Programa Interno
  • Mixed Reality Team - Trabalhando em realidade mista e virtual para o Xbox
  • Microsoft Casual Games, trabalha em jogos casuais da Microsoft - MS Solitaire, Wordament, e MS Mahjong.
  • Xbox Growth
  • Xbox Game Pass
  • Project xCloud
Estúdios e jogos fechados nessa geração:
  • Twisted Pixel (The Maw, Splosion Man) - Fechado em 2015
  • Press Play (Max, Kalimba) - Fechado em 2016
  • Lionhead Studios (Fable) - Fechado em 2016
  • Team Dakota (Project Spark) - Dispensado em 2016
  • Xbox Fitness Team - Dispensado em 2016
  • Decisive Games - Dispensado em 2016
Estúdios/IPs adquiridos nessa geração:
  • IP Gears of War - Adquirida da Epic Games em 2014.
  • Mojang - Adquirida em 2014.
  • IP Rise of Nations - Adquirida em 2014 da Big Huge Games.
  • Mixer - Serviço de Streaming adquirido em agosto de 2016.
  • PlayFab - Adquirida em 2018.
  • Playground Games - Adquirida em 2018.
  • Undead Labs - Adquirida em 2018.
  • Ninja Theory - Adquirida em 2018.
  • Compulsion Games - Adquirida em 2018.
  • inXile Entertainment - Adquirida em 2018.
  • Obsidian Entertainment - Adquirida em 2018.
  • Double Fine - Adquirida em 2019.
  • Arkane Studios - Adquirida em 2020.
  • Machine Games - Adquirida em 2020.
  • Zenimax Online - Adquirida em 2020.
  • Bethesda Game Studios - Adquirida em 2020.
  • id software - Adquirida em 2020.
  • Tango Gameworks - Adquirida em 2020.
  • Alpha Dog - Adquirida em 2020.
  • Roundhouse Studios - Adquirida em 2020.
Não faz parte da Xbox Studios mas são aquisições:
  • Havok adquirida em 2015.
  • Simplygon adquirida em 2017.
Jogos First Party cancelados/fechados nessa geração:
  • Nova IP da Black Tusk's - Cancelado para desenvolver o Gears of War 4.
  • Project Spark - Servidores fechados em 2015.
  • Fable Legends - Cancelado e a Lionhead fechada em 2016.
  • Project Knoxville - Cancelado e a Press Play fechada em 2016.
  • Xbox Fitness - Servidores fechados em Junho de 2017.
Jogos exclusivos pra 2020 (até agora):
  • Battletoads.
  • Microsoft Flight Simulator.
  • Bleeding Edge.
  • Grounded.
  • Tell Me Why.
  • Gears Tactics.
Parcerias com outros estúdios (Microsoft Global Publishing)

A Microsoft Global Publishing é uma equipe responsável por trazer exclusivos de estúdios de terceiros para o Xbox. Por exemplo: Ori com a Moon Studios, Crackdown 3 com a Sumo Digital, Battletoads com a DLaLa Studios, e por ai vai.



Títulos anunciados:



Título: Tell Me Why
Desenvolvedor: Dontnod Entertainment
IP adquirida pela Microsoft: Sim
Data de lançamento: 27 de agosto

Jogos exclusivos lançados com estúdios do Xbox no decorrer da geração.

Aqui deixarei registrados todas as grandes produções da Xbox/Microsoft no decorrer da geração com seus estúdios. Algo que é válido notar - alguns estúdios como a Undead Labs e a Playground Games foram adquiridas pela Microsoft em 2018, no entanto, os jogos que foram lançados por essas produtoras antes de 2018 não entrará nessa lista a partir do ano que foram adquiridas - State of Decay: Year One Survival Edition (2015); Forza Horizon 2 (2014), Forza Horizon 3 (2016) foram produzidos antes da Playground e a Undead entrarem na Xbox Game Studios.

Lançados em 2013 com estúdios do Xbox:
  • Forza Motorsport 5 - (Turn 10 Studios).
Lançados em 2014 com estúdios do Xbox:
  • Halo: The Master Chief Collection - (343 Industries).
Lançados em 2015 com estúdios do Xbox:
  • Rare Replay - (Rare ltd).
  • Gears of War: Ultimate Edition - (The Coalition).
  • Forza Motorsport 6 - (Turn 10 Studios).
  • Halo 5: Guardians - (343 Industries).
Lançados em 2016 com estúdios do Xbox:
  • Gears of War 4 - (The Coalition).
Lançados em 2017 com estúdios do Xbox:
  • Voodoo Vince Remastered - (Microsoft adquiriu a IP e publicou via [email protected]).
  • Halo Wars: Definitive Edition - (Creative Assembly com colaboração da 343 Industries).
  • Halo Wars 2 - (Creative Assembly com colaboração da 343 Industries).
  • Forza Motorsport 7 - (Turn 10 Studios).
Lançados em 2018 com estúdios do Xbox:
  • Sea of Thieves (Rare ltd).
  • State of Decay 2 (Undead Labs).
  • Forza Horizon 4 (Playground Games).
Lançados em 2019 com estúdios do Xbox:
  • Gears 5 (The Coalition).
Lançados em 2020 com estúdios do Xbox:
  • Bleeding Edge (Ninja Theory).
  • Gears Tactics (The Coalition).
  • Grounded (Obsidian).
Estúdios com parcerias atualmente:
  • 4J Studios - Cross Plataform entre os consoles & atualizações do Minecraft
  • Cloudgine - Crackdown 3
  • Splash Damage - Gears Tactics
  • Mediatonic - Gears Pop!
  • Studio Gobo (Eletric Square) - Forza Street
  • Sumo Digital - Crackdown 3 (DLC's)
  • Moon Studios - Ori and The Will of the Wisps
  • Bohemia Interactive - Vigor
  • DLaLa Studios - Battletoads
  • Dontnod Entertainment - Tell Me Why
  • Asobo Studios - Microsoft Flight Simulator
Rumores de aquisições/parcerias/jogos:
  • Asobo Studios.
  • The Farm51.
  • White Owl Inc.
Últimos títulos publicados no Xbox One/Win 10 com parcerias com outros estúdios desde o início da geração:
  • Crimson Dragon (Grounding Inc, 2013)
  • Dead Rising 3 (Capcom Vancouver, 2013)
  • Killer Instinct (Iron Galaxy Studios/Code Mystics, 2013)
  • Ryse: Son of Rome (Crytek, 2013)
  • Zoo Tycoon (Frontier, 2013)
  • D4: Dark Dreams Don't Die (Access Games, 2014)
  • Titanfall (Respawn Entertainment, 2014)
  • Sunset Overdrive (Insomniac Games, 2014)
  • Ori and the Blind Forest (Moon Studios, 2015)
  • Rise of the Tomb Raider (Crystal Dynamics, 2015)
  • Screamride (Frontier, 2015)
  • Quantum Break (Remedy Entertainment, 2016)
  • ReCore (Armature Studios, 2016)
  • Dead Rising 4 (Capcom Vancouver, 2016)
  • Phantom Dust (Code Mystics, 2017)
  • Halo Wars 2 (Creative Assembly, 2017)
  • VooDoo Vince Remastered (Beep Industries, 2017)
  • Cuphead (Studio MDHR, 2017)
  • Super Lucky's Tale (Playful Corp, 2017)
  • PlayerUnknown's Battlegrounds (Bluehole Studios, 2017)
  • Crackdown 3 (Sumo Digital, 2019)
  • Ori and the Will of The Wisps (Moon Studios, 2020)
Parcerias/projetos cancelados:
  • RPG "Stormlands" da Obsidian cancelado em 2013.
  • Halo Mega Blocks.
  • Reboot de Phantom Dust cancelado em 2015.
  • Scalebound cancelado em 2017.
Se tem alguma coisa que gostaria de acrescentar na postagem, sinta-se a vontade pra comentar, irei atualizar-lo para manter quem está por fora da geração desde então sobre o que já rolou no Xbox One.
 
Última edição:
americanas.com

ronabs

Power your dreams
Moderador
15,516
34,523
Porto Alegre
Bem legal o tópico, parabéns.

Duas sugestões que lembro de cabeça agora são:
  • Migrar Forza Horizon da Turn 10 pra conta da Playground Games (third party), até pra valorizar a qualidade do estúdio, que tem galera foda que passou por outros grandes times de corrida como Bizarre, Codemasters e Criterion. Eles inclusive abriram um segundo estúdio/equipe de desenvolvimento pra fazer um novo jogo de mundo aberto, mas até agora ninguém sabe o que é nem se vai ser exclusivo de Xbox ou não;
  • Na parte do Cuphead, a IP é do Studio MDHR.
 
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CaptainXbox

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Bem legal o tópico, parabéns.

Duas sugestões que lembro de cabeça agora são:
  • Migrar Forza Horizon da Turn 10 pra conta da Playground Games (third party), até pra valorizar a qualidade do estúdio, que tem galera foda que passou por outros grandes times de corrida como Bizarre, Codemasters e Criterion. Eles inclusive abriram um segundo estúdio/equipe de desenvolvimento pra fazer um novo jogo de mundo aberto, mas até agora ninguém sabe o que é nem se vai ser exclusivo de Xbox ou não;
  • Na parte do Cuphead, a IP é do Studio MDHR.
Feito, obrigado pela colaboração. Ainda acho que a Microsoft dá muito mole em não adquirir alguns estúdios como a Undead Labs e a Playground Games. Mas recentemente eu li algo muito muito interessante mesmo de um artigo do jeito como a Microsoft trabalha em fazer jogos. Leitura obrigatória pra quem quiser saber do porque que ela investe muito em jogos Second e Third Party. É do nosso próprio amigo @ronabs
 

CaptainXbox

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Seguindo o que eu falei, foram com jogos de Third Party que nasceu uma das lenda do Xbox que foi o Gears, to apostando muito em que State of Decay possa ser a próxima galinha de ouro da Microsoft.
 
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ronabs

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Ainda acho que a Microsoft dá muito mole em não adquirir alguns estúdios como a Undead Labs e a Playground Games.
Problema é que muitos estúdios third não querem ser comprados, preferem se manter como donos do negócio. Quando são independentes, apesar de ainda terem boleto pra pagar, os caras conseguem manter uma certa liberdade na hora de criar novos projetos, tem poder de barganha na hora de escolher a publisher/plataforma (podem fazer um jogo exclusivo pra alguém mas manter nas mãos o direito da IP, por exemplo). Já estúdios first são empregados dos donos, possuem mais tranquilidade por estarem de baixo da saia de alguém que os sustenta mas ao mesmo tempo devem fazer o que esse alguém manda. Se coincide com o que o dono quer, ótimo, se não, a coisa começa a dar briga. A Microsoft tem o exemplo recente da Bungie, que queria fazer algo que não fosse Halo e a Microsoft queira mais Halo. Aí os caminhos se separaram.
 
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RAYMON

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Existem algumas coisas que muita gente nao leva em consideraçao quando fala "a Microsoft tem que adquirir": mesmo sendo uma empresa global e gigantesca, os beneficios que ela oferece estao acima da media, e isso encarece muito na hora de englobar mais X funcionarios dentro do quadro geral. Alinhamento de salarios e beneficios numa empresa dessa pesa bastante, por isso apenas o modelo de contratar como terceiro é bem mais comum pro time do Xbox...
 
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Marcus_007

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mas eles continuam fazendo Halo... nao? :eyes:
e pior, venderam a alma pro diabo.
Eu acho isso bem relativo. Aliás, não existe distribuidora "boazinha" na indústria de jogos, certamente não entre as maiores, as peso pesado. Activision é de torcer o nariz, claro, mas até hoje não houve qualquer notícia, boato ou rumor de que a Bungie esteja insatisfeita com o acordo que eles fizeram com a distribuidora. Por outro lado o divórcio litigioso dos fundadores da Infinity Wards com a Activision já entrou para a história dos videogames. Deixaram a empresa, levaram todos os líderes de projeto, fundaram a Respawn, assinaram grandes contratos com a EA que inclusive na época descascou a Activision de tudo quanto foi jeito pelo ocorrido, e agora aqueles mesmos criadores estão levando ferro do seu distribuidor de novo, mas dessa vez da EA.

Em Titanfall 1 foi surpresa para o estúdio saber que o jogo seria exclusivo definitivo para XB1 e PC depois de confirmação oficial pela EA, o que impactou seriamente o número de cópias vendidas, e em Titanfall 2, apesar de terem acabado com a exclusividade, a EA lançou o jogo uma semana depois de seu fps principal, Battlefield 1, destruindo novamente as vendas do título da Respawn e criando uma espiral de entrevistas dos devs frustrados com a EA e a EA frustrada com as vendas do jogo. Enfim...
 

LOCATELLi

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Com todas as versões, Destiny vendeu mais de 18 milhões de cópias e tem 25 milhões de jogadores registrados.
Tristes eles não estão.
O jogo teve boas vendas sim, mas o estúdio não é o mesmo de Halo. A moral de antes não existe mais, já que Destiny 2 tem tudo pra ser a 'mesma mesmice'. Bungie tinha tudo do melhor da Microsoft, e pra Activision a Bungie parece ser apenas mais um estudio.
 

RAYMON

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Eu acho isso bem relativo. Aliás, não existe distribuidora "boazinha" na indústria de jogos, certamente não entre as maiores, as peso pesado. Activision é de torcer o nariz, claro, mas até hoje não houve qualquer notícia, boato ou rumor de que a Bungie esteja insatisfeita com o acordo que eles fizeram com a distribuidora. Por outro lado o divórcio litigioso dos fundadores da Infinity Wards com a Activision já entrou para a história dos videogames. Deixaram a empresa, levaram todos os líderes de projeto, fundaram a Respawn, assinaram grandes contratos com a EA que inclusive na época descascou a Activision de tudo quanto foi jeito pelo ocorrido, e agora aqueles mesmos criadores estão levando ferro do seu distribuidor de novo, mas dessa vez da EA.
a ultima que vazou da parceria Bungie/Activision foi de que se a Bungie nao entregasse Destiny 2 esse ano, a Activision iria tomar parte da empresa...
Ai vemos um Destiny 2 bem igual e percebemos que algo está sendo feio as pressas...

Mas enfim, espero que no final tudo acabe bem. Adoro a Bungie.
 

Marcus_007

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a ultima que vazou da parceria Bungie/Activision foi de que se a Bungie nao entregasse Destiny 2 esse ano, a Activision iria tomar parte da empresa...
Ai vemos um Destiny 2 bem igual e percebemos que algo está sendo feio as pressas...

Mas enfim, espero que no final tudo acabe bem. Adoro a Bungie.
Eu lembro disso, mas foi um rumor que foi meio que iniciado e logo desmentido pelo Kotaku. Foi continuado no Reddit com rumores de conspiração e etc, mas a Bungie respondeu publicamente que nunca fez qualquer tipo de acordo nem com Activision nem com a MS que ocasionasse perda de controle acionário da empresa. Entretanto, existem sim clausulas internas da Bungie que atrelam recebimento de bonus na forma de ações da cia por parte de seus empregados à lançamento de jogos em datas previamente estipuladas, e que se Destiny 2 não fosse lançado em 2017 a Bungie cortaria parte desse bonus das equipes envolvidas no projeto.
 
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RAYMON

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Eu acho isso bem relativo. Aliás, não existe distribuidora "boazinha" na indústria de jogos, certamente não entre as maiores, as peso pesado. Activision é de torcer o nariz, claro, mas até hoje não houve qualquer notícia, boato ou rumor de que a Bungie esteja insatisfeita com o acordo que eles fizeram com a distribuidora. Por outro lado o divórcio litigioso dos fundadores da Infinity Wards com a Activision já entrou para a história dos videogames. Deixaram a empresa, levaram todos os líderes de projeto, fundaram a Respawn, assinaram grandes contratos com a EA que inclusive na época descascou a Activision de tudo quanto foi jeito pelo ocorrido, e agora aqueles mesmos criadores estão levando ferro do seu distribuidor de novo, mas dessa vez da EA.

Em Titanfall 1 foi surpresa para o estúdio saber que o jogo seria exclusivo definitivo para XB1 e PC depois de confirmação oficial pela EA, o que impactou seriamente o número de cópias vendidas, e em Titanfall 2, apesar de terem acabado com a exclusividade, a EA lançou o jogo uma semana depois de seu fps principal, Battlefield 1, destruindo novamente as vendas do título da Respawn e criando uma espiral de entrevistas dos devs frustrados com a EA e a EA frustrada com as vendas do jogo. Enfim...
Saiu uma matéria tempos atrás de que a Activision é considerada uma das melhores empresas (isso mesmo, empresas!) para se trabalhar.
Desde o depto de criação até marketing. Eles oferecem um ambiente versátil e agradável de se trabalhar, com foco nas pessoas.

Mas uma parcela de jogadores tem uma imagem caricaturizada de Publishers grandes como a Activision hehe.
O que é normal, já que elas costumam aloprar nas práticas comerciais mesmo, pois tem quem as sustente.
 
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Saiu uma matéria tempos atrás de que a Activision é considerada uma das melhores empresas (isso mesmo, empresas!) para se trabalhar.
Desde o depto de criação até marketing. Eles oferecem um ambiente versátil e agradável de se trabalhar, com foco nas pessoas.

Mas uma parcela de jogadores tem uma imagem caricaturizada de Publishers grandes como a Activision hehe.
O que é normal, elas costumam aloprar nas práticas comerciais mesmo, pois tem quem as sustente.
A Bungie nao faz parte da Activision, as duas tem apenas um contrato de 10 anos no valor de 500 milhoes de dolares.
 

Marcus_007

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Saiu uma matéria tempos atrás de que a Activision é considerada uma das melhores empresas (isso mesmo, empresas!) para se trabalhar.
Desde o depto de criação até marketing. Eles oferecem um ambiente versátil e agradável de se trabalhar, com foco nas pessoas.

Mas uma parcela de jogadores tem uma imagem caricaturizada de Publishers grandes como a Activision hehe.
O que é normal, já que elas costumam aloprar nas práticas comerciais mesmo, pois tem quem as sustente.
Temos que lembrar que é um negócio e que essas empresas devem satisfação aos seus acionistas. Muitas atitudes delas são certamente ruins do ponto de vista do público mas ao mesmo tempo nós nunca sabemos a história completa. E é algo que podemos colocar todas no mesmo saco. Todo mundo adora a Naughty Dog mas algo muito sério e traumático aconteceu no desenvolvimento de Uncharted 4 a ponto de fazer a criadora da história da série Uncharted abandonar a empresa em maus termos. Todo mundo adora a Nintendo mas ela é super agressiva quando se trata de seu conteúdo à ponto de processar canais de youtube por simplesmente exibir imagens de seus jogos ou pressionar o ML a proibir vendas de Switch. A MS é tida como pró-games e pró-gamer mas 1 em cada 2 devs que trabalhava para ela desde o X360 perdeu o emprego nos últimos 2 anos, sem dó. É um negócio. Todas elas possuem lados ruins e lados bons.

Eu mesmo não me preocuparia com a Bungie, o pessoal certamente sabe o que faz. Eles são bem antigos na indústria e sempre lançaram jogos de sucesso. São responsáveis pela nova IP mais rentável de todos os tempos com Destiny ultrapassando $500M no primeiro mês apenas. Enquanto Halo tem vendido cada vez menos a nova IP dos caras já está na mesma categoria de GTA e COD. Eu particularmente prefiro BEM MAIS Halo do que Destiny, mas financeiramente para a Bungie essas duas franquias não estão nem no mesmo patamar.
 
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