Tópico Oficial Estúdios First Party e Parcerias do Xbox Game Studios

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
Outubro 29, 2005
14,557
35,620
São Paulo
Eu mesmo não me preocuparia com a Bungie, o pessoal certamente sabe o que faz. Eles são bem antigos na indústria e sempre lançaram jogos de sucesso. São responsáveis pela nova IP mais rentável de todos os tempos com Destiny ultrapassando $500M no primeiro mês apenas. Enquanto Halo tem vendido cada vez menos a nova IP dos caras já está na mesma categoria de GTA e COD. Eu particularmente prefiro BEM MAIS Halo do que Destiny, mas financeiramente para a Bungie essas duas franquias não estão nem na mesma categoria.
Nao sei quanto de Destiny vai pra Bungie, mas considerando que a Activision pagou 500 milhoes pra ela, e que a é Activision que arca com todo o custo do marketing (que muitas vezes é maior do que o montante investido no proprio desenvolvimento), nao deve ser algo extraordinario a ponto dela estar bem melhor do que na epoca de Halo...
 
  • Curtir
Reações: Senta a pua

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,224
18,960
Manaus
Temos que lembrar que é um negócio e que essas empresas devem satisfação aos seus acionistas. Muitas atitudes delas são certamente ruins do ponto de vista do público mas ao mesmo tempo nós nunca sabemos a história completa. E é algo que podemos colocar todas no mesmo saco. Todo mundo adora a Naughty Dog mas algo muito sério e traumático aconteceu no desenvolvimento de Uncharted 4 a ponto de fazer a criadora da história da série Uncharted abandonar a empresa em maus termos. Todo mundo adora a Nintendo mas ela é super agressiva quando se trata de seu conteúdo à ponto de processar canais de youtube por simplesmente exibir imagens de seus jogos ou pressionar o ML a proibir vendas de Switch. A MS é tida como pró-games e pró-gamer mas 1 em cada 2 devs que trabalhava para ela desde o X360 perdeu o emprego nos últimos 2 anos, sem dó. É um negócio. Todas elas possuem lados ruins e lados bons.

Eu mesmo não me preocuparia com a Bungie, o pessoal certamente sabe o que faz. Eles são bem antigos na indústria e sempre lançaram jogos de sucesso. São responsáveis pela nova IP mais rentável de todos os tempos com Destiny ultrapassando $500M no primeiro mês apenas. Enquanto Halo tem vendido cada vez menos a nova IP dos caras já está na mesma categoria de GTA e COD. Eu particularmente prefiro BEM MAIS Halo do que Destiny, mas financeiramente para a Bungie essas duas franquias não estão nem no mesmo patamar.
Sim, a questão financeira é primordial pra saúde do negócio. Publisher grande é pautada por resultados comerciais.
Deu lucro, tem investimento. E Destiny teve, e muito.
Recentemente a Activision revelou estar feliz com os resultados do Crash. Diz que terá um jogo completamente novo... veremos.

Eu só coloquei um outro lado da discussão. Não necessariamente anulando o seu ponto de vista.
A Bungie nao faz parte da Activision, as duas tem apenas um contrato de 10 anos no valor de 500 milhoes de dolares.
Sim, mas engloba terceirizados e funcionários internos. Ou seja, de dentro pra fora e de fora pra dentro.
Eu mesmo fiquei surpreso, achava outra coisa rs.
 

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
3,797
4,380
Nao sei quanto de Destiny vai pra Bungie, mas considerando que a Activision pagou 500 milhoes pra ela, e que a é Activision que arca com todo o custo do marketing (que muitas vezes é maior do que o montante investido no proprio desenvolvimento), nao deve ser algo extraordinario a ponto dela estar bem melhor do que na epoca de Halo...
Sabe-se lá os termos entre as duas empresas, nós provavelmente nunca iremos saber os detalhes mas eu penso que esse pessoal está ganhando rios e rios de dinheiro, mas claro, a pressão deve ser bem maior também. Eu não vejo a Bungie tendo levado ré no acordo que ela firmou. Quando eles saíram da MS a Bungie estava com a faca e o queijo na mão, eram um dos devs mais aclamados da indústria, tinham lançado Halo 3 que vendeu 12M de cópias, ajudaram a redefinir o gênero FPS nos consoles, então quando ganharam independência certamente não faltou oferta e proposta de interessados nela. É claro que escolheram a opção mais vantajosa para a empresa.

Desde 2010 com a assinatura da parceria entre elas e fim de exclusividade com a MS os caras multiplicaram o tamanho da empresa em 6 vezes e hoje possuem quase 800 funcionários, sem falar que mudaram para uma sede nova com o dobro do tamanho da antiga. E existem relatos de bonus super generosos para certas metas internas com alguns integrantes da empresa (líderes de projeto) recebendo milhões de dólares por causa das vendas de Destiny. Então perdendo grana eles certamente não estão.
 
Última edição:

kaizen

Suspenso
Julho 9, 2016
2,105
2,593
Uberaba
Algumas pequenas observações:

- Rare transformou-se em uma "Nova fábrica de IP".

Acho que ''Rare está se transformando em uma ''Fábrica de novas IP.'' estaria melhor.

Já lançados em 2017:

Voodoo Vince Remastered (Beep Industries) - Microsoft adquiriu a IP e publicou via ID@XBOX.
Halo Wars: Definitive Edition.
Phantom Dust HD.
Ashen - "Console Launch Exclusive" porém a Microsoft pode estar ajudando.
Fable Fortune (Flaming Fowl Studios) - Microsoft adquiriu a IP.

Adicione Halo War 2 e retire o Ashen, que ainda não foi lançado.
 
  • Curtir
Reações: CaptainXbox

CaptainXbox

Guerreiro
Março 13, 2017
1,835
4,262
São Paulo
Problema é que muitos estúdios third não querem ser comprados, preferem se manter como donos do negócio. Quando são independentes, apesar de ainda terem boleto pra pagar, os caras conseguem manter uma certa liberdade na hora de criar novos projetos, tem poder de barganha na hora de escolher a publisher/plataforma (podem fazer um jogo exclusivo pra alguém mas manter nas mãos o direito da IP, por exemplo). Já estúdios first são empregados dos donos, possuem mais tranquilidade por estarem de baixo da saia de alguém que os sustenta mas ao mesmo tempo devem fazer o que esse alguém manda. Se coincide com o que o dono quer, ótimo, se não, a coisa começa a dar briga. A Microsoft tem o exemplo recente da Bungie, que queria fazer algo que não fosse Halo e a Microsoft queira mais Halo. Aí os caminhos se separaram.

Fora que tem aquela questão de lançar um jogo só pra uma plataforma o risco dele não sair bem financeiramente é bem maior.

Se quiser adicionar alguns dados:
343i tem aproximadamente 500 funcionários
Rare tem aproximadamente 300 funcionários
Turn 10 tem aproximadamente 300 funcionários
The Coalition tem aproximadamente 200 funcionários

Tem ideia de quantos funcionários tem a Mojang + ou -?
 

CaptainXbox

Guerreiro
Março 13, 2017
1,835
4,262
São Paulo
A MS é tida como pró-games e pró-gamer mas 1 em cada 2 devs que trabalhava para ela desde o X360 perdeu o emprego nos últimos 2 anos, sem dó. É um negócio. Todas elas possuem lados ruins e lados bons.

Eu particularmente prefiro BEM MAIS Halo do que Destiny, mas financeiramente para a Bungie essas duas franquias não estão nem no mesmo patamar.

Nunca foi dito que a Epic Games desistiu da Microsoft por falta de entendimento, muito pelo contrário, o próprio Cliff Bleszinski elogiou a atitude da Microsoft em ter se preocupado com o Gears e ter adquirido a franquia, ele chegou até comparar o que ela fez com Halo (Bungie/343i). Mas nunca foi dito que a Epic se desentendeu com a MS. Agora aquele ex-dev da Lionhead ter falado mal deles eu até acredito porque saiu da boca do próprio cara.

A Remedy já demon$trou o amor que ela tem pela Microsoft mas esse tipo de notícia dificilmente você vê pela Internet. Só mudando um pouco de assunto, eu não entendo muito quando dizem que a Microsoft é péssima em relações com as devs, olha o entusiasmo da EA com ela, EA ACCESS, Um dos responsáveis da EA ajudar no desenvolvimento do One X, Anthem sendo criado na raiz do One X... e por ai vai..

E pra quem fica brigando por conta de 343 X Bungie:



Eu também prefiro muito mais Halo que Destiny, se eu não me engano eu lembro que no Halo 3:ODST tem um easter egg do Destiny supostamente o jogo estava nos planos da Bungie na época.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,432
75,015
Rio Grande do Sul
Só mudando um pouco de assunto, eu não entendo muito quando dizem que a Microsoft é péssima em relações com as devs
O histórico até pouco tempo atrás não é bom, seja aquela presepada com a Darkside (que quebrou e fechou o estúdio); cancelamento do jogo da Obsidian (com 20+ pessoas sendo demitidas no processo); o mistério que envolve o cancelamento de Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝; as exigências absurdas que existiam até alguns anos atrás para que desenvolvedores independentes não lançassem seus jogos primeiro em outros consoles (PS4/WiiU), se quisessem lançar no Xbox One teria que ser, no mínimo, junto com as outras plataformas (sendo que muitas equipes são pequenas e não teriam como produzir para várias ao mesmo tempo), porque segundo o Phil Spencer isso faria "os consumidores de Xbox se sentirem de primeira classe" - motivo esse que viu um movimento em massa de devs independentes indo pros braços da Sony sem a Sony precisar mexer um palito, algumas feridas sendo sentidas até hoje, como Supergiant que brilhou bom Bastion na XBLA mas deixou Transistor e Pyre fora do Xbox; o Jonathan Blow (Braid, The Witness) se desentendeu feio com a Microsoft no período que antecedeu o lançamento do Xbox One e mesmo tendo visto Braid explodir na XBLA, por anos The Witness foi anunciado e vendido como exclusivo do PS4, porque "a Microsoft tem o costume de tratar pequenos desenvolvedores como merda". Isso mudou recentemente, não sei se por motivos internos de perceberem que estavam se queimando ou pela constatação que a resposta padrão dos devs passou a ser basicamente "blz, se fode aí", lançando o jogo pra PS4 primeiro e quando (se) dava tempo ou na telha lançavam uma versão pro One.
 
Última edição:

Linho

Guerreiro
Julho 8, 2014
3,558
5,536
É verdade que com chegada a do Xbox One em 2013 a MS fez varias cagadas e uma delas foi cagar pros devs indies mas não podemos esquecer que quem abriu as portas do mercado indie para os consoles foi a Microsoft com o Xbox Live Arcade no Xbox 360. Inclusive dando muitos frutos com varios indies memoráveis.
 
  • Curtir
Reações: CaptainXbox

HSR

15 anos de Xbox e PXB
PXB Gold
Outubro 31, 2014
12,144
17,576
Campo Grande - MS
O histórico até pouco tempo atrás não é bom, seja aquela presepada com a Darkside (que quebrou e fechou o estúdio); cancelamento do jogo da Obsidian (com quase 20+ pessoas sendo demitidas no processo); o mistério que envolve o cancelamento de Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝; as exigências absurdas que existiam até alguns anos atrás para que desenvolvedores independentes não lançassem seus jogos primeiro em outros consoles (PS4/WiiU), se quisessem lançar no Xbox One teria que ser, no mínimo, junto com as outras plataformas (sendo que muitas equipes são pequenas e não teriam como produzir para várias ao mesmo tempo), porque segundo o Phil Spencer isso faria "os consumidores de Xbox se sentirem de primeira classe" - motivo esse que viu um movimento em massa de devs independentes indo pros braços da Sony sem a Sony precisar mexer um palito, algumas feridas sendo sentidas até hoje, como Supergiant que brilhou bom Bastion na XBLA mas deixou Transistor e Pyre fora do Xbox; o Jonathan Blow (Braid, The Witness) se desentendeu feio com a Microsoft no período que antecedeu o lançamento do Xbox One e por anos The Witness foi anunciado e vendido como exclusivo do PS4, porque "a Microsoft tem o costume de tratar pequenos desenvolvedores como merda". Isso mudou recentemente, não sei se por motivos internos de perceberem que estavam se queimando ou pela constatação que a resposta padrão dos devs era basicamente "blz, se fode aí", lançando o jogo pra PS4 primeiro e quando dava lançavam uma versão pro One.

Ė até estranho ler isto, já que para a MS o id@Xbox ė um caso de sucesso.
O que acontece por trás dos bastidores a gente só fica sabendo quando alguém abre o pico.
Definitivamente a MS errou em muita coisa , esparamos que estes erros sirvam como lição para os futuros projetos e parcerias.
 
Última edição:

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,910
51,172
Ė até estranho ler isto, já que para a MS o id@Xbox ė um caso de sucesso.
O que acontece por trás dos bastidores a gente só fica sabendo quando alguém abre o pico.
Definitivamente a MS errou em muita coisa , esparamos que estes erros sirvam como lição para os futuros projetos e parcerias.
Isso que o @ronabs comentou são coisas bem documentadas até. Foi um resquício de políticas criadas na fase que a divisão Xbox agiu como se estivesse por cima da cocada preta, ignorando completamente o cenário do mercado. Como se fosse algo temporário.
Eles foram mudando e acho que faz mais ou menos 1 ano e meio que sinto essa mudança nos resultados sobre jogos indies . O ID@Xbox é um sucesso hoje e ganhou força, mas claro que pessoas que se frustraram há alguns anos atrás podem estar frustradas ainda e desconfiadas.

Acho que caiu a ficha que mesmo que o jogo chegue meses depois, o mais importante é chegar. E tem acontecido de chegar antes no Xbox também.

Acredito que em 2017 a MS está com a engrenagem ajustada em relação aos desenvolvedores de uma forma geral, já colhendo alguns frutos dos investimentos nessa área de devkits .

Enviado do meu ASUS_Z012DC usando o app mobile do PXB!
 

HSR

15 anos de Xbox e PXB
PXB Gold
Outubro 31, 2014
12,144
17,576
Campo Grande - MS
Isso que o @ronabs comentou são coisas bem documentadas até. Foi um resquício de políticas criadas na fase que a divisão Xbox agiu como se estivesse por cima da cocada preta, ignorando completamente o cenário do mercado. Como se fosse algo temporário.
Eles foram mudando e acho que faz mais ou menos 1 ano e meio que sinto essa mudança nos resultados sobre jogos indies . O ID@Xbox é um sucesso hoje e ganhou força, mas claro que pessoas que se frustraram há alguns anos atrás podem estar frustradas ainda e desconfiadas.

Acho que caiu a ficha que mesmo que o jogo chegue meses depois, o mais importante é chegar. E tem acontecido de chegar antes no Xbox também.

Acredito que em 2017 a MS está com a engrenagem ajustada em relação aos desenvolvedores de uma forma geral, já colhendo alguns frutos dos investimentos nessa área de devkits .

Enviado do meu ASUS_Z012DC usando o app mobile do PXB!

Sim, estão chegando. Caso mais recente foi o anúncio ontem de KILLING FLOOR 2, jogo já lançado para o PS4 e PC ano passado.
Mas você vê, a ferida criada pela MS ainda vai demorar para curar.
O bom é saber que estão se esforçando para corrigir os erros.
 

GaldinoKohler

Novato
Maio 30, 2014
468
352
O histórico até pouco tempo atrás não é bom, seja aquela presepada com a Darkside (que quebrou e fechou o estúdio); cancelamento do jogo da Obsidian (com quase 20+ pessoas sendo demitidas no processo); o mistério que envolve o cancelamento de Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝; as exigências absurdas que existiam até alguns anos atrás para que desenvolvedores independentes não lançassem seus jogos primeiro em outros consoles (PS4/WiiU), se quisessem lançar no Xbox One teria que ser, no mínimo, junto com as outras plataformas (sendo que muitas equipes são pequenas e não teriam como produzir para várias ao mesmo tempo), porque segundo o Phil Spencer isso faria "os consumidores de Xbox se sentirem de primeira classe" - motivo esse que viu um movimento em massa de devs independentes indo pros braços da Sony sem a Sony precisar mexer um palito, algumas feridas sendo sentidas até hoje, como Supergiant que brilhou bom Bastion na XBLA mas deixou Transistor e Pyre fora do Xbox; o Jonathan Blow (Braid, The Witness) se desentendeu feio com a Microsoft no período que antecedeu o lançamento do Xbox One e por anos The Witness foi anunciado e vendido como exclusivo do PS4, porque "a Microsoft tem o costume de tratar pequenos desenvolvedores como merda". Isso mudou recentemente, não sei se por motivos internos de perceberem que estavam se queimando ou pela constatação que a resposta padrão dos devs era basicamente "blz, se fode aí", lançando o jogo pra PS4 primeiro e quando dava lançavam uma versão pro One.

Uau. Agora entendo porque a gente não tem acesso à algumas pérolas indies. Ontem vi uma Review no IGN de Pyre e já estava pensando em comprar, para no final do vídeo ver que era um jogo para PC e PS4. Que decepção, cara!

Por isso que jogos como The Darkest Dungeon e Cosmic Star Heroine e tantos outros não vêm pro Xbox One. Ainda que alguns, como Enter the Gungeon chegaram à plataforma, mas com algum atraso.

Isso é triste. Ainda mais se constatarmos que o espaçamento no calendário de lançamentos de jogos de qualidade (e não falo de AAA), mas de jogos objetivamente bons, de metascore altos, em que há consenso de crítica e dos gamers sobre a sua qualidade. Como os três que citei acima.
 

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
3,797
4,380
Nunca foi dito que a Epic Games desistiu da Microsoft por falta de entendimento, muito pelo contrário, o próprio Cliff Bleszinski elogiou a atitude da Microsoft em ter se preocupado com o Gears e ter adquirido a franquia, ele chegou até comparar o que ela fez com Halo (Bungie/343i). Mas nunca foi dito que a Epic se desentendeu com a MS. Agora aquele ex-dev da Lionhead ter falado mal deles eu até acredito porque saiu da boca do próprio cara.

A Remedy já demon$trou o amor que ela tem pela Microsoft mas esse tipo de notícia dificilmente você vê pela Internet. Só mudando um pouco de assunto, eu não entendo muito quando dizem que a Microsoft é péssima em relações com as devs, olha o entusiasmo da EA com ela, EA ACCESS, Um dos responsáveis da EA ajudar no desenvolvimento do One X, Anthem sendo criado na raiz do One X... e por ai vai..

E pra quem fica brigando por conta de 343 X Bungie:



Eu também prefiro muito mais Halo que Destiny, se eu não me engano eu lembro que no Halo 3:ODST tem um easter egg do Destiny supostamente o jogo estava nos planos da Bungie na época.

Não colega, eu não quis me referir aos estúdios que a MS possuía parceria ou de estúdios que faziam jogos 2nd party para a empresa como a Epic e a Remedy. Até mesmo porque a MS não tem poder direto sobre essas empresas. Eu falei apenas de estúdios 1st party que foram fechados por motivo de reestruturação da empresa e do negócio. Ela tacou fogo em metade dos estúdios que possuía, aqueles listados no seu tópico. Ela enxugou sua divisão de jogos sem dó, milhares foram mandados embora. Parte conseguiu se manter na indústria em outros estúdios. Se não me engano alguns foram até para a CD Projekt, mas a maioria perdeu seu emprego. Sem falar que todo o relato dos funcionários da Lionhead Studios exposto em diversos sites (como Kotaku, IGN, Eurogamer, Gamasutra e outros) sobre os bastidores do fechamento do estúdio, a recusa da MS de permitir o desenvolvimento de Fable 4, de forçar Fable numa direção incompatível com o histórico da franquia, e quando não funcionou a MS responsabilizou a Lionhead pelo ocorrido e desmontou o estúdio mandando 150 pessoas para a rua e fechando uma empresa de 2 décadas de história. Enfim, tudo o que ocorreu na Lionhead não pinta uma luz legal na política interna da MS. Também teve todo o lance inicial da política de indies da empresa nessa geração que foi extremamente hostil para pequenos estúdios e foi por isso mesmo que nos primeiros 2 anos do XB1 quase não existiam indies na plataforma. Só quando eles mudaram um pouco as políticas do ID@Xbox que mais indies começaram a pintar no console.

Mas veja, meu ponto foi mostrar que por mais que essas empresas - todas elas, e não apenas a MS - lidem com sonhos, divertimento e que muitos as adorem, são fãs e tudo mais, elas são negócios que lidam com centenas de milhões e até mesmo bilhões de dólares por ano. E por isso mesmo elas são extremamente brutais e calculistas quando é exigido. Todas elas são frias e sistemáticas, sem exceção. Os estúdios de jogos, esses sim são apaixonados e você vê sentimento verdadeiro ali, criatividade, paixão mesmo pelo que fazem. Alguém lembra do "Não chore homem da Ubisoft"? Ali sim tem amor pelo que se faz. É a parte criativa, é fruto de suor e lágrima mesmo. Lugares como a 343, Rare, Naughty Dog, a parte da Nintendo que faz Mario, Zelda, CDProjekt etc. Agora, Sony, Nintendo, MS, EA, Activision, Square e Ubisoft são conglomerados sem rosto, frios e distantes. Eles tem preocupações e responsabilidades mundos acima dos estúdios e são responsáveis diretos por dezenas de milhares de empregados e centenas de milhares de acionistas. Eles fazem o que tiver que fazer independente da percepção do público, dos fãs. Se as ações deles forem compatíveis com uma percepção positiva do público, ótimo. Se não, azar. Controle de danos e relações públicas existem justamente para isso. Não é que o público, os fãs são irrelevantes, óbvio que não. Afinal existe o fator "opinião pública da marca", mas se uma ação impopular for exigida no curto prazo para salvaguardar interesses financeiros, essas empresas certamente o farão. Sony, Nintendo e MS são muitas coisas, mas boazinha nenhuma delas é :D
 
Última edição:

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)