Tópico Oficial Estúdios First Party e Parcerias do Xbox Game Studios

Tensor Plissken

Guerreiro
Janeiro 25, 2015
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Brasil
Ninha Theory, The Iniciative e Playground ainda são os estúdios que coloco mais fé. É aí que ta a cartada da Microsoft pra competir com Naughty Dog e Santa Monica.

Olhando de longe assim, no 12 x 12, prefiro os da Microsoft.
 
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Creis92

Guerreiro
Novembro 1, 2015
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Pernambuco
Chris Avellone recomenda que a Microsoft demita os executivos da Obisidian

Chris Avellone é uma daquelas figuras míticas no mundo dos computer roleplaying games (cRPG). Começando como Designer na Interplay em vários RPGs desenvolvidos pela Black Isle (Fallout 2, Planescape: Torment, Icewind Dale), depois ele acabou se tornando co-fundador da Obsidian Entertainment.

Lá, ele passou mais de uma década trabalhando em Star Wars Knights of the Old Republic II: The Sith Lords, Neverwinter Nights 2, Alpha Protocol, Fallout: New Vegas, e mais recentemente Pillars of Eternity e Tyranny.

Porém, em junho de 2015 ele saiu abruptamente da Obsidian. No início deste ano, Avellone finalmente revelou o que aconteceu em uma longa entrevista com o site Tech Raptor. Ele não poupou nenhum do executivos/gerentes superiores da Obsidian, como você pode ler no artigo (em inglês).

E ele não mudou de ideia desde então - na verdade, ele foi ao Twitter para recomendar diretamente o Phil Spencer da Microsoft para manter os "bons" desenvolvedores da Obsidian e demitirem os executivos. Algumas das razões que ele mencionou incluem queimar pontes rotineiramente, amar o lucro dos jogos em vez dos jogos em si e o tratamento geral com os funcionários (incluindo questões relacionadas a gênero).

Dito isso, Avellone disse que estaria aberto a trabalhar com a Obsidian mais uma vez se essas mudanças de liderança acontecessem, afinal, sob a nova supervisão da Microsoft. Ele reiterou seu apreço pelos desenvolvedores do estúdio e disse que está particularmente empolgado com o Project Indiana de Leonard Boyarsky e Tim Cain; Este é, na verdade, um dos mistérios da aquisição, já que esse projeto de RPG deve ser publicado no novo selo Private Division, da Take-Two.

Por enquanto, Avellone tem trabalhado como freelancer. Ele trabalhou em títulos como Into The Breach, Prey, Divinity: Original Sin 2, e ele é Narrative Designer de Dying Light 2 e do projeto secreto que está sendo desenvolvido na Ghost Story Games, estúdio criado por Ken Levine de Bioshock.

Fonte: Wccftech

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jackzsul EX

Guerreiro
Março 10, 2014
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Chris Avellone recomenda que a Microsoft demita os executivos da Obisidian

Chris Avellone é uma daquelas figuras míticas no mundo dos computer roleplaying games (cRPG). Começando como Designer na Interplay em vários RPGs desenvolvidos pela Black Isle (Fallout 2, Planescape: Torment, Icewind Dale), depois ele acabou se tornando co-fundador da Obsidian Entertainment.

Lá, ele passou mais de uma década trabalhando em Star Wars Knights of the Old Republic II: The Sith Lords, Neverwinter Nights 2, Alpha Protocol, Fallout: New Vegas, e mais recentemente Pillars of Eternity e Tyranny.

Porém, em junho de 2015 ele saiu abruptamente da Obsidian. No início deste ano, Avellone finalmente revelou o que aconteceu em uma longa entrevista com o site Tech Raptor. Ele não poupou nenhum do executivos/gerentes superiores da Obsidian, como você pode ler no artigo (em inglês).

E ele não mudou de ideia desde então - na verdade, ele foi ao Twitter para recomendar diretamente o Phil Spencer da Microsoft para manter os "bons" desenvolvedores da Obsidian e demitirem os executivos. Algumas das razões que ele mencionou incluem queimar pontes rotineiramente, amar o lucro dos jogos em vez dos jogos em si e o tratamento geral com os funcionários (incluindo questões relacionadas a gênero).

Dito isso, Avellone disse que estaria aberto a trabalhar com a Obsidian mais uma vez se essas mudanças de liderança acontecessem, afinal, sob a nova supervisão da Microsoft. Ele reiterou seu apreço pelos desenvolvedores do estúdio e disse que está particularmente empolgado com o Project Indiana de Leonard Boyarsky e Tim Cain; Este é, na verdade, um dos mistérios da aquisição, já que esse projeto de RPG deve ser publicado no novo selo Private Division, da Take-Two.

Por enquanto, Avellone tem trabalhado como freelancer. Ele trabalhou em títulos como Into The Breach, Prey, Divinity: Original Sin 2, e ele é Narrative Designer de Dying Light 2 e do projeto secreto que está sendo desenvolvido na Ghost Story Games, estúdio criado por Ken Levine de Bioshock.

Fonte: Wccftech

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o que o Avellone fala nessa entrevista me lembrou muito a antiga EA. Com esta foi difícil desatrelar o estigma de publisher mercenária apesar dos esforços dela em entregar experiências melhores e diversificadas aos jogadores, mas o fato é que todo mundo olha meio desconfiado pra caixinha quando vê o selo EA Games.

Na entrevista o cara simplesmente coloca toda culpa nos executivos. Tudo. De projetos que tinham tudo pra arrebentar e falharam à chuva forte que cai numa manhã e vc tem que sair pra trabalhar. As coisas lá não me pareciam muito boas. Lembram do Macnamara (o cara de LA NOIRE - não sei se o nome está correto) falando da Rockstar? pois é....
 

Dungeonbitbr

Guerreiro
Junho 10, 2015
766
420
maua
Chris Avellone recomenda que a Microsoft demita os executivos da Obisidian

Chris Avellone é uma daquelas figuras míticas no mundo dos computer roleplaying games (cRPG). Começando como Designer na Interplay em vários RPGs desenvolvidos pela Black Isle (Fallout 2, Planescape: Torment, Icewind Dale), depois ele acabou se tornando co-fundador da Obsidian Entertainment.

Lá, ele passou mais de uma década trabalhando em Star Wars Knights of the Old Republic II: The Sith Lords, Neverwinter Nights 2, Alpha Protocol, Fallout: New Vegas, e mais recentemente Pillars of Eternity e Tyranny.

Porém, em junho de 2015 ele saiu abruptamente da Obsidian. No início deste ano, Avellone finalmente revelou o que aconteceu em uma longa entrevista com o site Tech Raptor. Ele não poupou nenhum do executivos/gerentes superiores da Obsidian, como você pode ler no artigo (em inglês).

E ele não mudou de ideia desde então - na verdade, ele foi ao Twitter para recomendar diretamente o Phil Spencer da Microsoft para manter os "bons" desenvolvedores da Obsidian e demitirem os executivos. Algumas das razões que ele mencionou incluem queimar pontes rotineiramente, amar o lucro dos jogos em vez dos jogos em si e o tratamento geral com os funcionários (incluindo questões relacionadas a gênero).

Dito isso, Avellone disse que estaria aberto a trabalhar com a Obsidian mais uma vez se essas mudanças de liderança acontecessem, afinal, sob a nova supervisão da Microsoft. Ele reiterou seu apreço pelos desenvolvedores do estúdio e disse que está particularmente empolgado com o Project Indiana de Leonard Boyarsky e Tim Cain; Este é, na verdade, um dos mistérios da aquisição, já que esse projeto de RPG deve ser publicado no novo selo Private Division, da Take-Two.

Por enquanto, Avellone tem trabalhado como freelancer. Ele trabalhou em títulos como Into The Breach, Prey, Divinity: Original Sin 2, e ele é Narrative Designer de Dying Light 2 e do projeto secreto que está sendo desenvolvido na Ghost Story Games, estúdio criado por Ken Levine de Bioshock.

Fonte: Wccftech

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A Obsidian tem alguma IP proprietária dela? Pq caso contrário não vejo diferença entre a Microsoft adquirir o estúdio de simplesmente contratar a nata deles e montar um próprio...
Não sairia mais barato?

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CaptainXbox

Guerreiro
Março 13, 2017
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São Paulo
Acho melhor pensar num embate 11 vs 11. Mojang não parece que vai fazer nada além de Minecraft (eu tb não faria) e o futuro da Media Molecule é incerto se Dreams não der retorno.

Tem que levar em conta também que a Sony tem uns dois ou três estúdios propriamente pra fazer jogos em VR e não voltados pro PS4 em si. Mas enfim né, esse é só um quadro pra gente que é consumidor ver como é importante ter concorrência no mercado. Microsoft correu atrás e agora vem pra disputar melhor.
 

CaptainXbox

Guerreiro
Março 13, 2017
1,835
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São Paulo
Ninha Theory, The Iniciative e Playground ainda são os estúdios que coloco mais fé. É aí que ta a cartada da Microsoft pra competir com Naughty Dog e Santa Monica.

Olhando de longe assim, no 12 x 12, prefiro os da Microsoft.

Não é por causa que eu tenho Xbox não mas, os estúdios da Microsoft estão muito promissores, acho que ajuda o fato deles já terem um histórico muito bom na indústria como a Ninja Theory, Obsidian, Playground Games, inXile.. Basicamente grande parte dos da Sony foram pegos bem no começo de carreira e fizeram sucesso enquanto tiveram com a Sony.

Tendo uma análise agora, eu também prefiro os da Microsoft.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,429
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Rio Grande do Sul
Tem que levar em conta também que a Sony tem uns dois ou três estúdios propriamente pra fazer jogos em VR e não voltados pro PS4 em si. Mas enfim né, esse é só um quadro pra gente que é consumidor ver como é importante ter concorrência no mercado. Microsoft correu atrás e agora vem pra disputar melhor.
Essa era uma reclamação constante minha e de muita gente que curte Xbox mas que percebia a disparidade que existia entre Microsoft e Sony no sentido de estúdios exclusivos, do investimento em jogos próprios, em experiências que só são exclusivas porque as grandes publishers third não tem interesse em fazer mais. Olhando o quadro comparativo que tu postou, dava pra perceber o porquê e que existia um fundo de razão: pra chegar a um patamar de igualdade numérica, a Microsoft precisou mais que dobrar a quantidade de estúdios.

O lado positivo disso é que a Microsoft já mostrou, com 343i, Coalition, Turn 10 e Playground, que consegue entregar jogos AAA de forma recorrente e com qualidade em intervalos de dois ou três anos, coisa que acredito que poucos - ou até nenhum - estúdios atuais da Sony seja capaz. Só ver como a Microsoft entregou seis jogos de corrida nesta geração (Motorsport 5-6-7, Horizon 2-3-4) enquanto a Sony conseguiu entregar dois (Driveclub e Gran Turismo Sports). A 343i tá tendo mais tempo agora não porque não conseguiria entregar um novo Halo em 2018, dava pra sair e estaríamos jogando Halo 6 agora no Game Pass, mas ela acredita ser necessário mais tempo pra entregar um Halo realmente novo - e a Microsoft acha isso ok. Nesse sentido (produtividade), a Microsoft sai bem na frente e a Sony vai ter que apressar o passo pra acompanhar, Naughty Dog é a única que mantém um calendário mais sólido.
 
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Saci

Heimdall dos Pampas
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Abril 11, 2007
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Eu não consigo ter saudade da Lionhead com o atual grupo de estúdios.
Me parece que a Playground assumirá o "posto" do tipo de RPG que poderíamos esperar de uma Lionhead. Afinal, também são britânicos, porém com um jeito mais internacional.
Eu não sou fã do Molineux, mas com o declínio dele também sentimos o declínio do próprio estúdio, e a saída dele não mostrou nenhuma evolução.
Eu entendo que eles não pegaram a fase da "boa Microsoft", mas temo que a estrutura lá já tinha ficado insustentável. Na época do fechamento, Spencer disse que era uma ação necessária para permitir coisas melhores pro futuro. Evidente que ele não sabia o que ia acontecer em termos de aquisições na época, mas ele realmente aproveitou o espaço criado por esse fechamento de uma forma fantástica. Quem era de fato talentoso na Lionhead hoje deve estar empregado.
 

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
Outubro 29, 2005
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Ja eu sempregostei do Molyneux. Era um cara que falava com paixao, por mais "ineficiente" que ele fosse, hehe. Suas ideias certamente faziam com que outros se inspirassem. Black & White e Fable sao dois jogos que tenho no :heart:
 

Creis92

Guerreiro
Novembro 1, 2015
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Uma dúvida: a Microsoft ainda tem os direitos de adptacao de Shadowrun?

Acho que já foi respondido isso, mas não encontrei.

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ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
Uma dúvida: a Microsoft ainda tem os direitos de adptacao de Shadowrun?

Acho que já foi respondido isso, mas não encontrei.
Yup, tem sim. Os Shadowrun recentes de pc feitos pela Harebrained (Returns, Dragonfall, Hong Kong) e Cliffhanger (Boston Lockdown) foram licenciados pela Microsoft. Diz que é meio cinzento porque tem algumas limitações, tipo, elas não puderam lançar esses jogos para consoles por exemplo.
 

Creis92

Guerreiro
Novembro 1, 2015
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Pernambuco
Yup, tem sim. Os Shadowrun recentes de pc feitos pela Harebrained (Returns, Dragonfall, Hong Kong) e Cliffhanger (Boston Lockdown) foram licenciados pela Microsoft. Diz que é meio cinzento porque tem algumas limitações, tipo, elas não puderam lançar esses jogos para consoles por exemplo.
Tava fazendo umas leituras, até mesmo para jogar nas mesas online que participo, e o material desse rpg cada vez me impressiona mais. É muito rico. Coloca isso na mão de uma Obisidian, da alguns milhões a ela e cresce o estúdio com talentos como os que estão chegando na The Initiative e temos um novo game-pilar no Xbox.

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CaptainXbox

Guerreiro
Março 13, 2017
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São Paulo
Já que subiram o tópico aproveito pra deixar melhor como está a situação de cada uma:

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User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
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Ja eu sempregostei do Molyneux. Era um cara que falava com paixao, por mais "ineficiente" que ele fosse, hehe. Suas ideias certamente faziam com que outros se inspirassem. Black & White e Fable sao dois jogos que tenho no :heart:
Eu também.
Assim, ele brisa pra caraca e viaja na maionese, mas eu acho que ele é um "criador", do tipo de dev que temos cada vez menos.
 
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User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
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Edu Barros

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Fevereiro 16, 2008
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