Fable - Era uma vez, num reino tão tão distante...

ronabs

opa
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Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
A pergunta que a gente deve se fazer é: quem eram os estúdios que ajudaram a Naughty Dog? Quantas pessoas tinham? Era bem evidente que tratavam-se de estúdios menores, estritamente de suporte. Alguma modelagem, script, tarefas repetitivas ou mais simples, longe do conceitual ou "core". O jogo ainda é Naughty Dog.
Essas foram as equipes que trabalharam em The Last of Us Part II junto da Naughty Dog:
  • Arte: Adia Entertainment, Lemon Sky, Mindwalk, Mood, One Pixel Brush, Original Force, Passion Republic, Redhot CG, The Studio of Secret 6, Virtuous Holdings, Visual Dart, XAC
  • Som: Formosa Interactive, The Recordist
São nomes menores, é verdade, e a maioria ligados à arte. Mas, mesmo assim, vão somando. Além desses, tem uma penca de gente de diferentes áreas de criação da própria Sony. A Naughty Dog tem pouco menos de 500 funcionários e a lista total de pessoas envolvidas no projeto passa de 2.300, então, tem quase outras quatro ND aí.

No início do mês, God of War Ragnarok foi a gold e agradeceu aos parceiros, aí incluindo gente maior, como a Bluepoint e a Valkyrie Entertainment, que também produzem jogos sozinhas, fazendo remakes ou ports (Bluepoint tá criando uma nova IP, inclusive). Mas igual, são nove estúdios em um único projeto.

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A gente já discutiu isso com Perfect Dark, e a relação da The Initiative com a Crystal Dynamics pareceu mais de "co-development" (preocupante e de última hora, diga-se de passagem) do que de suporte, até pelo próprio perfil e tamanho da Crystal Dynamics. Quando anunciaram, pareceu curioso e estranho. E aí, alguns meses depois e confirmando os boatos de problema no desenvolvimento, muita gente vaza da The Initiative, e hoje eu acredito que o projeto já esteja nas mãos da Crystal de fato.

Agora com a Eidos, algo semelhante acontece. Foi ela que tocou Shadow Of The Tomb Raider, Deus Ex e Thief. Não é um estúdio historicamente de suporte. Lógico, a Playground é um estúdio com bom histórico, é um contexto diferente de a formação de um estúdio, como a The Initiative. Ainda sim, eu ligaria o sinal amarelo.
Dependendo de como for, é até bom contar com o apoio de gente como a Crystal Dynamics ou a Eidos Montréal. São estúdios tecnicamente muito bons. O caso da Initiative foi até meio previsto, pois a ideia da Microsoft era ter uma equipe criativa menor que pudesse trabalhar na base do jogo e contar com suporte externo para desenvolver o grosso. Ao invés de ter ajuda de vários, centralizaram em um. Pode ser que o caso da Playground + Eidos siga mais ou menos o mesmo caminho, chegaram na hora de escalonar para a produção bruta e escolheram um estúdio já experiente e com bastante força de trabalho pra emprestar.

Contar com estúdios de suporte é realidade há bastante tempo. O que a Microsoft pode estar inaugurando é uma nova modalidade de estúdios de suporte: ao invés de equipes menores, que servem como complemento mesmo, podemos ver mais parcerias no futuro com equipes do mesmo quilate colaborando em certos projetos.
 

RAYMON

XBOX MVP
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Outubro 29, 2005
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Eu aposto todos as minhas fichas que a escolha foi boa.

Os caras já se provaram que sao muito bons e que podem sair da bolha dos jogos de corrida, e com o plus de poder resetar uma franquia que pode se tornar novamente a grande estrela do Xbox. E ainda tem aquele fator surpresa, nao é algo do tipo "ah é a Bethesda que ta fazendo, já sei que vai ser assim e assado", é quase como as promessas do Molyneux em 2002 onde ninguem sabia no que ia dar, mas agora com uma empresa que tem um historico ultra positivo em suas entregas.
 

Creis92

Guerreiro
Novembro 1, 2015
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Eu aposto todos as minhas fichas que a escolha foi boa.

Os caras já se provaram que sao muito bons e que podem sair da bolha dos jogos de corrida, e com o plus de poder resetar uma franquia que pode se tornar novamente a grande estrela do Xbox. E ainda tem aquele fator surpresa, nao é algo do tipo "ah é a Bethesda que ta fazendo, já sei que vai ser assim e assado", é quase como as promessas do Molyneux em 2002 onde ninguem sabia no que ia dar, mas agora com uma empresa que tem um historico ultra positivo em suas entregas.
Eu acho que o jogo vai ser muito bom. Acho que o Open World dele será algo pra ficar lembrado, mas eu ainda tenho meu pé atrás com a Engine. Por mais que seja familiar pra eles.
 

Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
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Fevereiro 9, 2019
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Juiz de fora
Não sei explicar direito, mas na época que lançou o Fable Original pra mim foi algo bem diferente do que eu já tinha visto.

O jogo tinha um humor bem característico , tinha uns gráficos muito bons e uma arte diferente , e era muito interessante ter de basear todas as suas decisões entre ser bom ou mal .
Até às quests e golpes do personagem eram baseados nessas escolhas.
Espero muito que este novo jogo traga o mesmo sentimento que o primeiro trouxe, e muito mais.
 

dperaltx

Guerreiro
Novembro 3, 2011
263
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Não sei explicar direito, mas na época que lançou o Fable Original pra mim foi algo bem diferente do que eu já tinha visto.

O jogo tinha um humor bem característico , tinha uns gráficos muito bons e uma arte diferente , e era muito interessante ter de basear todas as suas decisões entre ser bom ou mal .
Até às quests e golpes do personagem eram baseados nessas escolhas.
Espero muito que este novo jogo traga o mesmo sentimento que o primeiro trouxe, e muito mais.
Joguei o primeiro fable, acho que foi dado na gold se não estiver enganado, achei excelente me animei e fui jogar os outros. O terceiro empurrei com a barriga até terminar, o segundo não tive saco pra terminar na minha opinião o mais fraco. Mas estou ansioso por esse novo.
 
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Reações: Lightwarrior8

RAYMON

XBOX MVP
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Outubro 29, 2005
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Peter Molyneux quer que a liberdade continue sendo uma parte fundamental do futuro Fable

"Eu não tenho nenhuma participação nesse novo jogo, e acho que isso é bastante saudável de certa forma ... quero dizer, parte de mim se sente triste porque amo o mundo Fable, amo o ambiente que criamos. Há tantas ideias sobre evoluir este mundo... Parte de mim pensa isso. Mas outra parte de mim pensa... esses desenvolvedores deveriam ser eles mesmos. Devem estar lá, sua paixão, seu amor, seu senso de admiração.
Para mim, espero que Fable 4, ou como quer que o chamem quando for lançado, retenha essa sensação de liberdade, não apenas no mundo, mas o que seu personagem está construindo, o caminho para ser o que você quer ser, e aquele senso de humor"
 

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