Essas foram as equipes que trabalharam em The Last of Us Part II junto da Naughty Dog:A pergunta que a gente deve se fazer é: quem eram os estúdios que ajudaram a Naughty Dog? Quantas pessoas tinham? Era bem evidente que tratavam-se de estúdios menores, estritamente de suporte. Alguma modelagem, script, tarefas repetitivas ou mais simples, longe do conceitual ou "core". O jogo ainda é Naughty Dog.
- Arte: Adia Entertainment, Lemon Sky, Mindwalk, Mood, One Pixel Brush, Original Force, Passion Republic, Redhot CG, The Studio of Secret 6, Virtuous Holdings, Visual Dart, XAC
- Som: Formosa Interactive, The Recordist
No início do mês, God of War Ragnarok foi a gold e agradeceu aos parceiros, aí incluindo gente maior, como a Bluepoint e a Valkyrie Entertainment, que também produzem jogos sozinhas, fazendo remakes ou ports (Bluepoint tá criando uma nova IP, inclusive). Mas igual, são nove estúdios em um único projeto.
Dependendo de como for, é até bom contar com o apoio de gente como a Crystal Dynamics ou a Eidos Montréal. São estúdios tecnicamente muito bons. O caso da Initiative foi até meio previsto, pois a ideia da Microsoft era ter uma equipe criativa menor que pudesse trabalhar na base do jogo e contar com suporte externo para desenvolver o grosso. Ao invés de ter ajuda de vários, centralizaram em um. Pode ser que o caso da Playground + Eidos siga mais ou menos o mesmo caminho, chegaram na hora de escalonar para a produção bruta e escolheram um estúdio já experiente e com bastante força de trabalho pra emprestar.A gente já discutiu isso com Perfect Dark, e a relação da The Initiative com a Crystal Dynamics pareceu mais de "co-development" (preocupante e de última hora, diga-se de passagem) do que de suporte, até pelo próprio perfil e tamanho da Crystal Dynamics. Quando anunciaram, pareceu curioso e estranho. E aí, alguns meses depois e confirmando os boatos de problema no desenvolvimento, muita gente vaza da The Initiative, e hoje eu acredito que o projeto já esteja nas mãos da Crystal de fato.
Agora com a Eidos, algo semelhante acontece. Foi ela que tocou Shadow Of The Tomb Raider, Deus Ex e Thief. Não é um estúdio historicamente de suporte. Lógico, a Playground é um estúdio com bom histórico, é um contexto diferente de a formação de um estúdio, como a The Initiative. Ainda sim, eu ligaria o sinal amarelo.
Contar com estúdios de suporte é realidade há bastante tempo. O que a Microsoft pode estar inaugurando é uma nova modalidade de estúdios de suporte: ao invés de equipes menores, que servem como complemento mesmo, podemos ver mais parcerias no futuro com equipes do mesmo quilate colaborando em certos projetos.