Tópico Oficial Final Fantasy XV | Stand By Me | Royal Edition no Xbox Game Pass

Diego Sousa

Jogador
Novembro 5, 2010
1,727
1,647
Lauro de Freitas - BA
Lá atrás, muitos anos antes, até havia uma dificuldade técnica para combates em tempo real. Hoje o combate por turnos é uma opção de design.
Não diria que é ultrapassada, lá atrás também não eram jogos cujo gameplay agradava a todos, não.
Enquanto alguns nunca se incomodaram, outros perceberam que o combate em tempo real lhes traz muito mais satisfação e não querem mais o outro modelo. E alguns nunca aceitaram.

O dev pode fazer uma luta em tempo real ser mais demorada e repetitiva do que um combate por turno, por exemplo. E o limite entre o que cada um considera desafiador-chato-estratégico varia de pessoa pra pessoa.
Perfeito!
 

Diego Sousa

Jogador
Novembro 5, 2010
1,727
1,647
Lauro de Freitas - BA
Eu não vejo problema nenhum com combate por turnos ou combate em tempo real também, contanto que bem feito.


Entendo sua opinião, mas discordo com veemência. Combate por turno quando bem feito permite uma abordagem estratégica ao combate que combates em tempo real muitas vezes pecam. E exemplos atuais não faltam.

Dragon Quest XI, melhor RPG de 2018, mais de 100 horas, combate por turnos.
Persona 5, melhor RPG de 2017, mais de 100 horas, combate por turnos.
Divinity: Original Sin II, trocentas horas, combate por turnos.


Isso é um problema de otimização individual de cada jogo, não do sistema de combate. A transição para o combate nos dois que citei acima é seamless, muito rápido.

Respeito seu ponto e vejo um sentido nele, entretanto, a questão não é que o combate por turno seja ruim, apenas que existe uma otimização para ele, perdendo menos tempo e ganhando mais gameplay. Evidentemente o combate por turnos pode coexistir com o real time, como uma opção estratégica bacaníssima (como você mesmo citou e eu concordo), mas a partir do momento que colocam ele como "obrigatório", a coisa complica.

Me lembro quando zerei FFX - Parte 2, que para atravessar um campo com Yuna, eram 20 minutos só fugindo de combates (pois toda hora aparecia um, e eu tinha que esperar tudo carregar até dar a opção de "sair"), isso porque eu fugia, se fosse batalhar, era 40 min. Não tem mais condições de fazer isso hoje em dia, na época, era massa, mas eu tinha tempo....
 

DracaryS

Guerreiro
Fevereiro 17, 2017
727
501
Rio de Janeiro
Eu não vejo problema nenhum com combate por turnos ou combate em tempo real também, contanto que bem feito.


Entendo sua opinião, mas discordo com veemência. Combate por turno quando bem feito permite uma abordagem estratégica ao combate que combates em tempo real muitas vezes pecam. E exemplos atuais não faltam.

Dragon Quest XI, melhor RPG de 2018, mais de 100 horas, combate por turnos.
Persona 5, melhor RPG de 2017, mais de 100 horas, combate por turnos.
Divinity: Original Sin II, trocentas horas, combate por turnos.


Isso é um problema de otimização individual de cada jogo, não do sistema de combate. A transição para o combate nos dois que citei acima é seamless, muito rápido.

Micro-spoiler de dois, mas só pra demonstrar as transições de batalha.


Essas animações em toda pré luta é que atrasa o grind, entende? É a minha única crítica.
 

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Respeito seu ponto e vejo um sentido nele, entretanto, a questão não é que o combate por turno seja ruim, apenas que existe uma otimização para ele, perdendo menos tempo e ganhando mais gameplay. Evidentemente o combate por turnos pode coexistir com o real time, como uma opção estratégica bacaníssima (como você mesmo citou e eu concordo), mas a partir do momento que colocam ele como "obrigatório", a coisa complica.

Me lembro quando zerei FFX - Parte 2, que para atravessar um campo com Yuna, eram 20 minutos só fugindo de combates (pois toda hora aparecia um, e eu tinha que esperar tudo carregar até dar a opção de "sair"), isso porque eu fugia, se fosse batalhar, era 40 min. Não tem mais condições de fazer isso hoje em dia, na época, era massa, mas eu tinha tempo....
Mas aí o problema não era o combate por turnos e sim o encontro aleatório que te forçava numa batalha quando você não queria. Em relação a encontros aleatórios, eu concordaria que não tem mais espaço nos dias de hoje. Tanto é que os jogos que citei mesmo não possuem. Neles você pode ver o inimigo patrulhando pelo cenário e evitá-lo se quiser.

Essas animações em toda pré luta é que atrasa o grind, entende? É a minha única crítica.
Mais ou menos.
Assim, até entendo o seu raciocínio mas te digo por experiência que, no caso dos jogos que citei, não atrapalha.

Na verdade ambos te dão até outros recursos pra fazer grind, por exemplo em Dragon Quest XI você tem algumas habilidades que dão um certo trabalho para serem usadas, mas que permitem você enfrentar monstros que dão mais xp. Mas isso assim se você achar que precisa de grind. Dá pra você encarar o jogo somente com sidequest e quests principais tranquilamente. E é isso o que bons RPGs conseguem fazer equilibrar a experiência para que o grind não seja necessário.

Ainda sim, eu acredito que sua crítica seja específica à transições para combate mais demoradas que de fato são historicamente mais comuns em jogos com batalhas por turnos, acho que é válido. São mais comuns mas não são regras, especialmente hoje em dia.

Olha o Divinity: Original Sin, por exemplo. Você está andando pelo mapa, vê um monstro e a batalha se inicia. Ali mesmo, sem transição alguma. Zero. E é uma batalha por turno.


Olha Tales of Berseria, como "contra-exemplo". É batalha em tempo real, praticamente hack and slash. Porém, há uma animação de transição entre a exploração e o combate.
 

DracaryS

Guerreiro
Fevereiro 17, 2017
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Rio de Janeiro
Mas aí o problema não era o combate por turnos e sim o encontro aleatório que te forçava numa batalha quando você não queria. Em relação a encontros aleatórios, eu concordaria que não tem mais espaço nos dias de hoje. Tanto é que os jogos que citei mesmo não possuem. Neles você pode ver o inimigo patrulhando pelo cenário e evitá-lo se quiser.


Mais ou menos.
Assim, até entendo o seu raciocínio mas te digo por experiência que, no caso dos jogos que citei, não atrapalha.

Na verdade ambos te dão até outros recursos pra fazer grind, por exemplo em Dragon Quest XI você tem algumas habilidades que dão um certo trabalho para serem usadas, mas que permitem você enfrentar monstros que dão mais xp. Mas isso assim se você achar que precisa de grind. Dá pra você encarar o jogo somente com sidequest e quests principais tranquilamente. E é isso o que bons RPGs conseguem fazer equilibrar a experiência para que o grind não seja necessário.

Ainda sim, eu acredito que sua crítica seja específica à transições para combate mais demoradas que de fato são historicamente mais comuns em jogos com batalhas por turnos, acho que é válido. São mais comuns mas não são regras, especialmente hoje em dia.

Olha o Divinity: Original Sin, por exemplo. Você está andando pelo mapa, vê um monstro e a batalha se inicia. Ali mesmo, sem transição alguma. Zero. E é uma batalha por turno.


Olha Tales of Berseria, como "contra-exemplo". É batalha em tempo real, praticamente hack and slash. Porém, há uma animação de transição entre a exploração e o combate.

Você pode reparar que a transição nesse Tales é bem rápida e isso não atrapalha em nada. Minha crítica é mais quanto aos jogos de antigamente mesmo, inclusive os FFs, em que toda hora tinha esses cortes, mostrando os rostos dos personagens, movimentos deles e etc. Isso sim me incomodava.
 
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User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
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Você pode reparar que a transição nesse Tales é bem rápida e isso não atrapalha em nada. Minha crítica é mais quanto aos jogos de antigamente mesmo, inclusive os FFs, em que toda hora tinha esses cortes, mostrando os rostos dos personagens, movimentos deles e etc. Isso sim me incomodava.
Ah ok, sim antigamente era bem demorado. Mas hoje em dia está bem rápido, a do DQXI é mais rápida que a do Berseria.
Mas isso que eu quis dizer, sua crítica é em relação a transição demorada e não ao combate por turnos em si.
 

DracaryS

Guerreiro
Fevereiro 17, 2017
727
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Rio de Janeiro
Ah ok, sim antigamente era bem demorado. Mas hoje em dia está bem rápido, a do DQXI é mais rápida que a do Berseria.
Mas isso que eu quis dizer, sua crítica é em relação a transição demorada e não ao combate por turnos em si.
Isso aí. Você chegou no ponto. Combate por turnos não me incomoda, é apenas questão de gosto e se ele é compatível com determinado game.
 

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
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Rio de Janeiro
Mas aí o problema não era o combate por turnos e sim o encontro aleatório que te forçava numa batalha quando você não queria. Em relação a encontros aleatórios, eu concordaria que não tem mais espaço nos dias de hoje. Tanto é que os jogos que citei mesmo não possuem. Neles você pode ver o inimigo patrulhando pelo cenário e evitá-lo se quiser.


Mais ou menos.
Assim, até entendo o seu raciocínio mas te digo por experiência que, no caso dos jogos que citei, não atrapalha.

Na verdade ambos te dão até outros recursos pra fazer grind, por exemplo em Dragon Quest XI você tem algumas habilidades que dão um certo trabalho para serem usadas, mas que permitem você enfrentar monstros que dão mais xp. Mas isso assim se você achar que precisa de grind. Dá pra você encarar o jogo somente com sidequest e quests principais tranquilamente. E é isso o que bons RPGs conseguem fazer equilibrar a experiência para que o grind não seja necessário.

Ainda sim, eu acredito que sua crítica seja específica à transições para combate mais demoradas que de fato são historicamente mais comuns em jogos com batalhas por turnos, acho que é válido. São mais comuns mas não são regras, especialmente hoje em dia.

Olha o Divinity: Original Sin, por exemplo. Você está andando pelo mapa, vê um monstro e a batalha se inicia. Ali mesmo, sem transição alguma. Zero. E é uma batalha por turno.


Olha Tales of Berseria, como "contra-exemplo". É batalha em tempo real, praticamente hack and slash. Porém, há uma animação de transição entre a exploração e o combate.
Preciso tomar vergonha na cara e jogar o divinity... tanto o primeiro quanto o segundo parecem ser uns puta jogões.

E o primeiro eu até tenho aqui na steam, ta me faltando é tempo para investir nele.

A respeito das animações antes de cada luta, realmente do jeito que eram antigamente eu também acho que não funcionam mais hoje em dia... só quando a nostalgia é muito forte que eu ainda acho bacana... ainda bem que as transições no RPG's hoje em dia tem ficado cada vez mais instantâneas, bem como você exemplificou.

Enviado de meu Zenfone 4 Max usando Tapatalk
 

itotinaru

Guerreiro
Setembro 9, 2017
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2,815
SP
Desde o FFX não consigo me adaptar a jogabilidade de FF.

É a 3a vez que vou tentar jogar FFXV. Vendo uns vídeos daquele modo que pausa a batalha, talvez consiga jogar.
Bora lá
 

Tauguro

I've been waiting for this
PXB Gold
Outubro 25, 2017
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13,541
Rio de Janeiro
Não é o lugar certo, mas acho válido o toque: FFXIII tá bem bonito no one S mesmo, mas tá com algumas quedas de frames que não tinha no 360, no menu da pra perceber claramente

Esse jogo tem alguns defeitos bizarros e coisas que não tem muito sentido, mas eu amo ele
 

Dmsharry

Guerreiro
Dezembro 1, 2015
634
428
Cotia - SP
Alguém sabe como derrotar a Adamantoise após concluir o jogo? Parece que a missão sumiu quando retornei para Hammerhead.
É só pegar a missao de novo proximo do restaurante mais perto dele... Adamantoise é chato de matar mais é só pegar o padrao de ataque dele, eu atavaca ele por cima sempre mais pouco golpes, ai desviava, e atavaca de novo.
 
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EvFall

Guerreiro
Abril 5, 2018
583
482
Curitiba
É só pegar a missao de novo proximo do restaurante mais perto dele... Adamantoise é chato de matar mais é só pegar o padrao de ataque dele, eu atavaca ele por cima sempre mais pouco golpes, ai desviava, e atavaca de novo.
Desculpe, eu acabai descobrindo e não avisei. Matei ele com o anel kkk Usando o RB + Y, depois de alguns minutos tentando consegui.
 
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fblipe

?️‍??
Março 15, 2015
3,351
5,770
Curitiba
Episode Ardyn liberado, caso alguém tiver interesse. É o último DLC.
Só queria expressar minha indignação de ter que comprar esse DLC mesmo já tendo comprado o Royal Edition e o Season Pass.
 

Tauguro

I've been waiting for this
PXB Gold
Outubro 25, 2017
8,330
13,541
Rio de Janeiro
Episode Ardyn liberado, caso alguém tiver interesse. É o último DLC.
Só queria expressar minha indignação de ter que comprar esse DLC mesmo já tendo comprado o Royal Edition e o Season Pass.
Sério que a DLC tem q comprar separado? Péssima despedida do FF XV
 

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