Forza Motorsport 6 - Oficina da comunidade

paul_gamer

Jogador
Março 27, 2008
3,278
2,139
Embu das Artes - SP
Pessoal,
pensando em pressão dos pneus e um carro tração traseira, será que é correto pensar que seria bom a pressão dos pneus dianteiros um pouco maior para dar estabilidade e resposta, e pressão menor nos pneus traseiros para dar aderência?

Felipe no Forza a pressão dos pneus pouco influencia, mas somado a um bom ajuste do conjunto de molas e as barras faram o carro ser mais responsivo na saída de curva. Leia as informações abaixo e pratique ajustando carros de tração traseira...

PS: O seu console e o jogo chegaram na quinta, dia 08 de outubro correto?

Para um carro de tração traseira ser mais responsivo em Saída de Curva, que é quando o piloto está retomando a aceleração completa do veículo. O peso do veículo é transferido com força do meio para a parte de trás afetando pneus e suspensão de forma elevada.

Ajustes Maiores: Molas Traseiras, Barras Traseira
Ajustes Menores: Bump traseiro, Rebounds frontal, Molas Dianteira, Barras frontal e Toe na traseira

Molas Traseiras

O primeiro ajuste deve ser o das molas traseiras. Uma mola mais fraca (mole) o dará mais aderência (grip), mas aumenta o risco de toque do assoalho com o chão, principalmente em trechos de relevo inclinado. Se a mola for ajustada com mais tensão (dura), tenderá a perda de aderência com mais rapidez.

Barras Traseira

Também possui um efeito significante. Uma barra anti-rolamento firme irá reduzir "body roll" e irá carregar os pneus do lado externo da curva com mais velocidade. A resposta do veículo é imediata, mas pode ocasionar o escorregamento da dianteira do carro muito facilmente. Valores baixos de BAR irão ocasionar aumento de aderência, os mantendo por mais tempo na saída da curva, mas poderão deixar a condução do carro mais lenta e "molenga".

Bump traseiro / Rebounds frontal

Estes dois componentes trabalham juntos e interferem na velocidade da transferência peso da parte frontal para a traseira do veículo. O ajuste do Bump traseiro controla o quão rápido a traseira irá receber a transferência de peso e o Rebounds frontal controla a velocidade em que a dianteira irá transferir para a traseira. Bump traseiro mais duro e Rebounds frontal mais moles ocasionam uma transferência de peso extremamente rápida e sobreviragem (oversteer). Bumps traseiro mais moles e Rebounds frontal mais duros ocasionam uma transferência de peso mais lenta e subviragem (understeer).
PS: É preciso saber o que é sobreviragem (oversteer) e subviragem (understeer), se não souber ou tiver dúvida, procure nas duas primeiras páginas ;)


Molas e Barras frontais

São ajustes de menor influência na saída de curva pois a transferência de peso é direcionada para parte traseira do carro. Entretanto, elas ainda possuem a sua importância, mas em efeito oposto ao ajuste da parte traseira do carro. Sendo assim, caso você escolha endurecer as molas traseiras e/ou as barras traseiras, sugere-se amolecer a frente para que o efeito seja o mesmo.

Toe traseiro

Aumentar o Toe traseiro (valores positivos) irá ajudar a estabilizar a saída do carro durante a saída das curvas. A consequência pode ser a perda de uma velocidade estável em linha reta. Configurado para ZERO, o efeito gerado é uma menor resistência de rolamento, sendo um bom ponto de partida para o setup de circuitos rápidos. Não se esqueça que um fino ajuste em Toe, interfere bastante no comportamento do veículo, sendo assim, vá com calma.


Acho que é isso Felipe... é preciso ler a teoria e colocar na prática, e isso significa, fazer menos corridas ou ir fazendo as corridas do modo Carreira pra ir praticando setup e fazendo reconhecimento de pista, e antes de mexer em alguma parte do carro, de pelo menos umas 5 voltas boas... voltas boas é quando a diferença de tempo entre elas não é muito grande, que não seja maior que 1 segundo :cool:
 
Outubro 5, 2015
46
25
Brasília DF
Felipe no Forza a pressão dos pneus pouco influencia, mas somado a um bom ajuste do conjunto de molas e as barras faram o carro ser mais responsivo na saída de curva. Leia as informações abaixo e pratique ajustando carros de tração traseira...

PS: O seu console e o jogo chegaram na quinta, dia 08 de outubro correto?

Para um carro de tração traseira ser mais responsivo em Saída de Curva, que é quando o piloto está retomando a aceleração completa do veículo. O peso do veículo é transferido com força do meio para a parte de trás afetando pneus e suspensão de forma elevada.

Ajustes Maiores: Molas Traseiras, Barras Traseira
Ajustes Menores: Bump traseiro, Rebounds frontal, Molas Dianteira, Barras frontal e Toe na traseira

Molas Traseiras

O primeiro ajuste deve ser o das molas traseiras. Uma mola mais fraca (mole) o dará mais aderência (grip), mas aumenta o risco de toque do assoalho com o chão, principalmente em trechos de relevo inclinado. Se a mola for ajustada com mais tensão (dura), tenderá a perda de aderência com mais rapidez.

Barras Traseira

Também possui um efeito significante. Uma barra anti-rolamento firme irá reduzir "body roll" e irá carregar os pneus do lado externo da curva com mais velocidade. A resposta do veículo é imediata, mas pode ocasionar o escorregamento da dianteira do carro muito facilmente. Valores baixos de BAR irão ocasionar aumento de aderência, os mantendo por mais tempo na saída da curva, mas poderão deixar a condução do carro mais lenta e "molenga".

Bump traseiro / Rebounds frontal

Estes dois componentes trabalham juntos e interferem na velocidade da transferência peso da parte frontal para a traseira do veículo. O ajuste do Bump traseiro controla o quão rápido a traseira irá receber a transferência de peso e o Rebounds frontal controla a velocidade em que a dianteira irá transferir para a traseira. Bump traseiro mais duro e Rebounds frontal mais moles ocasionam uma transferência de peso extremamente rápida e sobreviragem (oversteer). Bumps traseiro mais moles e Rebounds frontal mais duros ocasionam uma transferência de peso mais lenta e subviragem (understeer).
PS: É preciso saber o que é sobreviragem (oversteer) e subviragem (understeer), se não souber ou tiver dúvida, procure nas duas primeiras páginas ;)


Molas e Barras frontais

São ajustes de menor influência na saída de curva pois a transferência de peso é direcionada para parte traseira do carro. Entretanto, elas ainda possuem a sua importância, mas em efeito oposto ao ajuste da parte traseira do carro. Sendo assim, caso você escolha endurecer as molas traseiras e/ou as barras traseiras, sugere-se amolecer a frente para que o efeito seja o mesmo.

Toe traseiro

Aumentar o Toe traseiro (valores positivos) irá ajudar a estabilizar a saída do carro durante a saída das curvas. A consequência pode ser a perda de uma velocidade estável em linha reta. Configurado para ZERO, o efeito gerado é uma menor resistência de rolamento, sendo um bom ponto de partida para o setup de circuitos rápidos. Não se esqueça que um fino ajuste em Toe, interfere bastante no comportamento do veículo, sendo assim, vá com calma.


Acho que é isso Felipe... é preciso ler a teoria e colocar na prática, e isso significa, fazer menos corridas ou ir fazendo as corridas do modo Carreira pra ir praticando setup e fazendo reconhecimento de pista, e antes de mexer em alguma parte do carro, de pelo menos umas 5 voltas boas... voltas boas é quando a diferença de tempo entre elas não é muito grande, que não seja maior que 1 segundo :cool:

Eu tenho o Forza 4 no Xbox 360, mas fiz o pedido do One com o Forza 6, segundo a entregadora já está aqui em Brasília, então deve chegar na minha casa hoje ou amanhã!
Estou ligado nos conceitos de oversteer e understeer, mas ajudou bastante essa explicação mais detalhada.
Agora só esperar mais um pouco para deixar meu Forza 4 de lado e grudar nesse Forza 6!
 
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Reações: paul_gamer

blimbou

Guerreiro
Julho 5, 2014
477
413
Belém, Pará
Caras, eu to com o Volvo 123 GT Classe E. Fiz os ajustes, deixei ele tinindo para largada, reta e as trocas de marcha estão excelente. O único problema do danado é que nas curvas a traseira dele escapa para o lado oposto. O que vocês recomendam? Será que só o ajuste na pressão dos pneus traseiros já resolve?
 

paul_gamer

Jogador
Março 27, 2008
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Embu das Artes - SP
Caras, eu to com o Volvo 123 GT Classe E. Fiz os ajustes, deixei ele tinindo para largada, reta e as trocas de marcha estão excelente. O único problema do danado é que nas curvas a traseira dele escapa para o lado oposto. O que vocês recomendam? Será que só o ajuste na pressão dos pneus traseiros já resolve?

Não resolve não...

Em q momento da curva ele está perdendo a aderencia? Logo no inicio, na metade ou na saída?
 

paul_gamer

Jogador
Março 27, 2008
3,278
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Embu das Artes - SP
Na metade ele começa a guinar
Ok!

Aplique essas instruções e vê se te ajuda, se for o caso, aumente a dose do remédio :laughing::laughing::laughing::laughing:

Durante a Curva (Mid-Corner)

'Mid-Corner' é o trecho em que o piloto já retirou o pé do freio e mantém um controle moderado da aceleração. Aerodinâmica é a grande responsável para o comportamento do carro neste estágio, com pequenos efeitos sentidos através da suspensão.

>>Ajustes Maiores: Wings (asa), Springs (molas), ARBs (BAR)
>>Ajustes menores: Ride Heights (altura)

'Wings (Asa)'

No que concerne ao equilíbrio do carro. Poucos valores na asa dianteira em contraste com altos valores na asa traseira podem ocasionar subviragem. O oposto, com altos valores na asa dianteira e baixos valores ajustados para a asa traseira podem ocasionar sobreviragem.

'Ride Heights (Altura)'

É o ajuste fino da aerodinâmica e a lógica é a mesma. Carro baixo na frente e alto atrás = sobreviragem. Carro alto na frente e baixo atrás = subviragem.

'Springs (molas) e ARBs (BAR)'

Molas e BAR duras irão reduzir a aderencia (grip) dos pneus enquanto que ajustes mais macios irão aumentar a aderência na pista. Isto é evidente em curvas de baixa (hairpins) em que a aerodinâmica possui pouca influência no comportamento do carro.
 

jesshz_

Jogador
Novembro 17, 2010
557
73
Que inveja de vocês que sacam desses negócios de tunagem! haha
Eu vou na fé mesmo.
Só aquelas conquistas de drift chatas dos outros Forzas que usava as tunagens prontas.

Tentarei usar o que vocês postam aqui. Amo carros, mas tenho uma preguiça pra técnica que só.
 

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