Tópico Oficial Games Optimized for Xbox Series X|S: já tava bom, agora parece que melhorou!

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Saci quando o cara posta em tópico errado (eu já fui o Douglas Costa)

download.jpg
Já disse pro @Tato BR quando ele usou de avatar, sempre que eu vejo essa foto eu imagino o cara pensado "ah, meu Deus, não era pum..."

Edit: Não é a Taverna aqui? Oh, droga.
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
Assassins Creed Valhalla - Patch 1.04 (Digital Foundry)
  • É FAKE o rumor de que o game foi piorado no PS5 com esse patch
  • Xbox Series X agora consegue uma framerate mais estável e próxima ao PS5, sob o custo da resolução agora abaixar para até 1080p/1188p
  • Xbox Series S é bastante sólido em 60fps com o Modo Performance, porém a resolução 720p/800p é bem comum no console nesse modo.
  • Existem ainda alguns bugs com quedas de fps, como no caso da tocha. Porém é bem menos perceptível.
 

sehloco

Guerreiro
Setembro 11, 2017
3,593
5,120
Santa Catarina
Meu cunhado quer comprar um SS e vender o One S, mas ele joga The Hunter e For Honor.
Alguém sabe me dizer quais as diferenças gráficas e de performance desses dois jogos no SS?
Tentei buscar algo no Youtube e não achei.
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
Meu cunhado quer comprar um SS e vender o One S, mas ele joga The Hunter e For Honor.
Alguém sabe me dizer quais as diferenças gráficas e de performance desses dois jogos no SS?
Tentei buscar algo no Youtube e não achei.
Acredito que o The Hunter rode no SS como rodava no Xbox One S. Acho que a resolução e framerate são travados, então os ganhos serão apenas no loading time. Nesse caso, só a versão do One X e Series X terão melhorias gráficos em relação ao One S.

Já o For Honor parece que recebeu um patch recentemente, onde a framerate foi para 60fps (em vez dos 30fps) e a resolução para 1080p (em vez dos 900p) no SS. Não sei se já saiu, mas já deveria.

 

TiagoCruz85

Guerreiro
Março 30, 2018
1,366
1,254
Camaçari, BA
Witcher 3 está fenomenal no modo performance no SX.
Estou até com medo dessa versão next gen que vai sair ano que vem. Esse negócio de ray tracing pode acabar com a performance do jogo.
Atualmente ele aparenta estar rodando a 1440p 60fps no modo performance.
 

TiagoCruz85

Guerreiro
Março 30, 2018
1,366
1,254
Camaçari, BA
Só por bruxaria esse jogo fica ruim
Eu comprei ele no lançamento e a performance variava muito a cada atualização. E tiveram inúmeras atualizações nos primeiros 3 meses. No day one ele rodava bem a 30fps, mas tinha vários bugs. Depois começaram a corrigir alguns bugs mas o fps desceu para uns 25fps e ficou melhorando e piorando a cada semana.
 
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jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,249
19,018
Manaus
Assassins Creed Valhalla - Patch 1.04 (Digital Foundry)
  • É FAKE o rumor de que o game foi piorado no PS5 com esse patch
  • Xbox Series X agora consegue uma framerate mais estável e próxima ao PS5, sob o custo da resolução agora abaixar para até 1080p/1188p
  • Xbox Series S é bastante sólido em 60fps com o Modo Performance, porém a resolução 720p/800p é bem comum no console nesse modo.
  • Existem ainda alguns bugs com quedas de fps, como no caso da tocha. Porém é bem menos perceptível.

Dependendo do ponto de vista, é o PS5 que está se saindo melhor que o Series X, e não o Series X que está se saindo pior que o Ps5.
Sei lá, vai saber qual molho secreto o Cerny e sua equipe colocaram nesse videogame...
 

thehunter

Guerreiro
Setembro 24, 2020
1,020
714
Sistema Solar
Minha opinião:

Sim, acho que tem vários jogos onde o PS5 está se saindo melhor nesse momento, incrível, já que o SX tem uma margem boa de poder.

Mas, acho que os lançamentos de 2021 pra frente, o SX se sairá melhor, imagina o restante da geração como pode ser então.

Ou seja, tende a termos um mid-gen do PS5 com o passar do tempo mais rápido que u mid-gen do Xbox, enquanto o SX aguentará mais tempo o tranco... Suposição...

Apesar de que acho que final do ano que vem já teremos um SS com 1tb.
 
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MicaoX

Fly me to the moon
Setembro 22, 2015
1,887
2,599
Irlandinha
Minha opinião:

Sim, acho que tem vários jogos onde o PS5 está se saindo melhor nesse momento, incrível, já que o SX tem uma margem boa de poder.

Mas, acho que os lançamentos de 2021 pra frente, o SX se sairá melhor, imagina o restante da geração como pode ser então.

Ou seja, tende a termos um mid-gen do PS5 com o passar do tempo mais rápido que u mid-gen do Xbox, enquanto o SX aguentará mais tempo o tranco... Suposição...

Apesar de que acho que final do ano que vem já teremos um SS com 1tb.
Meu medo é ficar esperando "esse poder oculto do Series X" como eu fiquei esperando o"poder da nuvem" no One...
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,402
Ribeirão Preto
Meu medo é ficar esperando "esse poder oculto do Series X" como eu fiquei esperando o"poder da nuvem" no One...
É bom todo mundo já ter em mente que é possível termos uma uma nova situação como aconteceu com PS3 vs 360: console mais fraco, mas com dev kit mais amigável e mais fácil de extrair resultados. Olhando pelo lado bom, PS5 e Series X estão com desempenho praticamente igual.
 

MicaoX

Fly me to the moon
Setembro 22, 2015
1,887
2,599
Irlandinha
É bom todo mundo já ter em mente que é possível termos uma uma nova situação como aconteceu com PS3 vs 360: console mais fraco, mas com dev kit mais amigável e mais fácil de extrair resultados. Olhando pelo lado bom, PS5 e Series X estão com desempenho praticamente igual.
Lembro bem dessa época!!! O X360 fazia milagres, e o "todo poderoso" Ps3 com o processador Cell, não rodava Bioshock e GTA IV tão bem como no X360 (tem vários outros jogos, mas esses foram os primeiros que vieram a mente).
Mas o grande X da questão é como a Microsoft (ou o Phill) enfatizou "como o console mais pontente do mundo ", o marketing do Series X se baseou nisso, na época do PS3 eles não usaram massivamente o mkt em cima do poder!
Minha opinião é que devido ao cuidado excessivo (ou indecisão??) do lançamento do Series S acabou atrasando tudo lá, inclusive o SDK, logo as produtoras não tiveram tempo para otimizar adequadamente seus jogos (inclusive por conta da pandemia), bem como a Microsoft e a AMD em produzirem um "driver" adequado para a GPU. Quem é, ou já foi PC game sabe que um driver pode fazer milagres (já vi um jogo melhorar 50% da performance só por um driver, nada de patch).

Espero estar certo, mas já estou me conformando com a realidade que apresentou (que não estamos atrás, mas quase iguais).
 
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Nightwolf

Lobo Solitário
Maio 5, 2013
4,233
4,554
Apesar de termos duas arquiteturas baseadas no mesmo chip RDNA2 da AMD, tanto Microsoft quanto Sony fizeram suas adaptações e utilizam arquiteturas diferentes. Microsoft dividiu a RAM, usando larguras de banda diferentes, velocidade fixa do processador, GPU com mais CU's que rodam a uma frequência menor. Sony adotou a mesma largura de banda para todos os 16GB de memória, foi com uma velocidade variável para o processador e menos CU's na GPU rodando a uma frequência maior. A verdade é que ninguém sabe ao certo o desempenho esperado dessas máquinas, pois elas são diferentes.

Pra quem não acompanhou, o Mark Cerny afirmou na sua apresentação do PS5 que não dá para usar simplesmente Teraflops para fazer comparações e apresentou exemplos disso. Falou também que não adiantava ter muitas CU's se os jogos tem uma capacidade limitada de uso dessas unidades de processamento, afirmou que era melhor aumentar a frequência porque isso beneficiava todo o sistema. Na época isso foi interpretado como uma desculpa para justificar o fato do PS5 ser mais fraco que o Series X. Mas e se ele estiver certo? Não temos como saber ainda.

Só nos resta aguardar para ver a evolução dos jogos nas duas máquinas. Mas que está com cara de que as duas vão gerar resultados parecidos, ah isso está. E ainda mais porque parece haver uma tendência comum do PS5 se sair melhor com resoluções mais baixas e taxas mais elevadas de FPS e o SX se sair melhor com resoluções mais altas e taxas menores de FPS. Aconteceu isso em todos os jogos testados. Isso já parece ser uma característica das arquiteturas aparecendo aí.
 

Thi Zeek

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 21, 2018
918
1,158
Indaiatuba
Apesar de termos duas arquiteturas baseadas no mesmo chip RDNA2 da AMD, tanto Microsoft quanto Sony fizeram suas adaptações e utilizam arquiteturas diferentes. Microsoft dividiu a RAM, usando larguras de banda diferentes, velocidade fixa do processador, GPU com mais CU's que rodam a uma frequência menor. Sony adotou a mesma largura de banda para todos os 16GB de memória, foi com uma velocidade variável para o processador e menos CU's na GPU rodando a uma frequência maior. A verdade é que ninguém sabe ao certo o desempenho esperado dessas máquinas, pois elas são diferentes.

Pra quem não acompanhou, o Mark Cerny afirmou na sua apresentação do PS5 que não dá para usar simplesmente Teraflops para fazer comparações e apresentou exemplos disso. Falou também que não adiantava ter muitas CU's se os jogos tem uma capacidade limitada de uso dessas unidades de processamento, afirmou que era melhor aumentar a frequência porque isso beneficiava todo o sistema. Na época isso foi interpretado como uma desculpa para justificar o fato do PS5 ser mais fraco que o Series X. Mas e se ele estiver certo? Não temos como saber ainda.

Só nos resta aguardar para ver a evolução dos jogos nas duas máquinas. Mas que está com cara de que as duas vão gerar resultados parecidos, ah isso está. E ainda mais porque parece haver uma tendência comum do PS5 se sair melhor com resoluções mais baixas e taxas mais elevadas de FPS e o SX se sair melhor com resoluções mais altas e taxas menores de FPS. Aconteceu isso em todos os jogos testados. Isso já parece ser uma característica das arquiteturas aparecendo aí.
Uma boa analogia é vc ter um processador com 8 núcleos e 16 threads rodando a 3.8ghz e seu amiguinho ter um 4 núcleos com 8 threads rodando a 4.2ghz e ambos jogam um jogo que só utiliza 8 threads, nesse caso o amiguinho terá performance melhor. Até a RAM do SX é mais "chatinha" de programar , pois vc precisa colocar os assets mais importantes nos 10gb mais rápidos e deixar as coisas menos importantes nos 6gb mais lento enquanto que no PS5 pouco importa qual via vai usar, pois é tudo igual. Ainda tem o fator do Séries ter um RDNA 2 com um componente que não tem no PS5, o Phill não especificou o que seria e muito menos sabemos o impacto que isso tem, mas esse foi um dos.motivos do atraso na produção do séries em relação ao ps5.

O SX é mais forte, isso é inegável, mas é preciso otimizar para usar todo o potencial da máquina e eu sinceramente não acho que third party irão se dar ao trabalho de extrair tudo do console. Acredito que só para 2022+ veremos jogos realmente fazendo jus ao hardware. Mesmo os jogos de 2021 ainda terão uma pitada de crossgen.
 
D

Deleted member 20402

Visitante
Aquela piada interna de SSD milagroso não parece ser tão ridícula agora né?
O marketing começou ruim e tomara que a Microsoft dê a volta por cima o quanto antes.
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
Meu medo é ficar esperando "esse poder oculto do Series X" como eu fiquei esperando o"poder da nuvem" no One...
Bem, se você levar em consideração que os que têm a CERTEZA de que tudo será resolvido com uma "grande atualização", com a "otimização do devkit" são os mesmos que espalharam que o Series X destruiria o PS5 em AC Valhalla, Watch Dogs etc agora, já no início da geração, eu teria mais cautela. Se tratam mais de fãs esperançosos do que técnicos.

A realidade é que ninguém sabe ao certo porque isso acontece, por quanto tempo vai continuar assim e se irá reverter de forma significativa um dia. Até a Digital Foundry foi pega de surpresa, enquanto a Xbox não se pronunciou com uma justificativa satisfatória e até retirou o slogan de marketing do console mais poderoso do mundo, como bem mostrou o @Edu Barros.
 

Asprobocop

Guerreiro
PXB Gold
Setembro 27, 2019
2,547
4,413
Farroupilha
Bem, se você levar em consideração que os que têm a CERTEZA de que tudo será resolvido com uma "grande atualização", com a "otimização do devkit" são os mesmos que espalharam que o Series X destruiria o PS5 em AC Valhalla, Watch Dogs etc agora, já no início da geração, eu teria mais cautela. Se tratam mais de fãs esperançosos do que técnicos.

A realidade é que ninguém sabe ao certo porque isso acontece, por quanto tempo vai continuar assim e se irá reverter de forma significativa um dia. Até a Digital Foundry foi pega de surpresa, enquanto a Xbox não se pronunciou com uma justificativa satisfatória e até retirou o slogan de marketing do console mais poderoso do mundo, como bem mostrou o @Edu Barros.
A verdade é que, em um teste cego, ninguém saberá em qual plataforma está jogando ou qual roda melhor o jogo.
 

MicaoX

Fly me to the moon
Setembro 22, 2015
1,887
2,599
Irlandinha
Bem, se você levar em consideração que os que têm a CERTEZA de que tudo será resolvido com uma "grande atualização", com a "otimização do devkit" são os mesmos que espalharam que o Series X destruiria o PS5 em AC Valhalla, Watch Dogs etc agora, já no início da geração, eu teria mais cautela. Se tratam mais de fãs esperançosos do que técnicos.
Aí que tá minha "preocupação"!!! E digo "preocupação" pois fiquei mal acostumado com o One X!!!

A verdade é que, em um teste cego, ninguém saberá em qual plataforma está jogando ou qual roda melhor o jogo.
Aí depende... De todos os jogos, acho que o único que HOJE poderiam falar algo em um teste cego é DIRT 5, que na minha opinião, esse sim é falha do jogo e não do console!!!
 

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