Tópico Oficial Gears Tactics - Uma nova visão sobre Gears of War

Léo Machado

LeoMdeM-
PXB Gold
Junho 18, 2016
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677
Porto Alegre - RS
Impressão minha ou o game fica meio repetitivo no ato 2? Tô no capítulo 4 do ato 2 e parece tudo meio igual, n sei se é por causa do gênero do jogo também...
 

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Impressão minha ou o game fica meio repetitivo no ato 2? Tô no capítulo 4 do ato 2 e parece tudo meio igual, n sei se é por causa do gênero do jogo também...
Talvez seja o que comentei. Pouca variedade dos tipos de side mission. Só tem quatro!
Elas ficam se repetindo entre as missões de história, essas sim são legais. O que varia um pouco é que vão surgindo novos tipos de inimigos.
 
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Léo Machado

LeoMdeM-
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Estou no capítulo 8 do Ato 2 e tem + duas missões paralelas genéricas para fazer iguais as outras que já fiz, antes da luta contra o boss... Isso prejudica o jogo, vacilo da The Coalition!
 
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User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
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Hoje, depois de um update do windows, jogo decidiu não abrir mais.
Não dá erro, não mostra mensagem, só não abre. Streets of Rage 4 funciona, Phoenix Point funciona. Gears Tactics não.

EDIT: Desinstalei e re-instalei e voltou a funcionar.
É, o app do XGP é beta mesmo, não posso esquecer.
Estava com receio de perder o save mas sincronizou na nuvem tudo certo. Bizarroles.
Coisas de PC gaming.
¯\: unamused:
 
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Edu Barros

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Fevereiro 16, 2008
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Ribeirão Preto
Hoje, depois de um update do windows, jogo decidiu não abrir mais.
Não dá erro, não mostra mensagem, só não abre. Streets of Rage 4 funciona, Phoenix Point funciona. Gears Tactics não.

EDIT: Desinstalei e re-instalei e voltou a funcionar.
É, o app do XGP é beta mesmo, não posso esquecer.
Estava com receio de perder o save mas sincronizou na nuvem tudo certo. Bizarroles.
Coisas de PC gaming.
¯\: unamused:
Isso aconteceu comigo tb, mas com Halo:MCC. Simplesmente parou de abrir, tive que desinstalar e baixar tudo novamente.

Eu sempre falo, PC gaming é uma maravilha, usar mods é bom demais, 144 FPS é vida nova e pagar merreca por jogo é excelente. PORÉM nunca teremos a mesma praticidade que um console. Probleminhas sempre acontecem. Quem não tem paciência, vai acabar se estressando demais.
 

User 1422

Guerreiro
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Isso aconteceu comigo tb, mas com Halo:MCC. Simplesmente parou de abrir, tive que desinstalar e baixar tudo novamente.

Eu sempre falo, PC gaming é uma maravilha, usar mods é bom demais, 144 FPS é vida nova e pagar merreca por jogo é excelente. PORÉM nunca teremos a mesma praticidade que um console. Probleminhas sempre acontecem. Quem não tem paciência, vai acabar se estressando demais.
Sim, eu já tive toda sorte de problemas com games no PC.
O que me irrita um pouco no app da MS é que ele não fala nada, não dá nem erro, só não funciona. Como programador, isso pra mim é horrível em termos de interatividade, intuitividade, etc. Sem contar que é tudo meio escondido, as pastas ficam fechadas, encriptadas. E a Windows Store está rodando por baixo ali. Ô, coisa irritante.
 

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
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Terminei a campanha ontem. No geral achei o jogo muito bom!

Acho que o jogo faz bastante coisas diferentes de XCOM ao ponto de ter sua própria identidade.
Gosto demais da forma como o overwatch funciona aqui, direcionado e podendo ser acionado mais de uma vez.

Mas a maior diferença acredito que seja a ausência de uma camada estratégica ao jogo, similar ao gerenciamento da base em XCOM. A princípio, eu achei que essa ausência era apenas uma decisão para economizar no desenvolvimento, mas agora eu percebo que é parte uma filosofia no design do jogo para incentivar o combate mais agressivo. Praticamente tudo no jogo parece ter isso em mente.

O combate em Gears Tactics tende a ser mais agressivo que em XCOM, pelo menos na minha experiência. E acho que a maneira como o próprio jogo trata algumas habilidades é justamente para incentivar essa agressividade, o que é muito Gears of War. Por exemplo, a cada execução que você faz com um personagem, os demais membros do seu time recebem um AP extra, isso é um tremendo incentivo às execuções. Outro exemplos é o ataque com a baioneta da classe Vanguard que permite você cobrir uma boa distancia e executar um inimigo, gastando um único AP ou o fato de quando um personagem toma dano e acaba com sua barra de energia, ele não morre de imediato, ele fica ali esperando ser revivido, enfim quase tudo no jogo me parece ter essa filosofia de manter o couro comendo. E é nessa mesma vertente que a ausência de gerenciamento de base entra. Com um combate mais agressivo, é comum seus soldados se ferirem, tomarem dado e etc, porém sem gerenciamento de base você não tem que se preocupar com isso quando a missão acaba, pois tá todo mundo recuperado. Então você pode ir pra cima mesmo nas missões sem medo de ficar sem um soldado durante várias missões subsequentes caso ele se machuque, quer dizer, a não ser que ele morra hehehe. Teve um único momento que eu tive soldados com status injured mas foram os resgatados de uma missão de resgate.

O lado negativo é que, uma das coisas mais legais de XCOM pra mim é como você vai desenvolvendo um certo afeiçoamento por alguns de seus soldados, depois de passarem por vários apuros, porém em Gears Tactics, eu acabei perdendo isso conforme fui progredindo no jogo. E eu acho que é porque o jogo constantemente te dá soldados novos com níveis maiores do que os que você têm no seu roster, então quase sempre compensava mais eu pegar o scout novo escolher as habilidades que eu queria com ele do que usar aquele estava vindo comigo até aqui, chegando até a deletar alguns. Ainda mais porque para zerar habilidades de um soldado precisa de um token de reset que, embora não seja raro, não é abundante também. No ato final eu estava jogando com qualquer personagem que tivesse porque meio que tanto faz. O que, de certa forma, também é um incentivo a jogar mais agressivamente uma vez que você não se importe tanto com a vida dos soldados.

Outro ponto que vale ressaltar ali são as caixas de itens que achasse/ganhasse nas missões. Aquilo ali é um sistema de microtransações disfarçadamente escondido como sistema de loot. Horizon Zero Dawn também fez algo assim, mas acho que aqui é pior porque tem até aquelas animações de caixa abrindo típico de microtransações de loot box. Não vou criticar o jogo por algo que parece te sido uma ideia ruim abandonada, mas eu notei. Tá lá, tu não me engana MS!

O maior defeito do jogo é a repetitividade das side-missions. Existem 5: resgate, bombardeio, controle, sabotagem e infiltração, mas as duas últimas são essencialmente iguais, só mudando a animação no final, então na prática são quatro. E como o jogo te força a jogar algumas antes de cada missão de história que geralmente são legais, você acaba ficando meio de saco cheio. O ápice disso é o ato 3 em que você tem que fazer três side-missions pra liberar uma missão de história que é... EXATAMENTE igual uma side-mission. Isso acontece duas vezes. É muito chato, mas como a essa altura você está muito perto do fim, dá pra aturar.

Gostei da história e dos personagens. Não acho que acrescentou nada realmente impactante na trama da série como um todo, mas eu acho o universo de Gears of War interessante e curto essas histórias mais contidas e coesas.

Enfim, bom jogo. Recomendo.
 
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Edu Barros

#TeamFPS
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Ribeirão Preto
Terminei a campanha ontem. No geral achei o jogo muito bom!

Acho que o jogo faz bastante coisas diferentes de XCOM ao ponto de ter sua própria identidade.
Gosto demais da forma como o overwatch funciona aqui, direcionado e podendo ser acionado mais de uma vez.

Mas a maior diferença acredito que seja a ausência de uma camada estratégica ao jogo, similar ao gerenciamento da base em XCOM. A princípio, eu achei que essa ausência era apenas uma decisão para economizar no desenvolvimento, mas agora eu percebo que é parte uma filosofia no design do jogo para incentivar o combate mais agressivo. Praticamente tudo no jogo parece ter isso em mente.

O combate em Gears Tactics tende a ser mais agressivo que em XCOM, pelo menos na minha experiência. E acho que a maneira como o próprio jogo trata algumas habilidades é justamente para incentivar essa agressividade, o que é muito Gears of War. Por exemplo, a cada execução que você faz com um personagem, os demais membros do seu time recebem um AP extra, isso é um tremendo incentivo às execuções. Outro exemplos é o ataque com a baioneta da classe Vanguard que permite você cobrir uma boa distancia e executar um inimigo, gastando um único AP ou o fato de quando um personagem toma dano e acaba com sua barra de energia, ele não morre de imediato, ele fica ali esperando ser revivido, enfim quase tudo no jogo me parece ter essa filosofia de manter o couro comendo. E é nessa mesma vertente que a ausência de gerenciamento de base entra. Com um combate mais agressivo, é comum seus soldados se ferirem, tomarem dado e etc, porém sem gerenciamento de base você não tem que se preocupar com isso quando a missão acaba, pois tá todo mundo recuperado. Então você pode ir pra cima mesmo nas missões sem medo de ficar sem um soldado durante várias missões subsequentes caso ele se machuque, quer dizer, a não ser que ele morra hehehe. Teve um único momento que eu tive soldados com status injured mas foram os resgatados de uma missão de resgate.

O lado negativo é que, uma das coisas mais legais de XCOM pra mim é como você vai desenvolvendo um certo afeiçoamento por alguns de seus soldados, depois de passarem por vários apuros, porém em Gears Tactics, eu acabei perdendo isso conforme fui progredindo no jogo. E eu acho que é porque o jogo constantemente te dá soldados novos com níveis maiores do que os que você têm no seu roster, então quase sempre compensava mais eu pegar o scout novo escolher as habilidades que eu queria com ele do que usar aquele estava vindo comigo até aqui, chegando até a deletar alguns. Ainda mais porque para zerar habilidades de um soldado precisa de um token de reset que, embora não seja raro, não é abundante também. No ato final eu estava jogando com qualquer personagem que tivesse porque meio que tanto faz. O que, de certa forma, também é um incentivo a jogar mais agressivamente uma vez que você não se importe tanto com a vida dos soldados.

Outro ponto que vale ressaltar ali são as caixas de itens que achasse/ganhasse nas missões. Aquilo ali é um sistema de microtransações disfarçadamente escondido como sistema de loot. Horizon Zero Dawn também fez algo assim, mas acho que aqui é pior porque tem até aquelas animações de caixa abrindo típico de microtransações de loot box. Não vou criticar o jogo por algo que parece te sido uma ideia ruim abandonada, mas eu notei. Tá lá, tu não me engana MS!

O maior defeito do jogo é a repetitividade das side-missions. Existem 5: resgate, bombardeio, controle, sabotagem e infiltração, mas as duas últimas são essencialmente iguais, só mudando a animação no final, então na prática são quatro. E como o jogo te força a jogar algumas antes de cada missão de história que geralmente são legais, você acaba ficando meio de saco cheio. O ápice disso é o ato 3 em que você tem que fazer três side-missions pra liberar uma missão de história que é... EXATAMENTE igual uma side-mission. Isso acontece duas vezes. É muito chato, mas como a essa altura você está muito perto do fim, dá pra aturar.

Gostei da história e dos personagens. Não acho que acrescentou nada realmente impactante na trama da série como um todo, mas eu acho o universo de Gears of War interessante e curto essas histórias mais contidas e coesas.

Enfim, bom jogo. Recomendo.
Eu ainda não terminei. Fico enrolando sempre que chego nas side missions, elas são bem repetitivas. Mesmo assim, estou achando o jogo ótimo.

Sobre o que vc falou dos personagens, tb senti isso. Eu não dou a mínima pra qualquer um que não seja herói. Além disso, como não corro risco de perder alguém relevante, acabo tomando decisões menos estratégicas em alguns momentos. Eu gosto de ter que tomar esse tipo de cuidado. Por exemplo, joguei muito Into The Breach e minha esposa não entendia pq eu ficava às vezes 5 minutos só olhando a tela sem tocar no controle, pensando no próximo passo.

Bom, vou terminar o jogo primeiro, depois faço um mini review tb.
 

Léo Machado

LeoMdeM-
PXB Gold
Junho 18, 2016
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Porto Alegre - RS
Eu ainda não terminei. Fico enrolando sempre que chego nas side missions, elas são bem repetitivas. Mesmo assim, estou achando o jogo ótimo.

Sobre o que vc falou dos personagens, tb senti isso. Eu não dou a mínima pra qualquer um que não seja herói. Além disso, como não corro risco de perder alguém relevante, acabo tomando decisões menos estratégicas em alguns momentos. Eu gosto de ter que tomar esse tipo de cuidado. Por exemplo, joguei muito Into The Breach e minha esposa não entendia pq eu ficava às vezes 5 minutos só olhando a tela sem tocar no controle, pensando no próximo passo.

Bom, vou terminar o jogo primeiro, depois faço um mini review tb.
Bom sabe que não é só eu que enrolo quando chega side missions... Tô com muita preguiça de fazer a side mission a antes do segundo Boss.. preguiça! Isso foi mto.ruim.no jogo
 
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Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
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Ribeirão Preto
Olha, estou no Capítulo 8 do Ato 3 e novamente voltaram as side missions. Está difícil terminar esse jogo, tudo ficou muito repetitivo. A base que eles construíram é muito boa, mas precisam melhorar essa progressão. Vou terminar só por obrigação mesmo.
 
Última edição:

Léo Machado

LeoMdeM-
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Junho 18, 2016
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Olha, estou no Capítulo 8 do Ato 3 e novamente voltaram as side missions. Está difícil terminar esse jogo, tudo ficou muito repetitivo. A base que eles construíram é muito boa, mas precisam melhorar essa progressão. Vou terminar só por obrigação mesmo.
Eu dei uma pausa... faz mais de uma semana que n jogo... vou terminar certamente, mas tocar direto com aquelas side missions chatas, n da! Uma pena pq o jogo é legal, mas parece que colocaram isso só pra aumentar as horas de gameplay. Talvez um jogo mais curto fosse melhor. Passarei longe de um possível Gears Tactics 2 se for nessa pegada.
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
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Ribeirão Preto
Jogo finalizado!

No geral, eu gostei bastante, mas as side missions tornaram o jogo desnecessariamente cansativo. Fora isso, os personagens que vc recruta são totalmente descartáveis, até pq vc não tem como usá-los nas missões mais importantes.

Como o primeiro jogo de uma franquia, tem bastante potencial. O Ato I foi excelente. Uma DLC seria muito bem-vinda.

Nota: 80
 

Léo Machado

LeoMdeM-
PXB Gold
Junho 18, 2016
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Porto Alegre - RS
Jogo finalizado!

No geral, eu gostei bastante, mas as side missions tornaram o jogo desnecessariamente cansativo. Fora isso, os personagens que vc recruta são totalmente descartáveis, até pq vc não tem como usá-los nas missões mais importantes.

Como o primeiro jogo de uma franquia, tem bastante potencial. O Ato I foi excelente. Uma DLC seria muito bem-vinda.

Nota: 80
o Ato I eh mto bom mesmo,
 

DiegoBRX

J o g a d o r !
Agosto 7, 2008
1,533
817
Acho que é unanime essa sensação então. O ato I foi muito bom pra mim também, mas depois começou a ficar cansativo jogar, pois é tudo muito parecido!
 

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