O Obsidian é um estúdio conhecido por RPGs intrigantes e profundos, como Fallout: New Vegas e, mais recentemente, The Outer Worlds. Mas o próximo lançamento do estúdio se move em uma direção completamente diferente. No X019 em Londres, a Obsidian revelou o Grounded, um jogo de sobrevivência em um quintal suburbano, onde um grupo de quatro amigos precisa se defender depois de ser reduzido ao tamanho de uma formiga. "É um pouco diferente do que você costuma ver na Obsidian", diz o diretor Adam Brennecke.
Grounded, que é a primeira propriedade nova da Obsidian desde que o estúdio foi adquirido pela Microsoft, é uma experiência cooperativa para quatro jogadores que pode ser reproduzida na primeira e na terceira pessoa. Como a maioria dos jogos de sobrevivência, você constrói uma base, cria equipamentos, reúne recursos, caça e cozinha. A Obsidian espera que o jogo se destaque no cenário.

O jogo tem uma vibe muito "Querida, encolhi as crianças". Os quatro personagens principais foram todos encolhidos como parte de um experimento e agora são forçados a sobreviver às selvas indomáveis que na verdade são um quintal suburbano americano padrão. Visto dessa nova perspectiva, as coisas parecem muito diferentes: os insetos se tornam monstros gigantes, enquanto uma simples bola de beisebol é uma estrutura enorme. Um pedaço de grama é uma floresta para atravessar, e um herbicida transforma uma área em uma zona tóxica.
Segundo Brennecke, parte do apelo do cenário para o estúdio era sua acessibilidade. "É algo com que todos estão familiarizados", explica ele. "Todo mundo tem uma expectativa pelo que verá neste mundo. É muito acessível, mesmo em escala global. Todo mundo sabe o que os insetos fazem, como se comportam; até os objetos feitos pelo homem que você encontra no quintal são familiares. É um ambiente bem legal como designer de jogos ter ideias. É um cenário em que todos na equipe, e mesmo fora dela, podem ser designers e contribuir com idéias ".
Também é muito mais elaborado do que parece. Apesar de ter sido desenvolvido por uma equipe de 12 pessoas relativamente pequena, o Grounded apresenta o que Brennecke descreve como um ecossistema robusto e realista. "É um imenso ecossistema em que a vida dos insetos está sendo simulada fora da visão do jogador", diz ele. “Queremos fazer com que os insetos se comportem como todos esperamos que eles se comportem. Assim, uma colônia de formigas envia formigas de batedor para procurar comida e luta com o jogador por comida. Eles se comunicam através de um sistema de feromônios com outras colônias. E há um ciclo dia / noite em que esse ecossistema está mudando constantemente. As coisas saem à noite como aranhas gigantes e vaga-lumes.
O Grounded estará disponível na primavera de 2020. Chegará ao Game Pass no Xbox One e no PC, e também estará disponível através do acesso antecipado ao Steam.