Guia Street Fighter X Tekken
Este guia tem o objetivo de ajudar jogadores que estão querendo se iniciar nas jogatinhas de Street Fighter X Tekken, explicando um pouco da mecânica e dos comandos necessários para ativação dos golpes chaves do game. Alguns termos usados são mais conhecidos por jogadores experientes em jogos de lutas, caso alguém não entenda, pode perguntar no tópico que explico a que se refere.
Visão Geral
Street Fighter X Tekken é um jogo semelhante em estrutura ao Street Fighter 4 e Tekken Tag Tournament. Táticas são misturadas de ambos os jogos para criar o sistema de batalha 2v2.
Ao contrário de outros jogos em equipe, no momento em que um de seus personagens "morre" o round termina. É importante gerir as barras de vida de cada personagem separadamente, em vez de agir como se fossem uma barra de vida coletiva.
A maioria das técnicas listadas abaixo são fundamentais para se ter um bom jogo, portanto é melhor decorá-las.
Técnicas, Opções Universais e Mecânica
ou
Dash ou Backdash
Dash em Street Fighter X Tekken pode ser feito para diminuir a distância ou perseguir um adversário após um knockdown. Eles são geralmente lentos, então não é uma boa idéia correr loucamente.
Backdashes são totalmente invencíveis no início, por um período muito curto de tempo. Isso é bom para evitar situações de pressão no wake up. Existem várias técnicas avançadas para punir backdashes invencíveis, como visto em Street Fighter 4 por isso é melhor manter um olho em como o adversário ataca no wake up.
+
Tag, Switch, Tag Cancel, Switch Cancel
Pressionando estes dois botões simultaneamente, você faz a troca de personagens. Enquanto seu personagem que sai da luta está safe, o personagem secundário pode ser atingido no momento em que entrar na tela.
Após trocar o seu personagem primário e colocá-lo em segurança, sua "vida cinzenta" irá se regenerar. Se no entanto o seu personagem secundário tinha vida cinzenta antes da troca ele vai perder toda com o Tag.
Se você apertar estes botões durante o período ativo de um ataque normal ou especial, seu personagem primário piscará e o personagem de secundário irá entrar no decorrer do movimento. Isso é chamado de Tag Cancel e custa uma barra. Tag Cancel são úteis para a extensão de um combo ou para fazer uma troca segura. Alternando personagens via tag cancel não permite-lhe manter a vida "cinza" para o seu personagem.
+
+
Cross Cancel, Alpha Counter, Crossover Counter, Blowback
Esta combinação de botões só vai ativar um Cross Cancel se você estiver em blockstun. Custa também uma barra. Isso irá iniciar um movimento EX que é totalmente invencível e vai bater o adversário para fora de sua blockstring. Caso seja sendo pressionado com longas sequências pelo adversário, esta é uma maneira fácil de virar o jogo contra eles.
+
ou Chain Combo terminado em
ou
Launchers
Pressionar os dois botões de ataque forte vai lançar seu oponente para o ar em estilo similar a Marvel vs Capcom 3. Launchers acionarão automaticamente a troca de personagens. Você também pode encadear um launcher dentro de um combo, fazendo L>M>H>H. Esta é uma maneira fácil de garantir uma troca segura, embora isso limite as opções de combo quando o seu parceiro entra. Algo digno de nota é que é possível fazer Cross Rush a partir de Ataque Fraco e Médio, mas não é com um único ataque Forte. Launchers são extremamente puniveis se bloqueados, independentemente de qual método ele seja habilitado.
(Comando de golpe especial) + Segure
ou
Special Move and EX Move Charging
Todos os personagens em Street Fighter X Tekken tem um único movimento especial onde eles podem manter pressionado o botão para carregá-lo. Se você carregar totalmente o movimento especial em questão, você vai ter uma Super Art sem ter que gastar barra. Leva uma grande quantidade de tempo para carregar a esse ponto.
Se você carregá-lo até o momento onde vê o clarão de um relâmpago e soltar o botão você vai ter uma versão EX do movimento especial sem ter que gastar barra. Você pode dar dash ou backdash para cancelar a animação de carregamento do movimento especial a qualquer momento. Se você esperar a animação do relâmpago e cancelar com dash irá armazenar uma propriedade Counter em seu próximo ataque normal ou especial. Isto é importante porque abre-se uma tonelada de oportunidades de combinação e opção de juggle extras. Se você whiffar o movimento normal / especial ou for bloqueado você vai perder a propriedade de Counter.
Esta técnica também funciona para carregar golpes EX. Golpes EX carregados tornarão o Super muito mais rápido que ataques regulares. Estes também não irão consumir barra até o ataque ser liberado.
Dash-Cancel de um ataque especial tem implicações interessantes no ataque e defesa em Street Fighter X Tekken. Um exemplo fácil é o cancelamento de um ataque punivel em um movimento especial, dash cancel e imediatamente atacar o adversário.
(Exemplo do Comando do Ryu)
Super Arts
Os inputs dos Super Art variam dependendo do personagem, mas todos eles custam 2 barras. Alguns Supers são invencíveis e outros não. O que faz Supers se sobressairem, são os seus danos e ao fato de que você pode cancela-lo em um combo. Isso faz os supers muito faceis de confirmar e como os inputs são simples, a margem para erro é pequena.
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Cross Art
Cross Arts são muito semelhantes aos Super Arts, nos termos de como você pode combá-lo, mas estes posuem um dano um pouco maior e consomem as três barras, em vez de duas. Cross Arts também removem toda a vida recuperável de um adversário, se o personagem que for atingido tiver "vida cinzenta" de qualquer tipo, vai perder toda. Outro fato importante é que um Cross Art também atua como uma tag segura para o seu parceiro no caso de você precisar trocar.
A ordem da equipe é um critério para que a Cross Art funcione bem. Alguns personagens fazem mais ou menos dano dependendo se são primarios ou se estão na posição de secundário quando você executar. Todos os personagens tem o mesmo comando para ativar um Cross Art.
+
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Cross Assault
A ativação de um Cross Assault consome todas as três barras. Isso traz à tona o seu parceiro na tela para uma batalha em dupla. Uma vez que ambos os personagens estão na tela, um é controlado pela CPU (ou por um segundo jogador), enquanto você controla o personagem primário. Isto permite-lhe criar situações difíceis de bloquear, multi-crossups e outros truques.
Assim que o Cross Assault se inicia, sua Cross Gauge começa a agir como um timer, quando o tempo se esgota, seu parceiro retorna para fora da tela. O tempo é curto (5 segundos), por tanto faça bom proveito.
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Pandora
Você só pode ativar o Modo Pandora se tiver menos de 25% do seu life com o personagem primário. Uma vez ativado você sacrifica este personagem para permitir que seu segundo entre com status de Pandora, que dura 8 segundos. Durante este período você tem uma quantidade ilimitada de barra à sua disposição, junto com um aumento no dano de todos os seus movimentos. Caso não consiga nocautear o adversário antes que o tempo termine você perde automaticamente. Ativar o Pandora não te dá nenhum life extra, portanto tenha cuidado se o personagem secundário tem a vida baixa.
Dado o risco extremo e falta de tempo para usar o Modo de Pandora, é recomendado ativá-lo em um combo, com o único propósito de ganhar o round. Se você ativá-lo sem qualquer tipo de set-up, é muito fácil para o adversário fugir.
Este guia tem o objetivo de ajudar jogadores que estão querendo se iniciar nas jogatinhas de Street Fighter X Tekken, explicando um pouco da mecânica e dos comandos necessários para ativação dos golpes chaves do game. Alguns termos usados são mais conhecidos por jogadores experientes em jogos de lutas, caso alguém não entenda, pode perguntar no tópico que explico a que se refere.
Visão Geral
Street Fighter X Tekken é um jogo semelhante em estrutura ao Street Fighter 4 e Tekken Tag Tournament. Táticas são misturadas de ambos os jogos para criar o sistema de batalha 2v2.
Ao contrário de outros jogos em equipe, no momento em que um de seus personagens "morre" o round termina. É importante gerir as barras de vida de cada personagem separadamente, em vez de agir como se fossem uma barra de vida coletiva.
A maioria das técnicas listadas abaixo são fundamentais para se ter um bom jogo, portanto é melhor decorá-las.
Técnicas, Opções Universais e Mecânica
Dash ou Backdash
Dash em Street Fighter X Tekken pode ser feito para diminuir a distância ou perseguir um adversário após um knockdown. Eles são geralmente lentos, então não é uma boa idéia correr loucamente.
Backdashes são totalmente invencíveis no início, por um período muito curto de tempo. Isso é bom para evitar situações de pressão no wake up. Existem várias técnicas avançadas para punir backdashes invencíveis, como visto em Street Fighter 4 por isso é melhor manter um olho em como o adversário ataca no wake up.
Tag, Switch, Tag Cancel, Switch Cancel
Pressionando estes dois botões simultaneamente, você faz a troca de personagens. Enquanto seu personagem que sai da luta está safe, o personagem secundário pode ser atingido no momento em que entrar na tela.
Após trocar o seu personagem primário e colocá-lo em segurança, sua "vida cinzenta" irá se regenerar. Se no entanto o seu personagem secundário tinha vida cinzenta antes da troca ele vai perder toda com o Tag.
Se você apertar estes botões durante o período ativo de um ataque normal ou especial, seu personagem primário piscará e o personagem de secundário irá entrar no decorrer do movimento. Isso é chamado de Tag Cancel e custa uma barra. Tag Cancel são úteis para a extensão de um combo ou para fazer uma troca segura. Alternando personagens via tag cancel não permite-lhe manter a vida "cinza" para o seu personagem.
Cross Cancel, Alpha Counter, Crossover Counter, Blowback
Esta combinação de botões só vai ativar um Cross Cancel se você estiver em blockstun. Custa também uma barra. Isso irá iniciar um movimento EX que é totalmente invencível e vai bater o adversário para fora de sua blockstring. Caso seja sendo pressionado com longas sequências pelo adversário, esta é uma maneira fácil de virar o jogo contra eles.
Launchers
Pressionar os dois botões de ataque forte vai lançar seu oponente para o ar em estilo similar a Marvel vs Capcom 3. Launchers acionarão automaticamente a troca de personagens. Você também pode encadear um launcher dentro de um combo, fazendo L>M>H>H. Esta é uma maneira fácil de garantir uma troca segura, embora isso limite as opções de combo quando o seu parceiro entra. Algo digno de nota é que é possível fazer Cross Rush a partir de Ataque Fraco e Médio, mas não é com um único ataque Forte. Launchers são extremamente puniveis se bloqueados, independentemente de qual método ele seja habilitado.
(Comando de golpe especial) + Segure
Special Move and EX Move Charging
Todos os personagens em Street Fighter X Tekken tem um único movimento especial onde eles podem manter pressionado o botão para carregá-lo. Se você carregar totalmente o movimento especial em questão, você vai ter uma Super Art sem ter que gastar barra. Leva uma grande quantidade de tempo para carregar a esse ponto.
Se você carregá-lo até o momento onde vê o clarão de um relâmpago e soltar o botão você vai ter uma versão EX do movimento especial sem ter que gastar barra. Você pode dar dash ou backdash para cancelar a animação de carregamento do movimento especial a qualquer momento. Se você esperar a animação do relâmpago e cancelar com dash irá armazenar uma propriedade Counter em seu próximo ataque normal ou especial. Isto é importante porque abre-se uma tonelada de oportunidades de combinação e opção de juggle extras. Se você whiffar o movimento normal / especial ou for bloqueado você vai perder a propriedade de Counter.
Esta técnica também funciona para carregar golpes EX. Golpes EX carregados tornarão o Super muito mais rápido que ataques regulares. Estes também não irão consumir barra até o ataque ser liberado.
Dash-Cancel de um ataque especial tem implicações interessantes no ataque e defesa em Street Fighter X Tekken. Um exemplo fácil é o cancelamento de um ataque punivel em um movimento especial, dash cancel e imediatamente atacar o adversário.
Super Arts
Os inputs dos Super Art variam dependendo do personagem, mas todos eles custam 2 barras. Alguns Supers são invencíveis e outros não. O que faz Supers se sobressairem, são os seus danos e ao fato de que você pode cancela-lo em um combo. Isso faz os supers muito faceis de confirmar e como os inputs são simples, a margem para erro é pequena.
Cross Art
Cross Arts são muito semelhantes aos Super Arts, nos termos de como você pode combá-lo, mas estes posuem um dano um pouco maior e consomem as três barras, em vez de duas. Cross Arts também removem toda a vida recuperável de um adversário, se o personagem que for atingido tiver "vida cinzenta" de qualquer tipo, vai perder toda. Outro fato importante é que um Cross Art também atua como uma tag segura para o seu parceiro no caso de você precisar trocar.
A ordem da equipe é um critério para que a Cross Art funcione bem. Alguns personagens fazem mais ou menos dano dependendo se são primarios ou se estão na posição de secundário quando você executar. Todos os personagens tem o mesmo comando para ativar um Cross Art.
Cross Assault
A ativação de um Cross Assault consome todas as três barras. Isso traz à tona o seu parceiro na tela para uma batalha em dupla. Uma vez que ambos os personagens estão na tela, um é controlado pela CPU (ou por um segundo jogador), enquanto você controla o personagem primário. Isto permite-lhe criar situações difíceis de bloquear, multi-crossups e outros truques.
Assim que o Cross Assault se inicia, sua Cross Gauge começa a agir como um timer, quando o tempo se esgota, seu parceiro retorna para fora da tela. O tempo é curto (5 segundos), por tanto faça bom proveito.
Pandora
Você só pode ativar o Modo Pandora se tiver menos de 25% do seu life com o personagem primário. Uma vez ativado você sacrifica este personagem para permitir que seu segundo entre com status de Pandora, que dura 8 segundos. Durante este período você tem uma quantidade ilimitada de barra à sua disposição, junto com um aumento no dano de todos os seus movimentos. Caso não consiga nocautear o adversário antes que o tempo termine você perde automaticamente. Ativar o Pandora não te dá nenhum life extra, portanto tenha cuidado se o personagem secundário tem a vida baixa.
Dado o risco extremo e falta de tempo para usar o Modo de Pandora, é recomendado ativá-lo em um combo, com o único propósito de ganhar o round. Se você ativá-lo sem qualquer tipo de set-up, é muito fácil para o adversário fugir.