Tópico Oficial Hollow Knight

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,401
Ribeirão Preto
BANNER.png


Hollow Knight é um jogo no estilo Metroidvania desenvolvido e publicado pelo estúdio australiano Team Cherry. O jogo foi lançado dia 24 de fevereiro de 2017 para PC, depois em 11 de abril para MacOS e Linux e posteriormente em 12 de junho de 2018 no Switch. O lançamento para Xbox One e PS4 será dia 25 de setembro.




SOBRE%20O%20JOGO.png


O jogo conta a história de um cavaleiro em uma jornada para descobrir os segredos do reino abandonado de Hallownest. O lore é vago e muita coisa fica aberta a interpretações. Geralmente você descobre os detalhes através de descrições de alguns itens e inimigos e também juntando informações obtidas através dos NPCs espalhados pelo mapa. Esteja avisado que esse não é um ponto forte deste jogo. Entretanto, a jogabilidade extremamente precisa, level design excelente, gráficos lindos, trilha sonora marcante e dificuldade elevada tornam Hollow Knight um dos melhores metroidvanias dessa geração.

Hollow Knight foi concebido através do Kickstarter em novembro de 2014 e desenvolvido em Unity. O jogo já recebeu 4 updates, todos grátis:

- Hidden Dreams: lançado em 03 de agosto de 2017, acrescentou 2 bosses opcionais, 2 novas músicas, um novo sistema de fast travel através da Dream Nail e uma nova estação Stag de fast travel;

- The Grimm Troupe: lançado em 26 de outubro de 2017, essa atualização acrescentou novas quests, novos bosses, novos charms, novos inimigos e outros conteúdos. Além disso, essa atualização incluiu suporte ao nosso idioma. Foi uma atualização bem substancial e trouxe um dos bosses mais difíceis do jogo;

- Lifeblood: lançado em 20 de abril de 2018, essa foi uma atualização menor e focou em aspectos técnicos e otimizações. Como conteúdo extra, trouxe um novo boss.

- Godmaster: lançado em 23 de agosto de 2018, é a última atualização grátis que será lançada. Ela trás um novo modo no estilo boss rush, novos bosses e novas áreas.

Há ainda mais uma atualização planejada, mas desta vez não será gratuita e irá focar na personagem Hornet. Aparentemente, Godmaster foi o último conteúdo disponibilizado focado em nosso amigo sem nome.


REVIEWS.png


O jogo foi muito bem recebido pela crítica, conseguindo Metacritic 87 com 27 reviews e OpenCritic 90 com 23 reviews, ambos no PC. Entre os jogadores, a recepção foi ainda melhor, gerando uma legião de fãs, basta ver a quantidade de fan art disponível na internet.

Hollow Knight inclusive está servindo de inspiração para Ori and the Will of the Wisps, conforme já declarado pela própria Moon Studios.


JOGABILIDADE.png


A jogabilidade de Hollow Knight é primorosa. Os controles respondem com precisão e as mecânicas do jogo são intuitivas e úteis durante toda a jornada. Ao contrário de outros jogos do mesmo estilo, onde algumas mecânicas são usadas em apenas alguma área específica, as boss battles de Hollow Knight te estimulam a variar as mecânicas e estratégias o tempo todo (Colosseum of Fools, estou olhando para você!).

O grande diferencial do jogo são os charms, itens equipáveis que modificam suas habilidades ou até mesmo concedem algumas novas. O video abaixo dá uma ideia das mecânicas do jogo e da extensão das suas habilidades:




CHARM%20COMBOS.png


Os charms são definitivamente a mecânica mais importante de Hollow Knight e possuem uma característica muito interessante que não é explicitamente descrita no jogo: eles interagem entre si! Sendo assim, eu vou postar aqui alguns charm combos que podem melhorar ainda mais as suas habilidades.

Cada charm ocupa um determinado número de notches, que são slots dedicados a esses itens. Você pode ir aumentando os seus notches disponíveis até o máximo de 11. Vou colocar em cada combo a quantidade de notches necessários. Créditos ao guia no fórum da Steam do user Icarus.


- Quick Slash ⦿⦿⦿ + Mark of Pride ⦿⦿⦿ + Quick Focus ⦿⦿⦿ + Soul Catcher ⦿⦿ = 11 notches
. Boa build para velocidade e alcance com foco em absorção de Soul e velocidade de cura.


- Mark of Pride ⦿⦿⦿ + Quick Slash ⦿⦿⦿ + Fragile/Unbreakable Strength ⦿⦿⦿ + Heavy Blow ⦿⦿ = 11 notches
. Velocidade e alcance de ataque com foco também em força bruta. Uma das minhas builds preferidas.


- Joni's Blessing ⦿⦿⦿⦿ + Quick Slash ⦿⦿⦿ + Fragile/Unbreakable Strength ⦿⦿⦿ + Steady Body ⦿ = 11 notches
. Build que estimula o jogador a ignorar a habilidade de cura e focar em causar o máximo de dano o mais rápido possível.


- Grubberfly's Elegy ⦿⦿⦿ + Quick Slash ⦿⦿⦿ + Fragile/Unbreakable Strength ⦿⦿⦿ + Steady Body ⦿ = 10 notches
. Ataques rápidos e fortes através de raios de luz à distância proporcionados pelo Grubberfly's Elegy. Entretanto, esse charm exige que você esteja com energia cheia para ser ativado, então não é uma build interessante para ser usada contra bosses.


- Dreamshield ⦿⦿⦿ + Dream Wielder ⦿ + Grubberfly's Elegy ⦿⦿⦿ + Grubsong ⦿ + Weaversong ⦿⦿ + Sprintmaster ⦿ = 11 notches
. Build para quem gosta de combate à distância através dos raios de luz de Grubberfly's Elegy, além dos ataques dos minions gerados pelo Weaversong.


- Soul Eater ⦿⦿⦿⦿ + Soul Catcher ⦿⦿ + Spell Twister ⦿⦿ + Shaman Stone ⦿⦿⦿ = 11 notches
. Build com foco em magias. Acertar apenas 1 ataque em algum inimigo gera Soul suficiente para lançar uma magia poderosa.


- Shaman Stone ⦿⦿⦿ + Spell Twister ⦿⦿ + Weaversong ⦿⦿ + Sprintmaster ⦿ + Grubsong ⦿ = 9 notches
. A build que mais se aproxima de um mago. É possível lutar quase que exclusivamente com magias, pois o combo Weaversong + Grubsong vai gerando Soul.


- Quick Focus ⦿⦿⦿ + Shape of Unn ⦿ + Grubsong ⦿ + Stalwart Shell ⦿⦿ + Baldur Shell ⦿⦿ = 9 notches
. Foco em proteção e velocidade durante a cura.


- Fragile/Unbreakable Heart ⦿⦿ + Lifeblood Heart ⦿⦿ + Lifeblood Core ⦿⦿⦿ + Joni's Blessing ⦿⦿⦿⦿ = 11 notches
. Energia praticamente infinita! Total de 22 máscaras de energia.


- Sharp Shadow ⦿⦿ + Dashmaster ⦿⦿ + Sprintmaster ⦿ + Thorns of Agony ⦿ + Quick Focus ⦿⦿⦿ + Defender's Crest ⦿ + Spore Shroom ⦿ = 11 notches
. Foco em usar o Dash para causar dano, atacando rapidamente, contra-atacando ao receber dano e causando dano até mesmo quando está se curando.


- Deep Focus ⦿⦿⦿⦿ + Quick Focus ⦿⦿⦿ + Grubsong ⦿ + Grubberfly's Elegy ⦿⦿⦿ = 11 notches
. Build que dobra o seu poder de cura e aumenta a absorção de Soul, focando em se manter com carga de Soul suficiente para sempre se manter com energia cheia.


BANNER_END.png
 
Última edição:

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,401
Ribeirão Preto
Resolvi criar esse tópico pq é um absurdo um jogo desse nível não ter sua própria área para discussão. Coloquei na seção de Switch por conta da visibilidade, apesar do jogo tb ter versão para PC, mas espero que esse tópico possa ser movido para a seção de Xbox One logo, assim que o Team Cherry anunciar as versões para outros consoles.
 
  • Curtir
Reações: Egirao e leoharth

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,423
74,983
Rio Grande do Sul
Um excelente tópico pra um jogo igualmente excelente.

Quando comecei sabendo que era um metroidvania e não vi o pontinho do meu personagem, nem pra onde ir, tomei um sustinho. Como assim um jogo de exploração que não mostra onde estou? Não seguir essa convenção fez toda a diferença pra minha experiência com o jogo ter sido fantástica. Sem pontinho indicando onde estamos e pra onde devemos ir, o senso de descobrimento fica aguçado, fazendo aprender a circular pelo mapa. Dá pra habilitar a posição do personagem com um charm, mas recomendo que só faça isso como último recurso. A sensação de perceber que está melhorando, entendendo a navegação e a conexão entre as áreas, é única.

Os pequenos segredos do jogo fazem dele ainda mais especial. Um deles é essa combinação de charms, algo que pode passar despercebido por muita gente. A outra é a possibilidade de equipar mais charms do que o total permitido, mas com um porém: o jogo fica mais difícil.

É um jogo que bebeu muito de boas fontes e que vai influenciar muitos outros jogos do gênero. Tomara que seja lançado pra Xbox e pra PS4 também, quanto mais gente jogando, melhor.
 
  • Curtir
Reações: Edu Barros

LuccasSiguel

Hold The Door.
Fevereiro 5, 2015
1,517
1,123
Curitiba-PR
Excelente tópico. Acompanho esse jogo desde o ano passado pelo You Tube da vida, e não vejo a hora dele dar as caras nos consoles. Quase peguei pra PC final do ano passado, mas por não ser muito familiarizado com a plataforma acabei deixando passar.
Ai saiu a versão pra Switch e acabei me animando novamente, aguardo ansioso uma versão pra Xbox/PS, e espero que não demore muito, rs.

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
 
  • Curtir
Reações: Edu Barros

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,401
Ribeirão Preto
Excelente tópico. Acompanho esse jogo desde o ano passado pelo You Tube da vida, e não vejo a hora dele dar as caras nos consoles. Quase peguei pra PC final do ano passado, mas por não ser muito familiarizado com a plataforma acabei deixando passar.
Ai saiu a versão pra Switch e acabei me animando novamente, aguardo ansioso uma versão pra Xbox/PS, e espero que não demore muito, rs.

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
O Team Cherry já comentou no twitter que está vendo a possibilidade de lançar o jogo no PS4, então eu imagino que isso inclui o Xbox One tb. Acho que é só questão de tempo.

 
  • Curtir
Reações: LuccasSiguel

leoharth

Guerreiro
Novembro 10, 2005
2,610
1,583
Excelente tópico Edu. O jogo é muito bom mesmo. A única coisa que não gosto muito é a falta de um fast travel mais abrangente. Tem horas que ficamos muito perdidos e seria bom poder navegar mais rapidamente nas áreas já abertas.
 
  • Curtir
Reações: Edu Barros

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,401
Ribeirão Preto
Excelente tópico Edu. O jogo é muito bom mesmo. A única coisa que não gosto muito é a falta de um fast travel mais abrangente. Tem horas que ficamos muito perdidos e seria bom poder navegar mais rapidamente nas áreas já abertas.
Sim, tentaram amenizar essa questão do fast travel usando a Dream Nail, mas ainda não é o ideal.

Hoje finalmente matei o Radiance para poder ver o final verdadeiro e também o Nightmare King Grimm da DLC. Ambos excelentes, mas eu achei o Grimm um pouco mais difícil.
 

leoharth

Guerreiro
Novembro 10, 2005
2,610
1,583
@Edu Barros , dá pra continuar jogando Hollow Knight depois de terminar a quest principal? Tou tentando o terceiro trial do coliseu, mas ja achei as três máscaras do Temple of the Black Egg. Meio que já me irritei com o terceiro trial do coliseu, mas não queria ter de fazer outra campanha inteira pra achar os segredos que perdi.
 
  • Curtir
Reações: Edu Barros

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,401
Ribeirão Preto
@Edu Barros , dá pra continuar jogando Hollow Knight depois de terminar a quest principal? Tou tentando o terceiro trial do coliseu, mas ja achei as três máscaras do Temple of the Black Egg. Meio que já me irritei com o terceiro trial do coliseu, mas não queria ter de fazer outra campanha inteira pra achar os segredos que perdi.
Sim, dá pra fazer tudo no endgame sem problema nenhum. Inclusive são 3 finais e dá pra fazer todos em um único save. Ontem mesmo eu fechei os 107% máximos até agora, incluindo as lutas opcionais com os bosses que não contam porcentagem.

E o terceiro trial do Colosseum of Fools é complicado mesmo, eu tive que fazer a mesma coisa, abandonei e voltei depois melhor equipado.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: leoharth

leoharth

Guerreiro
Novembro 10, 2005
2,610
1,583
Valeu Edu

Sim, dá pra fazer tudo no endgame sem problema nenhum. Inclusive são 3 finais e dá pra fazer todos em um único save. Ontem mesmo eu fechei os 107% máximos até agora, incluindo as lutas opcionais com os bosses que não são %.

E o terceiro trial do Colosseum of Fools é complicado mesmo, eu tive que fazer a mesma coisa, abandonei e voltei depois melhor equipado.
 
  • Curtir
Reações: Edu Barros

LuccasSiguel

Hold The Door.
Fevereiro 5, 2015
1,517
1,123
Curitiba-PR
OH BOI

Pra quem ainda não tem, Steam e GOG vendendo o jogo baratinho.

GOG - R$ 18,59
Entrei pra um novo submundo dos jogos. Comprei Hollow Knight na Steam, pelo preço não dava pra deixar passar.
Joguei aproximadamente meia hora, gráficos e efeitos sonoros são de encher os olhos, no entanto sofri com os controles, melhor dizendo, com o teclado hahaha já vou ver se compro algum controle pra pc, paralelo que seja, porque se eu for com o teclado vai ser um desafio a mais.

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
 
  • Curtir
Reações: Edu Barros

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,423
74,983
Rio Grande do Sul
Entrei pra um novo submundo dos jogos. Comprei Hollow Knight na Steam, pelo preço não dava pra deixar passar.
Joguei aproximadamente meia hora, gráficos e efeitos sonoros são de encher os olhos, no entanto sofri com os controles, melhor dizendo, com o teclado hahaha já vou ver se compro algum controle pra pc, paralelo que seja, porque se eu for com o teclado vai ser um desafio a mais.
Comprei aquele controle branco "novo" de Xbox um tempo atrás, que vem com bluetooth e é padrão no One S.
Um bom controle pra jogar no PC e ainda funciona no Xbox quando quiser/precisar.
Vem com entrada p2 pro fone de ouvido também.
 
  • Curtir
Reações: LuccasSiguel

LuccasSiguel

Hold The Door.
Fevereiro 5, 2015
1,517
1,123
Curitiba-PR
Comprei aquele controle branco "novo" de Xbox um tempo atrás, que vem com bluetooth e é padrão no One S.
Um bom controle pra jogar no PC e ainda funciona no Xbox quando quiser/precisar.
Vem com entrada p2 pro fone de ouvido também.
Vou dar uma pesquisada nesse ai.
Estava procurando um controle do Xbox 360(aquele controle era bom demais), com entrada USB mesmo, eu tinha um e era ótimo, mas acabei vendendo junto com o 360. E os que achei, bom, tudo indica não serem originais, aí da um pouco de medo, entregues por lojas parceiras dos grandes sites.

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,401
Ribeirão Preto
Entrei pra um novo submundo dos jogos. Comprei Hollow Knight na Steam, pelo preço não dava pra deixar passar.
Joguei aproximadamente meia hora, gráficos e efeitos sonoros são de encher os olhos, no entanto sofri com os controles, melhor dizendo, com o teclado hahaha já vou ver se compro algum controle pra pc, paralelo que seja, porque se eu for com o teclado vai ser um desafio a mais.

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
Sugiro que vc abandone o jogo até comprar um controle, senão vc vai ficar extremamente irritado com o jogo. Path of Pain, por exemplo, deve ficar MUITO mais difícil no teclado, e olha que ele já é frustrante o suficiente.
 
  • Curtir
Reações: LuccasSiguel

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)