[IGN e Digital Foundry] REVIEW: PLAYSTATION 4 PRO

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
3,797
4,380
Com o PlayStation 4 Pro, a Sony procura dar um passo em uma direção nova, oferecendo, no meio da geração, uma versão mais poderosa de seu já bem-sucedido console. No papel, o novo PS4 certamente possui as credenciais para melhorar substancialmente alguns dos já existentes e futuros jogos da plataforma. Na prática, porém, os resultados variam de muito bons à decepcionantes, tudo dependendo tanto do game como da TV em que você está jogando.

Fisicamente, o PS4 Pro comprime muito bem todo o seu poderio em pouco espaço. Seu 1GB de DRAM (Memória RAM Dinâmica) adicional, a segunda GPU (Processador Gráfico) e a fonte de energia maior necessária para alimentar este monstrinho não aumentam tanto o tamanho do aparelho como você poderia imaginar. Com 29,5 cm de largura, 5,6 cm de altura e 32,8 cm de comprimento, ele vai caber em praticamente todos os lugares em que o modelo original caberia. Seu peso, porém, é bem diferente, cerca de 30% maior.

Em termos de entradas e saídas, a versão mais parruda do console possui três portas USB 3.0, duas na frente e uma atrás. Esta última inclusive é ótima para os donos de um PSVR, já que permite manter o headset conectado no videogame sem que fios fiquem expostos e acabem com a beleza da sua sala, além de liberar as portas frontais para ligar controles e outros acessórios. Se você for um entusiasta dos home-theaters ou de um bom fone de ouvido, também pode ficar tranquilo. Diferentemente da versão Slim do PS4, o Pro possui saída de áudio digital.

No geral, seu peso, as linhas curvas e o acabamento brilhante no logo de PlayStation dão ao PS4 Pro um ar de console premium. Mas seus botões de ligar e ejetar tem aspecto de baratos (e extremamente pequenos), no entanto, traem um pouco a estética geral do aparelho. Eles também são difíceis de se encontrar, pelo menos até que você se acostume com o estranho posicionamento em cada um dos lados da “placa central” do console.

Em relação à sua interface e recursos de software, estamos falamos basicamente do mesmo PS4 que conhecemos e amamos, o que infelizmente também significa que não há suporte para filmes 4K em blu-rays. Por outro lado, o Pro é compatível com as bandas Wi-fi 802,11ac (da mesma forma que o Slim) e também com o padrão de transmissão de dados de HD SATA III, que é mais veloz que o PS4 original, e também tem apresentado ganhos em tempo de acesso do Xbox One S. Você ainda pode substituir o disco rígido de 1TB que vem incluso no aparelho. A troca, aliás, deve ser um pouquinho mais complicada neste modelo do que em relação ao original, graças a proteção plástica que guarda o parafuso que é um pouco difícil de remover.

O Fator 4K
É claro que a grande novidade do console é a capacidade de emitir sinal em 2160p, ou seja, 4K de verdade. Apesar disso, a resolução entregue na hora de jogar varia de game para game, conforme a decisão das próprias desenvolvedoras. Por conta desta falta de padronização, o impacto visual gerado pelos jogos em “modo Pro” é muito variado.

Middle-earth: Shadow of Mordor e Rise of the Tomb Raider, por exemplo, possuem visuais absolutamente fantásticos quando a opção de “resolução melhorada” está selecionada e o game rodando em uma TV 4K. A iluminação possui um alcance de cor maior, e todo o resto tem um aspecto mais limpo e cristalino. Em Mordor, particularmente, todos os que passaram por perto enquanto eu estava jogando pararam para reparar e ficaram boquiabertos com o novo visual do jogo de quase três anos de idade. Com o suporte correto, o PS4 Pro pode fazer maravilhas com qualquer jogo.

Já olhando pelo outro lado temos Deus Ex: Mankind Divided, que aumenta a resolução do game até um determinado ponto e então faz upscale para 4K. Não só é difícil enxergar qualquer avanço na qualidade visual do game, como ele também entrega quedas maiores na taxa de quadros por segundo do que as que eu me lembro de ter visto quando o joguei no PlayStation 4 original. Para completar, e diferentemente dos outros jogos, não é possível abaixar sua resolução sem ter que, manualmente, navegar até as opções de resolução no sistema interno do console e forçá-lo a rodar em 1080p. Claramente há casos onde os desenvolvedores não descobriram como aproveitar o poder extra do aparelho.

Totalmente Opcional
O poder de processamento do Pro não é feito somente para pessoas com monitores 4K – quer dizer, ele pode não ser, desde que os desenvolvedores decidam dedicar seu tempo para realizar melhorias também para a resolução 1080p. Quando eles o fazem, os resultados são ótimos incrementos visuais. O problema, porém, é que não há garantia alguma de que os desenvolvedores trarão mudanças neste sentido. Baseado na biblioteca atual de jogos que receberam sua atualização para o PS4 Pro, sua satisfação pode variar bastante.

Shadow of Mordor, Infamous: Second Son e Rise of the Tomb Raider são todos bons exemplos de como um conteúdo com suporte completo ao Pro pode ser belíssimo em TVs Full HD. Cada um deles possui uma lista de opções em seus respectivos menus, sendo que os dois últimos ainda contam com a possibilidade de melhorar a taxa de quadros por segundo. No caso específico de Tomb Raider, o aumento na performance é enorme em relação ao PS4 original. De forma breve: enquanto a opção de “visuais avançados” faz com que alguns shaders e superfícies refletivas tenham um destaque um pouco maior, isto nem se compara ao aumento entre 50% e 100% na performance presenciado nos modos de alta taxa de quadros. Seria incrível ver os desenvolvedores oferecendo este tipo de incremento em todos os jogos daqui para a frente – Sabe-se que Nioh também disponibilizará esse recurso, mas de novo, não há garantias.

Mesmo entre os jogos que conseguiram aproveitar bem o hardware do PS4 Pro, a falta de consistência e claridade sobre quais avanços foram feitos, mesmo dentro das próprias opções internas que eles oferecem, é frustrante. Alguns games permitem que você mude as configurações de vídeo na hora, o que é excelente, mas outros não. Alguns oferecem uma melhor taxa de quadros enquanto outros se reservam apenas a trazer visuais mais elaborados ou uma resolução maior. E ainda por cima, quando o assunto é um upgrade na resolução da tela, não fica claro até onde o aumento é real ou, se não for, a partir de onde começa o upscaling. Mordor faz uso de Supersample (uma técnica específica de upscale) a partir do 1080p para exibir uma imagem mais suave nas TVs 4K, será que os outros jogos fazem isso também e só não nos contam? Eu não sei e você não saberá. E isto pode ser um problema.

É possível ler artigos, ver os detalhes das atualizações e até a descrição das opções, mas, na maioria dos casos, você não sabe o que vai receber até começar a jogar – e algumas vezes nem depois disso. Mesmo Call of Duty: Infinite Warfare, um dos primeiros jogos com suporte ao Pro desde o primeiro dia, não indica as melhorias do console, nem dentro do jogo, nem na parte de trás da caixa.

O VEREDICTO
O PlayStation 4 Pro é uma máquina com aparência premium que oferece bastante poder extra para os desenvolvedores explorarem. Mas por enquanto, mesmo em uma enorme e brilhante tela 4K, as diferenças podem não ser capazes de causar inveja nos donos do modelo padrão. Na maioria dos casos, simplesmente não há como saber de forma confiável quais das melhorias você terá que escolher, o que é um enorme problema na perspectiva dos compradores que queiram saber que tipo de benefício que irão receber antes de fazer o investimento. O console tem o poder bruto para oferecer belíssimos incrementos visuais, e em muitos jogos ele já o faz, com o passar do tempo e um melhor suporte, é o que ele provavelmente vai fazer de forma mais consistente. Mas por enquanto, pode ser um pouco arriscado investir no aparelho.

8.5 Ótimo
Um console poderoso, mas a falta de suporte uniforme pode ser um problema.
  • +Máquina poderosa
  • +Design premium
  • -Suporte ao "modo Pro" nem sempre é bom
  • -Falta de informação e padronização das melhorias



***
Conclusão da Digital Foundry:

Sony PlayStation 4 Pro - O veredicto da Digital Foundry
O PlayStation 4 Pro está à altura do seu marketing? Sim. No seu melhor, é capaz de produzir resultados fantásticos bem próximo do 4K verdadeiro. Comparem Rise of the Tomb Raider no Pro e em um PC de topo no ultra, lado a lado, e você comprovará que a maioria da claridade do 4K nativo está lá no Pro, muito da riqueza dos detalhes, da claridade. O grande diferenciador são os frames. Mas o fato de uma caixa de $399 conseguir isto, é um feito simplesmente espantoso.

As tecnologias estão prontas para assegurar que o PS4 Pro funcione lindamente no mundo 4K, mas os jogos de lançamento mostram que a transição não será exatamente suave. Muitos jogos operam perto de 1440p - que para nós é o melhor patamar para jogos no Pro, ainda mais com a utilização do seu sistema de "upscale" de próxima geração. O fato de Uncharted 4 não chegar a 4K ou sequer 1800p não é um bom resultado tendo em conta que o Pro é alardeado como a referência para a tecnologia PlayStation 4. Por outro lado a resolução aumentou no modo multiplayer com ganho em claridade e 1080p reais.

A implementação Pro deverá melhorar com o tempo, e os jogos da Sony que já vimos em eventos recentes (Horizon Zero Dawn, Days Gone) estão absolutamente sensacionais, bem melhores do que todos os jogos de transição que vimos no lançamento do Pro, mas será preciso tempo para os programadores tirarem total proveito do console. Por outro lado, mesmo atualmente, mesmo com tantas variações de modos de alta resolução, a conclusão é óbvia. Por um pouco mais de dinheiro, terá um console bem melhor.

Se ainda não tem um console PlayStation e quer investir, compre o Pro sem dúvidas. Terá o dobro do poder GPU, uma CPU mais rápida, preparada para as futuras telas e streaming de mídia - e o dobro do espaço no disco. O preço é bom o suficiente que serão precisos belos bundles a preços agressivos para tornar o PS4 normal apelativo.

Mas se já tem um PS4, a escolha é mais complicada. Não existem jogos exclusivos, os jogos são os mesmos, e os atuais apenas rodam melhor se forem atualizados, e muitos não o farão. Por outro lado, todos os jogos futuros são obrigados a terem modo Pro e já tem mais de 40 jogos hoje, e todos os jogos lançados à partir de outubro, fazem uso das propriedades particulares do console. Se tem uma TV 4K ou vai ter uma no futuro próximo, a melhoria definitivamente vale a pena, com uma riqueza de detalhes surpreendentes e o ganho em cores e iluminação HDR. Mas para quem ainda tem uma TV Full HD e não pretende trocar por enquanto, pode ser melhor esperar um pouco mais e ver quais melhorias esses jogos terão para sua tela antes de resolver trocar de aparelho. Eu sei é que se mais jogos seguirem a abordagem das melhorias como Rise of the Tomb Raider e Infamous Second Son, o PlayStation 4 Pro será essencial para a maioria dos jogadores.
 
Última edição:

JoaoToxic

Novato
Janeiro 13, 2011
336
8
Problema é lançar um Console sem um lançamento de peso para ver a real diferença. Esse Console é para quem não tem um PS4 pelo que percebo.
 
  • Curtir
Reações: Edu Barros

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
12,914
11,039
Design premium. Ok!

Eu tenho achado ele mais bonito ao vivo.

Cw665YqXEAQzIVG.jpg
 
  • Curtir
Reações: Blanka e Marcus_007

HenriquePerche

Guerreiro
Janeiro 12, 2016
7,821
8,336
Ribeirão Preto
Não, mas to com vontade de pegar dia 20, também conhecido como dia do 13º

To aqui dividido entre o VR e ele.
Show.
Também quero pegar esse mês. Ou começo do mês que vem.

Eu decidi pelo Pro pq terei que pegar um PS4 pra mim de qlqr jeito, mas mesmo que não tivesse, pegaria ele pela biblioteca de jogos maior que do VR.

Ainda sinto esse VR um novo Kinect.
 

John.

Jogador
Setembro 7, 2010
3,272
477
Belo Horizonte
Resumindo, é um ótimo console.

Quem não tem o PS4 já vai de PRO na primeira viagem.
Quem tem o PS4 não precisa dar o Upgrade se não quiser. (principalmente porque o PS5 já deve chegar em 2019)
E quem é quebrado compra o PS4 Slim.

Todo mundo feliz.
Nada de apocalipse dos games igual a galera gritava meses atrás, abraço.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)