[Impressões] Path of Exile

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
12,914
11,039
Antes de começar, preciso listar meu histórico com jogos Hack and Slash.Como muitos comecei com Diablo original, joguei ele tanto no PC quando no PsOne gastando um memory card todo.Depois passei boa parte da minha graduação jogando D2 com o pessoal da faculdade, foram incontáveis horas. Fiz praticamente tudo que o jogo tinha a me oferecer.Fui daqueles que acordou 4 da manhã para tentar jogar Diablo 3, friso aqui no tentar. Veja bem eu gostei do jogo, mas faltou muito para ele se igualar ao seu antecessor, o jogo era chato, fator replay quase 0 e para um jogo desse tipo isso é cruel, joguei a versão de console, gostei muito das melhorias, e tenho acompanhado como anda o desenvolvimento da expansão, e estou empolgando que o jogo tá tomando o rumo agora.Joguei outras coisas no gênero como Dungeon Siege e Baldur's Gate: Dark Alliance e etc, mas nenhum desses jogos me prendeu tanto quanto Diablo 2. Para min esse foi o apice do genero, falo isso até esse momento pq agora com Path of Exile tudo isso mudou.Path of Exile é o jogo que eu esperava desde Diablo 2.Mas vamos lá, eu já tinha ouvido falar de Path of Exile fazia um tempo, ele está em desenvolvimento tem 7 fucking anos, mas eu não cheguei a jogar o Beta dele. Mas semana passada ele foi "oficalmente" lançado, e eu junto com um pessoal do trabalho resolvemos embarcar nesse jogo, e para minha surpresa eu encontrei um produto bem melhor do que aquele que a Blizzard fez com D3.Jogo é F2P, mas não se assuste, a filosofia da empresa é a seguinte:
Path of Exile is completely free to download and play. We never intend to charge for content or access to the released game. In order to fund the development and continued expansion of Path of Exile, we offer a range of ethical microtransactions that allow you to distinguish yourself in the world of Wraeclast without receiving any gameplay advantage. We are completely opposed to the concept of "pay-to-win".The Points sold on this page can be spent on a wide range of cosmetic pets, weapon and armour effects, animations and alternate skill effects. Cosmetic effects can be moved between items. The Reclaim button in the microtransaction stash allows you to remove effects from items.
E é verdade, tudo que tem a venda no jogo é cosmético ou melhorias não essenciais como mais espaço no Baú pessoal ou on baú da guilda. Ao contrario do D3 onde você era obrigado a usar a Auction House ao chegar no Inferno, ou você não conseguia progredir.Mas vamos falar sobre o jogo, depois de uma longa tela de loading(ao menos no meu PC), você loga no servidor e pode escolher entre uma das 6 classes iniciais, cada classe representa um dos atributos/combinaçoes de atributos do jogo.Marauder - ForçaRanger - DestrezaWitcth - InteligênciaDuelist - Força/DestrezaTemplar - Força/ InteligênciaShadow - Destreza/ InteligênciaExiste uma classe extra que você desbloqueia ao terminar o jogo pela primeira vez a Scion, ela representa os 3 atributos.Ai começa o grande defeito do jogo, a história, ela não é cativante, por mais que eu não gosto do Gameplay do D3, ele tem aquela cinematics fodasticas que te prendem, falta isso no PoE, você simplesmente escolhe seu personagem, ele dá uma rápida introdução e você começa o jogo, o mundo não me pegou, mas em compensação o Gameplay.Inicialmente você tem aqueles comandos básicos de um H&S, andar e bater. Você vai notar a primeira grande diferença do PoE quando você subir de nível pela primeira vez. O jogo vai pedir para você alocar uma Skill Passiva. Quando você sobe de nível no PoE você não ganha mais atributos ou habilidades novas, você ganha uma skill passiva para colocar na sua passive tree, que é a parada mais genial desse jogo, é simplesmente esse pequeno monstro aqui:
path_of_exile-passive-skill-tree.jpg
Conceito é igual ao do FFX, você vai distribuindo os pontos como +10 destreza ou + 10% de esquiva ou algo mais complexo como fique imune a chaos damage mas seu HP agora é 1. O detalhe é que cada classe começa em um ponto diferente dessa árvore. você pode ser um Marauder que começa na parte mais voltada para Força e mudar o caminho dele e transformar ele em um mago por exemplo.É genial e gera um nível de customização quase infinito.Mas ai você se pergunta: "Se essa árvore é de habilidades passivas, aonde meu personagem consegue novas habilidades de ataque então?"Com as gems. Que são items que dropam no mapa, ou você ganha em quests, cada gem dessa tem habilidades únicas e elas são colocadas nos seus equipamentos. Essas gems variam de todo jeito, habilidades de ataques, auras, summonar monstros e etc, e assim como seu personagem elas sobem de nível.Para deixar a coisa ainda mais customizável, você pode "combinar" gems, seus equipamentos normalmente tem mais de um "soquete" e alguns desses tem links, com esses links você vai combinando as gems por exemplo, você tem uma gem que da cleave você equipa linkado com ela outra gem que aumenta a velocidade de ataque.Outra diferença do jogo, ele não tem o conceito de "Gold", você não tem uma moeda de troca para comprar coisas com os NPC's, você troca seus itens. Item X vale Item Y por exemplo, tem dezenas de combinações.As poções também funcionam um pouco diferente, você não compra elas, você tem um "cinto" com espaço para 5 poções, ai você pode equipar por exemplo 3 de life, 1 de mana e 1 de velocidade. As poções recarregam a medida que você mata monstros, mecânica bem divertida e mais interessante do que simplesmente ir na cidade e comprar 50 poções de vida.O jogo também tem um sistema de craft diferente, supomos que você achou um item cinza no jogo, itens cinzas são so mais comuns nesse tipo, seu instinto natural nesse tipo de jogo é simplesmente ignorar ele, aqui é diferente, as vezes esse item cinza tem uma combinação boa de gems, você pode transformar ele em um item raro, você pode ficar alterando os bônus dele. Nem sempre o item dourado é o melhor, alias quase nunca, maioria dos meus itens eu fui forjando e adaptando as minhas necessidades.Outra brincadeira interessante é que o jogo tem "Ligas", que são regras diferente de jogo. Essas ligas são como temporadas, elas vão estar sempre rotacionado, atualmente estou em uma liga em que no mapa tem shrines que dão buffs nos monstros. Mas já teve ligas como:
Cut-throatThe cut-throat leagues appeal to the niche of players who demand the most hardcore gaming experience possible. In this mode, all world areas are public, with full PvP enabled by default. Slain characters drop all their items upon death. This game mode can also be combined with Hardcore to create an even more unforgiving world.AttritionAn attrition league is a short duration league that starts with a fixed number of players and eliminates the player with the lowest amount of experience at periodic intervals. For example, a 24 hour attrition league might start with 100 players and eliminate one player per 12 minutes after a four hour initial leveling period. Players would be able to see how close to elimination they are on an on-screen ladder display.
Dai pra frente só jogando para entender bem mesmo.Assim como Diablo o jogo é divido em Atos e o ato é divido em quests, e assim como no Diablo as quests são simples e se resumem a vá ao ponto X e mate fulano. Nada de inovador aqui.Só que apesar da estrutura batida, o jogo é extremamente divertido, você realmente se empolga em evoluir seu personagem, fica aquele sentimento, só mais um nível para eu chegar naquele parte da skill tree.E um detalhe importante, ao contrario do Diablo 3 o jogo é difícil, você vai morrer, vai morrer bastante.Uma comparação, eu consigo terminar Diablo 3 no normal rapidamente sem morrer e sem me preparar para nenhum combate, só usando a mesma habilidade, tente você também consegue.PoE é cruel contigo, você realmente tem que se preparar para cada mapa, "Esse mapa tem muito ice damage, use rings com ice resistance", os bosses também são bem difíceis, você tem que tá sempre atento aos ataques dele, qualquer erro e você morre, é difícil mas não é frustrante, você tem que saber atacar, tem que saber recuar.Agora vamos falar da parte um pouco chata.Primeiro o jogo é todo online o que assim como no D3 as vezes gera aquele lag chato, já aconteceu de eu receber alguns disconnects, mas isso vem melhorando bastante. Nada no nível do erro 37, para a primeira semana do jogo ele tá até bastante estável.A única coisa que realmente me incomoda no jogo é a maneira que ele reseta o mapa, nesse tipo de jogos os mapas são gerados aleatoriamente e aqui não é diferente, só que a parte chata é que o jogo reseta seu mapa entre 5-15 minutos que não tiver ninguém dentro dele.Acontece de o teleporte para a dungeon ser no primeiro andar, você subiu para o segundo passou um bom tempo lá nesse segundo andar morre e quando se teleporta de novo o mapa do primeiro andar resetou :(Tirando esse problema esse é o melhor jogo do gênero que eu já joguei.Terminei ele no normal agora(20h de jogos) e já parti para a segunda dificuldade.O jogo é bem leve, os gráficos são bonitos, art style bem dark. Achei ele mais bonito que D3 por exemplo.Recomendo é F2P tem ai no Steam :) se não gostar o máximo que você vai perder vai ser meia hora baixando e meia hora jogando. Eu estou adorando o jogo, extremamente empolgado, a comunidade do jogo é bastante receptiva, o fórum é extremamente movimentado e mais importante os devs são bem abertos e participativos na comunidade, sempre pegando feedback e etc.
 

leoharth

Guerreiro
Novembro 10, 2005
2,610
1,583
Ótima análise! Eu nunca joguei muito do gênero. Estava empolgado em jogar Diablo 3. Foi o primeiro jogo que comprei quando montei o meu PC e achei chato demais. Não sei se tenho tempo de me engajar em um jogo destes agora, ainda mai que na próxima semana sai Enemy Within e que estou com a idéia de aprender a jogar Crusader Kings 2. Mas a dica foi excelente!
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,731
Excelente análise Schwarzz. Com certeza darei uma chance a ele mais tarde, pois esse mês só quero jogar X-Rebirth e Tearaway.

Diablo 3 no PC achei tão chato que nem terminei e desinstalei, sem falar que a Blizzard sacaneou com os jogadores de PC ao ter lançado uma versão muito melhor nos consoles.
 

GustavoPdO

Heart
Março 25, 2010
1,294
543
Eu não consegui ver graça em D3, tanto no PC quanto no console, nunca testei D2 e quando joguei o D1 no PS1 eu devia ter meus 8 anos, então mesmo querendo não conseguia jogar. rs

Achei Torchlight 2 muito melhor que D3, já que o primeiro tem mais opções de customização. Essa análise realmente me deixou interessado pelo jogo, principalmente pela sphere grid, vou dar uma testada no fim de semana.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,731
Vi que era pequeno (2.7 GB) e baixei pra testar rápido. Maldito Schwarzz. Jogão mesmo, bem mais interessante que Diablo 3 em tudo. Aquela skill tree é indecente e permite as mais malucas e únicas builds de personagens. Clima bem sombrio mesmo.

Confesso que quando vi que era f2p nem liguei, mas agora vi como ia deixar passar um jogo de primeira. Pra quem ainda não testou por achar que f2p não vale a pena, deem uma chance.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,731
Estou no lv 18 já e posso dizer que concordo com tudo o que o Schwarzz postou. Você fica sem entender como um jogo tão bom pode ser f2p.

O loot em Path of Exile é muito interessante e te faz querer catar itens pra poder customizar e equilibrar os pontos fracos do seu personagem. Enquanto no Diablo 3 o loot era bem sem graça e você ficava mais dependente da sorte de achar algo bom, aqui ele realmente faz a diferença e você pode melhorar itens de menor valor de forma bem simples e rápida. Nem sempre o item mais raro é a melhor opção para o seu personagem. E nada de ter que ficar procurando ferreiro ou encantador, o que não significa que a mecânica ficou superficial, muito pelo contrário, as possibilidades de customizar itens são muitas.
 

les420

Jogador
Outubro 13, 2008
1,766
11
Excelente tópico Schwarzz. Me identifiquei bastante contigo em relação ao sentimento que foi o lançamento do Diablo 3. Eu também tive uma paixão sem tamanho pelo Diablo 2 e o D3 não chegou a corresponder 10% do que foi. Vou dar uma chance sim ao Path of Exile.

Muito obrigado pela dica! :D
 

Nirv

Guerreiro
Outubro 21, 2010
3,146
1,998
Testei o jogo e tenho que dizer, é tudo o que Diablo III deveria ter sido. Quando matei um dos primeiros afogados do jogo e dropou um item raro, vi que o jogo estava no caminho certo, faz o drop do D3 parecer ridículo. Não existe outra palavra para descrever a Skill Tree senão a o que o Johannes usou: INDECENTE!
 

Hwoa_XD

Casual
Fevereiro 26, 2013
70
4
A coisa que ficou melhor do que no D2 e até ajuda a fazer chars com builds do tipo que quiser é o esquema das Gemas pois acabou com restrições de magias, pegue as pedras que quiser usar (magias ativas e passivas, etc..) e upe.
Juntando com as possibilidades da skill tree, fica praticamente ilimitada.

Claro que entra também a questão de pensar na construção do char e ver se tem chance de sobrevivência nos níveis mais difíceis, mas dá pra fazer ranger sumoner, witch de melee e pancadaria, marauder mage e por ai vai.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)