Olha, eu li bastante coisa sobre o caso Jacksonville, mas tenho que tirar o chapéu para os pontos levantados aqui. Não havia visto em nenhum outro lugar, parabéns, galera. A questão da falta de entendimento quanto separar a vida pessoal de vida profissional é fundamental pra conversa. Como o Alexandre falou, nenhum outro atleta se afasta de amigos, família, relacionamentos, vida social, pra se dedicar à sua profissão de esportista. Já para esportistas online, isso é cada vez mais comum, o próprio meio quase que exige isso, tem que treinar e tem que fazer streaming pro público assistir, mesmo quando a pessoa não está bem, tem que fazer igual. E isso vai afastando cada vez mais a pessoa da realidade, até chegar ao ponto extremo de acontecer essa tragédia. Eu fico realmente preocupado de algo assim acontecer no Brasil um dia, visto os discursos inflamados, o racha que existe em "nós x eles" entre as comunidades fãs de Microsoft/Sony e as ameaças que muita gente (de todos os lados, é bom salientar) recebe só por dar uma opinião e alguém não gostar. Provocar, dar uma cutucada e zoar o videogame do amiguinho é tranquilo, devolve na mesma moeda ou só ignora e bola pra frente, mas é cada vez mais normal encontrar no meio disso ameaças físicas, gente que se aproveita do anonimato da internet pra perseguir familiares, levar pro pessoal, pro mundo real. É tenso.
Sobre o downgrade do Spider, é tranquilo dizer que, mesmo que o jogo tenha sofrido com isso, ainda assim é um dos jogos mais bonitos disponíveis no mercado. Entendo alguém que porventura tenha se sentido enganado, entendo mais ainda quem usou disso pra zombar do jogo, mas esse é só mais um dos tantos casos que comprova que nós, enquanto público, ainda não sabemos entender o que é um trailer, e aqui entendo também porque muitas devs optam por esconder ao máximo seus jogos. Em fases iniciais, trailers servem quase que para vender um conceito, uma ideia, e, acreditem ou não, muitos dos trailers iniciais representam o resultado final que o estúdio acha que pode alcançar. Já vimos casos onde essa visão foi bem distante da realidade e o objetivo passou longe do produto final, mas é curioso como games são muito mais cobrados pra alcançar o resultado exato de um trailer do que outros meios de entretenimento, como filmes. Não vi ninguém reclamando, por exemplo, de Avengers: Infinity War não ter as exatas mesmas cenas do trailer.
E pra finalizar sobre o Spider-Man, quem tiver a oportunidade, jogue. É excelente, tu vê que um jogo é bom quando existe a opção de fast travel e tu decide não usar porque ir até determinado local é muito mais agradável. É certamente um dos melhores jogos de super herói já feitos, ainda está abaixo da trilogia Arkham pra mim (minha ordem é Asylum > City > Knight), mas tipo, ficar atrás deles não é demérito algum.
Novamente, parabéns pelo programa, foi bem legal e construtivo em todos os sentidos.