Leitura - Livros baseados em jogos

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,454
10,143
Cotia
Segue uma matéria interessante que eu vi num site e gostaria de compartilhar!



Livros baseados em games: este movimento literário está crescendo no Brasil, confiram alguns títulos: É fácil ao entrar em uma livraria, e não ir mais a sessão de Games para procurar Assassin’s Creed, God of War ou até mesmo Diablo. Isso por quê muitas representantes de jogos eletrônicos resolveram fazer parceria com editoras, para publicar as histórias que se baseiam nesses jogos. Mas por que o Brasil, após tanto tempo, resolveu investir nisso? - Sabemos que não existe uma cultura forte de livros baseados em games no Brasil, mas sabemos também que o público, principalmente jovem, adora os games e é fiel. Por isso resolvemos investir – Explica Soraia Reis, diretora editorial da Planeta (Editora que realizou o lançamento de Hallo), avaliando que o livro, apesar do pouco tempo em exposição, está sendo bem aceito pelo mercado. Ana Lima, editora-executiva da Galera Record (editora de Battlefield 3, Diablo 3, World of Warcraft e Assassin’s Creed), comenta que o objetivo destes lançamentos é sempre alcançar o máximo possível de leitores: - Muitos fãs da coleção nos escrevem dizendo que Assassin’s Creed - Renascença foi o primeiro romance que leram e agora estão interessados em outros livros de fantasia, aventura ou romance histórico. Alguns leitores já ouviram falar dos jogos, mas não são jogadores. Além disso, como alguns dos jogadores brasileiros não possuem tanto conhecimento de inglês (já que a maioria nos jogos ainda não possuem tradução para o Português), os jogadores acabam ficando com essa curiosidade de saber a história por trás do gameplay. Essa vontade de saber o porquê dos personagens fazerem certas coisas é um atrativo muito grande para as Editoras, e talvez seja por isso também que está havendo esse crescimento rápido na criação de obras literárias com base nos games. Esta parte talvez seja uma iniciativa válida nessa questão dos jogadores sentirem que “faltava alguma coisa”. Confiram alguns dos livros que pertencem ao mundo dos jogos, conforme expostos a seguir. Assassin’s Creed ‘Assassin’s creed’ já vendeu aproximadamente 5 mil livros lançados no Brasil, são eles: Renascença, Irmandade, A Cruzada Secreta , Revelações, Renegado e Bandeira Negra ( sexto livro em lançamento). Os livros, assim como os jogos, não contam sobre um personagem único, mas sim sobre várias assassinos e sua luta através dos séculos contra os templários, e sua busca pelos pedaços do éden, principalmente pela maça do éden, artefato poderoso em que uma pessoa pode controlar os que estão à sua volta. Os livros também se passam em diferentes períodos da história, e em diferentes locais. Os livros não estão na mesma ordem que o jogo, conforme abaixo:

• Assassin’s Creed I – Livro “A Cruzada Secreta”
• Assasin’s Creed II – Livro “Renascença”
• Assassin’s Creed Irmandade – Livro “Irmandade”
• Assassin’s Creed Revelações – Livro “Revelações”
• Assassin’s Creed III – Livro “Renegado”

O primeiro livro na ordem Cronólogica, que seria “A Cruzada Secreta”, conta a história de Altaïr Ibn-La’Ahad, um dos primeiros e maiores assassinos da história. Ele, a pedido de seu mestre, Al Mualin, parte para recuperar um artefato precioso na terra Santa. Porém, devido a arrogância e a impulsividade, ele falha e prejudica não só a Irmandade dos Assassinos, como pessoas próximas. Assim, poupado da sentença de morte, Altair segue em uma jornada com várias missões, para se lembrar o que realmente significa ser um Assassino. O próximo jogo de Assassin’s Creed, que se chama “Black Flag”, está previsto para lançamento no dia 29 de outubro na América do Norte, e o livro ‘Bandeira Negra’, como foi anunciado aqui, no leitores depressivos, tem previsão para novembro de 2013. O filme de Assassin’s Creed está previsto para chegar aos cinemas em maio de 2015.Ainda não foi informado em qual das histórias distintas será baseado o livro.Para quem ficou confuso com a ordem cronológica dos game e dos livros, saiba que não há problema em ler os livros em ordem distinta, pois a história de Altair, Ezio e Haytham não dependem uma da outra. Além disso, aparecem personagens históricos como personagens do livro, como Leonardo da Vinci e Nicolal Maquiavél, que ajudam um dos Assassinos em sua jornada. Para quem se interessar, recomendo ler primeiro “A Cruzada Secreta”, que além de narrar o começo de um dos maiores Assassinos, é o meu preferido. God of War God of War, um dos games mais famosos da Sony, conta a história de Kratos, guerreiro grego que trabalha para os deuses do Olimpo e, após ser manipulado pelo deus da guerra, almeja por vingança e por matar o próprio Ares, o deus da Guerra. God of war conta com dois livros já lançados, onde a sinopse do primeiro é a seguinte:


God Of War – a História Oficial Que Deu Origem ao Jogo:

Uma caixa lendária. Um deus traidor. Um guerreiro buscando perdão. No universo dos deuses, a vida é mais do que nuvem e poderes. Tão reais quanto os problemas que os mortais vivem na terra, a inveja, a traição e a maldade também estão presentes no Olimpo. Kratos é um guerreiro grego que trabalha para os deuses do Olimpo. Com a promessa de ser transformado em um guerreiro perfeito por Ares, o Deus da Guerra, Kratos, enganado por ele, acidentalmente mata a sua família, e segue amaldiçoado pela cinza da morte de seus entes queridos. Decidido a não servir mais a Ares, Kratos, através de flashbacks ao longo de toda a história, é atormentado pela lembrança de seus atos e procura os outros deuses para fazer um trato e servi-los por dez anos. Ao final desse acordo, o guerreiro procura por Atena, que o livrará dos tormentos e o perdoará por todos os seus atos, mas com uma condição, que ele mate Ares. Kratos aceita a tarefa, mas para realizá- la, terá que encontrar e usar a poderosa Caixa de Pandora, que esconde todos os mistérios do universo. Mas tão grande quanto o poder de possuí-la, está a responsabilidade de usá-la e nem nos seus piores pesadelos, Kratos imaginava o que o destino estava guardando para ele. God of War II foi lançado recentemente, em agosto de 2013, e continua a história de Kratos e sua vingança contra os Deuses do Olimpo.
O livro é recomendádo principalmente para aqueles que gostam de Mitologia Grega ( Percy Jackson *0*), e claro, para quem é fã do Game. O artista Cecil Kim, responsável pela arte nos títulos aclamados de God of War e Final Fantasy, será uma das atrações do “The Union”,o maior evento de efeitos visuais da América Latina,onde dará uma palestra no evento sobre computação gráfica e efeitos visuais.O evento ocorrerá em São Paulo, nos dias 19 e 20 de outubro.

Para quem quiser saber mais, pode acessar o site do “The Union”: http://www.theunion.com.br/.


Resident Evil Quem nunca ouviu falar de Resident Evil?

Resident Evil é uma franquia de sucesso de ficção ciêntifica e sobrevivência que é feito pela Capcom, onde os personagens tentam sobreviver em lugares infestados de zumbis, entre outras criaturas.Já contém mais de 20 games lançados ao longos dos anos, desde 1996, quando foi criado.

Resident Evil tem mais de 10 livros lançados pelo mundo, e eles possuem dois autores “principais”, sendo que S.D.Perry escreveu os livros baseados nos jogos da série (além de algumas histórias originais) enquanto os livros adaptados dos três primeiros filmes foram escritos por Keith R.A. DeCandido.

S.D.Perry tem 7 livros lançados, todos baseados nos jogos, que são normalmente preferidos por quem joga os games, já que a maioria dos fãs dos jogos detestam os filmes de Resident Evil, por não estar de acordo com a história original (pois é, no jogo não existe Alice nenhuma).

Em 2012, foi lançado um outro livro baseado no ultimo filme que foi lançadado. “Resident Evil-Retribuição”, foi novelizado pelo autor John Shirley. Há vários outros livros sobre Resident Evil, alguns com histórias paralelas, outros sobre histórias sobre os jogos e alguns outros comemorativos, porém os citados aqui são os principais. Há rumores que a Capcom está produzindo o próximo jogo “Resident Evil 7”, porém ainda não foi nada confirmado. Para quem se interessar em ler os livros de Resident Evil, recomendo ler os de S.D.Perry, pois por contarem a história real baseada no jogo, são os que mais valem a pena.



Hitman A Condenação – O Prelúdio Oficial de Hitman: Absolution

O livro do autor Raymond Benson, foi adaptado a partir do jogo de videogame, o escritor desenvolve uma narrativa com o melhor assassino do mundo, um homem geneticamente criado e aprimorado para matar e que atende pelo nome de 47. Nessa história, passada no intervalo entre os dois games, ‘Blood Money’ e ‘Hitman – Absolution’, ’47? viaja por lugares exóticos como Nepal, Chipre e Caribe, conhece chefões do crime, negocia acordos obscuros com contatos enigmáticos e elimina grandes figuras políticas dos Estados Unidos. O livro foi publicado pela editora Leya.


Diablo

Diablo é um jogo de RPG mundialmente conhecido, que se passa em uma época Medieval, onde o objetivo principal é acabar com o mal que esta assolando a pequena cidade de Tristam, espalhado pelo Diablo, o Senhor do Terror. O jogador escolhe um personagem, que pode ser um Arqueiro, um Guerreiro ou um Feiticeiro, e ganha pontos de experiência após matar inimigos, acrescendo seus níveis e aumentando suas magias e atributos (força, magia, destreza e vitalidade) a livre escolha. Diablo tem dois livros publicados no Brasil, o primeiro é “Diablo III- A Ordem”, que conta sobre a jornada épica de Deckard Cain, último sobrevivente de uma misteriosa e lendária ordem, Horadrim, na busca pelos outros membros perdidos, para salvar o mundo de Santuário das forças demoníacas do Inferno Ardente, anos antes dos acontecimentos do jogo. O segundo livro, chamado “Diablo III-Livro de Cain”, que chegou às livrarias em junho de 2013, reúne trechos, ilustrações e conhecimentos inéditos sobre o jogo, onde mistérios nunca esclarecidos no jogo são
revelados nesta edição. O livro é narrado pelo personagem Deckard Cain.

Há outros livros de Diablo, alguns comemorativos, e algumas outras novelizações dos games, porém a maioria não foi lançada no Brasil.


Diablo III foi lançado 12 anos depois que seu antecessor “Diablo II”, em 15 de maio de 2012, quebrando o recorde de jogo com maior número de vendas em seu primeiro dia de lançamento. Um jogador denominado Russel Shirley, de 32 anos, morreu após passar três dias seguidos jogando o jogo. As autoridades afirmam que a causa da morte foi um ataque cardíaco enquanto o homem jogava o novo título da Blizzard. Um modo de você controlar o personagem de seu livro favorito, há ainda vários livros que podem ser citados, como Battlefield, Uncharted, World of Warcraft e Hallo, fora alguns livros que só foram lançados nos Estados Unidos por enquanto. Porém podemos ver que desde 2011, quando o primeiro Assassin’s Creed foi lançado, a prática de tornar livros baseados em histórias de jogos está crescendo, e pelo sucesso que está alcançando, aparentemente, veio para ficar.Não é preciso ser jogador para apreciar esses títulos, personagens e cenários descritos nas adaptações de games soam familiares para os iniciados. Mas isso não invalida a experiência de leitura de quem nunca jogou o game em questão. Então, seja você uma pessoa que ama ler, uma pessoa que ama games, ou quem sabe as duas coisas, fica ai uma oportunidade de entrar em um novo mundo, que dependendo do quanto você gostar, poderá levar para a sua TV ou computador, e mergulhar em um mundo de fantasia onde você controla o personagem do seu livro favorito. Por Bárbara Weltson

Fonte: http://leitoresdepressivos.com/2013/...ados-de-games/
 
  • Curtir
Reações: Blanka

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,454
10,143
Cotia
Amanha to indo comprar meu livro do Diablo e a continuação do Walking dead a queda do governador.!
 

DudaMengarda

Novato
Janeiro 7, 2014
702
312
Timbó - SC
Mesmo sem ter jogado ainda, os livros de Diablo 3 me interessaram demaaaais.
Alguns anos atrás queria muito ler os livros de Diablo 2, mas eram todos em inglês (e ainda são...). Como na época não sabia inglês, fui perdendo a vontade.
 

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,454
10,143
Cotia
eu fiz esse topico, pq ontem estava na livraria e vi os livro e decidi procurar mais..
Esse tipo de coisa as vezes é bom compartilhar, pois como eu nao sabia, muitos tbm podem não saber.
 

GoodOfMetal

Jogador
Setembro 8, 2008
1,819
42
To querendo pegar os 2 do Bom da Guerra, Halo e do Diablo 3, mais a falta de tempo pra ler devido a baciada de trabalho da facul não deixa, mais nas férias vou ler algum deles com cerveja.
 

Nirv

Guerreiro
Outubro 21, 2010
3,146
1,998
Leiam todos, porém Caliban Cove e Underworld são os melhores. Code Verônica é FANTÁSTICO!

ResidentEvil.jpg
 

GustavoPdO

Heart
Março 25, 2010
1,294
543
Os livros de Assassin's Creed estão na minha lista, como só terminei o 2 e o Brotherhood, jogar os outros 10 até chegar no 4 não rola.
 

FEV

Jogador
Outubro 1, 2007
748
4
Só vi agora esse tópico e resolvi deixar a minha contribuição. Nesse caso, ocorreu o inverso: o jogo The Witcher é que foi baseado nos livros.

Nem preciso dizer que vale a pena.

O Último Desejo:
1213e5h.jpg


A Espada do Destino:
2rdc040.jpg


O Sangue dos Elfos:
v3oupd.jpg
 
  • Curtir
Reações: Morts

GoodOfMetal

Jogador
Setembro 8, 2008
1,819
42
Caramba nem sabia desses livros do The Witcher, o do Biochock eu compraria se fosse lançado aqui na hora.
 

AngS

Jogador
Dezembro 27, 2010
290
0
Estão sendo lançados os livros do Resident Evil aqui no Brasil sim...
Já existem alguns livros que seriam "baseados nos filmes"
Mas os que estão saindo agora (até agora só saiu 2) são baseados completamente nos jogos, vale a pena pra quem curtir o enredo do game...
A editora é a Benvirá.


E esses livros do The Witcher, até agora só li o primeiro e é INCRÍVEL.

Pena que pelo jeito nunca vão lançar os livros do Gears of War aqui na Bananalandia... Só chegou a HQ, que é muito boa também, por sinal.
 

Slapelis

Novato
Janeiro 18, 2014
110
36
Eu sempre gostei de livros, Anne Rice e outros, quando vi o livro de AC e de Diablo, comprei para ler eles, são livros muito bons, e que na minha opinião ajudam a entender melhor o mundo do jogo. Se gosta do jogo, tem q comprar o livro e ler para ter uma melhor compreensão da história do jogo e onde se encaixam as peças...
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)