Li a matéria no Bloomberg, interessante.
O lance dos funcionários não ficarem sabendo imagino que tenha sido desagradável, mas será superado rapidamente. O mercado reagiu bem ao movimento da Sony, consideraram que sua liderança foi ágil em identificar a mudança de rumos do mercado futuro.
Os funcionários da divisão Playstation, que são um terço do faturamento da Sony segundo a matéria, vão entender que os reflexos dessas decisões em termos de dominância de mercado estão há anos de distância, porém os resultados financeiros são pro curto prazo. As lideranças da Sony viram que entraram outros players para disputar o mercado de streaming, que ainda será pequeno em 2023; os competidores, porque possuem outros serviços para vender em sua plataforma de nuvem, podem e devem investir bilhões anualmente em data centers. Somente a PS Now não banca esse investimento. Então a Sony vai parar de investir dinheiro em estrutura física e focar naquilo que vai dar alguma vantagem sobre os competidores: ter o conteúdo que o público quer. Claro que não é só dela essa ideia, visto que a MS também tem investido cada vez mais em estúdios.
A Amazon não conseguiu fechar uma proposta comercial boa para a Sony. Todos os principais fornecedores de nuvem, com exceção de São Pedro, estão trabalhando em streaming de games. Não tem mais player isento pra Sony escolher, e mesmo que tivesse, teria que ter qualidade no mínimo igual aos melhores e ainda ter preço razoável, senão o produto dela fica muito caro em relação aos competidores.
A Sony agora fica mais tranquila em relação aos investimentos, pois ela vai andar de mãos dadas com as melhores tecnologias e cobertura global por meio da Azure - pode focar mais no conteúdo; A divisão
Xbox, por outro lado, vai ter ainda mais confiança de investimentos por parte da empresa, e uma vez que o Playstation estará na mesma rede, também o
Xbox precisará se diferenciar cada vez mais em conteúdo, pois o argumento de "melhor rede" vai perder força. Win-win-win (o terceiro win é pra nós que vamos ver ainda mais investimentos em conteúdo).