Tá aí um exemplo de situação que é difícil prever. O mais óbvio é imaginar que o Google tomasse melhores decisões em relação à sua oferta de serviço. Não é uma questão de streaming ser bom ou ruim, o modelo de negócio do Google ninguém se interessou. Mesmo quem tem acesso ao serviço não tem muita vontade de experimentar. E todo o poderio da empresa não está ajudando, porque muito do que se alardeou que eles fariam, ficou na promessa. Tipo propaganda no Youtube que você começaria a jogar imediatamente.
A MS não corre menos risco nesse sentido. Ela, por exemplo, anunciou o Game Stack e muitas ferramentas para os desenvolvedores, mas nem todas foram implementadas. Isso vai matando a imagem do serviço, pois muitas vezes não é uma questão de feature matadora, mas o conjunto da obra que torna a coisa interessante. Se a obra fica pela metade, não vinga.
E, depois do que o Google fez, já não espero grande coisa da Amazon. Pegou a Double Helix lá atrás... e até agora nada. Ter dinheiro é muito necessário, porém são as mentes o maior valor nesse negócio. Precisa de talento em vários níveis, inclusive gerenciais. E talento é diferente de experiência.
Edit: meu ponto com esses argumentos é: não bastam planos anunciados. Tem que executar com maestria. Por isso não me deixo levar com esses textos de "deixou pra trás" antes da coisa acontecer.