Microsoft precisa prestar atenção como Sony e Nintendo apresentam seus jogos

Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
8,819
18,309
Juiz de fora
Seria bom , hein !!!
Mas eu acho que eles estão bem seguros com o cronograma.
A gente discute e tudo , mas lá em Novembro no lançamento dos consoles o que vai pesar mesmo é o conjunto da obra , preço , poder , jogos , até agora só tivemos um pequeno ensaio.

Vai Phill!!!?

Agora olha o nível do desespero


?
 
Última edição:
  • Haha
Reações: Léo Machado

Pegazuswarri0R

Te baniram sem você merecer, volte lá e mereça!
PXB Gold
Outubro 19, 2016
8,048
14,309
Araraquara/SP
Ah muito tempo eu bato nesta tecla. Enquanto a MS insistir em focar seu marketing em poder, configuração, o console mais poderoso da geração e do mercado, nuvem e outros quesitos técnicos que só interessam pra gente chata como a gente aqui deste fórum, ela vai errar
Mas esse era um pedido do povo chato ao redor do mundo, entregaram o que era pedido.

Qual era o outro pedido? Jogos pois não podíamos fazer listinha, o que ela fez? Comprou uma porrada de estúdios! Ouviu is chatos de novo.

Agora só queremos que nos ouça mais uma vez e acerte na apresentação de seus jogos. O lineup sempre me agradou, mas para agradar mídia e público em geral tem que melhorar na apresentação, tem que ser cirúrgico: cortar cauterizando!
 

xJohnKennedy

Guerreiro
Dezembro 31, 2015
3,321
5,511
Goiás
Pensem o seguinte quem é o nome do marketing da Sony? Não existe, ninguém sabe, nem o vê porquê não é necessário. Só no Xbox que temos que aguentar Major Nelson e o Aaron, apesar de quê, creio que as decisões tomadas no marketing da Microsoft são feitas em conjunto e a culpa não é somente desses dois dinossauros! Prova disso é que o formato do Inside persiste por anos à fio com geral reclamando.
 

freedowsRoO

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 7, 2010
3,760
4,185
Rondonópolis - MT
Eu acho que colocar toda expectativa em um só evento já é um erro da Microsoft. Não pode ser isso de "vai ou racha". E se rachar?

Eu joguei aqui "Xbox Series X" no Google, fui nas notícias e só tem tópico de framerate, isso que eu disse que não ia pegar legal muito antes de sair na mídia e me disseram que era coisa de entusiasta. Aí se você joga "PS5" só tem notícia da techdemo, "impressionante", "isso é next-gen", e você vê o marketing do Xbox SIMPLESMENTE PARADO. NÃO FAZ NADA, estão destruindo seu console na mídia e não sai NADA. Parece que a galera não lê, não sabe o que está acontecendo, não tem feeling nenhum de mercado.

A Xbox precisa fazer o Series X ficar na mídia o tempo todo, positivamente, entrar na cabeça das pessoas. Não precisa anunciar um jogo por semana, mas mostra os games antigos rondando no console, mostra os com Optimized, mostra alguma techdemo de Ray Tracing em tempo real. Olha aqui The Division 2 a 4K@60FPS, olha os loadings. Olha aqui Forza Horizon 4, Sea of Thieves, State of Decay 2 (que inclusive recebeu patch gráfico), rodando no Series X em 4K@60FPS. Chama os parceiros pra mostrar esses games que já sairam, mostrar a força do console. Mostra o HDR automático, mostra algum jogo da Retro a 4K com framerate desbloqueada 120fps+, alguma coisa em 8K talvez. Vai dando o gostinho semanalmente do poder, toda semana até Julho com uma ou duas novidades, gameplay, recurso... Se move.

Eu lembro o quão impressionante foi esse artigo da DF. Ali eu já tinha descoberto o quão forte era, Forza a 4K@90fps. Eles precisam de algo assim para o Series X, antes da apresentação de Julho, semanalmente.


Ótima colocação, é exatamente isso que falta. A MS nunca responde a concorrência no quesito marketing. Podiam muito bem já estar mostrando uma gameplay de hellblade 2 por exemplo, não ia afetar em nada o evento de julho já que teremos Halo, Forza e segundo a MS uma caralhada de jogo do XGS.
 

DoutorGoriBR

Ga♏erssauro
Março 27, 2007
1,335
1,951
Eu só acho que comparam as apresentações erradas.
Teve State of Play HORROROSO (todos os anteriores, alias)
Ai comparam esse do Ghost com o ultimo Inside... não da.

Pelas contas, a aquisição dos estudios e formação da Initiative vão começar a mostrar os jogos este ano em teasers.
Os jogos fotorrealistas então... demora mais ainda.
Pessoal é desesperado, seloko. Julho é daqui 2 meses só. Se nao tiver jogo da Initiative e varios outros padrao AAAA pra expandir a trindade, ai pode reclamar

Ghost tava ai no forno a mais tempo e mostrou gameplay detalhado pq o jogo lança daqui a SEMANAS.
Vai mostrar gameplay de Hellblade 2 mais de ano antes de lançar? (fim de 2021 se muito)
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,244
19,003
Manaus
Pensem o seguinte quem é o nome do marketing da Sony? Não existe, ninguém sabe, nem o vê porquê não é necessário. Só no Xbox que temos que aguentar Major Nelson e o Aaron, apesar de quê, creio que as decisões tomadas no marketing da Microsoft são feitas em conjunto e a culpa não é somente desses dois dinossauros! Prova disso é que o formato do Inside persiste por anos à fio com geral reclamando.
A MS terá o seu momento de brilhar, de mostrar os jogos dela de maneira interessante.
Sabem o que precisam fazer, mas coisas grandes tem seu tempo certo pra acontecer.
 
  • Curtir
Reações: Pegazuswarri0R

PerijonesBR

Guerreiro
Abril 1, 2017
361
379
Rio de Janeiro
Eu só acho que comparam as apresentações erradas.
Teve State of Play HORROROSO (todos os anteriores, alias)
Ai comparam esse do Ghost com o ultimo Inside... não da.

Pelas contas, a aquisição dos estudios e formação da Initiative vão começar a mostrar os jogos este ano em teasers.
Os jogos fotorrealistas então... demora mais ainda.
Pessoal é desesperado, seloko. Julho é daqui 2 meses só. Se nao tiver jogo da Initiative e varios outros padrao AAAA pra expandir a trindade, ai pode reclamar

Ghost tava ai no forno a mais tempo e mostrou gameplay detalhado pq o jogo lança daqui a SEMANAS.
Vai mostrar gameplay de Hellblade 2 mais de ano antes de lançar? (fim de 2021 se muito)
Concordo com sua argumentação mas acho que devemos acrescentar que a MS tem que ter consciência que está "devendo" na área dos jogos do tipo ação-aventura-rpg com gráficos fotorrealistas. Tanto os fãs como os haters já vão para estes eventos esperando ver se o Xbox tem novidades nesta área. Neste sentido a expectativa criada tem que ser muito bem calibrada, caso contrário o mercado continuará com a impressão de que o Xbox é bom de serviços mas não em jogos.
Sei que o Inside não tinha foco em exclusivos mas eventos mal concebidos como estes reforçam esta percepção nas pessoas. Realmente os últimos SoP da Sony foram fracos, mas ela tem um certo "crédito" com o mídia e o mercado pelo histórico dos seus exclusivos. Assim sendo, bastou fazer um bom vídeo sobre um lançamento próximo para que o hype subisse muito.
Também concordo com a galera que defende que o marketing do Xbox precisa de novos ares com urgência, mesmo com os acertos recentes. Acho importante também diminuir o personalismo (Phil, Greenberg, Major Nelson) e trabalhar os temas de forma mais institucional, como a Sony faz.
 
  • Curtir
Reações: Linho e User 1422

DigoM4RS

Guerreiro
Maio 6, 2019
2,720
6,287
SP

xxdrummerxx

Novato
Junho 22, 2014
123
97
Campinas/SP
Eu não entendo esse desespero todo.
Pra mim a MS vem se esforçando pra melhorar a forma de apresentação de seu produto e vem conseguindo, principalmente ouvindo as críticas pra tentar se aperfeiçoar.

Do outro lado fazem um estardalhaço quando é divulgada uma logo, a comparação é desleal, a marca PS ainda é sinônimo de vídeo game, a MS ainda não está no mesmo patamar, por isso o empenho em ouvir a comunidade.

Eu estou satisfeito e com hype pra ver o que vem pela frente, estão fazendo tempestade em copo d'água.
 

Luck Costa

Jogador
PXB Gold
Janeiro 17, 2008
3,601
5,578
Vinhedo
Eu não entendo esse desespero todo.
Pra mim a MS vem se esforçando pra melhorar a forma de apresentação de seu produto e vem conseguindo, principalmente ouvindo as críticas pra tentar se aperfeiçoar.

Do outro lado fazem um estardalhaço quando é divulgada uma logo, a comparação é desleal, a marca PS ainda é sinônimo de vídeo game, a MS ainda não está no mesmo patamar, por isso o empenho em ouvir a comunidade.

Eu estou satisfeito e com hype pra ver o que vem pela frente, estão fazendo tempestade em copo d'água.
Assino embaixo. Muito mimimi por nada, na minha opinião.
Mas sou bem suspeito pra dar opinião: não curto quase nada da Nintendo e tenho PS4 só para exclusivos. Meu mundo de gamer há 13 anos rola nas plataformas da MS...
 

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Eu não entendo esse desespero todo.
Pra mim a MS vem se esforçando pra melhorar a forma de apresentação de seu produto e vem conseguindo, principalmente ouvindo as críticas pra tentar se aperfeiçoar.

Do outro lado fazem um estardalhaço quando é divulgada uma logo, a comparação é desleal, a marca PS ainda é sinônimo de vídeo game, a MS ainda não está no mesmo patamar, por isso o empenho em ouvir a comunidade.

Eu estou satisfeito e com hype pra ver o que vem pela frente, estão fazendo tempestade em copo d'água.
Não, talvez você esteja entendendo como uma crítica a toda MS e o Xbox.

Não é isso.

O que o pessoal comentou aí é que o Inside Xbox, somente essa parte, de um todo que está muito bom, pode ser melhorado.

Não é uma tempestade, é uma crítica bem pontual e específica que ocorre justamente porque as demais áreas parecem estar muito bem, logo o que não está acaba se destacando.
 

fblipe

?️‍??
Março 15, 2015
3,351
5,770
Curitiba
Não, talvez você esteja entendendo como uma crítica a toda MS e o Xbox.

Não é isso.

O que o pessoal comentou aí é que o Inside Xbox, somente essa parte, de um todo que está muito bom, pode ser melhorado.

Não é uma tempestade, é uma crítica bem pontual e específica que ocorre justamente porque as demais áreas parecem estar muito bem, logo o que não está acaba se destacando.
4 páginas e teve gente que ainda não entendeu que os elogios ao State of Play e Nintendo Direct são em relação ao formato, e não ao conteúdo
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,537
75,406
Rio Grande do Sul
Tá, tinha lido esse texto do Jez no dia em que ele publicou e queria ter falado antes enquanto o assunto ainda tava quente, mas minha cabeça tava cansada e não tinha conseguido formular um argumento que preste até então.

Mas agora foi, vamos lá.

Confesso que, em um primeiro momento, achei estranho, especialmente por ser motivado pela apresentação de Ghost of Tsushima em um State of Play. Sim, ver gameplay real é legal e nos dá a noção certa do que esperar sobre um jogo, mas especialmente sobre Ghost of Tsushima, já estava mais que na hora, o jogo será lançado daqui a dois meses, eu mesmo não sabia como seria direito já que os trailers anteriores com segmentos de gameplay pareciam mais limitados e direcionados.

Falando sobre jogos, o único exemplo que eu vejo hoje que já deveríamos ter visto gameplay por parte da Xbox Game Studios é Halo Infinite, pois já tivemos dois vídeos (um teaser na E3 2018 e um trailer na E3 2019, ambos com cutscenes) deste jogo que lança ainda em 2020, junto do Xbox Series X se tudo correr bem - seguindo a lógica dos consoles chegarem em novembro, estamos a seis meses do seu lançamento e não temos ideia de como o jogo se comporta rodando de fato. Saberemos em julho, quatro meses antes do lançamento.

Agora, vamos ver os outros jogos da Microsoft, primeiro os que tem previsão de lançamento em 2020 por ordem (tirando Halo que já falei acima) e depois os sem data anunciada:
  • Minecraft Dungeons (26/maio), tem muito gameplay rolando por aí, teve até uma beta fechada mas que podia ser compartilhada com geral.
  • Grounded (28/julho), outro que temos visto muitos gameplays recentes em coberturas como da Game Informer.
  • Wasteland 3 (28/agosto), esse aqui então chove vídeo com gameplay, inclusive um recente do jeito que o artigo cita como ideal, com um desenvolvedor falando sobre o jogo.
  • Tell Me Why (2020), esse não temos gameplay, mas como é da DontNod, dá pra ter uma noção com base em Life is Strange.
  • Microsoft Flight Simulator (2020), esse tem horas e horas de gameplay disponíveis nos canais oficiais.
  • Gears Tactics (2020), já lançado no PC, contou com vários vídeos mostrando como o jogo se comporta e entrevistas de desenvolvedores sobre as diferenças dele em relação a outros jogos táticos, como XCOM.
  • Pschonauts 2 (2020), tem gameplay na E3 2019 inclusive com o próprio Tim Schafer, e por ser um projeto que iniciou com financiamento coletivo, quem for atrás encontra bem mais coisa.
  • Battletoads (202?), já teve vídeo de gameplay divulgado e foi até bem criticado por parecer lento e a arte não agradar a galera, não sei se o silêncio pode significar que a Dlala/Rare estão tendo algum retrabalho para apresentar novamente.
  • Everwild (202?), apresentado com um trailer na X019, tá tranquilo ainda já que nem janela de lançamento tem.
  • Senua's Saga: Hellblade II (202?), também apresentado com um trailer in-engine, sem gameplay, no The Game Awards 2019, esse o Phil Spencer ainda disse que estava em um estágio inicial de desenvolvimento.
  • Project Mara, aqui temos um vídeo teaser, mas tranquilo já que foi anunciado em janeiro deste ano.
Olhando por aí, acredito que exista um equilíbrio legal e uma tendência de apresentar jogos com cutscenes primeiro para passar o clima do jogo e, só depois, mostrar algo que tenha gameplay. Pegando pela ordem da lista mesmo, temos na parte de cima (mais próximos do lançamento) jogos com vários gameplays espalhados por aí e, na parte de baixo (mais longe do lançamento) jogos sem gameplay. Tirando Halo Infinite, me parece existir um cuidado por parte do Matt Booty e equipe de não deixar chegar tão perto de um lançamento sem ter nada a apresentar de gameplay.

É lógico que eu adoraria ver mais revelações de jogos como foi com Horizon Zero Dawn (E3 2015) ou Days Gone e God of War (E3 2016), onde a primeira aparição já contava com um segmento considerável de gameplay (Days Gone tecnicamente foi a segunda, porque mostraram um trailer no meio da conferência e depois no final da mesma mostraram o gameplay comentado) - mas isso é exceção, pouquíssimos jogos conseguem frear o desejo das publishers de criar hype para segurar tanto conteúdo assim. A maioria segue a sequência de trailer (mais de um até) pra, aí sim, mostrar gameplay.

Passado esse ponto de "mostrar jogos com gameplay é melhor do que empilhar trailer" (que eu concordo, mas de novo, não é um problema tão grande ao meu ver, visto que eles tem seguido uma sequência lógica que funciona e é adotada pela maioria das publishers), vou pular a parte em que o artigo aborda a hipótese da Microsoft ainda ser corporativa demais, com processos burocráticos e tal, porque não é desenvolvido nenhum argumento com relação ao Xbox, e cita só por cima o Mixer e Skype, mas sem explicar exatamente o motivo.

Sobre o modelo adotado pela Nintendo com seus Direct, e que foi apropriado pela Sony também com os State of Play, aí sim eu considero acertado (em partes) por um motivo simples: tempo. Geralmente, esses programas são curtos, com 20 a 30 minutos de duração, enquanto os Inside Xbox costumam ser maiores, com 40 a 50 minutos, quem assiste desde os primeiros vai lembrar que eles tinham mais de 1h (e só quem viu ao vivo aquele episódio onde tiveram a brilhante ideia de passar dois "escape room" pra promover State of Decay 2, superando meia hora, lembra o quanto era cansativo). Um programa mais curto mantém a atenção do público por mais tempo e, com menos minutos à disposição, a equipe precisa construir um roteiro bem mais coeso para apresentar as coisas, já que qualquer segundo é importante. Só que aí tem uma coisa: na maioria dos casos, os Nintendo Direct e State of Play, por serem curtos, não possuem gameplay (que é um dos pontos principais abordados no texto) ou tem bem pouco - exceção de quando fazem algo específico, como foi o caso de Tsushima agora.

O último Inside Xbox já foi mais elogiado (no formato) por focar em jogos na primeira parte, deixando o papo pro final, aí quem não tinha interesse não precisou ver tudo. Com uma pandemia acontecendo, a Microsoft não tem como dar aquele ar de "talk show" para o programa, que em muitos momentos, abre espaço para que o conteúdo seja dispersado, pra conversa paralela que não nos interessa tanto assim. Me parece ser algo que a Microsoft gosta e um fruto da comunicação/marketing/propaganda americana, que é conhecida por ser bem exagerada. Mas, algo pessoal, ainda gosto de ver gente de vez em quando em pequenas inserções para falar sobre algumas coisas, ou introduzir um assunto, desde que seja rápido.

Enfim, é um assunto que rende bastante porque é difícil agradar todo mundo, e nem tudo que funciona para uma empresa vai funcionar para outra. Ao contrário de Nintendo e Sony, a Microsoft tem feito diversos movimentos enquanto empresa (como um todo, não só Xbox) para ser mais humana e próxima, pra não ser aquela gigante corporativa que comanda o mundo mas uma empresa amiga que tá ali pra nos ajudar no que for preciso. Até por isso, não temos trailer atrás de trailer como nos Direct/State of Play, mas uma pessoa de vez em quando, pra tentar representar essa proximidade. Talvez, devam começar criando menos hype em cima destes eventos, eu percebo que a Microsoft se esforça mais pra promover o Inside Xbox do que a Nintendo com os Directs ou a Sony com o State of Play - enquanto as últimas fazem ali um tuíte e deu (ó, vai ter programa dia X, hora Y, sobre isso), a Microsoft fica martelando um pouco mais, primeiro anunciando o evento, depois falando algumas frases de efeito, depois mostrando uma parte do conteúdo. Tem uma força extra, e eu entendo que é algo necessário já que as outras marcas atualmente são mais populares, mas isso ajuda a ir criando uma expectativa que nem sempre é alcançada. Até por isso, acho que o principal problema do Inside Xbox é mais sobre como a Microsoft vende ele do que o conteúdo apresentado em si.

Bem assim mesmo, enqanto o tio Phil fala abertamente das outras marcas, a Sony paga a galera pra nem citar o nome Xbox.
Isso pra mim eh medo. "Nossos clientes alienados não podem descobrir q a concorrência eh melhor, então nem vamos citar o nome deles".
Isso é marketing, nesse último Inside Xbox mesmo, os jogos apareceram lá somente com a indicação de Xbox, pessoas/perfis começaram a falar que alguns deles eram exclusivos com base em informações preliminares, e só com os releases oficiais divulgados dias depois foram mencionadas outras plataformas, como Scarlet Nexus.
 
Última edição:

xxdrummerxx

Novato
Junho 22, 2014
123
97
Campinas/SP
Não, talvez você esteja entendendo como uma crítica a toda MS e o Xbox.

Não é isso.

O que o pessoal comentou aí é que o Inside Xbox, somente essa parte, de um todo que está muito bom, pode ser melhorado.

Não é uma tempestade, é uma crítica bem pontual e específica que ocorre justamente porque as demais áreas parecem estar muito bem, logo o que não está acaba se destacando.
Pois é exatamente em cima disso que comentei, não disse que o "todo" está ruim, mas que a MS vem trabalhando para melhorar como expõe seus jogos.

No último inside deixaram os devs pra falar no final, achei ótimo, eu gosto de assistir as entrevistas mas sei que uma galera só quer ver os jogos, assim facilitou pra atender o gosto de todo mundo, não quer ver entrevista, beleza, pode parar por aqui.

Contínuo achando muito mimimi por nada. Mas é só minha opinião, respeito quem pensa diferente.
 

TiagoCruz85

Guerreiro
Março 30, 2018
1,365
1,254
Camaçari, BA
Vocês podem até discordar de mim, mas ao meu ver, a Microsoft não pode disputar por igual com a Sony ou a Nintendo. Se compararmos com futebol, é como se ela iniciasse qualquer partida perdendo por 3x0 e tivesse sempre que correr atrás do resultado. Pra isso ela precisa sempre surpreender e estar acima da média. O melhor exemplo disso foi no TGA onde ela pegou todo mundo de surpresa, apresentando o series x e o Hellblade 2. Naquela ocasião, muitos influentes tentaram achar defeito ou desdenhar do jogo (dizendo que o jogo estava a 24 fps e que o jogo final não terá aquele gráfico) mas não tiveram força pra isso, pois a Microsoft foi impecável e não deu espaço pra ninguém criticar.
Se analisarmos a sony ultimamente, era pra todo mundo está criticando a sony, pois ela ainda não apresentou o console, trolou todo mundo com a logo do ps5, apresentou um controle com um design estranho, não conteve os vazamentos do the last of us, começou a punir canais que comentavam sobre o spoiler (sem dar nenhum spoiler), apresentou um downgrade gigante no ghost of tsushima, cancelou todos os eventos do ano (antes do covid 19), quase não teve evento esse ano (evento online).
Todos esses vacilos da sony são piores que os do xbox one em 2013, mas como todo mundo passa o pano para a sony, eu não vejo nenhum haterismo pra cima dela. Isso ficou evidente quando muitos youtubers que criticaram o downgrade do watch dogs estam dizendo que o downgrade de ghost of tsushima é algo normal.
 
Última edição:

TiagoCruz85

Guerreiro
Março 30, 2018
1,365
1,254
Camaçari, BA
Eu não vi nada de errado com o formato e conteúdo do inside xbox, até gostei. O único problema foi terem colocado a palavra Gameplay em um evento que não mostrava gameplay de quase nada.
Concordo. Mas por causa desse vacilo, muitos estão associando o series x a algo decepcionante e estão associando o ps5 (que até o momento nem existe) a gráficos foda por conta da apresentação da unreal engine 5. Isso mesmo! Muitos estão até tratando aquela apresentação como um jogo exclusivo de ps5.
 
Última edição:

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)