Microsoft subindo preços de jogos na Live (comparando com Playstation)

koln

Casual
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Bruhzil
Acredito que todo mundo aqui sabe que até pouco tempo atrás maioria dos jogos na Live eram mais baratos, isso desde sempre, inclusive me lembro que quando saiu a PSN BR era motivo de piada porque os jogos Download Only custavam o dobro.

A exceção que veio com o passar dos anos foi que teve vários jogos AAA sem reajuste de preço, como o caso do Borderlands que até hoje custa uns 140, enquanto o 2 é tipo 70 reais, ai na PSN que saiu anos depois o jogo é 31. Quem fez mais reajustes foram as japas como Bandai Namco, Square (com os jogos da Eidos também), Capcom e Sega. Os ocidentais largaram um monte de jogo. Nessa sale da retro mesmo acho que de publisher ocidental só comprei o COD 3 porque é caro o usado, de resto, foi tudo japa.

Agora não era a primeira e nem segunda vez nesse mês que eu vi um jogo ficar até absurdamente mais caro na Live, inclusive parece que começou há alguns meses, os Final Fantasy de PS2 por exemplo, custam absurdos 220 reais, agora parece que virou febre, antes era uma conversão terminando em xx,90, normalmente a mesma da Steam nos indies, agora só os AAA que tão na mesma faixa da PSN ou menos (como é o caso dos jogos da KT e Samurai Showdown).

Eu acho que está na hora do pessoal começar a cobrar explicação dos representantes da Microsoft aqui, tem que atualizar os preços dos jogos do 360, colocar os que tão fora da região aqui, e saber porque agora tão com essas conversões malucas.
 
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LLIMA83

Viciado
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São Paulo
Estive vendo aqui na live a pré venda no novo fórmula 1, o preço da live está um roubo comparado com o da ps store. E aquele Unrule heroes (acho que é esse o nome) que tem uma pegada estilo Rayman, na live está 74.95 enquanto na store saiu hoje por 49.00 com desconto. Está na hora da comunidade Xbox fazer barulho e cobrar da Microsoft do porque esse aumento discrepante de valores.
 
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Pegazuswarri0R

VINGADOR MALIGRINO
PXB Gold
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ARQ - SP
Sério M$? Amo a marca, invisto nela, compro pra ajudar desenvolvedor e quando chega a vez de eu ser recompensado eu tenho a impressão de que, hoje, quem tem PS4 sou eu e que estou na PSN e não mais na live...

Depois vai querer me banir por eu apelar pra live Argentina.

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jairopicanco

Viciado
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Manaus
Não deveria ter o efeito contrário então? Se as pessoas estão deixando de comprar em função do serviço, aumentar o preço certamente não vai mudar esse cenário
Coloca-se um preço um pouco acima afim de tentar compensar eventuais perdas daqueles que deixaram de comprar os jogos de forma avulsa.
Nesse cenário, a intenção não é fazer o cara que assina o serviço mudar de ideia e voltar a comprar digital, mas sim ganhar em cima daqueles que ainda preferem comprar digital. Ganha nas 2 pontas.
 

Spunck

Casual
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São Paulo
É por isso que cada vez mais eu compro jogos no pc, os multi 90% são lá, paguei hoje na epic 39 reais no world war z, já no one está 123 e no ps4 149.
 

Lord Varuna

Novato
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São Paulo
Venho notando essa mudança nos preços também há algum tempo, alguns jogos estão vindo bem mais caros. O que eu notei é o seguinte:

Depois da integração da Live com os jogos que saiam também no Windows 10, eles usavam a conversão do valor em dólares a R$3,80. Ou seja, se um jogo era U$14,99, na store ele saia a R$56,95 (um exemplo claro é o Doodle God, Farm Together, Super Lucky's Tale, Vodoo Vince, DLCs do Forza Horizon 3 e 4, entre vários outros, principalmente aqueles que são Play Anywhere).

Esse preço ficou disparado, pois a política da Live era converter a R$2,00 por padrão, enquanto a Store (W10) estava convertendo a R$3,80. Ainda assim, parte dos jogos converte ainda R$2,00 e outros a R$3,80.

Mas, com a integração das duas lojas cada vez maior, estamos vendo essa grande diferença quanto a loja da PSN, que possui sua própria conversão, que é maior que a da Live, porém menor que a da Store (W10).

Sendo assim, essa unificação tem nos prejudicado bastante, pois muitas das vezes a distribuidora do jogo não seta um valor definido para a nossa região, a conversão é feita pela própria loja do game por padrão, onde conforme notei, há duas conversões diferentes, e três formas do valor ser definido (conversão a R$2,00 da Live, conversão a R$3,80 da Store W10 e valor definido pela distribuidora, muitas vezes sendo igual ao valor da mídia física).
 

koln

Casual
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Bruhzil
Galera, eu acho que seriamente precisamos entrar em contato com o pessoal da Microsoft, eu cheguei a mandar via facebook na pagina do Xbox e disseram que iam encaminhar pro setor, mas como experiências que escuto com isso muitas vezes não dão nada, eu diria que o certo era um grupo enviar mensagens, porque até isso realmente chegar no setor (se chegar) a merda já foi feita.
 

koln

Casual
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Bruhzil
Bem pessoal, mandei email pra three fields e me responderam, falaram que eles só enviam o preço do jogo em dolares e convertem, ou seja, a conversão da live ficou zoada.


Hi

Thanks for getting in touch, we just enter a US$ retail price and then Sony and Microsoft have their own conversion but we will mention it to the Xbox guys.



Best wishes

The Three Fields Team
 

CaioNF

Novato
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Venho notando essa mudança nos preços também há algum tempo, alguns jogos estão vindo bem mais caros. O que eu notei é o seguinte:

Depois da integração da Live com os jogos que saiam também no Windows 10, eles usavam a conversão do valor em dólares a R$3,80. Ou seja, se um jogo era U$14,99, na store ele saia a R$56,95 (um exemplo claro é o Doodle God, Farm Together, Super Lucky's Tale, Vodoo Vince, DLCs do Forza Horizon 3 e 4, entre vários outros, principalmente aqueles que são Play Anywhere).

Esse preço ficou disparado, pois a política da Live era converter a R$2,00 por padrão, enquanto a Store (W10) estava convertendo a R$3,80. Ainda assim, parte dos jogos converte ainda R$2,00 e outros a R$3,80.

Mas, com a integração das duas lojas cada vez maior, estamos vendo essa grande diferença quanto a loja da PSN, que possui sua própria conversão, que é maior que a da Live, porém menor que a da Store (W10).

Sendo assim, essa unificação tem nos prejudicado bastante, pois muitas das vezes a distribuidora do jogo não seta um valor definido para a nossa região, a conversão é feita pela própria loja do game por padrão, onde conforme notei, há duas conversões diferentes, e três formas do valor ser definido (conversão a R$2,00 da Live, conversão a R$3,80 da Store W10 e valor definido pela distribuidora, muitas vezes sendo igual ao valor da mídia física).
Acho essas conversões automáticas problemáticas demais. Um jogo não possui um preço definido como uma tv ou carro. O momento influencia muito na precificação. O preço dos jogos tinha que der pensado baseado no mercado em que ele será vendido, e não ua simples conversão. O preço em dólar leva em consideração a reação do consumidor, em real não. Isso é bem estranho.
 
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koln

Casual
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Bruhzil
Com o caso do Castlevania entrando por pressão, eu acho que tá na hora de começar a subir hashtag também nas postagens da Xbox BR e cia
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
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O preço em dólar leva em consideração a reação do consumidor, em real não. Isso é bem estranho.
Se os jogos fossem produzidos aqui, talvez tivesse essa percepção. Mas o dinheiro vai lá pra fora, então os caras entendem quanto eles querem receber em dólar. Pra receber menos do que o normal, alguém tem que sensibilizar caso a caso. Contudo, quanto à diferença entre preços brasileiros, especulo que houve uma mudança de diretriz na MS Brasil. Espontânea, ou não (pressão externa, por exemplo).
 

CaioNF

Novato
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Se os jogos fossem produzidos aqui, talvez tivesse essa percepção. Mas o dinheiro vai lá pra fora, então os caras entendem quanto eles querem receber em dólar. Pra receber menos do que o normal, alguém tem que sensibilizar caso a caso. Contudo, quanto à diferença entre preços brasileiros, especulo que houve uma mudança de diretriz na MS Brasil. Espontânea, ou não (pressão externa, por exemplo).
Concordo, eles calculam em dólar e querem receber aquele valor. Mas isso é burro. Se regulasse os preços diretamente pro mercado brasileiro o lucro por unidade diminuiria, mas a receita total aumentaria. Vira e mexe vemos indies à 100 reais. Sendo que um AAA com poucos meses de lançado se encontra no mesmo preço em promoção. Por mais que eu goste de indies, não tem muito o que pensar.
 

koln

Casual
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Bruhzil
Se os jogos fossem produzidos aqui, talvez tivesse essa percepção. Mas o dinheiro vai lá pra fora, então os caras entendem quanto eles querem receber em dólar. Pra receber menos do que o normal, alguém tem que sensibilizar caso a caso. Contudo, quanto à diferença entre preços brasileiros, especulo que houve uma mudança de diretriz na MS Brasil. Espontânea, ou não (pressão externa, por exemplo).
Então, mas a Microsoft sempre ofereceu estes na mesma faixa de conversão da Steam, os desenvolvedores utilizam essas conversões mais favoráveis em países pobres.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
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Então, mas a Microsoft sempre ofereceu estes na mesma faixa de conversão da Steam, os desenvolvedores utilizam essas conversões mais favoráveis em países pobres.
É um pouco mais complicado do que isso. Os preços do steam mundialmente são calculados de forma automática pela plataforma a não ser que o desenvolvedor opte por colocar manualmente país por país. Vi matéria ano passado mostrando que muitos desenvolvedores pequenos estavam insatisfeitos com essa postura da plataforma pois teriam dificuldades de cuidar as diversas variações de câmbio de tantos países onde o Steam está presente. Com isso quero dizer que não é sempre uma questão de sensibilidade do desenvolvedor mas uma imposição do Steam para aceitar que esta plataforma defina os preços dos jogos conforme a variação cambial estabelecida por ele.
No caso da Microsoft por muito tempo Vimos que os jogos que não possuíam versão em disco no país estavam utilizando uma taxa de r$ 2 por dólar mesmo quando o valor do dólar estava acima de r$ 3. Mas já faz um tempo que essa conversão foi abandonada embora eventualmente ainda ocorra nos famosos "bugs do estagiário", que não duram muito tempo.
Devido a essas operações em taxa desfavorável para Microsoft e desenvolvedores por tanto tempo, não duvido que alguém tenha resolvido acabar com isso e começar a praticar preços mais vantajosos para plataforma.
 

koln

Casual
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Bruhzil
É um pouco mais complicado do que isso. Os preços do steam mundialmente são calculados de forma automática pela plataforma a não ser que o desenvolvedor opte por colocar manualmente país por país. Vi matéria ano passado mostrando que muitos desenvolvedores pequenos estavam insatisfeitos com essa postura da plataforma pois teriam dificuldades de cuidar as diversas variações de câmbio de tantos países onde o Steam está presente. Com isso quero dizer que não é sempre uma questão de sensibilidade do desenvolvedor mas uma imposição do Steam para aceitar que esta plataforma defina os preços dos jogos conforme a variação cambial estabelecida por ele.
No caso da Microsoft por muito tempo Vimos que os jogos que não possuíam versão em disco no país estavam utilizando uma taxa de r$ 2 por dólar mesmo quando o valor do dólar estava acima de r$ 3. Mas já faz um tempo que essa conversão foi abandonada embora eventualmente ainda ocorra nos famosos "bugs do estagiário", que não duram muito tempo.
Devido a essas operações em taxa desfavorável para Microsoft e desenvolvedores por tanto tempo, não duvido que alguém tenha resolvido acabar com isso e começar a praticar preços mais vantajosos para plataforma.
Essa conversão é automática, já falei com devs que me responderam isso.

Basta ver que se fosse caso por caso, então teriamos vários jogos com preços diferentes aqui e custando a mesma coisa lá no primeiro mundo. E essa diferença só publisher grande que faz agora.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
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Os preços do steam mundialmente são calculados de forma automática pela plataforma a não ser que o desenvolvedor opte por colocar manualmente país por país.
@koln
Sim, eu disse que são automáticos. Eu quis dizer que o Steam não permite que você altere manualmente apenas 1 país, ou você deixa TODOS no automático, ou deixa TODOS no manual. Então a camaradagem no preço não é coisa do desenvolvedor, é o Steam fazendo a alegria do povo com o produto dos outros. Quem não concordar, que se retire.
Já na PSN e Xbox Store, certamente há uma conversão automática, porém me parece que as publishers ou indies conseguem solicitar ajustes individuais.
 
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