Minecraft é o terceiro jogo da Microsoft no Hall da Fama dos Videogames

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,562
75,509
Rio Grande do Sul
apps.608.13510798887677013.5c7792f0-b887-4250-8c4e-4617af9c4509.bcd1385a-ad15-450c-9ddd-3ee80c37121a

Com a consolidação dos videogames como meio de entretenimento eletrônico, organizações e premiações começaram a ser criadas e passaram a ser levadas um pouco mais a sério pelo público. Dentre elas, está o World Videogame Hall of Fame, uma organização que faz parte do The Strong National Museum of Play, que por sua vez é uma parcela do The Strong, um local que concentra artefatos e a história que mostra a importância de jogar, não apenas videogames, como jogos no geral, formas de diversão. Pela representatividade da indústria, é claro que os videogames passariam a fazer parte da bagunça também.

Desde 2015, o National Museum of Play realiza a escolha de videogames importantes da história com base em quatro critérios essenciais:
  • Status de ícone: um jogo que é amplamente reconhecido e lembrado;​
  • Longevidade: não é uma moda passageira e desfruta de popularidade ao longo do tempo;​
  • Alcance geográfico: cumpre os requisitos anteriores de maneira global, sem fronteiras;​
  • Influência: exerce influência significativa no design e desenvolvimento de outros jogos, em outras formas de entretenimento, ou ainda na cultura popular e na sociedade em geral.​
Pois bem, em 2020, foi a vez de Minecraft entrar no seleto grupo de jogos que cumprem estas condições e passou a fazer parte do World Videogame Hall of Fame. Com mais de 200 milhões de unidades vendidas e 126 milhões de jogadores mensais, não é por menos. Minecraft já havia ficado entre os finalistas de 2015, mas não foi escolhido na época. Neste ano, além de Minecraft, foram adicionados também Bejeweled (2001), Centipede (1981) e King's Quest (1984), superando jogos como Goldeneye 007 (1997), Guitar Hero (2005), Super Smash Bros. Melee (2001), Uncharted 2: Among Thieves (2009) e Where in the World is Carmen Sandiego (1985), entre outros.

Falei de ser o terceiro jogo da Microsoft ali em cima, né? Antes de Minecraft, a Microsoft já tinha conseguido emplacar dois jogos nessa premiação com Halo: Combat Evolved (2001), incluído em 2017, e Microsoft Solitaire (1990, pra nós, mais conhecido como Paciência), em 2019. Ambos, assim como Minecraft, foram bastante influentes, Solitaire (a versão atual da coleção de jogos da Microsoft) tem 35 milhões de jogadores mensais ainda hoje. Essa parte de jogos sociais da Microsoft, inclusive, é muito boa pra ter no celular e acompanhar a gente em momentos onde estamos longe do videogame ou do PC mas queremos jogar alguma coisinha, muitos deles tem suporte a conquistas inclusive.

É muito bom ver não apenas o meio de videogames sendo reconhecido como algo sério perante as outras formas de entretenimento como um todo, mas também o trabalho oneroso de preservação e celebração histórica de toda essa produção ao longo dos anos. É cultura, é algo que vai ficar pra sempre, que simboliza a nossa época. E, nesse meio todo, também é bem legal perceber que a Microsoft tem sido reconhecida pela sua produção, muita gente relaciona a participação da empresa com videogames a partir de Xbox, mas é necessário lembrar o quanto a Microsoft atua no mercado de videogames, seja desenvolvendo jogos em si ou ferramentas de desenvolvimento há muitos anos.

Pra quem quiser conhecer todos os jogos premiados, só clicar pra expandir.

2015: Doom, Pac-Man, Pong, Super Mario Bros., Tetris e World of Warcraft
2016: Grand Theft Auto III, Sonic the Hedgehog, Space Invaders, The Legend of Zelda, The Oregon Trail, The Sims
2017: Donkey Kong, Halo: Combat Evolved, Pokémon Red & Green, Street Fighter II
2018: Final Fantasy VII, John Madden Football, Spacewar!, Tomb Raider
2019: Colossal Cave Adventure, Microsoft Solitaire, Mortal Kombat, Super Mario Kart
2020: Bejeweled, Centipede, King's Quest, Minecraft

 

dezenove

Its not just a number
Maio 7, 2010
2,652
3,397
Eu era um dos que olhava com olhos tortos Minecraft, não entendia esse barulho todo que fazia.
Mas resolvi pegar e jogar serio, e realmente, o jogo é muito complexo, tem muita coisa para ser fazer, além dos servidores de mundos online, onde várias pessoas jogam e tem vários tipos de opções a mais do jogo base, além de que é um jogo que abrange todas as idades

Muito merecido, uma pena que o estilo gráfico dele acaba afastando muita gente.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)