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Em relação às faces que aparecem nas cutscenes, a EA SPORTS FIFA divulgou que 11.000 jogadores tiveram a face escaneada. Porém, ligas de menor expressão (inclusive a brasileira) têm pouquíssimos jogadores que foram realmente bem trabalhados, os quais possuem simplesmente uma face genérica.
O grande ponto fraco nesse quesito é a torcida: dizer que a torcida é "genérica" seria um enorme elogio. A torcida é simplesmente ridícula, sem textura alguma!
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No que diz respeito ao som do jogo em si, realmente é algo que não me agrada. Apesar de a narração manter uma boa consistência e frequência de comentários pertinentes à partida e detalhes extra-campo (ocorrem comentários relacionados às outras partidas que estão ocorrendo simultaneamente e são de interesse para o seu time, assim como o do adversário), a torcida não empolga.
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Dentre as novidades, considero o First Touch Control (FTC) a principal implementação da EA SPORTS FIFA nessa edição! O FTC trouxe ao jogo a imprevisibilidade do futebol real: o domínio de bola não é mais "perfeito" (como nas versões anteriores), o que faz com que um passe forte, longo, ou lançamento resultem em situações diversas que dependem da qualidade do jogador que receberá a bola: o jogador pode errar o domínio da bola, deixá-la escapar sob o pé, errar o domínio no peito, etc. Isso garante que o Peter Crouch não dominará uma bola com a mesma qualidade que o Xavi.
Houveram muitas melhorias na inteligência artificial (IA) da CPU. Enquanto você está com a bola no ataque, os outros jogadores se movimentam de maneira a te dar mais possibilidades de jogadas e fugirem da marcação.
Já na defesa houveram melhorias no Tactical Defending (implementado no FIFA 12). Os jogadores controlados pela CPU sempre vão tentar interceptar um passe quando a bola está em um determinado raio de alcance. Quando o adversário está a ponto de chutar ao seu gol, os zagueiros se jogam na bola na entrada da área.
O sistema de dribles sofreu mudanças consideráveis: estão mais simples de serem executados (em relação ao FIFA 12). Acredito que isso se deve ao fato de agora ser possível driblar em qualquer direção, independentemente da direção em que o jogador esteja correndo: você pode ter um jogador correndo na horizontal para a direita e executar um drible na diagonal, de modo que ao final do drible o jogador continue correndo na direção horizontal para a direita (no FIFA 12, ao final do drible, o jogador corria na direção em que o drible foi executado). Há uma grande variedade de dribles.
Mas é claro que "nem tudo são flores"! Para mim, o ponto mais fraco do jogo são as configurações do controle. Nunca gostei de jogar com os controles em "assisted", modo em que os passes são praticamente perfeitos à lá "ping-pong" (apesar do FTC) e a finalização sempre é impecável! Por outro lado, essa configuração limita, e muito, o que você deseja fazer.
Sempre joguei com os controles em "semi-assisted" e há algumas semanas passei para o "manual". Está sendo uma experiência bem bacana, onde posso explorar e experimentar tudo que há de melhor e pior no FIFA 13! E o que há de pior nesse aspecto é selecionar um jogador específico! Uso o RS para (tentar) selecionar um jogador (nunca gostei de selecionar um jogador usando o LB), e vejo uma falha (de inteligência do sistema) em selecionar o jogador correto quando os jogadores estão relativamente próximos uns dos outros. Essa é uma reclamação corriqueira de quem joga dessa maneira.
Outro problema (independente das configurações dos controles) está relacionado aos lançamentos: a CPU não consegue distinguir perfeitamente à qual jogador aquele passe foi dado, e muitas das vezes seleciona o jogador errado para correr em direção à bola!
Ainda em relação à passes, os toques de "primeira" estão "descalibrados". Às vezes você recebe um passe fraco e tentar tocar de primeira (apenas com um leve toque no A, Y ou B ) e o passe sai extremamente forte!
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Existem basicamente três modos de jogo online:
1) Seasons: novas opções de filtro de busca de adversário adicionadas. Em cada divisão você pode ser rebaixado, se manter, ou ganhar o título da mesma. Além disso, a cada duas semanas é aberto um torneio que fica disponível por todo fim de semana, o que te possibilita ganhar novos troféus para sua (nova) galeria. Também é possível jogar as temporadas com um amigo (co-op).
2) Ultimate Team: agora com menu reestruturado de maneira bastante organizada. Nesse modo de jogo você cria um clube e administra o mesmo em todos aspectos, desde técnicos e jogadores, até estádios, uniformes e bolas!
Você pode comprar jogadores e itens para o seu clube através de lances em uma espécie de leilão (Trade) ou por packs. Da mesma maneira, você pode vender seus itens no Trade. Itens em geral podem ser comprados somente por "coins", uma espécie de moeda; já packs podem ser comprados através de FIFA Points (adquiridos com Microsoft Points).
Você pode jogar torneios no formato de copa ou em temporadas com 5 divisões, que dão prêmios distintos para cada objetivo conquistado e até mesmo para o rebaixamento.
Não existem "simples partidas": você sempre vai estar participando de um torneio de mata-mata ou de temporadas.
3) Pro Clubs: modo de jogo em que você cria um jogador e procura evoluir seus atributos jogando por um clube com seus amigos. Possui o formato de temporadas, com divisões. Houveram melhorias no filtro de busca de adversários, podendo optar por um adversário que tenha goleiro controlado por um jogador ou não, por exemplo.
Um aspecto importante é que agora todas informações sobre o desenvolvimento do jogador serão salvas no servidor da EA. Ou seja, somente poderá aumentar o nível do jogador em partidas online! Também é possível jogar partidas "aleatórias".
CONTRAS:
Dos modos multiplayer que joguei, o Pro Clubs foi o que mais apresentava lags! Não sei se é um problema do servidor da EA em si ou se isso se deve ao fato de esse modo de jogo envolver vários jogadores (e consequentamente várias qualidades diferentes de conexões/internet). Um comando demora bastante para ser executado, o que irrita bastante!
O Ultimate Team (UT), apesar de ser o modo que mais gosto, é sinônimo de problema! É impressioante como o sistema é falho e dá brechas à várias "picaretagens" por parte de alguns usuários. Esse sistema entra em manutenção constantemente, mas sempre está com um problema ou outro (principalmente no Trade).
Além disso, outro fator que me incomoda bastante no UT é a velocidade do jogo que é muito acima da velocidade normal do Modo Carreira, Seasons ou Match Day Live.
Sem contar a falha da EA em relação aos atributos dos jogadores (no UT): o principal fator (infelizmente) é o "pace" (relacionado à velocidade do jogador). Fatores técnicos como finalização, passe e chute não são tão relevantes quanto à velocidade! Jogadores com finalização 60 e pace 90 normalmente são mais decisivos do que jogadores com finalização 90 e pace 60!
Independente do modo de jogo, os servidores caem vez ou outra, ou apresentam problemas que influenciam de forma negativa nas partidas (como lags e até mesmo desconexões).
* Modo Carreira:
É um modo de jogo bastante divertido em que você tem a opção de fazer carreira como jogador ou manager.
Como manager você irá dirigir um clube de qualquer liga durante uma temporada, tendo em vista alcançar vários objetivos estabelecidos pela diretoria do clube. Você pode fazer contratações, solicitar verba para comprar jogadores, vender, emprestar jogadores, etc.
A janela de transferências ficou sensacional, onde você pode negociar e realmente travar uma "briga" para contratar um jogador: você faz uma proposta, o clube faz uma contra-proposta, você pode oferecer um jogador do eu elenco como moeda de troca. Além disso, mesmo se o clube aceitar a proposta, você terá que lidar diretamente com o jogador de interesse, oferecendo condições e fazendo uma boa proposta salarial para tentar convencê-lo a assinar o contrato. É muito bacana! O mesmo vale para o caso de um clube tentar comprar um de seus jogadores.
Dependendo do seu desempenho como manager, você poderá receber convites para dirigir seleções e participar de competições oficiais!
Já como jogador, você tem que ficar atento ao clube em que assinará um contrato. Não adianta querer iniciar a carreira no Barcelona, pois eles vão te emprestar para outro clube (normalmente pequeno) para que você possa ter espaço como titular e então poder desenvolver as habilidades. Você pode pedir para sair de um clube, caso esteja insatisfeito e também pode até ser convocado para a seleção de seu país, caso esteja com um bom desempenho!
CONTRA: O único ponto fraco que destaco é a falha na organização do calendário: jogos consecutivos ou com intervalos pequenos ainda ocorrem!
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A única que considero sem sentido é a "I Love This Club", em que você tem que fazer seu clube ter o valor de 85.000.000 no UT. Ao meu ver, é praticamente impossível alguém liberar essa conquista naturalmente. Para liberar essa conquista você tem que conseguir centenas de jogadores (que não seriam utilizados de maneira alguma) e depois de liberada, revendê-los!
As outras, no entanto, podem ser facilmente conquistadas naturalmente durante o jogo. Não há necessidade de "forçar a barra" para liberá-las! São bem tranquilas.
- * Jogabilidade muito boa e realística (especialmente o First Touch Control)
* Bons gráficos;
* Multiplayer com muitas variedades;
* Match Day: atualização semanal dos elencos;
* Diversas ligas licenciadas;
* Skill Games e arena de treinamentos;
- * Configurações dos controles precisam de maior atenção;
* Falta de licenciamento do Brasileirão, Champions League e Copa Libertadores;
* Servidores apresentam falhas;
* Lag no Pro Clubs;
* Ultimate Team apresenta vários problemas constantemente;
* Ausência da opção de criar torneios online entre amigos (que havia no FIFA 12);
* Desde o lançamento do FIFA 13 (final de setembro) até meados de novembro, o jogo apresentou vários bugs! Constantemente o jogo congelava e você era obrigado a reiniciar o console; haviam constantes quedas de conexões, além de uma dificuldade impressionante de encontrar adversários para jogar online (não era falta de jogadores, mas sim uma falha do servidor!); o Modo Carreira apresentou vários problemas de travamento e impossibilidade de progredir no jogo; problema da "bola invisível" durante a partida, dentre vários outros bugs.
Porém, desde a última atualização do jogo nunca mais tive problemas com tais bugs! Eu não tenho mais nenhum problema e também não estou vendo queixas relacionadas. Somente vejo problemas no UT, que apresenta problemas constantemente. Mas nada de mais grave em relação ao jogo como um todo.
Não pude comentar sobre a versão nacional, com narração em português porque o meu é importado. Da mesma maneira, não posso comentar em relação ao uso do Kinect durante o jogo, pois não tenho o aparelho.
Apesar de todos problemas que estressaram muita gente durante esse período, mas que agora foram bastante reduzidos, eu recomendo fortemente esse jogo à todos que curtem futebol! É um ótimo jogo!
:arrow: Minha avaliação final é 9/10!
Notas utilizadas:
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