Análise [Mini-Review] Final Fantasy XIII

Paraiba!

Jogador
Janeiro 7, 2009
237
0
minititulonme.png

minisobreojogonme.png


  • *
    jogomne.png
    Final Fantasy XIII
    *
    plataformamne.png
    Xbox 360
    *
    estilomne.png
    JRPG
    *
    oqueemne.png
    Novo jogo da antiga e (atualmente) polêmica série de RPGs
    *
    indicadomne.png
    Para quem já conhece a série
miniavaliacaonme.png


  • *
    graficosmne.png
    4nme.png
    - Devo logo dizer que joguei FFXIII tanto no PS3 como no 360, então as (poucas) falhas no console da MS ficaram mais evidentes para mim. Fica claro que o jogo foi desenvolvido para o PS3 e depois "portado": há texturas chapadas e de menor resolução, o som é ligeiramente abafado (por causa da compressão) e as CGs rodam em resolução menor. Mas é só. Não prejudica a imersão.

    Tirando esses detalhes, é disparado o jogo com a melhor animação que já vi. Disparado. Em qualquer cutscene, as expressões são perfeitamente acreditáveis, passando longe do uncanny valley. O Sazh e seu jeitão de "cidadão comum trabalhador" roubam a cena.

    Os cenários no início não impressionam muito, até porque a história se passa em ambientes fechados. Quando saímos daí, porém, o que salta aos olhos é um esmero poucas vezes visto em tornar vivo um mundo virtual. Há uma planície próxima aos capítulos finais do jogo, na qual gigantes caminham além do horizonte, que é embasbacante.

    A direção de arte no geral é excelente, como na maioria dos FFs: nota-se que muito tempo foi gasto na elaboração de Cocoon e Pulse (os dois "mundos" de FFXIII), na sua amarração com FFs anteriores, e na criação de novos temas e conceitos para a série. Há uma capital flutuante que que lembra um GF de FFVIII, há um summon que lembra a Magitek Armor de FFVI, há airships gigantescas, inimigos medonhos, reintepretações de temáticas já vistas... prestando atenção se descobre um bocado de detalhezinhos interessantes.

    Em resumo, só não dei nota 5 porque a versão PS3 é melhor. Mas não significa que não esteja entre os melhores da geração neste quesito!

    *
    sommne.png
    5nme.png
    - Não sei se a calibração aqui em casa está mal feita, mas as músicas no jogo inteiro me pareceram meio baixas.

    A trilha, aliás, é muito variada. Nunca foi tão divertido bater em zumbis ao som de bossa nova! Algumas dungeon se desenrolam ao som de eurobeat, outras de um j-pop obrigatório (mas não irritante), e nos chefes há o indefectível canto gregoriano em latim. Me peguei assoviando o tema da Sunleth Waterscape no trabalho. Todos os arranjos são de altíssimo nível.

    A dublagem é excelente. As vozes caem perfeitamente nos personagens, até mesmo nos que são propositalmente pentelhos. O sotaque da Vanille pode parecer estranho, mas a história dá uma razão pra isso.

    Só a música final que não combina muito.

    *
    jogabilidademne.png
    5nme.png
    - O aspecto mais polêmico...

    Primeiramente, a reclamação mais comum: a linearidade. Se você já jogou (e gostou) de outros FFs, não vai ter decepções aqui. O jogo transcorre exatamente como FFX. Com mapinha no canto e tudo. A diferença é que você não pode voltar a áreas anteriores, mas tirando isso a sensação é a mesma.

    Os gritos de "hallway simulator!!!!!11", imagino, só podem ter vindo do pessoal que não gosta da franquia. Por quê foram mais altos agora do que na época de FFX, não faço idéia. FFXIII é tão linear como qualquer outro JRPG.

    Ainda assim, eventualmente abre-se espaço para quem está afim de vagar sem destino e fazer umas sidequests sem compromisso. Demora um pouco, mas acontece.

    Outra reclamação: a falta de cidades. Sinceramente, não dei a mínima. Não há motivação para os personagens passarem por elas. É um saudosismo bobo que dá força a essa crítica. Incluo nessa categoria também os que clamam por uma airship e um world map.

    O que eu achei muito bem bolado foi o combate. Foram-se os tempos de microgerenciamento de cada personagem: você só controla o líder, e os outros integrantes comportam-se de acordo com "roles", uma espécie de classe que define como eles lutarão. Você pode organizar essas roles em paradigmas, e trocá-los conforme necessário. Por exemplo, você pode iniciar a luta com o paradigma

    Commando (ataque físico)
    Ravager (ataque mágico)
    Ravager

    Daí você apanha um bocado e troca o paradigma para
    Medic
    Medic
    Sentinel (tanque)

    O Sentinel irá atrair a atenção do inimigo enquanto os dois médicos tratam de curar todo mundo. Depois, pode emendar um

    Commando
    Synergist (buffs -- aumenta defesas)
    Saboteur (debuffs -- diminui defesas do inimigo)

    pra enfraquecer o inimigo enquanto se fortalece. Some-se a isso o medidor de Stagger de cada inimigo (que, quando preenchido, aumenta muito o poder dos seus ataques) e está aí um sistema com certa profundidade.

    O combate exige estratégia e a aplicação correta dos paradigmas. Aliás, uma role bem aplicada é o que boa parte dos inimigos precisam. Ok ok parei.

    Ah, é impossível fazer xp de modo a quebrar o jogo, então ou você aprende a mecânica ou vai se ferrar. Dificultando mais ainda é a nova condição de game over -- se o líder morrer, fim. Mesmo que o resto do grupo esteja vivo. Isso vai te fazer ter atenção até nas batalhas mais triviais.

    *
    enredomne.png
    5nme.png
    - Vi gente reclamando que não entendeu a história, ou que só entendeu lendo o "Datalog", um espécie de enciclopédia que esclarece pontos da história só mencionados de passagem durante a narrativa. Digo que não senti necessidade de ler o Datalog, e que prestando atenção você capta tudo o que há para ser aprendido.

    O enredo é composto de elementos já vistos em outros FFs: nada aqui vai te surpreender se você já acompanha a série. Há momentos previsíveis, outros nem tanto (o final especialmente). No geral a história é bem contada do início ao fim.

    Destaque aqui para o desenvolvimento dos personagens. Enquanto no começo você pode vê-los uma como "frígida intragável" ou outro sendo um "lobotomizado com uma britadeira", eles crescem muito durante o jogo. Há explicação pra cada comportamento idiotizado e reaçãozinha imbecil, e é legal perceber como cada um vai superando seus limites, a seu modo.

    *
    conquistasmne.png
    5nme.png
    - Tem pra todo mundo. Metade é de progressão da história, metade é mais hardcore. A pior, creio eu, é a de soltar uma magia específica (Libra) em todos os inimigos do jogo. Eu tô fora.

    EDIT: Essa conquista citada aí em cima não existe! Erro meu. Porém, há outras conquistas que demandam muito tempo (embora não exijam que você rejogue tudo), como a de completar todas as 50 e poucas sidequests.
pontosfortesmne.png
  • * Gráficos top de linha
    * Sistema de combate inventivo e exigente
    * Personagens e história cativantes
    * Pós-jogo com muito a se fazer
    * Muitos easter eggs para fãs da série
pontosfracosmne.png
  • * Algumas áreas se alongam demais
    * Falta de um meio de locomoção mais eficiente entre áreas
miniconsideracoesnme.png


  • * Olha, eu poucas vezes vi revoltinhas mais injustificáveis na internet como a que surgiu em torno desse jogo. Parecia moda detonar com ele em qualquer oportunidade que aparecesse. De fato, se você não gosta da série nem de JRPGs, não vai ser esse que vai mudar sua cabeça. Passe longe. O que não entendo são críticas a coisas que não são novas na série, como a linearidade. Nem todo RPG é da Bethesda ou da Bioware. Eu hein.

    Gosta de FF? Não tem erro, compre esse e seja feliz. Não gosta? Talvez o próximo seja mais acessível. Quer conhecer? Saiba que não é jogo para impacientes.

Notas utilizadas:
  • *
    5nme.png
    Fantástico *
    4nme.png
    Gostei *
    3nme.png
    Indiferente *
    2nme.png
    Não gostei *
    1nme.png
    Lixo

[link=http://www.portalxbox.com.br/e107_plugins/forum/forum_viewtopic.php?405382]Clique aqui para ver outros Mini-Reviews e como fazer um.[/link]​
 

HelderSR_old

Jogador
Abril 7, 2009
1,864
1
Revivendo esse review, até porque foi o melhor que encontrei no Portal e sem contar que só agora estou jogando o jogo, por sinal é o meu primeiro Final Fantasy que jogo. Além disso é o meu segundo J-RPG, o primeiro foi Lost Odyssey.

Joguei duas horas, estou fascinado pelo jogo, alguns amigos falaram que depois de 15 horas jogadas o jogo fica cansativo, espero que não, pois está sendo uma grande novidade estar jogando pela primeira vez um FF.

Graficamente, o jogo é muito bonito e as cutscene são impressionantes, as melhores que já vi ao lado do Star Wars: The Force Unleashed 2.

Não gostei da movimentação do personagem ao andar pelos cenários, tão ruim quando a movimentação do Lost Odyssey, não sei se essa movimentação é padrão em J-RPG's.

Como é o meu primeiro FF, estou meio perdidão no que está acontecendo, estou lendo os diários para entender um pouco melhor o que está passando e qual o objetivo da Lightning e dos demais.

Sei que ela está procurando falCie (algo assim), mas vou acabar dando a lida em alguns sites para me inteirar no enredo.

Os combates até o momento estão tranquilos, sem uso de paradigmas, é atacar, atacar (ou utilizar o segundo tipo de ataque) e no máximo curar. Finalizando, estou feliz com a compra.

Aproveitando Paraíba, tentei colocar o TorchLight que me deu de presente em espanhol, mas não consegui, será que isso é possível? No momento não vou jogá-lo, até joguei um pouco, mas vou deixar para depois que terminar o FF XIII e Batman AC.
 

Paraiba!

Jogador
Janeiro 7, 2009
237
0
Os jogos do Steam costumam ficar no idioma que a interface do próprio Steam está usando. Ou seja, você vai ter que trocar a língua do Steam para espanhol... é só dar uma fuçada nas opções dele. Se nem assim funcionar, então não sei se tem como trocar. Você viu se o jogo tem suporte a outras línguas?

FF XIII: Você não tá perdido nele por ser seu primeiro FF. Nenhum FF tem ligação com outros fora alguns monstros e conceitos. Não conhecer outros FFs não prejudica a compreensão. Você tá perdido porque o jogo não faz um bom trabalho na explanação da história.
 

HelderSR_old

Jogador
Abril 7, 2009
1,864
1
Eu coloquei o Steam em espanhol, mas mesmo assim o jogo ficou em inglês. Depois vou ver com calma se ele tem suporte para o espanhol.

Então Paraíba, estou lendo nesse exato momento alguns textos que explicam um pouco o enredo do Final Fantasy. Pelo que estou lendo não parece ser complexo.
 

HelderSR_old

Jogador
Abril 7, 2009
1,864
1
Paraíba, tira uma dúvida bem simples. Esses materiais que pego é para melhorar as armas ou algo do tipo, a descrição não explica e sequer sei como utilizá-los.
 

Paraiba!

Jogador
Janeiro 7, 2009
237
0
A maioria é pra melhorar as armas.

Os materiais mais baratinhos e comuns servem pra aumentar o multiplicador (x1.25 até x3). Os mais raros e caros dão uma porrada de XP para as armas, mas zeram o multiplicador. A intenção é que você aumente o multiplicador e depois use os materias raros.

Também há alguns materiais que servem exclusivamente para revenda, como o Credit Chip e a Moogle Doll. Como regra geral: se o preço de venda for alto e o item der pouco XP para as armas, então pode vender sem medo.
 

HelderSR_old

Jogador
Abril 7, 2009
1,864
1
Essa opção de modificar a arma é mais para frente no jogo ou qualquer momento do jogo? Procurei no menu e não encontrei nada.
 

HelderSR_old

Jogador
Abril 7, 2009
1,864
1
[quote1326850342=Paraiba!]
Só tem nos save points. É a opção Upgrade.
[/quote1326850342]

Por enquanto não aparece, deve aparecer um pouco mais para frente. Estou na parte onde você controla a Vanille pela primeira vez, provavelmente daqui a pouco aparece no menu dos save points essa opção.

Por enquanto, consigo salvar (claro), utilizar uma "farmácia" e tipo um "bazar" para comprar e vender itens. Opção SHOP

Acabei de ver esse vídeo

[youtube]WHANkj6PSo4[/youtube]
 

HelderSR_old

Jogador
Abril 7, 2009
1,864
1
Então Paraíba, cheguei em um momento que posso dar upgrade "Crystarium" nos personagens. Tem alguma dica nessa parte, a Light vou dar atenção em Commando. O Snow tenho dúvida entre Commando ou Ravager (como ainda estou no início do jogo acho que Sentinel ainda não é algo útil no momento).

A Hope e Vanille estou perdido, não sei se compensa investir em ambos Medic, ou pelo menos na Vanille investir em Ravager. No caso do Sazh não há o que pensar, apenas Ravager.

Qualquer dica sobre Crystarium para esse início de jogo é bem-vinda :)
 

Paraiba!

Jogador
Janeiro 7, 2009
237
0
O que eu posso te adiantar é o seguinte:

- Você vai conseguir evoluir dois crystariums por personagem tranquilamente.
- Light e Sazh são espancadores físicos, invista em Commando e Ravager.
- Hope e Vanille são magos, invista em Ravager, Medic, Synergist e Saboteur.
- Você pode usar o Snow como qualquer role agora, mas no final do jogo ele só vai prestar como Sentinel. E eventualmente ele vai ser muito útil nos chefes.
- Ainda há mais uma personagem.

Dois e três médicos podem ser úteis sim, especialmente nos chefes mais complicados. O paradigma com 3 médicos não se chama Salvation por acaso!
 

HelderSR_old

Jogador
Abril 7, 2009
1,864
1
Interessante.

Nesse início de jogo vou investir na Light em Commando. No Sazh vou de Ravager. Hope e Vanille vou investir em Medic. No caso do Snow nesse início vou de Ravager.

Essa outra personagem ainda não apareceu.

Depois, no caso do Hope e Vanille, vou investir respectivamente em Saboteur e Ravager. No caso do Snow vou de Sentinel.
 

HelderSR_old

Jogador
Abril 7, 2009
1,864
1
Paraíba, espero não estar fazendo cagada, mas quando é que muda de Nível 1 o Commando, Medic em Cristaryum ...

Exemplo: Completei Commando da Ligt

Habilidades 5/5
VIT Max 5/5
Ataque físico 2/2
Ataque Mágico 3/3

Completando não deveria abrir para o Nível 2?
 

Paraiba!

Jogador
Janeiro 7, 2009
237
0
Os crystariums são expandidos no decorrer da história. Se ainda não apareceu um cristal chamado "Commando lv. 2" pra você destravar, fique tranquilo. Vá jogando.
 

HelderSR_old

Jogador
Abril 7, 2009
1,864
1
Bom saber disso Paraíba, pelo visto o jogo é bem cadenciado.

Estou com 7 horas jogadas, por enquanto o jogo é fantástico, espero que não fique cansativo. No momento estou na batalha entre o Snow e seu Eidolon, morri 5 vezes agora, tem que ter paciência e acertar o tempo certo entre atacar e fazer a defesa, estou errando nesse ponto.
 

HelderSR_old

Jogador
Abril 7, 2009
1,864
1
[quote1327004851=Paraiba!]
As batalhas com eidolons tem uma mecânica diferente, já reparou nisso né?
[/quote1327004851]

Sim Paraíba, consegui. Demorou um pouco para pegar o esquema, mas não é um bicho de 7 cabeças.

Depois disso aparece uma cutscene que está deixando eu louco, que trabalho fantástico.
 
Janeiro 13, 2012
58
0
Achei fantastico esse game, mas eu fechei o game com muita dificuldade tinha que ter upado mais no mundo aberto (no star ocean nao consigo passar o ultimo chefao por nao ter upado mais tambem aff), nao fiz todas as quests tambem do mundo aberto.
Estou ansioso para quando sair o novo ja que vai ser uma continuacao.
 

G. Kujawski II

Jogador
Abril 26, 2010
369
0
[quote1327227411=Deco84RJ]
[quote1271275198=Paraiba!]
Você odiou os personagens ou o sistema do VIII? Se foi o sistema, pegue o XIII agora, se foram os personagens então espere pelo usado.

A Lightning e o Hope passam uma vibe de Squall, então imagino que quem não gosta do VIII não vá simpatizar com os personagens...

Se você gostou do FFX pode pegar o XIII agora também, eles são bem semelhantes, tanto em história quanto em jogabilidade, tirando o combate que parece mais com o do X-2.
[/quote1271275198]
Odiei tudo no 8. Sistema, enredo, personagens. Pra mim aquilo foi um aborto da natureza, não um jogo. O 10 eu não joguei pq adiquiri PS2 recentemente. Joguei o 3, o 4, o 6, o 7, 8, 9 e o tactics
[/quote1327227411]

Nem do jogo de cartas você gostou ?

Sem dúvida o VIII é ame ou odeie.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)