Alguns dias após o anúncio do Xbox One X, o que mais tenho lido na internet foram as supostas "bombas" a respeito dos grandes games não rodarem a 4K nativos. "Mas o que é isso, a Microsoft PROMETEU 4K NATIVOS na conferência em 2016!! Ela está mentindo para os seus consumidores!! Xbox One X não é tão poderoso quanto se pensava!!".Começou com o anúncio de que Assassins Creed Origins rodará em 4K dinâmicos, tanto na PS4 Pro quanto no XONEX. Logo após, Anthem, o "carro-chefe" de poder do X, anunciou que fará 4K checkboarding no PS4 Pro e no XONEX. De fato, ambos os consoles rodarão em 4K dinâmicos e isto não é mentira, mas é correto afirmar então que o PS4 Pro e o XONEX rodarão na mesma qualidade gráfica? Não é bem assim.
A resolução dinâmica, de acordo com a Digital Foundry, é a possibilidade do game trocar de resolução durante o gameplay sem que nada precise ser mudado nas configurações diretamente. Tudo é feito durante o gameplay. Mas por que mudar de resolução num game que, teoricamente, poderia aguentar resolução X ou resolução Y sem engasgos profundos? E é aí o ponto em que chegamos.
Resolução dinâmica nada mais é a primazia pela framerate num tradeoff entre framerate e resolução. Simples assim. É raríssimo encontrar games que, diante de um um momento de tensão gráfica resultante de explosões ou muitos personagens numa mesma tela, por exemplo, não seja bombardeado pelas famosas "quedas de frames". Então, diante de uma situação dessas em que o hardware é estressado, o que é reduzido é a resolução, não a framerate.
Resolução dinâmica não é novidade no mundo dos games, mas vem se tornando tendência. Grandes estúdios, conhecidos por sua maestria em optimização como a CD Projekt Red e a 343 Industries, responsáveis por The Witcher 3 e Halo 5 respectivamente, já usaram dessa técnica para manter a framerate estável de um game sem que a resolução seja diminuída permanentemente nas configurações.
Halo 5, por prezar pela framerate tão importante num game competitivo no calibre de Halo, utilizou-se dessa ferramenta. A resolução de Halo 5 corre entre 1152x810, resolução atingida num Warzone com 24 players, veículos e IA, e 1920x1080 (1080p) em locais de pouco stress como a missão 3 com Master Chief. Qual o resultado final disso? De acordo com a própria Digital Foundry, uma framerate inabalável a 60fps, como uma rocha. The Witcher 3, que foi conhecido por rodar a 900p no Xbox One, também atinge 1080p em algumas partes mais tranquilas, sem que a framerate seja prejudicada. O resultado está abaixo:
A resolução dinâmica permite o hardware, de acordo com o seu poder e por sinalizações da framerate, selecionar qual a melhor resolução para o ambiente em questão. Então, se a resolução é dinâmica, ela pode rodar 90% a 4k nativos e 10% a alguma resolução intermediária entre o 4k e o 1080p em que o hardware seja stressado, certo? Pois lamento dizer, mas se formos levar em consideração o que foi medido na última geração, isto é 4K NATIVOS SIM. É ingenuidade, burrice ou pura desonestidade achar que o PS4 Pro atingirá os mesmos patamares que o Xbox One X em jogos de resolução dinâmica. Enquanto o PS4 Pro, comprovadamente mais fraco, precisará de uma resolução menor para a framerate permanecer estável, o Xbox One X poderá gozar de uma resolução superior sem que a framerate seja comprometida.
"Mas isso não quer dizer nada, o PS4 Pro pode rodar a 1600p e o Xbox One X alcançar apenas 1900p ou algo próximo, ainda não é 4K nativos". Sim, é verdade, resolução dinâmica não garante que o Xbox One X rode games a 4K nativos. Porém, se analisarmos a resolução dos games do PS4 Pro que foram lançados neste último ano, verificamos que, geralmente, a resolução fica entre 1600~1800p, algo não muito distante do 4K nativo (pelo menos não distante o suficiente para que XONEX não possa alcançá-lo), isso aliado a um pós-processamento de checkboarding de interpolação para alcançar os 4K. Se o PS4 faz tudo isso com 4tflops, o XONEX, teoricamente 50% mais potente que o concorrente e com 6tflops de baixo do capô não poderia fazer mais do que isso e alcançar resoluções muito próximas do 4K nativo ou até ele próprio em pelo menos 90% do gameplay? Em teoria, se o XONEX rodar um game de 1600p, o PS4 Pro rodaria numa resolução próxima de 1080p. Então imagina os coitados dos PS4 e Xones convencionais? 600p no PS4 e 540p no Xbox One? Seria isso então?
Aliás, se não for possível 2160p nativos, que seja checkboarding mesmo. A interpolação numa resolução de 2000p para 2160p nativos é imperceptível sem ferramentas para detectá-los. E acreditem, isto vai acontecer. Até porque, depois desse surpreendente anúncio de "aprimoramentos exclusivos para o XONEX", o que provavelmente serão melhores texturas, AA e outros sistemas, não faria mal descer a resolução de 2160p para 2000p ou algo abaixo disso com interpolação. As resoluções entre PS4 Pro e XONEX serão próximas, mas visualmente no gameplay, XONEX tende a ter uma vantagem mais visível ainda que a guerra das resoluções pelo aprimoramento técnico exclusivo.
Então não entrem em desespero, não cancelem suas pre-orders do XONEX (se é que no meu Brasilzão alguém já fez alguma) e muito menos deem bola para usuários que estão desesperados com o poder do monstro, fazendo o impossível para desmantelar o Xbox One X como o console dos verdadeiros 4K.
Tudo da cabeça caixista conspiratória? Será mesmo? O que uma reportagem como esta está insinuando? Paridade entre XONEX e Pro? Ou essa afirmando categoricamente que o XONEX não rodar Origins em 4K nativos, quando, na verdade, não há análise da Digital Foundry sobre qual a resolução predominante no game? Não se deixe enganar: Xbox One X é o verdadeiro e único console que pode atingir os 4K nativos de forma satisfatória nesta geração.
A resolução dinâmica, de acordo com a Digital Foundry, é a possibilidade do game trocar de resolução durante o gameplay sem que nada precise ser mudado nas configurações diretamente. Tudo é feito durante o gameplay. Mas por que mudar de resolução num game que, teoricamente, poderia aguentar resolução X ou resolução Y sem engasgos profundos? E é aí o ponto em que chegamos.
Resolução dinâmica nada mais é a primazia pela framerate num tradeoff entre framerate e resolução. Simples assim. É raríssimo encontrar games que, diante de um um momento de tensão gráfica resultante de explosões ou muitos personagens numa mesma tela, por exemplo, não seja bombardeado pelas famosas "quedas de frames". Então, diante de uma situação dessas em que o hardware é estressado, o que é reduzido é a resolução, não a framerate.
Resolução dinâmica não é novidade no mundo dos games, mas vem se tornando tendência. Grandes estúdios, conhecidos por sua maestria em optimização como a CD Projekt Red e a 343 Industries, responsáveis por The Witcher 3 e Halo 5 respectivamente, já usaram dessa técnica para manter a framerate estável de um game sem que a resolução seja diminuída permanentemente nas configurações.
Halo 5, por prezar pela framerate tão importante num game competitivo no calibre de Halo, utilizou-se dessa ferramenta. A resolução de Halo 5 corre entre 1152x810, resolução atingida num Warzone com 24 players, veículos e IA, e 1920x1080 (1080p) em locais de pouco stress como a missão 3 com Master Chief. Qual o resultado final disso? De acordo com a própria Digital Foundry, uma framerate inabalável a 60fps, como uma rocha. The Witcher 3, que foi conhecido por rodar a 900p no Xbox One, também atinge 1080p em algumas partes mais tranquilas, sem que a framerate seja prejudicada. O resultado está abaixo:
A resolução dinâmica permite o hardware, de acordo com o seu poder e por sinalizações da framerate, selecionar qual a melhor resolução para o ambiente em questão. Então, se a resolução é dinâmica, ela pode rodar 90% a 4k nativos e 10% a alguma resolução intermediária entre o 4k e o 1080p em que o hardware seja stressado, certo? Pois lamento dizer, mas se formos levar em consideração o que foi medido na última geração, isto é 4K NATIVOS SIM. É ingenuidade, burrice ou pura desonestidade achar que o PS4 Pro atingirá os mesmos patamares que o Xbox One X em jogos de resolução dinâmica. Enquanto o PS4 Pro, comprovadamente mais fraco, precisará de uma resolução menor para a framerate permanecer estável, o Xbox One X poderá gozar de uma resolução superior sem que a framerate seja comprometida.
"Mas isso não quer dizer nada, o PS4 Pro pode rodar a 1600p e o Xbox One X alcançar apenas 1900p ou algo próximo, ainda não é 4K nativos". Sim, é verdade, resolução dinâmica não garante que o Xbox One X rode games a 4K nativos. Porém, se analisarmos a resolução dos games do PS4 Pro que foram lançados neste último ano, verificamos que, geralmente, a resolução fica entre 1600~1800p, algo não muito distante do 4K nativo (pelo menos não distante o suficiente para que XONEX não possa alcançá-lo), isso aliado a um pós-processamento de checkboarding de interpolação para alcançar os 4K. Se o PS4 faz tudo isso com 4tflops, o XONEX, teoricamente 50% mais potente que o concorrente e com 6tflops de baixo do capô não poderia fazer mais do que isso e alcançar resoluções muito próximas do 4K nativo ou até ele próprio em pelo menos 90% do gameplay? Em teoria, se o XONEX rodar um game de 1600p, o PS4 Pro rodaria numa resolução próxima de 1080p. Então imagina os coitados dos PS4 e Xones convencionais? 600p no PS4 e 540p no Xbox One? Seria isso então?
Aliás, se não for possível 2160p nativos, que seja checkboarding mesmo. A interpolação numa resolução de 2000p para 2160p nativos é imperceptível sem ferramentas para detectá-los. E acreditem, isto vai acontecer. Até porque, depois desse surpreendente anúncio de "aprimoramentos exclusivos para o XONEX", o que provavelmente serão melhores texturas, AA e outros sistemas, não faria mal descer a resolução de 2160p para 2000p ou algo abaixo disso com interpolação. As resoluções entre PS4 Pro e XONEX serão próximas, mas visualmente no gameplay, XONEX tende a ter uma vantagem mais visível ainda que a guerra das resoluções pelo aprimoramento técnico exclusivo.
Tudo da cabeça caixista conspiratória? Será mesmo? O que uma reportagem como esta está insinuando? Paridade entre XONEX e Pro? Ou essa afirmando categoricamente que o XONEX não rodar Origins em 4K nativos, quando, na verdade, não há análise da Digital Foundry sobre qual a resolução predominante no game? Não se deixe enganar: Xbox One X é o verdadeiro e único console que pode atingir os 4K nativos de forma satisfatória nesta geração.
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