Não se engane: Xbox One X rodará sim grandes games em 4K nativos

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
Alguns dias após o anúncio do Xbox One X, o que mais tenho lido na internet foram as supostas "bombas" a respeito dos grandes games não rodarem a 4K nativos. "Mas o que é isso, a Microsoft PROMETEU 4K NATIVOS na conferência em 2016!! Ela está mentindo para os seus consumidores!! Xbox One X não é tão poderoso quanto se pensava!!".Começou com o anúncio de que Assassins Creed Origins rodará em 4K dinâmicos, tanto na PS4 Pro quanto no XONEX. Logo após, Anthem, o "carro-chefe" de poder do X, anunciou que fará 4K checkboarding no PS4 Pro e no XONEX. De fato, ambos os consoles rodarão em 4K dinâmicos e isto não é mentira, mas é correto afirmar então que o PS4 Pro e o XONEX rodarão na mesma qualidade gráfica? Não é bem assim.

A resolução dinâmica, de acordo com a Digital Foundry, é a possibilidade do game trocar de resolução durante o gameplay sem que nada precise ser mudado nas configurações diretamente. Tudo é feito durante o gameplay. Mas por que mudar de resolução num game que, teoricamente, poderia aguentar resolução X ou resolução Y sem engasgos profundos? E é aí o ponto em que chegamos.

Resolução dinâmica nada mais é a primazia pela framerate num tradeoff entre framerate e resolução. Simples assim. É raríssimo encontrar games que, diante de um um momento de tensão gráfica resultante de explosões ou muitos personagens numa mesma tela, por exemplo, não seja bombardeado pelas famosas "quedas de frames". Então, diante de uma situação dessas em que o hardware é estressado, o que é reduzido é a resolução, não a framerate.

Resolução dinâmica não é novidade no mundo dos games, mas vem se tornando tendência. Grandes estúdios, conhecidos por sua maestria em optimização como a CD Projekt Red e a 343 Industries, responsáveis por The Witcher 3 e Halo 5 respectivamente, já usaram dessa técnica para manter a framerate estável de um game sem que a resolução seja diminuída permanentemente nas configurações.

Halo 5, por prezar pela framerate tão importante num game competitivo no calibre de Halo, utilizou-se dessa ferramenta. A resolução de Halo 5 corre entre 1152x810, resolução atingida num Warzone com 24 players, veículos e IA, e 1920x1080 (1080p) em locais de pouco stress como a missão 3 com Master Chief. Qual o resultado final disso? De acordo com a própria Digital Foundry, uma framerate inabalável a 60fps, como uma rocha. The Witcher 3, que foi conhecido por rodar a 900p no Xbox One, também atinge 1080p em algumas partes mais tranquilas, sem que a framerate seja prejudicada. O resultado está abaixo:



A resolução dinâmica permite o hardware, de acordo com o seu poder e por sinalizações da framerate, selecionar qual a melhor resolução para o ambiente em questão. Então, se a resolução é dinâmica, ela pode rodar 90% a 4k nativos e 10% a alguma resolução intermediária entre o 4k e o 1080p em que o hardware seja stressado, certo? Pois lamento dizer, mas se formos levar em consideração o que foi medido na última geração, isto é 4K NATIVOS SIM. É ingenuidade, burrice ou pura desonestidade achar que o PS4 Pro atingirá os mesmos patamares que o Xbox One X em jogos de resolução dinâmica. Enquanto o PS4 Pro, comprovadamente mais fraco, precisará de uma resolução menor para a framerate permanecer estável, o Xbox One X poderá gozar de uma resolução superior sem que a framerate seja comprometida.

"Mas isso não quer dizer nada, o PS4 Pro pode rodar a 1600p e o Xbox One X alcançar apenas 1900p ou algo próximo, ainda não é 4K nativos". Sim, é verdade, resolução dinâmica não garante que o Xbox One X rode games a 4K nativos. Porém, se analisarmos a resolução dos games do PS4 Pro que foram lançados neste último ano, verificamos que, geralmente, a resolução fica entre 1600~1800p, algo não muito distante do 4K nativo (pelo menos não distante o suficiente para que XONEX não possa alcançá-lo), isso aliado a um pós-processamento de checkboarding de interpolação para alcançar os 4K. Se o PS4 faz tudo isso com 4tflops, o XONEX, teoricamente 50% mais potente que o concorrente e com 6tflops de baixo do capô não poderia fazer mais do que isso e alcançar resoluções muito próximas do 4K nativo ou até ele próprio em pelo menos 90% do gameplay? Em teoria, se o XONEX rodar um game de 1600p, o PS4 Pro rodaria numa resolução próxima de 1080p. Então imagina os coitados dos PS4 e Xones convencionais? 600p no PS4 e 540p no Xbox One? Seria isso então?

Aliás, se não for possível 2160p nativos, que seja checkboarding mesmo. A interpolação numa resolução de 2000p para 2160p nativos é imperceptível sem ferramentas para detectá-los. E acreditem, isto vai acontecer. Até porque, depois desse surpreendente anúncio de "aprimoramentos exclusivos para o XONEX", o que provavelmente serão melhores texturas, AA e outros sistemas, não faria mal descer a resolução de 2160p para 2000p ou algo abaixo disso com interpolação. As resoluções entre PS4 Pro e XONEX serão próximas, mas visualmente no gameplay, XONEX tende a ter uma vantagem mais visível ainda que a guerra das resoluções pelo aprimoramento técnico exclusivo.

X_ICON-1.jpg


Então não entrem em desespero, não cancelem suas pre-orders do XONEX (se é que no meu Brasilzão alguém já fez alguma) e muito menos deem bola para usuários que estão desesperados com o poder do monstro, fazendo o impossível para desmantelar o Xbox One X como o console dos verdadeiros 4K.

Tudo da cabeça caixista conspiratória? Será mesmo? O que uma reportagem como esta está insinuando? Paridade entre XONEX e Pro? Ou essa afirmando categoricamente que o XONEX não rodar Origins em 4K nativos, quando, na verdade, não há análise da Digital Foundry sobre qual a resolução predominante no game? Não se deixe enganar: Xbox One X é o verdadeiro e único console que pode atingir os 4K nativos de forma satisfatória nesta geração.
 
Última edição:

pedrorochas

Guerreiro
Maio 12, 2016
35
12
Jundiaí - SP
Isso explica porque hoje é possível ter 2 consoles com diferentes especificações na mesma geração. O trabalho das devs não é tão exorbitante ao ponto de mexer no orçamento como muitos falam por aí. Agora resta para nós brasileiros ao menos conseguirmos uma TV 4k...

Enviado de meu E2306 usando Tapatalk
 

UterFavelado

Guerreiro
Janeiro 20, 2015
313
504
Sao paulo
Claro que vai. Mas a galera que tem ps4 nao ta se aguentando de inveja e fica enchendo o saco.
Eh a mesma midia lambedora que fica fazendo festa para jogo merda japones.
Cade aquele jogo lixo shenmue que a sony prometeu a uns 2 anos? Ja saiu?
Parece que agora sai esse homem aranha. Desde que comprei o xbox uns anos atras eu escuto falar que esse jogo ta quase saindo kkkkkkk
Mas quer saber..o MONSTRO ta encomodando mano. Vejo isso pela quantidade de materia que vejo de cara querendo sempre procurar defeito no X.
Soh aqui no forum mesmo tem uns 10 que ficam de mimimi enchendo o saco copiando materia da internet falando algo ruim do MONSTRO.
O cara vem no forum de XBOX falar mal do X. Kkkkkkk eh muita dor de cotovelo mano.
 
Última edição:

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Os primeiros jogos devem sofrer um pouco para chegar na resolução, assim como era com o xone original, depois os jogos 4K devem se tornar mais comuns.

Agora, não deixa de ser pano pra manga anunciar um console true 4K com jogos não rodando a 4K nativos. Mas são detalhes técnicos que a maioria nem vai perceber.
 

The Herdy

VASCO
Março 1, 2011
6,307
3,373
Claro que vai. Mas a galera que tem ps4 nao ta se aguentando de inveja e fica enchendo o saco.
Eh a mesma midia lambedora que fica fazendo festa para jogo merda japones.
Cade aquele jogo lixo shenmue que a sony prometeu a uns 2 anos? Ja saiu?
Parece que agora sai esse homem aranha. Desde que comprei o xbox uns anos atras eu escuto falar que esse jogo ta quase saindo kkkkkkk
.

Mas o homem aranha foi anunciado ano passado [emoji15]


Enviado do meu iPhone usando o app mobile do PXB!
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
Precisa de toda essa biblia? so sei que lia que o console era a pica da galaxia e agora isso, estou começando a achar que nem é toda essa coca que pregam por ai.

Defina "pica da galáxia" e defina "agora isso".

Se "pica da galáxia" significa um console de $500 rodar tudo em 4K@60FPS, então o que você leu é mentira. Quem sabe se lesse mais "bíblias" saberia distinguir melhor as notícias verdadeiras de meros rumores.

Se "agora isso" significa que o Xbox One X alcança 4K nativos em 90% do tempo e, quando haveria uma redução de framerate comum em todo console de todas as gerações, a resolução é diminuída, então ainda bem né porque "agora ele continua rodando 4K nativos, o mesmo prometido anteriormente" :joy:
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,249
19,018
Manaus
Se nem os consoles do 1080p rodavam tudo em 1080p nativo, como é que vou esperar que o X rode tudo a 4k nativos?
Meu palpite é 80% da biblioteca de jogos pós lançamento do console rodando em 4k nativos, o que está dentro da média histórica dos consoles.

Lembro até o caso de alguns jogos lá na epoca dos 16 bits como Earthworm Jim, que rodava abaixo da resolução padrão no SNES.
No Genesis rodava melhor.
Sim, isso existe desde que videogame é videogame.
 

DoutorGoriBR

Ga♏erssauro
Março 27, 2007
1,335
1,951
Desde que a Sony não inclua no acordo de marketing a exclusividade 4k... #FORTHEPLAYERS

Mas felizmente só esperem algo rasteiro a esse ponto de desenvolvedoras com pessoas de mente pequena.

No mais, teremos a melhor versão garantida
 

DoutorGoriBR

Ga♏erssauro
Março 27, 2007
1,335
1,951
Defina "pica da galáxia" e defina "agora isso".

Se "pica da galáxia" significa um console de $500 rodar tudo em 4K@60FPS, então o que você leu é mentira. Quem sabe se lesse mais "bíblias" saberia distinguir melhor as notícias verdadeiras de meros rumores.

Se "agora isso" significa que o Xbox One X alcança 4K nativos em 90% do tempo e, quando haveria uma redução de framerate comum em todo console de todas as gerações, a resolução é diminuída, então ainda bem né porque "agora ele continua rodando 4K nativos, o mesmo prometido anteriormente" :joy:

Pessoal fica mordido de ler um tópico desse numa seção de Xbox dentro dum fórum com Xbox no nome :dizzy:

E quer torcer pra ninguém migrar pro X e ainda tem sonhos molhados com matérias da DF falando em paridade de versões.
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
Desde que a Sony não inclua no acordo de marketing a exclusividade 4k... #FORTHEPLAYERS

Mas felizmente só esperem algo rasteiro a esse ponto de desenvolvedoras com pessoas de mente pequena.

No mais, teremos a melhor versão garantida

Garantida por poder de hardware né, e não por parceriazinha pra tentar capar o console concorrente porque não aguenta os 60fps.

Se nem os consoles do 1080p rodavam tudo em 1080p nativo, como é que vou esperar que o X rode tudo a 4k nativos?

Não disse o contrário, e acho que ninguém esperava isso. O tópico é mais uma "resposta" a indagação frequente aqui no fórum: m-m-mas se não roda nem AC Origins nem Anthem em 4K que foram mostrados no anúncio do console, então ele só vai rodar joguinho tipo Smite. Isso é desmentido na "bíblia" acima.
 

DoutorGoriBR

Ga♏erssauro
Março 27, 2007
1,335
1,951
Garantida por poder de hardware né, e não por parceriazinha pra tentar capar o console concorrente porque não aguenta os 60fps.
Bota uma mala de dinheiro na mesa do dev e fala:
"É uma pena que vc esteja tão focado no desenvolvimento pros vanilla que não da tempo de otimizar pro X, mas que bom que pelo menos deu tempo de fazer um 1080p30fps..."
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
Eita, já chegamos em "Sony tá pagando as devs pra não fazer 4K no Xbox"?

That escalated quickly.

Isso foi uma referência ao Destiny 2. Mas não sou eu quem está dizendo, isso veio da própria Gamespot. Tem até um tópico no Neogaf sobre isso.

Infelizmente esse fórum chegou num nível que tudo comentado sobre Xbox na seção de Xbox virou "conspiração caixista". Daqui a pouco 6 > 4 vai ser conspiração caixista também.

http://www.gamepur.com/news/26696-d...rst-paid-graphics-parity-deal-activision.html
 

faelveloso

Guerreiro
Janeiro 23, 2014
2,274
1,104
Leio os comentários e só dou risada! Desde o princípio, a MS deixou claro que não seriam todos os jogos em 4k nativos! Ao contrário da Sony que prometeu 1080/60 em todos os jogos,e não entregou isso em nenhum dos seus próprios exclusivos! Pode ser que agora no Pro,isso esteja acontecendo,mais é sabido que no PS4 convencional isso não aconteceu...

Enviado do meu LG-K430 usando o app mobile do PXB!
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)