NBA 2K15 - Tutorial para iniciantes (Atualizando com dicas para o 2K16)

Tato BR

Mestre
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Fevereiro 24, 2009
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São Paulo
NBA.png
Bem, já que muitos usuários do PXB compraram recentemente o NBA 2K15 por um preço baixíssimo na Live BR, seguindo a dica de alguns usuários, resolvi bolar um mini-guia para aqueles que não acompanham a NBA e são leigos no basquete.

Nesse primeiro post, que é a parte 1/4 do guia, explicarei como funciona a NBA. No segundo post, explicarei as regras do basquete. Na terceira postagem, darei dicas sobre o jogo em si. E na quarta postagem, postarei curiosidades e estatísticas sobre a liga.

Sem mais enrolação, vamos lá:

ENTENDENDO COMO FUNCIONA A NBA

1) Times, conferências e divisões

Atualmente, a NBA possui 30 times espalhados por diversos lugares dos Estados Unidos/Canadá. Esses 30 times são divididos em duas conferências de 15 times cada:

Conferência Leste: Atlanta Hawks, Boston Celtics, Brooklyn Nets, Charlotte Hornets, Chicago Bulls, Cleveland Cavaliers, Detroit Pistons, Indiana Pacers, Miami Heat, Milwaukee Bucks, New York Knicks, Orlando Magic, Philadelphia 76ers, Toronto Raptors (único time canadense) e Washington Wizards.

Conferência Oeste: Dallas Mavericks, Denver Nuggets, Golden State Warriors, Houston Rockets, Los Angeles Clippers, Los Angeles Lakers, Memphis Grizzlies, Minnesota Timberwolves, New Orleans Pelicans, Oklahoma City Thunder, Phoenix Suns, Portland Trail Blazers, Sacramento Kings, San Antonio Spurs e Utah Jazz.

Cada conferência também possui 3 divisões, mas a importância delas é pequena:

Divisão do Atlântico: Boston Celtics, Brooklyn Nets, New York Knicks, Philadelphia 76ers e Toronto Raptors
Divisão do Centro-Oeste: Chicago Bulls, Cleveland Cavaliers, Detroit Pistons, Indiana Pacers e Milwaukee Bucks
Divisão do Sudeste: Atlanta Hawks, Charlotte Hornets, Miami Heat, Orlando Magic e Washington Wizards
Divisão do Noroeste: Denver Nuggets, Minnesota Timberwolves, Oklahoma City Thunder, Portland Trail Blazers e Utah Jazz
Divisão do Pacífico: Golden State Warriors, Los Angeles Clippers, Los Angeles Lakers, Phoenix Suns e Sacramento Kings
Divisão do Sudoeste: Dallas Mavericks, Houston Rockets, Memphis Grizzlies, New Orleans Pelicans e San Antonio Spurs

2) Temporada regular

Cada time joga 82 partidas (41 em casa e 41 fora) na temporada regular.

São 2 partidas contra cada um dos 15 times da outra conferência; 4 partidas com cada um dos outros 4 times da sua divisão; 4 partidas com outros 6 times da sua conferência; e 3 partidas com outros 4 times da sua conferência.

A temporada regular geralmente ocorre entre o fim de outubro e o meio de abril.

Ao fim da temporada regular, os 8 melhores colocados de cada conferência avançam aos playoffs (fase de mata-mata). Os outros 14 times vão para a loteria do draft, que será explicada depois.

2.1) All-Star Weekend

Em fevereiro ocorre o All-Star Weekend, que reúne 6 competições especiais distribuídas em 3 dias:

- Jogo das Celebridades
- Jogo entre os melhores calouros e segundanistas da NBA
- Competição de habilidades
- Competição de 3 pontos
- Competição de enterradas
- Jogo das Estrelas, que reúne os melhores jogadores da liga segundo votação dos torcedores e técnicos

2.2) Prêmios individuais

Após o fim da temporada regular, são entregues os seguintes prêmios individuais:

- MVP ou Most Valuable Player (Jogador mais Valioso): não é o melhor jogador da NBA, mas sim aquele que foi o mais valioso para o seu time; porém, geralmente o melhor jogador recebe o prêmio.
- Defensive Player of The Year (Defensor do Ano)
- Rookie of The Year (Calouro do Ano):
entregue ao melhor jogador que jogou sua primeira temporada na liga
- Most Improved Player (Jogador com Maior Evolução): prêmio entregue ao jogador que evoluiu mais em relação à temporada passada
- 6th Man of The Year (Melhor Reserva do Ano):
- Coach of The Year (Melhor Técnico do Ano)

- All-NBA Teams: existem o primeiro, segundo e terceiro times; é o prêmio utilizado para definir os melhores da temporada em cada posição (armadores, alas e pivôs)
- All-Defensive Teams: similar ao prêmio anterior, mas existem apenas 2 times e os melhores defensores da NBA são premiados

3) Playoffs

Essa é a parte mais importante da temporada. Técnicos costumam poupar jogadores para que eles estejam totalmente preparados para a reta final da temporada, que ocorre entre o meio de abril e o meio de junho.

Os 8 classificados da Conferência Leste enfrentam-se para determinar o campeão do Leste e os 8 classificados da Conferência Oeste enfrentam-se para determinar o campeão do Oeste.

Como todas as séries dos playoffs são melhores-de-7 (quem vencer 4 partidas avança de fase), o time mais bem colocado tem direito a jogar 4 partidas em casa, caso necessário. Sendo assim, o formato é o seguinte:

2 partidas em casa, 2 partidas fora, 1 partida em casa, 1 partida fora, 1 partida em casa

3.1) Regulamento dos playoffs

Primeira rodada da conferência

Partida 1: 1° colocado da conferência x 8° colocado da conferência
Partida 2: 2° colocado da conferência x 7° colocado da conferência
Partida 3: 3° colocado da conferência x 6° colocado da conferência
Partida 4: 4° colocado da conferência x 5° colocado da conferência

Semifinais da conferência

Partida 5: Vencedores do duelo entre 1° x 8° e 4° x 5°
Partida 6: Vencedores do duelo entre 2° x 7° e 3° x 6°

Finais da conferência

Partida 7: Vencedores das partidas 5 e 6

NBA Finals

Campeão da Conferência Leste x Campeão da Conferência Oeste

3.2) Prêmios individuais

No caso dos playoffs, existe apenas um prêmio individual - o Finals MVP, ou seja, o jogador mais valioso para seu time nas finais da NBA. Geralmente o prêmio é dado ao melhor jogador do time campeão.

4. Draft

O draft da NBA escolhe jogadores que estão na faculdade ou fora dos Estados Unidos/Canadá. São 2 rodadas com 30 escolhas cada, 2 para cada time. Ele geralmente ocorre no fim de junho.

Os 14 times que não participaram dos playoffs entram na loteria do draft e têm direito às 14 escolhas mais altas no draft. Um sorteio é realizado às vésperas do draft para definir a ordem das 14 primeiras escolhas. O time com o pior desempenho na temporada tem as maiores chances de ganhar a primeira escolha, o time com o 2° pior desempenho tem chances menores, o 3° pior tem chances ainda menores e assim por diante.

Já as escolhas 15 à 30 vão para os times classificados para os playoffs. O time com o pior desempenho entre os que foram aos playoffs fica com a 15ª escolha, o 2° pior fica com a 16ª escolha e assim por diante até a 30ª escolha, que vai para o time com o melhor desempenho na temporada regular do ano passado.

Na 2ª rodada do draft, os critérios são os mesmos.

Jogadores não escolhidos no draft podem ser contratados posteriormente, assinarem com times de outros países ou irem para a D-League, a liga de desenvolvimento para jogadores da NBA.

5) Offseason e trocas

A offseason começa em 1° de julho e vai aproximadamente até o começo da temporada seguinte. É o período para contratar e renovar jogadores. Um jogador pode ter diversos status na offseason:

- Sob contrato: como o nome diz, são os jogadores que estão no meio de um contrato com algum time; ele pode ser trocado por qualquer outro jogador, desde que os salários de ambos os lados sejam compatíveis.
- Agente livre restrito: é o jogador cujo contrato acabou, mas o time pelo qual ele jogou na temporada passada tem privilégios para renovar seu contrato. Qualquer time pode fazer uma oferta por ele, mas o seu time anterior tem a opção de igualar o contrato oferecido para que ele não saia do elenco.
- Agente livre irrestrito: é o jogador cujo contrato acabou, deixando-o livre para decidir seu destino no mercado. Nenhum time tem privilégios para contratá-lo, então cabe ao próprio jogador escolher a melhor opção.

Até o All-Star Weekend, podem ser realizadas trocas entre os times, desde que os salários dos jogadores de ambos lados sejam compatíveis. Por exemplo:

- Troca entre um jogador que recebe 7 milhões e um outro jogador que recebe 3 milhões: impossível
- Troca entre um jogador que recebe 7 milhões e um outro que também recebe 7 milhões: possível
- Troca entre um jogador que recebe 7 milhões e dois outros jogadores que recebem 3 milhões e 4 milhões: possível

Porém, ao contrário das outras ligas norte-americanas, na NBA os times não podem gastar o quanto quiserem. Há um teto salarial a ser seguido, e a violação de tal teto resulta em multas altíssimas. Existem diversas exceções à regra, mas que não são tão importantes para quem apenas acompanha a liga.

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Regras do basquete e dicas para o jogo serão publicadas em breve!

Sintam-se livres para postarem suas dúvidas!
 

Tato BR

Mestre
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ENTENDENDO O BASQUETE

1) A quadra

Na NBA, a quadra mede 28,65m por 15,24m. A distância da linha de 3 pontos para a cesta varia de 6,70m a 7,24m de acordo com o ponto da quadra. Já a linha de arremesso livre fica a 4,57m da cesta.

Abaixo, segue uma ilustração das linhas mais importantes no jogo:

Quadra.png

O aro fica a 3,05m do chão:

Tabela.png

2) O jogo

O objetivo do basquete é arremessar a bola dentro da cesta. É um jogo coletivo de 5 contra 5, com substituições ilimitadas.

2.1) Duração

Na NBA, há 4 períodos de 12 minutos cada. Diz-se que os 2 primeiros períodos são o 1° tempo e os dois últimos são o 2° tempo. Se o jogo estiver empatado ao fim do tempo regulamentar, ocorre um período de prorrogação que dura 5 minutos. Como não existe empate no basquete, ocorrem quantas prorrogações forem necessárias para determinar o vencedor da partida.

2.2) Tempo técnico

Na NBA, os times têm direito a seis tempos técnicos cheios e um tempo técnico de 20 segundos para cada tempo. Em cada período de prorrogação, há dois tempos técnicos cheios e um tempo técnico de 20 segundos.

No NBA 2K15, porém, cada time tem direito a sete tempos técnicos no tempo regulamentar e três para cada período de prorrogação.

Se o time pedir um tempo técnico sem ter um sequer disponível, ele receberá uma falta técnica e o time adversário cobrará um arremesso livre.

2.3) Relógio

Um time tem 24 segundos para arremessar a bola e 8 segundos para avançar a linha do meio de quadra. O relógio só é resetado se a bola tocar no aro, se a posse de bola mudar de time ou se alguém sofrer uma falta antes de avançar a linha do meio de quadra.

O relógio só corre se a bola estiver em jogo, ou seja, se alguém sofrer uma falta ou a bola sair da quadra, ele para.

O relógio volta para 14 segundos se o time adversário cometer alguma violação já no outro lado da quadra.

2.4) Pontuação

No basquete, existem as cestas de 1 ponto, 2 pontos, 3 pontos e as jogadas de bonificação:

- 1 ponto: arremesso livre; se um jogador sofrer uma falta dentro da linha de 2 pontos enquanto estiver arremessando, tem direito a dois arremessos livres. Se sofrer uma falta fora da linha dos 3 pontos enquanto estiver arremessando, tem direito a 3 arremessos livres.
- 2 pontos: cesta dentro da linha dos 3 pontos
- 3 pontos: cesta fora da linha dos 3 pontos
- 2 pontos + falta: essa jogada de bonificação ocorre quando o jogador está arremessando a bola dentro da linha dos 3 pontos, sofre a falta e mesmo assim marca a cesta. Ele vai para a linha de arremesso livre para tentar marcar mais 1 ponto.
- 3 pontos + falta: similar à jogada de bonificação anterior, mas ocorre quando o jogador marca uma cesta fora da linha dos 3 pontos e sofre a falta. Ele também recebe um arremesso livre, podendo marcar uma jogada de 4 pontos.

2.5) Uniformes

Um jogador pode usar números entre 0 e 99 na sua camisa, além da combinação "00".

Cada time possui um uniforme branco (para jogar em casa) e um uniforme colorido (para jogar fora de casa), além de outros uniformes alternativos e comemorativos.

2.6) Estatísticas

Individuais

- Cesta (field goal ou FG): qualquer arremesso de quadra para 2 ou 3 pontos
- Cesta de 3 pontos (3-point field goal): arremesso de quadra para 3 pontos
- Arremesso livre (free throw ou FT): é o arremesso que segue alguma violação específica do time adversário, como fazer uma falta enquanto o jogador arremessa bola
- Assistência (assist): é dada ao jogador que dá o passe para alguém marcar uma cesta
- Rebote (rebound): um rebote ocorre quando alguém recupera a bola depois de um arremesso errado, seja ele da linha de arremesso livre, dentro ou fora da linha dos 3 pontos. O rebote pode ser defensivo (quando alguém do time A arremessa e alguém do time B pega o rebote) ou ofensivo (quando alguém do time A arremessa e um jogador do mesmo time pega o rebote).
- Roubo ou desarme (steal): como o nome indica, ocorre quando alguém rouba a bola do oponente
- Toco (block): ocorre quando um arremesso é rejeitado com as mãos ou braços por um jogador do outro time, impedindo que a bola continue a subir em direção à cesta
- Perda de bola (turnover ou TO): quando algum jogador desperdiça o ataque e entrega a bola para o time adversário, seja jogando a bola para fora da quadra; pisando em uma das linhas laterais enquanto está com a bola nas mãos; sendo desarmado; não conseguindo arremessar a bola em 24 segundos ou avançar a linha do meio de quadra em 8 segundos; ou cometendo alguma violação no ataque.
- Mais/menos (plus-minus ou +/-): determina quantos pontos um time ganhou ou perdeu com um jogador em quadra. Por exemplo: um jogador entra em quadra quando o jogo está 20-20 e sai quando seu time está ganhando por 55-45. Seu plus-minus é de +10. Essa estatística é cumulativa, então ela continua a subir e descer durante a partida inteira. Embora seja subestimada, ela é uma das estatísticas mais importantes para determinar a eficiência de um jogador.
- Responsabilidade de pontos (points responsible for): é o acumulado de pontos que um jogador foi responsável, seja por meio de cestas ou assistências. Por exemplo: se um jogador marca uma cesta de 3 pontos e dá uma assistência para alguém marcar outros 2 pontos, ele é responsável por 5 pontos.
- Falta (personal foul): determina quantas faltas um jogador cometeu

Coletivas

Algumas das estatísticas individuais também podem ser compiladas para determinar o total do time, mas as seguintes são calculadas coletivamente:

- Pontos de contra-ataque (fast break points): são os pontos marcados rapidamente após o time ganhar a posse de bola
- Pontos de garrafão (points in the paint): como o nome sugere, são os pontos marcados dentro do garrafão
- Pontos de rebotes ofensivos (second chance points): são os pontos originados de rebotes ofensivos
- Pontos de banco (bench points): é o acumulado de pontos dos jogadores que não são titulares
- Pontos de desarme (points off turnovers): são os pontos marcados logo após o time roubar a bola do adversário
- Faltas coletivas (team fouls): é o total de faltas marcadas por um time no período

2.7) Regras, violações e infrações

Relacionadas à posse de bola

- Bola presa (jumpball): a bola presa occore em duas ocasiões - no começo do jogo (o time que ganhar a posse começa o último período com a bola) ou no começo da prorrogação, e quando dois jogadores brigam pela bola e a posse fica "dividida", sem poder decidir quem está realmente com ela. Nesse último caso, os dois jogadores pulam pra ver quem ficará com a bola, como no começo do jogo.

Relacionadas ao relógio

- 24 segundos: o time tem 24 segundos para arremessar a bola; o arremesso ainda conta se a bola estiver no ar, desde que ela tenha saído das mãos do jogador antes do cronômetro zerar
- 10 segundos: o jogador tem 10 segundos para cobrar um arremesso livre
- 8 segundos: o time tem 8 segundos para atravessar a linha do meio de quadra
- 5 segundos: o time tem 5 segundos para repor a bola que saiu de quadra, senão há reversão
- 5 segundos de costas para a cesta: o jogador que estiver com a bola nas mãos não pode ficar de costas para a cesta por mais de 5 segundos
- 3 segundos no ataque: um jogador não pode ficar mais de 3 segundos dentro do garrafão quando seu time estiver no ataque
- 3 segundos na defesa: um jogador não pode ficar mais de 3 segundos dentro do garrafão sem estar marcando alguém do time adversário, senão o time que está no ataque cobra um arremesso livre e ainda recebe a bola de volta para continuar o ataque

Relacionadas às linhas da quadra

- Saída de bola: o time perde a posse de bola se alguém jogá-la para fora da quadra, se o jogador que está com ela pisar em alguma das linhas laterais ou se a bola passar por cima da tabela
- Violação de linha: o time perde a posse se o jogador que estiver repondo a bola em uma das linhas laterais pisar na linha antes de passar a bola
- Violação no arremesso livre: se alguém do time do jogador que está cobrando o arremesso livre atravessar a linha antes do permitido, o arremesso livre é desconsiderado e o time perde a bola; se alguém do outro time atravessar a linha e a bola não entrar na cesta, o arremesso livre é cobrado novamente
- Meia-quadra: depois que o jogador avançar com a bola na linha do meio de quadra, ele não pode voltar para a outra metade da quadra

Em relação ao arremesso

- Interferência defensiva (goaltending): um jogador do outro time não pode tocar na bola se ela tiver passado da altura do aro e já estiver caindo para a cesta ou se ela já tiver tocado na tabela; se isso acontecer, a cesta conta
- Interferência de ataque: um jogador do mesmo time não pode tocar na bola se ela não tiver saído da área do cilindro do aro; se isso acontecer, o time perde a posse de bola
- Bola por baixo da cesta: um jogador não pode jogar a bola por baixo da cesta

Em relação ao movimento

- Double dribble: é uma violação de ataque em que o jogador bate a bola, segura-a com as duas mãos e depois volta a batê-la
- Travel: é uma violação de ataque em que o jogador dá mais de 2 passos com a bola. Um jogador pode dar 3 passos, desde que o 3º seja para arremessar a bola. Essa violação também pode ser marcada quando o jogador está parado com a bola em suas mãos e mexe seu pé de apoio.

Em relação ao contato físico

- Shooting foul: é a falta no ato do arremesso
- Blocking foul: ocorre quando o jogador tenta impedir a passagem do adversário sem ter os dois pés fixados no chão
- Reach-in foul: é um desarme mal sucedido, quando o jogador tenta roubar a bola, mas bate nos braços ou mãos do adversário
- Illegal screen: é uma falta de ataque marcada quando o jogador que vai fazer o corta-luz para o seu companheiro de equipe que está com a bola, se mexe de maneira ilegal para impedir a passagem do defensor
- Over the back foul: essa falta é marcada quando alguém, em uma disputa por rebote, pula sobre as costas do adversário
- Loose ball foul: ocorre quando alguém empurra ou faz algum tipo de contato físico que impede o adversário de alcançar uma bola que não tem posse definida, como em uma disputa por rebote ou roubo de bola
- Clear path foul: ocorre quando um jogador marca a falta em um adversário que tem o caminho livre para a cesta, sem nenhum defensor à sua frente; ela resulta em dois arremessos livres e a posse de bola para o adversário.
- Falta técnica (technical foul): geralmente, a falta técnica é marcada por conta de reclamações ou provocações do time, mas também ocorre ao violar a regra dos 3 segundos dentro do garrafão na defesa ou ao pedir um tempo técnico quando não há um sequer disponível. Em todos os casos, o time adversário cobra um arremesso livre.
- Falta antidesportiva (flagrant foul): existem dois tipos de falta antidesportiva - a de nível 1 e a de nível 2; ambas são marcadas quando há contato físico exagerado ou desnecessário que possa machucar o outro jogador. A falta flagrante de nível 2 é mais severa e resulta na expulsão imediata do jogador. Em ambas faltas, o time que sofreu ela cobra dois arremessos livres e ainda recebe a posse de bola.
- Charging foul: é uma falta de ataque marcada quando o jogador com a bola bate no torso de um jogador que está com os dois pés fixados no chão e fora do semicírculo do garrafão, derrubando-o
- Intentional foul: a falta intencional geralmente ocorre no fim de partidas acirradas, para que o time adversário vá para a linha de arremesso livre. Essa tática tem o objetivo de fazer o time errar um ou os dois arremessos livres, em uma tentativa de reduzir a vantagem no placar.

Em relação ao acumulado de faltas

Na NBA, existem dois tipos de falta:

- Individuais: vão para o jogador que cometeu a falta
- Coletivas: vão para o time que cometeu a falta

Individuais

Todas as faltas (defensivas e de ataque) são individuais, mas apenas as faltas defensivas são coletivas. Assim, se um jogador marcar uma falta de ataque, seu acumulado de faltas individuais aumenta, mas o de coletivas não.

O limite de faltas individuais que podem ser marcadas por um jogador ao longo da partida (incluindo prorrogações) é cinco. Ao cometer a 6ª, ele é expulso e precisa ser substituído.

Também existem outras maneiras de um jogador ser expulso:

- Ao marcar duas faltas técnicas
- Ao marcar uma falta técnica e uma falta antidesportiva de nível 1
- Ao marcar duas faltas antidesportivas de nível 1
- Ao marcar uma falta antidesportiva de nível 2

Coletivas

A cada período, cada time pode marcar no máximo:

- Quatro faltas coletivas
- Uma falta coletiva nos últimos 2 minutos

A partir da 5ª falta no período ou da 2ª falta nos últimos 2 minutos, o time entra na penalidade e todas as faltas resultam em dois arremessos livres para o time adversário, sejam elas no ato do arremesso ou não.

Já em cada período de prorrogação, o time só entra na penalidade a partir da 4ª falta coletiva ou da 2ª falta nos últimos 2 minutos.

3. Posições

No basquete, cada time joga com 5 jogadores o tempo todo. Existem 5 posições diferentes:

- Point guard, PG ou 1: é o armador do time; sua principal função é armar as jogadas, ele é o "cabeça" do time; geralmente, os armadores são os jogadores mais rápidos e baixos em quadra. Atualmente, é a posição com o maior número de jogadores habilidosos na NBA.
- Shooting guard, SG ou 2: o ala-armador costuma ser o melhor arremessador do time; eles geralmente têm a capacidade de marcar cestas de todos os lugares da quadra: no garrafão e dentro ou fora da linha dos 3 pontos.
- Small forward, SF ou 3: o ala é o "faz-tudo" do time; eles costumam ser os jogadores mais completos, com a habilidade de pontuar, passar a bola, pegar rebotes, roubar a bola e dar tocos; os alas são os jogadores com a combinação mais balanceada de força, altura, e agilidade. Em 5 dos últimos 6 anos, os MVPs das temporadas foram alas.
- Power forward, PF ou 4: o ala-pivô já é um jogador que joga mais perto do garrafão; eles são altos e geralmente, muito bons em pegar rebotes. Embora eles costumem pontuar por meio de bandejas, muitos alas-pivôs na atualidade também conseguem arremessar de média distância e até fora da linha dos 3 pontos. Os que fazem a última função são conhecidos como stretch fours.
- Center, C ou 5: o pivô é o jogador que joga mais perto da cesta, salvo raras exceções; ele geralmente é o jogador mais alto do time, o melhor "reboteiro" e costuma jogar no garrafão com as costas viradas para a cesta. Devido ao tamanho, enterram com mais facilidade, mas não são os enterradores mais habilidosos. Os pivôs costumam ser os jogadores mais lentos em quadra.

Além dessas, também existem algumas expressões relacionadas à posições:

- Backcourt: posições 1 e 2; por exemplo, se alguém diz que determinado time possui o melhor backcourt, ele quer dizer que a dupla que joga de armador e ala-armador é a melhor da liga
- Frontcourt: posições 3, 4 e 5; similar ao backcourt, mas se refere ao ala, ala-pivô e pivô
- Combo guard: jogador capaz de jogar de armador e ala-armador
- Swingman: jogador capaz de jogar de ala-armador e ala
- Point forward: jogador capaz de jogar de ala ou ala-pivô e armador
- Big man: jogador capaz de jogar de ala-pivô e pivô
- Point center: pivô capaz de jogar de armador ou com habilidade incomum de passar a bola
- 1-5 ou 15: é o jogador capaz de jogar todas as posições, embora não o faça o tempo todo. É uma raridade no basquete. Atualmente, LeBron James é o único capaz de fazer isso, mas outros jogadores não aposentados conseguiam fazer isso no passado, como Kevin Garnett, Boris Diaw e Lamar Odom, além de lendas como Scottie Pippen, Magic Johnson, Oscar Robertson e Wilt Chamberlain.

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A terceira parte sairá em breve!
 
Última edição:

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
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Rio de Janeiro
Parabéns Tato, isso ai é um senhor texto, deve ter dado um trabalhão!

Certeza de que vai ajudar o pessoal que pegou o NBA na promoção e caiu de para quedas no mundo do basquete virtual.
 
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Tato BR

Mestre
PXB Gold
Fevereiro 24, 2009
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São Paulo
Parabéns Tato, isso ai é um senhor texto, deve ter dado um trabalhão!

Certeza de que vai ajudar o pessoal que pegou o NBA na promoção e caiu de para quedas no mundo do basquete virtual.
Imagina, Souza! Saiu rapidinho, tava tudo aqui dentro da cabeça hehehehe. Vou ver se consigo postar o resto até domingo.
 

Fenix Cas

Jogador em horas vagas
Agosto 24, 2014
781
493
Parabéns cara, mt bom o post, eu que peguei NBA não sei literalmente nada mas seu post me deu uma ajudinha, na espera pelos outros.
 
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MartinsRafael91

Jogador
Agosto 5, 2010
304
56
Show de bola, parabéns!

Acompanho bem de vez em quando a NBA, torço para os Spurs. Acho massa mas por não acompanhar regularmente não conheço todas as regras e muitas particularidades que ocorrem no decorrer das partidas.

Já conhecia o formato da liga, mas a sua explicação ficou excelente. Anseio pelos próximos 3 posts, e vamos jogar o 2K15, o último game de basquete que eu joguei foi o saudoso NBA Live 2002. =0 Ansioso para jogar novamente com o Tim Duncan! hahaha
 
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JBFM

Guerreiro
Setembro 22, 2014
2,402
2,282
Muito obrigado @Tato BR ! O seu post vai ajudar até para quem quiser acompanhar os jogos da NBA a partir de agora. Muito melhor acompanhar entendendo como funcionar, jogar então nem sem falar.
 
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Noble Vick

Guerreiro
Outubro 8, 2014
1,473
817
Rio de Janeiro
Eu ainda tenho que parar pra entender as regras e começar a assitir pra valer NBA para depois tentar jogar, começei a assistir NFL e to começando a entender, vou até da favorito na pagina, pra ler depois com mais calma.

ótimo trabalho TATO o/
 
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ImhotepBR

Casual
Setembro 9, 2006
692
491
Ai ... Vamos reunir a galera que comprou o game e a galera que ja tinha o mesmo pra promover umas boas jogatinas ...
Partiu, Alley-oop??????
 

BiGR1pp3r

Casual
Junho 12, 2009
149
83
Vitória
Eu também comprei. Adoro jogos de basquete, mas não na condição de gastar 200 mangos pelo jogo. Agora pegar a mais nova versão por 15 mangos. Nem se eu detestasse perderia a oportunidade. :)
 

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