Novo: Fatores que aumentam a vida dos jogos! + (...) status, conquistas, progressos?

Classifique-se!!!

  • Se acabar a energia eu morro (Viciado)

    Votes: 17 40.5%
  • O que tem problema de audição (Griteiro)

    Votes: 3 7.1%
  • O que só cai no seu time (Noob)

    Votes: 10 23.8%
  • O que joga e se lamenta do efeito estufa (Dramático)

    Votes: 5 11.9%
  • O que pede coisas até pra própria tag (Pidão)

    Votes: 1 2.4%
  • O que quer ser técnico de futebol (Palpiteiro)

    Votes: 7 16.7%
  • O que joga com o fone na rua (Efeitos sonoros)

    Votes: 4 9.5%
  • O amigão (Jesus)

    Votes: 16 38.1%

  • Total voters
    42

Mr. Spectro

Jogador
Março 18, 2009
1,511
271
Novo 05/06
Gostei da conversa da galera aqui, tem opinião de tudo quanto é jeito. Então fiz uma rápida pesquisa por aí principalmente sobre a ideia de conquistas e recompensas que existem no mundo dos jogos. O que vocês sabem sobre esse mundo da influência? Espero que gostem!

Aprendi a definição de conquista! (25G)
Alguns chamam de conquista, outros troféu, tem aqueles que dizem prêmio, mas também tem a galera que acha que é bobagem. E você? O que acha sobre?

Tecnicamente uma conquista é uma recompensa que um jogador recebe por ter feito determinado objetivo. Seja seguindo uma jogabilidade linear determinada por uma missão ou por explorar e desafiar os limites que direcionam uma jogatina. Mas aí vem a pergunta: Qual o objetivo por trás desse sistema para que seja copiado por grandes empresas e hoje, ferramenta importantíssima nos jogos?

60bbaa2f-83dc-4176-93a7-446555e9f99e.jpg

Entendi os segredos ocultos (25G)
Não sou daqueles que trocam de jogo só quando desbloquear tudo, mas particularmente eu gosto de ouvir o barulho das danadas saltando na tela. Acho que minha opinião representa a de muitos por aqui, mas apesar de ser gostoso abri-las, o verdadeiro ideal de uma conquista é o de nos prender em um jogo. Sim, acreditem. Elas estão lá para aumentar a vida do game, nos instigando a gastar um pouco mais de tempo tentando desvendar seus mistérios. Fala verdade, quem nunca?

Jogos AAA, daqueles pra arrancar seu dinheiro, sabe? Que você diz pra si mesmo no espelho "Esse eu pego no lançamento!" Então, esses jogos dificilmente saem com todas as conquistas coincidindo com seus objetivos sequenciais. Normalmente existem as de tempo de jogo; mortes com armas x,y,z; dificuldade; missões secundárias; e por aí vai...

E pra galera que é fanática, sabe o que é mais legal? Ostentar!

Ostentador (30G)
Todos os seus feitos que renderam suas conquistas são acumulados em uma pontuação chamada de Gamerscore (para o Xbox) no seu perfil de jogador (Xbox Live ou não). Como é possível conectar sua conta com outros sites, você pode ostentar seus feitos e habilidades usando assinaturas em fóruns ou compartilhando-os no Facebook, por exemplo.

Lanço o pensamento: talvez agora alguns passem a se divertir graças a isso, e não mais à ideia trazida pelo jogo (?!)

Mas quando isso pegou?

Screen-Shot-2014-06-30-at-12.20.16-PM-730x398.png

O Populista (50G)
Quando falamos em conquistas, pensamos mais em um sistema da marca. O sistema de troféus da PSN ou as conquistas do Xbox One, certo? Mas não se esqueçam que antes disso, as próprias produtoras já embutiam algo semelhante em seus jogos, os desafios. Mas como cada jogo tinha o seu sistema, e no final não existia uma junção, apesar de bacana, não pegou.

Assim, a originalidade e popularização surge com o Xbox 360 e seu sistema de Gamerscore em 2005. Não demorou muito para PSN e Steam seguirem caminhos semelhantes. Até mesmo as plataformas IOS e Android, por exemplo. Ou o PXB! :cool:

Inicialmente, cada jogo batia na casa do 1.000G, por isso ficou comum a frase "Milei tal jogo!" "E aí, milou?". Além disso, os Arcades da época possuíam 12 conquistas que somavam 200G. Chegou um momento que a Microsoft reviu sua política, e aumentou o limite de pontuação trazido por um jogo. Isso pegou tanto, que logo surgiram mecanismos ilegais pra aumentar a pontuação. O que fez a Microsoft zerar, definir a biografia da conta como "Cheater" ou até mesmo banir a turminha sem noção.


Querem uma curiosidade? Parece que as melhores coisas coisas surgem das eventualidades...

8f4ef00a-9725-43bb-8007-6f89748e0249.jpg


aaa3a5f8-22bf-446a-90d9-b8e8470f14cf.jpg

Escute o som da batida (5G)
Sabiam que aquele famoso barulho, alegria minha e de muitos, quase não existiu? Assim como aquele pop-up que salta na tela quando realizamos o feito. Pelo menos é o que disse na época o arquiteto da Xbox Live, Vince Curley. (Fonte)
Notei que já na época ele destacou uma reclamação da ideia ainda em formação que bateu com uma postada aqui: o fato desse desbloqueio cortar o clima tenso de determinada fase, chegando a atrapalhar a sua jogatina. Segundo ele, a equipe decidiu arriscar, e para quem está lendo, parece que acertaram né? Porém, diz ainda que no começo, muitas produtoras não foram auxiliadas e acabavam por criar muitas conquistas quase impossíveis, ou o desbloqueio de quase todas só por iniciar o jogo (alegria de muitos heim?) Com o tempo, a equipe de suporte foi orientando até que surgisse um padrão.

ConquistaOriginal.jpg

O Historiador (30G)
Tem muita coisa legal aqui. Pra quem quiser se aprofundar mais. Achei que o que postei tá legal, mas pra quem quiser ler rodapés...

Pra quem chegou até aqui, acabou? Só existem as conquistas para nos prender em um jogo?

Descobri que não acabou!!! (0G)
Pra quem jogava fliperama, diz aí quem não gostava de bater recordes? Deixar seu nome na máquina por um dia? Ver a fila de raivosos querendo te tirar da lan house?

Ferramentas como rankings, dados, comparações são muito importantes também. Algumas vezes elas estão acompanhadas por conquistas, mas nessa caso, geralmente não possuem nada. Apenas estão lá, pra você tentar bater um amigo, ser o top 1 na lista de amigos ou não ser o cara que mais morre em determinado jogo.

Percebendo toda essa mudança no cenário dos jogos, a microsoft trouxe para a nova geração algumas ferramentas contextualizadas...

Armas do futuro (50G)
Hoje, na nova geração, além das estatísticas e objetivos fornecidas dentro dos jogos, que diga-se de passagem, crescem cada vez mais, como os challenges de Call of Duty ou as designações de Battlefield, a própria Microsoft parece ter se importado um pouco mais com esses dados, visando a manutenção da Xbox Live, e criou uma aba suporte de exibição junto da página das conquistas do jogo.

Além disso, aplicativos como DVR e One Drive e o Feed de Atividades contribuem para que nossos feitos sejam compartilhados. Como o tópico aqui do PXB em que compartilhamos nossas capturas de tela. Ainda acho (eu) que dá pra melhorar/aumentar e você?

0b766a0e-9e06-4a01-bffd-96d5ed50e76e.jpg


TrueAchievements_Xbox_One_App_Hero.jpg

Opinador (775G)
Minhas opiniões já estão no meio das conquistas e vocês, o que acham dessas mãos invisíveis? Até que ponto são benéficas? Existe alguma outra coisa que te prende e eu não postei aqui? Alguma ideia que acharia bacana?

Acrescente alguma informação ao tópico.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Olá galera, tudo bem com vocês? Faz um bom tempo que não crio tópicos por aqui, só participo com comentários, mas tive um tempo livre hoje e quis abrir uma discussão sadia com vocês.​

As perguntas que me surgiram são:
  • O quanto vocês se importam com suas conquistas? Com seu status online (mortes, nível de habilidade, entre tantos outros)? Com seu progresso em determinada história?
  • Se você é muito viciado, conte algum fato desse seu vicio para nós.
  • Se você não é, compartilhe sua opinião, com o que se importa (em um jogo)? Gráficos, história, músicas...
No começo do X360 eu ainda era uma criança do tipo irritante e lembro que me importava muito com essas coisas, não que eu me gabava com meus amigos no grupo, mas me sentia bem correndo atrás delas. Não digo que hoje eu não me importe mais, mas acho que muito menos e restrito a uma quantia mínima de jogos.
Lembro que meu primo sofreu muito com esse vício meu, coitado. Inúmeras vezes ele queria jogar Gears of War 1 ou 2, GTA, CoD e eu cortava o barato dele, justamente pelo medo dele "ferrar" com tudo (pela "nubisse"), seja abrindo uma conquista, abaixando um status ou avançando na campanha.
Com o tempo, aquelas falas sobre "ficar mais experiente"; "dar valor ao que realmente importa"; fizeram efeito, e se tratando de jogos online, deixo qualquer um que venha aqui jogar pela minha tag. Porém confesso que até pouco tempo atrás quando alguém pedia para jogar algum jogo single-player que eu ainda não tinha jogado, eu ficava um tanto sem respostas (morrendo de vontade de dizer NÃO!). Tentava mostrar outro jogo, colocar só a intro, ou até mesmo falar que eu ainda não tinha jogado. Não é possível que isso não aconteceu com ninguém, hahaha. Agora eu criei um perfil só pra isso. Ou seja, infelizmente, para jogos de campanha, só em outra tag.

Ao mesmo tempo, vejo isso como se importar com o que você faz. Meu principal hobby é jogar, me desestressa de um jeito que não está escrito, então seria como um urso cuidando do seu filhote (O Regresso, hahaha).

E vocês? Como acham que são?

Ps: Lembrei desse vídeo:
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: paul_gamer e JBFM

Ash84

Guerreiro
Agosto 26, 2014
2,982
2,237
Eu não me importava e mal sabia como funcionavam as conquistas, até um user viciado em gamescore e jogador de porcarias arcades me pesquisar na Live e deixar público que eu tinha morrido mais que ele no Witcher 3.
User famosão, todo cool, todo maloso aqui do PXB: tal di @ronabs ;)
 

HSR

15 anos de Xbox e PXB
PXB Gold
Outubro 31, 2014
12,144
17,576
Campo Grande - MS
Eu não me importava e mal sabia como funcionavam as conquistas, até um user viciado em gamescore e jogador de porcarias arcades me pesquisar na Live e deixar público que eu tinha morrido mais que ele no Witcher 3.
User famosão, todo cool, todo maloso aqui do PXB: tal di @ronabs ;)

Onde será que o famosão cool encontrou essa estatística de mortes no witcher 3 ?

Fiquei curioso, já morri pra caralho no jogo. Estou jogando nesse exato momento e morri três vezes para um morvudd.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,533
75,398
Rio Grande do Sul
@HelderSR_new
Vai no teu perfil > conquistas > clica no jogo, antes da lista de conquistas vai aparecer alguns indicadores que variam com o jogo, tipo:
- Witcher 3: monstros mortos, mortes, poções criadas, ...
- Forza Horizon 2: vitórias online, distância percorrida, ...
- Rocket League: gols, defesas, vitórias, ...

Aqui, achei uma imagem que ilustra bem.
a153df10-173c-46be-a7e2-6af31aa78c56.jpg


@Ash84
Só algumas correções, sou um ex-viciado em conquistas - essa vida não é pra mim - e não são arcade bosta nada, tudo a nata da nata, não tenho tempo pra porcaria tirando aquela merda de Zheros que até hoje me arrependo de ter começado aquela desgraça, ô jogo lazarento.

Das estatísticas dos jogos, é legal às vezes pra dar uma arriada com a galera, mas se tu for ver o ranking de mortes por exemplo, vai me ver lá no topo quase sempre. Morri pra caralho em Witcher, morro 10x em 30 segundos em Ori, meus K/D são sempre ridículos, e por aí vai.
:p
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: Philipelim

HSR

15 anos de Xbox e PXB
PXB Gold
Outubro 31, 2014
12,144
17,576
Campo Grande - MS
@HelderSR_new
Vai no teu perfil > conquistas > clica no jogo, antes da lista de conquistas vai aparecer alguns indicadores que variam com o jogo, tipo:
- Witcher 3: monstros mortos, mortes, poções criadas, ...
- Forza Horizon 2: vitórias online, distância percorrida, ...
- Rocket League: gols, defesas, vitórias, ...

Aqui, achei uma imagem que ilustra bem.
a153df10-173c-46be-a7e2-6af31aa78c56.jpg


@Ash84
Só algumas correções, sou um ex-viciado em conquistas - essa vida não é pra mim - e não são arcade bosta nada, tudo a nata da nata, não tenho tempo pra porcaria tirando aquela merda de Zheros que até hoje me arrependo de ter começado aquela desgraça, ô jogo lazarento.


Das estatísticas dos jogos, é legal às vezes pra dar uma arriada com a galera, mas se tu for ver o ranking de mortes por exemplo, vai me ver lá no topo quase sempre.
:p

Acabei de ver : 80 mortes , 2512 inimigos mortos com 5d 12h 25min de jogo e 45% progresso.

Não sei se 80 mortes é muito ou pouco, quantas vezes morreram?
 

Aelurio

Guerreiro
Julho 21, 2015
1,081
776
BRAZIL
Eu até gosto de pegar umas platinas/100%, mas só se o jogo realmente me prende, não consigo jogar um jogo que acho ruim só para pegar conquistas. Vendo os caras do forum do mypst com platinas até de jogos da barbie, pequeno poney e outras tranqueiras só para pegar a platina, fico abismado. :eek:
Agora mesmo, peguei o muramasa rebirth para "re-jogar" no vita e adoro o jogo, mas tem uns troféus tensos e se a paciência já não tivesse saído do meu corpo, poderia até tentar platinar, mas acho que deixarei esse para a próxima encarnação. :D
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,244
19,003
Manaus
De vez em quando, acho bem legal conferir as estatísticas em games de esporte. No fifa 16, por exemplo, tenho quase 600 gols em 127 jogos disputados, com 96h jogadas.
No ritmo atual, acredito que em poucos meses chego naturalmente no gol 1000 haha:)
Em outros gêneros, não costumo conferir muito.

Só sou indiferente mesmo quanto as conquistas, não curto jogar em torno delas.
 

Ash84

Guerreiro
Agosto 26, 2014
2,982
2,237
Acabei de ver : 80 mortes , 2512 inimigos mortos com 5d 12h 25min de jogo e 45% progresso.

Não sei se 80 mortes é muito ou pouco, quantas vezes morreram?
Última vez q olhei passava das 140 mortes. Jogo na penúltima dificuldade "Sangue e Ossos" acho. E detalhe, não terminei o game, comprei no lançamento e larguei, voltei a jogar semana retrasada e devo estar com a mesma progressão que vc.
 

Max

Em Abstinência ?
PXB Gold
Janeiro 19, 2011
3,990
1,780
Rio Grande do Sul
Não tenho preocupação com isso. Se eu gostei do jogo e sinto que vai ser - muito - divertido realizar 100% dele pra conquistar a platina ou 1000g, até faço. Agora correr atrás de qualquer conquista em qualquer jogo não consigo, por falta de tempo mesmo e muitas vezes paciência.
 

DouglasFranchin

Jogador
Junho 7, 2011
2,565
1,878
Nunca me importei com conquistas/troféus e status porque não fazem a menor diferença hehe. Agora quanto ao progresso eu me importo porque as vezes não tenho muito tempo pra jogar, então se por algum motivo meu progresso ficar interrompido por alguma falha do jogo, aí eu fico nervoso.
 

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,455
10,146
Cotia
Putz,...ai lascou..Eu sou viciado nessas bagaças...
No 360 eu era viciado nas conquistas....tanto q estipulei uma meta para poder ir para a nova geração.
Porém na epoca do 360 eu tinho um ps3, o qual mal jogava e cagava para os trofeus...
Nessa geração as coisas se inverteram, eu atualmente tenho só um ps4 e quem sabe mais pra frente pegue um xone, mas a questão é q agora fiquei viciado nessa merda de ranking.
Alias sempre fui viciado nessas merdas..
E nem é questão de me gabar para meus amigos, pq realmente não ligo se sou ruim ou bom...mas é o lance pessoal, de evoluir e conquistar posições e blá blá blá.
EU pego um jogo e já vejo as conquistas / trofeus e faço uma rapida analise do custo beneficio de ficar jogando tal coisa por meses.
Por exemplo, peguei Mad Max empresato, li os trofeus e pensei: trabalhoso, mas não impossivel...e fui atrás dos trofeus..
Lá pelos 84% conquistados bugou o jogo em 1 maldito trofeu q me faria ter q rejogar as minhas 80 e poucas horas de novo...
Resumindo apaguei o jogo...
Então sou assim...se é possivel e trabalhoso eu vou pra cima...agora se ficar muito tempo num jogo só eu logo excluou do HD.
Começei agora mortal kombat e adorei o jogo e já fiz 31% das conquistas, to até pensando seriamente em arriscar essa plaitna, pois me dei conta q estou fazendo todos desafios e essas coisas...
Bom pra mim a equação é simples... se não ficar meses jogando a msma coisa vamos pra cima.
 

DhiSama®

Jogador
Fevereiro 26, 2016
145
83
Cachoeirinha, RS
Sou gamer velho. Hoje em dia não dou bola pra essas coisas. Sou do tempo em que o teu status era medido pelo tempo em que permanecia no Arcade, à medida que ia sendo desafiado no Street Fighter.
 
  • Curtir
Reações: 2JLR e jcwally

Senta a pua

Guerreiro
Maio 14, 2009
2,165
2,475
Salvador
Jogar single player na minha tag sem eu ter zerado/jogado eu não deixo não... hahaha. Sério mesmo .

Agora do MP eu já me libertei. Eu deixo jogarem em minh tag, perder score, taxa A/M... Mas não era sempre assim não hahaha. Mas vi que isso não tem valor real. Ufa.
 

Mr. Spectro

Jogador
Março 18, 2009
1,511
271
Eu não me importava e mal sabia como funcionavam as conquistas, até um user viciado em gamescore e jogador de porcarias arcades me pesquisar na Live e deixar público que eu tinha morrido mais que ele no Witcher 3.
User famosão, todo cool, todo maloso aqui do PXB: tal di @ronabs ;)

Eu lembro desse post, hahaha, foi lá no tópico do Bruxão se não me engano. Então agora você se importa um pouco mais?
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)