O que esperar da próxima geração de Xbox - 12 TF, RDNA2, ZEN 2, VRS, DirectX Raytracing e mais

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,539
75,414
Rio Grande do Sul
UPDATE - 16 DE MARÇO

ETOlwIsUwAExaz0


SPECS OFICIAIS
CPU8x Cores @ 3.8 GHz (3.66 GHz w/ SMT) Custom Zen 2 CPU
GPU12 TFLOPS, 52 CUs @ 1.825 GHz Custom RDNA 2 GPU
Die Size360.45 mm2
Process7nm Enhanced
Memory16 GB GDDR6 w/ 320mb bus
Memory Bandwidth10GB @ 560 GB/s, 6GB @ 336 GB/s
Internal Storage1 TB Custom NVME SSD
I/O Throughput2.4 GB/s (Raw), 4.8 GB/s (Compressed, with custom hardware decompression block)
Expandable Storage1 TB Expansion Card (matches internal storage exactly)
External StorageUSB 3.2 External HDD Support
Optical Drive4K UHD Blu-Ray Drive
Performance Target4K @ 60 FPS, Up to 120 FPS

Quick Resume em ação
Está jogando um jogo e deu vontade de jogar outro? Fechar e partir pra ele é coisa do passado.


Loadings mais rápidos (tech demo)
Com um SSD customizado ultra rápido, é possível carregar jogos em muito menos tempo.


Cartões de memória NVMe para expansão do armazenamento interno, 1 TB
É possível utilizar HDD/SSD externo USB 3.2 normalmente para rodar jogos de Xbox, Xbox 360, Xbox One e Xbox Series X. Mas para aproveitar todo o potencial dos jogos do Series X, ele deverá ser acessado a partir do SSD interno (1 TB) ou esses cartões abaixo (1 TB também).
ETOtoejXsAEESRc


Novo controle
Mais ergonomia, a adição de um botão "share", um novo d-pad, texturas especiais e muito mais. Como todos os controles atuais de Xbox, ele funcionará a pilha ou bateria (você escolhe, vem com 2 AA no pacote) e este novo controle será compatível com o Xbox One (assim como os de Xbox One funcionarão no Series X).
XboxSeriesXController_HERO.jpg

.
.
.


POSTAGEM ORIGINAL - 24 DE FEVEREIRO

Xbox_ShortBullets_JPG.jpg


Em um artigo no Xbox Wire, a Microsoft deu mais detalhes do que podemos esperar de seu próximo console, o Xbox Series X. Em poucas palavras antes de ir pro que interessa, Phil Spencer comentou o quanto o futuro dos jogos tem sido inspirador, como os serviços empoderam o jogador a descobrir mais jogos, aproximam jogadores e criadores de conteúdo, e que, principalmente, sabem que a gente espera que a nova geração traga novos patamares gráficos e de velocidade de processamento. Por isso, eles valorizam a transparência com os consumidores, e estão orgulhosos de anunciar algumas das tecnologias que estarão presentes em seu console.

Equilíbrio superior de poder e velocidade
Comparado com a geração anterior, o Series X representa um equilíbrio superior entre poder e velocidade em seu design, avançando em todas as frentes de tecnologia para entregar mundos incríveis, vivos e dinâmicos e minimizar aspectos que possam atrapalhar esta experiência. Nosso trabalho é dar aos times as ferramentas necessárias para que eles entreguem suas ambições e aproveitem o poder do console com eficiência.
  • Nova geração de processadores: utilizando uma versão customizada das tecnologias AMD Zen 2 e RDNA, será possível entregar quatro vezes o poder de processamento de um Xbox One e possibilitar aos desenvolvedores o poder de 12 teraflops - o dobro de um Xbox One X e mais de oito vezes o possível no Xbox One. Isso significa maiores taxas de frame rates, mundos maiores e mais sofisticados, experiências mais imersivas jamais vistas em um console;
  • Variable Rate Shading (VRS): a Microsoft também tem uma tecnologia patenteada para dar mais eficiência ao console como um todo. Isso significa que, ao invés de gastar ciclos de GPU para criar cada pixel na tela, é possível priorizar efeitos especiais em personagens ou elementos do cenário, gerando frame rates mais estáveis e resoluções maiores, sem impacto na qualidade visual final da imagem;
  • DirectX Raytracing acelerado por hardware: também aqui, dá pra esperar cenários mais dinâmicos e realistas com a tecnologia da Microsoft, com melhorias em iluminação, reflexos e acústica mais precisas.
Imersão em um instante
A próxima geração é sobre jogar mais e esperar menos. E, quando o jogo começa, sabemos que os jogadores demandam latência baixa para ficar o mais imerso possível. Por isso, a equipe Xbox analisou diversos pontos entre o jogador e o jogo, do controle ao display, se perguntando, como deixar tudo mais rápido..
  • SSD: não é surpresa pra ninguém, mas teremos um disco sólido para criar mundos maiores, mais dinâmicos e que são carregados em um instante;
  • Quick resume: a nova funcionalidade Quick Resume permite que a gente possa jogar diversos jogos ao mesmo tempo e retomá-los quase que instantaneamente, voltando de onde paramos sem precisar ficar preso em telas de loading;
  • Dynamic Latency Input (DLI): a Microsoft quer melhorar a latência entre o console e o jogador, começando pelo controle, que vai utilizar uma tecnologia proprietária muito rápida para se comunicar com o console. Com isso, os inputs do controle serão sentidos instantaneamente na tela, diminuindo muito o input lag existente em jogos;
  • HMDI 2.1: em uma parceria com fabricantes de TVs e componentes, eles criaram funções como o Auto Low Latency Mode (ALLM) e Variable Refresh Rate (VRR). A primeira permite que jogos do Xbox One e Series X configurem o formato com menor latência possível; o segundo sincroniza as taxas de atualização da tela com a do jogo, mantendo visuais mais limpos;
  • Suporte a 120 fps: se os 60 fps não forem suficientes, os desenvolvedores poderão aumentar ainda mais a sua taxa de quadros.

A próxima geração da compatibilidade
Quem acompanha a Microsoft sabe o excelente trabalho que ela tem feio pela compatibilidade de seus jogos, e o Series X vai continuar seguindo essa lógica. Por isso, mais do que seguir sendo referência neste sentido, o Xbox Series X vai trazer muitos benefícios para os jogos que nós já temos, e a Microsoft está investindo em tecnologias que facilitem a aquisição e aproveitamento dos jogos nas suas diversas gerações.
  • Quatro gerações em um: todos os jogos do Xbox One, incluindo retrocompatíveis de Xbox 360 e Xbox, estarão em suas melhores formas no Series X, se beneficiando do poder do console para ter frames mais estáveis, loadings mais rápidos, melhor resolução e fidelidade gráfica, tudo isso sem que os devs precisem fazer nada. É tudo nas contas da Microsoft. Ah, os acessórios do Xbox One também funcionarão no Series X;
  • Smart delivery: essa funcionalidade é o seguinte, quando comprarmos um jogo, saberemos que vamos levar a melhor versão possível, dependendo do console que tivermos. Ou seja: quem comprar Halo Infinite poderá jogar ele na versão base do Xbox One, no Xbox One X com algumas melhorias, ou no Xbox Series X em seu total esplendor, sem precisar comprar uma cópia diferente. Isso vale para todos os jogos da Xbox Game Studios. Já para publishers e developers, cabe a elas decidir se seguirão o mesmo caminho ou não;
  • Xbox Game Pass: aqui, é mais uma confirmação de que os jogos da Xbox Game Studios continuarão sendo lançados direto no Xbox Game Pass, exatamente como é hoje. É um compromisso assumido pela Microsoft com os milhões de jogadores, de oferecer uma biblioteca ampla de jogos de qualidade, independente da plataforma.
Uma geração com jogadores no centro de tudo
De novo, algo que a Microsoft já vem martelando há alguns anos, de dar ao jogador o poder de decisão. O Xbox Series X é o console mais poderoso e rápido já feito pela Microsoft, e está sendo feito para aqueles que preferem o tipo de experiência tradicional que temos hoje: uma experiência premium de alta fidelidade em um produto físico bonito e silencioso, com a possibilidade de descobrir milhares de jogos de quatro gerações, onde jogar é importante e esperar vai ser deixado de lado. Seja ao potencializar os seus 15 estúdios internos, possibilitando a descoberta através do Xbox Game Pass, ou expandindo onde e como jogamos com o xCloud, o Team Xbox acredita em caminhos sem obstáculos entre o jogador e as melhores experiências que a sua forma de arte tem a oferecer.

 
Última edição:

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Smart Delivery permite duas versões distintas do jogo com apenas uma compra.
Dessa forma, não precisa rodar o mesmo código nas duas gerações, dá pra fazer uma versão diferente, como o dev preferir.
 
  • Curtir
Reações: freedowsRoO

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)