O que significa a saída de Kaz Hirai para o PlayStation?

PerijonesBR

Guerreiro
Abril 1, 2017
361
379
Rio de Janeiro
Kaz Hirai desce como CEO da Sony, terminando o reinado da PlayStation

Dean Takahashi



5 dias atrás


Kazuo Hirai, presidente e CEO da Sony, fala no Consumer Electronics Show em Las Vegas, Nevada, em 8 de janeiro de 2018.

Kaz Hirai planeja demitir-se como presidente e CEO da Sony em 1 de abril, quando o executivo Kenichiro Yoshida assumirá o primeiro lugar. Yoshida é o atual vice-presidente executivo e diretor financeiro da Sony. Como Yoshida não cresceu nas fileiras da divisão de jogos da Sony, como Hirai fez, você poderia dizer que o reinado da PlayStation acabou na Sony. Hirai permanecerá como presidente.

A partida iminente de Hirai é uma das inúmeras ex-líderes da PlayStation para deixar a Sony. Hirai executou a Sony Computer Entertainment America durante muitos anos e foi fundamental no lançamento da PlayStation original em 1994 e 1995. Você poderia dizer que houve uma fuga de cérebros dos líderes da PlayStation, que foram um grupo decidido que roubou a liderança em jogos longe da Nintendo.

Ken Kutaragi, pai da PlayStation, demitiu-se da administração desse negócio em 2007, quando Hirai assumiu o controle global do negócio do console de jogos. E Kutaragi deixou a Sony completamente em 2011. Ao assumir a Nintendo, a Sony montou um grupo único de líderes em sua divisão de jogos nos EUA, sob Hirai. Eles incluíram Phil Harrison, chefe de pesquisa e desenvolvimento; Andrew House, chefe de marketing; e Jack Tretton, um executivo de publicação.

Como Hirai foi promovido para dirigir a Sony, a House moveu-se para liderar o negócio mundial da PlayStation e Tretton foi responsável pelos EUA. Harrison passou a liderar os estúdios mundiais de jogos da Sony e saiu em 2008. Ele foi recentemente contratado como vice-presidente e gerente geral de uma divisão sem nome no Google. Tretton saiu em 2014, e House anunciou sua partida no final de 2017.

Sinto falta de Hirai, que era simpática e carismática, com uma risada crescente. Quando eu o conheci na década de 1990 para uma entrevista, ele falou comigo sobre como ele gosta de aparelhos e carros. Ele disse que se você devesse ele a parte traseira de um carro quando ele era jovem, ele poderia dizer o que fez e modelo.

Ao longo dos anos, ele teve muitos momentos memoráveis, como quando declarou que as "guerras de consoles acabaram" no início dos anos 2000, e quando ele se curvou e assumiu a responsabilidade pelo fracasso da Sony em proteger os jogadores contra um ataque cibernético devastador na PlayStation Network em 2011 . Sua luta para tornar a Sony lucrativa nos últimos anos foi talvez o seu maior desafio.

[https://venturebeat]

Acima: o CEO da Sony, Kazuo Hirai, fala na CES 2016.

Todo o grupo de líderes de jogos era um grupo único e inteligente, e com o abandono de Hirai, é um alvorecer de uma nova era pós-PlayStation na Sony. Ainda há muitos líderes veteranos que executam o negócio de jogos da Sony, mas muitas das equipes que ajudaram o PlayStation a vencer a Nintendo nos seus anos formativos desapareceram ou estão saindo.

That leaves some big tasks for Yoshida, who inherits a company that has cut away many businesses, such as PCs, and left it with very large game, insurance, camera, TV, and entertainment divisions.

“I returned to Sony four years ago, after 14 years at So Net,” Yoshida said at a briefingin Tokyo following publication of the group’s third-quarter financial results. “I was impressed by Hirai’s no-nonsense approach to dealing with problems. Nevertheless, Sony has not been able to surpass itself for many years. I share with Mr. Hirai the same sense of an urgent need for change. Our position in the global market is very different to where it was 20 years ago.”

In a statement, Hirai said, “Ever since my appointment as president and CEO in April 2012, I have stated that my mission is to ensure Sony continues to be a company that provides customers with kando — to move them emotionally — and inspires and fulfills their curiosity. To this end, I have dedicated myself to transforming the company and enhancing its profitability, and am very proud that now, in the third and final year of our current midrange corporate plan, we are expecting to exceed our financial targets.”

He said it excites him to hear more people say that “Sony is back again.” As the company moves to other goals beyond profitability, Hirai said it is an ideal time to pass on the baton.

Hirai said Yoshida combines a “deeply strategic mindset with a relentless determination to achieve defined targets.”

Ele acrescentou: "Eu acredito que ele possui a amplitude de experiência e perspectiva, bem como as qualidades de liderança inabaláveis necessárias para gerenciar o conjunto diversificado de negócios da Sony, e como tal é a pessoa ideal para dirigir a empresa para o futuro. "

Link

https://venturebeat.com/2018/02/02/...&utm_source=twitter&__twitter_impression=true


Enviado do meu Moto G (5S) usando o app mobile do PXB!
 
  • Curtir
Reações: The Psychologist BR

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,537
75,406
Rio Grande do Sul
Já tem alguns anos que a gente comenta o quanto a Microsoft parece mais preparada para a próxima geração, seja analisando o consumidor, os desenvolvedores, as publishers e o próprio mercado como um todo. Mais ligada na maneira como a maioria do povo consome conteúdo no console (e fora dele), mais sensível e ágil em relação aos feedbacks do público, enfim, mais aberta a ouvir. Aquela história de criar um ambiente para estar onde o consumidor estiver, se adequar ao seu estilo de vida, e não tentar trazer o consumidor para o seu ecossistema ditando todas as regras do jogo.

Sony precisa se ligar. Conseguiu conquistar boa parte da base instalada do Xbox na virada de geração 360/PS3 > ONE/PS4, mas as mudanças que a Microsoft tem feito ano após ano vão não só impedir que essa debandada aconteça novamente (afinal, consumidor envolvido com a plataforma e seus serviços é menos propenso a jogar tudo pro alto e mudar de lado, já que a tendência é levar o seu conteúdo atual junto para o novo console) mas também atrair um pessoal novamente, que enxergam esse posicionamento como algo mais adequado para a sua forma de jogar daqui pra frente.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,731
Já tem alguns anos que a gente comenta o quanto a Microsoft parece mais preparada para a próxima geração, seja analisando o consumidor, os desenvolvedores, as publishers e o próprio mercado como um todo. Mais ligada na maneira como a maioria do povo consome conteúdo no console (e fora dele), mais sensível e ágil em relação aos feedbacks do público, enfim, mais aberta a ouvir. Aquela história de criar um ambiente para estar onde o consumidor estiver, se adequar ao seu estilo de vida, e não tentar trazer o consumidor para o seu ecossistema ditando todas as regras do jogo.

Sony precisa se ligar. Conseguiu conquistar boa parte da base instalada do Xbox na virada de geração 360/PS3 > ONE/PS4, mas as mudanças que a Microsoft tem feito ano após ano vão não só impedir que essa debandada aconteça novamente (afinal, consumidor envolvido com a plataforma e seus serviços é menos propenso a jogar tudo pro alto e mudar de lado, já que a tendência é levar o seu conteúdo atual junto para o novo console) mas também atrair um pessoal novamente, que enxergam esse posicionamento como algo mais adequado para a sua forma de jogar daqui pra frente.

A primeira parte do seu comentário deve ficar apenas referente ao Xbox, porque no Windows 10 acho que a MS continua longe de ouvir seus consumidores. Não estou me referindo apenas a jogos, mas de coisas como o processo de atualização do SO que é sofrível e mais atrapalha do que ajuda, só pra citar exemplo.

Já quanto ao público que a Sony conseguiu nessa geração, a bem da verdade ela reconquistou algo que já era dela. A MS continua longe de mercados da Ásia e com muita dificuldade em celeiros da Sony na Europa como França, Espanha, Alemanha... Enfim, não vejo a MS com muita força para a próxima geração porque ela continua muito focada no mercado americano e inglês. A mudança para o foco em serviços e assinatura pode dar alguma vantagem pra ela, mas é muito cedo pra dizer algo.

A Sony só precisa evitar sua tradicional arrogância de quem está por cima. Entender finalmente que um console bem sucedido tem que se manter simples, com preço acessível e hardware atraente para o momento, mas sem firulas que o encareçam. Acho que o Hirai deve ter aprendido a lição com o PS3 e o Yoshida parece ser um cara bem humilde no trato com o público. Se for pra apostar em quem começa melhor a próxima geração, eu diria que a Sony continua com a faca e o queijo na mão.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,537
75,406
Rio Grande do Sul
A primeira parte do seu comentário deve ficar apenas referente ao Xbox, porque no Windows 10 acho que a MS continua longe de ouvir seus consumidores. Não estou me referindo apenas a jogos, mas de coisas como o processo de atualização do SO que é sofrível e mais atrapalha do que ajuda, só pra citar exemplo.

Já quanto ao público que a Sony conseguiu nessa geração, a bem da verdade ela reconquistou algo que já era dela. A MS continua longe de mercados da Ásia e com muita dificuldade em celeiros da Sony na Europa como França, Espanha, Alemanha... Enfim, não vejo a MS com muita força para a próxima geração porque ela continua muito focada no mercado americano e inglês. A mudança para o foco em serviços e assinatura pode dar alguma vantagem pra ela, mas é muito cedo pra dizer algo.

A Sony só precisa evitar sua tradicional arrogância de quem está por cima. Entender finalmente que um console bem sucedido tem que se manter simples, com preço acessível e hardware atraente para o momento, mas sem firulas que o encareçam. Acho que o Hirai deve ter aprendido a lição com o PS3 e o Yoshida parece ser um cara bem humilde no trato com o público. Se for pra apostar em quem começa melhor a próxima geração, eu diria que a Sony continua com a faca e o queijo na mão.
Yup, somente Xbox. Windows 10 o buraco é bem mais embaixo. Às vezes quando vou jogar algum título que é Play Anywhere, aparece na tela que eu não tenho o jogo em minha conta. : unamused: Talvez os times de Xbox/Windows devessem conversar mais, sei lá, parece claro que eles não estão em sintonia.

Sobre a dança das cadeiras do público, pra ter noção do quão pesado foi o baque da mudança de geração, mesmo com boa parte dos investimentos ainda voltados para o público americano/inglês, a Microsoft não é mais a líder desses mercados. Boa parte dos movimentos que ela tem feito (na minha visão) são mais pra fidelizar os consumidores que ficaram do que para atrair novos, evitar que algo semelhante aconteça sabe.

E a parte que destaquei do teu comentário é o meu principal receio. Torço para que ela tenha uma postura mais sensata como tu comentou, ver o que deu certo com o PS4, repetir o que funcionou e corrigir o que deu errado, e não botar o pé na porta como foi lá com o PS3. Sony já se queimou no início da geração passada e correu atrás pra se recuperar no final, Microsoft derrapou agora e também retomou o rumo. Tomara que nenhuma repita o erro.
 
Última edição:

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Não dá pra ser muito assertivo sobre o impacto da saída do Kaz. Talvez mude tudo, talvez não mude quase nada.

Eu também tenho a percepção que a MS está melhor preparada para próxima geração, seja qual for o formato que ela tomar. Mas assim, melhor preparada em relação a ela mesma. Algo que conta é que a gente não bota uma fé que a Sony não vai cagar na virada da geração. Já vimos esse filme né.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Já quanto ao público que a Sony conseguiu nessa geração, a bem da verdade ela reconquistou algo que já era dela. A MS continua longe de mercados da Ásia e com muita dificuldade em celeiros da Sony na Europa como França, Espanha, Alemanha... Enfim, não vejo a MS com muita força para a próxima geração porque ela continua muito focada no mercado americano e inglês. A mudança para o foco em serviços e assinatura pode dar alguma vantagem pra ela, mas é muito cedo pra dizer algo.

A Sony só precisa evitar sua tradicional arrogância de quem está por cima.

A MS tem feito alguns movimentos interessantes que a gente entende que podem potencializar legal seu poder de sedução para o início da próxima geração. Porém, as cartas ainda não estão todas na mesa, nem da MS e muito menos da Sony.
Então só na hora que eles apresentarem mesmo suas propostas vamos ter uma ideia de quem é mais atrativo.
E, considero que por mais que haja um reset da base, quem mandou bem na geração anterior sempre começa com um certo crédito, então o concorrente tem que mostrar bastante vantagem. A não ser que o concorrente faça uma burrada, como a MS fez nessa geração: por exemplo, a Sony alegar que não vai ter retrocompatibilidade com o PS4. Ninguém aposta nisso hoje, e até por isso a repercussão seria muito negativa.

No mercado asiático a coisa vai continuar como está independente de qualquer coisa, a MS só tem chance de melhorar na Europa mesmo.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,731
A MS tem feito alguns movimentos interessantes que a gente entende que podem potencializar legal seu poder de sedução para o início da próxima geração. Porém, as cartas ainda não estão todas na mesa, nem da MS e muito menos da Sony.
Então só na hora que eles apresentarem mesmo suas propostas vamos ter uma ideia de quem é mais atrativo.
E, considero que por mais que haja um reset da base, quem mandou bem na geração anterior sempre começa com um certo crédito, então o concorrente tem que mostrar bastante vantagem. A não ser que o concorrente faça uma burrada, como a MS fez nessa geração: por exemplo, a Sony alegar que não vai ter retrocompatibilidade com o PS4. Ninguém aposta nisso hoje, e até por isso a repercussão seria muito negativa.

No mercado asiático a coisa vai continuar como está independente de qualquer coisa, a MS só tem chance de melhorar na Europa mesmo.

Mesmo com essa aposta em game pass, a MS precisa de algo mais como aquela suposta compra da EA. O investimento que a Sony faz e continuará fazendo em
estúdios internos deve ditar o rumo da base instalada, especialmente no começo da geração.

Se a MS comprasse o estúdio do PUBG já teria um pé significativo na China. Dinheiro não falta.
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,402
Ribeirão Preto
A Sony arrogante do início da geração passada ainda está aí assombrando todos nós. O mercado de videogames é extremamente dinâmico, mas as coisas podem mudar de maneira mais lenta agora de essa questão do fim das gerações se consolidar.
 
  • Curtir
Reações: PerijonesBR

R4NIERI

Novato
Agosto 24, 2007
288
372
Nova Iguaçu
A Sony atual não é mais a mesma de outrora.
Você pode fazer um teste agora e digitar o termo "Sony" no Youtube. Os videos mais relevantes serão os de Playstation e os de Experia. Onde está a Sony das Cameras Fotográficas? Dos aparelhos de som Hi-Fi? Dos Laptops Vaio? Das TVs High End? Dos projetores de imagem?
A Sony hoje se resume em Playstation e muito mal em alguns poucos Experia e mais mal ainda nas Cameras Alpha. Claro, estou dizendo no geral, mas pro consumidor habitual a Sony de antes já deixou de competir faz tempo.
Como Hirai fez um excelente trabalho e colocou a marca Playstation pra segurar as pontas da Sony, talvez esse novo CEO guie a companhia para voltar a ser competitiva novamente em outros seguimentos. Se a Sony não quiser virar uma Nintendo, ela precisa agora focar em outras áreas ja que o PlayStation está novamente consolidado. O Hirai fez o trabalho dele e agora sai deixando uma bela responsabilidade nas mãos do novo CEO.
 
  • Curtir
Reações: PerijonesBR

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)