[Opinião] A batalha da framerate na era das resoluções e a mudança na percepção do consumidor

O que você preferiria que no Scorpio?

  • Rodar games na máxima qualidade gráfica e em 4K nativos, mas a 30fps

    Votes: 8 12.9%
  • Rodar games em boa qualidade gráfica e resolução inferior aos 4K, mas a 60fps

    Votes: 54 87.1%

  • Total voters
    62
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Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
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São Paulo
Nas minhas aventuras de revistar games mais antigos, resolvi "rezerar" o GTA 4 no PC em 60fps. O fiz por dois motivos: o jogo já é antigo, então roda muito bem na minha máquina, atingindo tranquilamente os 60fps. O segundo motivo é uma comparação com o GTA 5, porém esse tópico em especial se baseará apenas no primeiro motivo.

Enfim, jogando o game eu percebi que, apesar de ser o mesmo jogo que eu joguei no meu PS3 há quase 5 anos, ele parece outro em 60fps. A fluidez permite um nível de detalhamento da física que não é possível em 30fps. A imersão é muito maior, os comandos são mais responsivos, diria até que o game fica mais fácil em situações de rápida reação.

vxZAKRm.gif

Quando anunciaram os novos modelos de consoles mais potentes (Scorpio/PS4 Pro), logo me ascendeu a ideia de que eles fariam 60fps tranquilamente nos games. Porém, com o lançamento do PS4 Pro, isso não se verificou na realidade. A lista abaixo mostra os updates do PS4 Pro e suas novas configurações:

  • Resident Evil 7 (PS4 Pro: 1260p 60fps / PS4: 1080p 60fps)
  • Steep (PS4 Pro: 1080p 45~50fps / PS4: 1080p 30fps)
  • ***Gravity Rush 2 (PS4 Pro: 1080p 30fps / PS4: 1080p 30fps)
  • Assassin's Creed Syndicate (PS4 Pro: 1620p 30fps/ PS4: 1080p 30fps)
  • Diablo 3 (PS4 Pro: 1080p 45~50fps / PS4: 1080p 30fps)
  • Mafia 3 (PS4 Pro: 1440p 30fps/ PS4: 1080p 30fps)
  • Middle-earth: Shadow of Mordor (PS4 Pro: 1728p 30fps / PS4: 1080p 30fps)
  • Assassin's Creed: The Ezio Collection (PS4 Pro: 2160p 30fps / PS4: 1080p 30fps)
  • Rise of the Tomb Raider (PS4 Pro: 4K with 30fps or 1080p 45~50fps / PS4: 1080p 30fps)
  • ***The Last Guardian (PS4 Pro: 1890p 25fps or 1080p 30fps / PS4: 1080p 25fps)
  • The Last of Us Remastered (PS4 Pro: 2160p 30fps or 1800p 60fps / PS4: 1080p 30fps or 60fps)
  • Final Fantasy 15 (PS4 Pro: 1800p 30fps or 1080p 45fps / PS4: 900p 30fps)
  • ***Uncharted 4 (PS4 Pro: 1440p 30fps / PS4: 1080p 30fps)
  • Call of Duty Black Ops 3 (PS4 Pro: 1440p 60fps / PS4: 1080p 60fps)
  • Battlefield 1 (PS4 Pro: Dynamic res (1656p max) 60fps / PS4: 1080p 60fps)
Esses foram só alguns dos principais, quem quiser verificar o resto pode acessar por este link. O que quero exemplificar é que o PS4 Pro pouco agregou em termos de FPS. São raríssimos os jogos que tiveram algum upgrade nessa questão e, quando tiveram, a performance do PS4 Pro foi medíocre na maioria dos casos, raramente atingindo os 60fps como é o caso do Final Fantasy 15.

Então vai aqui a minha pergunta: será isso que ocorrerá com o Scorpio? Games com péssimo upgrades e uma framerate instável?Recentemente liberam a tech do Forza em 4K 60fps na Digital Foundry utilizando só 60% da GPU, mas convenhamos, apesar de Forza ser lindo, é extremamente leve e optimizado na Xbox, tanto que faz 1080p 60fps cravados no One. Será que veremos Star Wars Battlefront 2 em 4K 60fps cravados no Scorpio? Red Dead Redemption 2 com opção de 60fps e pelo menos uns 1800p? Forza Horizon 3 em 4K 60fps ou apenas uma versão 4K 30fps, com a mesma framerate do XONE?

Tudo bem, o Scorpio é consideravelmente mais poderoso que o PS4 Pro. Mas será que as desenvolvedoras se sentirão motivadas a realmente entregar uma experiência superior, não só com resolução mas com detalhamento de texturas e alto nível de framerate? De certo há impasses para a framerate, como é o caso da vantagem que isso proporcionaria no multiplayer aos jogadores dos novos consoles, porém grande parte dos jogos multiplayer já rodam a 60fps na Xbox e PS4. O que falta realmente é a framerate nos games focados na história e mundo aberto, coisa que o PS4 Pro não entregou nem em seus maiores exclusivos como Horizon Dawn e Uncharted 4.


Sobre as origens da neurótica resolução
Na minha opinião, criamos um monstro da resolução. Creio eu que uma boa parte do público gamer ainda vincula somente a resolução à qualidade gráfica, e isso se deve ao fato que essa era a única diferença entre PS4 e Xbox One. Aqui vai uma opinião que muitos não vão gostar e achar "parcial", mas a verdade é que o PS4 foi vendido sim como um console mais poderoso por conta da diferença de resolução e, na minha opinião, foi aí que tivemos a gênese deste monstro, e vou mostrar-lhes o porquê.

O Google Trends é uma ferramenta da Google que permite vasculhar os termos mais pesquisados no Google durante um determinado período. Pesquisando por "Digital Foundry", que é o maior expoente da análise técnica de hardware para jogos e fonte usada por pelo menos 90% dos grandes sites de notícia gamer, veja o que encontrei:

zB1P0Vi.png


Na imagem é possível perceber um aumento significativo das pesquisas a partir do ano de 2013. Exatamente no final do ano de 2014, perto de Novembro, o pico de pesquisas alcançou um nível absurdo, superando inclusive o anúncio do PS4 Pro e do Scorpio em 2016. Mas por quê? Nenhum console foi anunciado para resultar num aumento brutal de buscas. Mas o que intriga mesmo é saber que boa parte dos games com discrepância de resolução foram lançados neste período. Nessa mesma época, toda grande mídia de notícias publicavam os periódicos da Digital Foundry. Gamespot, IGN, Kotakut... O anúncio de uma simples diferença na resolução gerava as notícias fúteis com mais comentários.

Enfim, tudo uma questão de direcionamento da comunidade, não é? A Microsoft e a Sony, que não são nem um pouco bobas, perceberam o quão vantajoso é ter um console mais poderoso que a concorrência, apenas por ser poderoso, e o quão isso é comentado nos fóruns, sites de notícias e redes sociais. A IGN tem uma seção separada reunindo todas as resoluções e framerate entre os anos de 2013 e 2015, mas pararam de atualizar essa seção ainda em 2016, o que é um pouco intrigante. Resolução deixou de ser relevante?

Após o anúncio dos novos consoles, eu venho percebendo um leve declínio nas notícias sobre resoluções e discrepância entre consoles, coisas que era comum em 2014~2015 e até meados de 2016. Não tenho números exatos, mas acredito que todos percebemos um pouco sobre isso. Um bom exemplo é ver que os vídeos mais assistidos da Digital Foundry são de jogos da época de 2014~2015 até o meio de 2016, quando lançaram os novos consoles. Aliás, quem não se lembra desse clássico aqui que arrancou quase 1 milhão de visualizações?



E agora?

Ninguém sabe ao certo como se deu essa mudança e por qual motivo, então deixo pra vocês deduzirem porque as diferenças gráficas não importam mais e me aterei apenas a suas consequências. Primeiro, obviamente o que todos esperávamos: o poder de um console e suas diferenças gráficas não sobreporá o principal, que são seus jogos, estrutura online, vantagens, etc. Além do mais, talvez a Microsoft e a Sony foquem em desenvolver games com bons gráficos e framerate, não apenas tendo a resolução como parâmetro de qualidade.

O segundo, que é o lado ruim para a Microsoft e o Xbox em geral, é que o Scorpio chega em má hora e não poderá mais se apoiar somente neste tipo de vantagem, e precisará correr atrás de jogos principalmente. A alavancagem que o PS4 teve com as diferenças gráficas em 2014 não poderá ser utilizado em toda sua potencialidade pelo Scorpio.

E você? Acha que o fim da guerra das resoluções está próximo ou ela perdurará pelos anos? Prefere framerate estável ou uma elevada resolução?
 

kaizen

Suspenso
Julho 9, 2016
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2,593
Uberaba
Os jogos sempre serão o que mais importa, sempre serão o principal. Gráficos (resolução e afins) apenas ajudam a destacar o ponto principal, mas são um ponto relevante para a maioria do grande público, eu diria.

Acho que o Scorpio pode tirar vantagem da possível qualidade gráfica superior que pode oferecer em jogos como RDR 2, Battlefront 2 e Shadow of War. Mas ai vai depender do quão relevante será essa qualidade gráfica, tem que ser algo realmente notável, que qualquer um olhe e consiga perceber uma diferença considerável. Ou uma diferença de framerate. E tem que saber também se todos os jogos irão explorar todo o poder do Scorpio, visto que muitos têm parceria com a Sony (COD, RDR, Battlefront, Destiny).
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
Primeiro a gente tem que entender uma coisa: raríssimos são os veículos que estão aí apenas para informar. Com exceção daqueles que seguem critérios técnicos onde a margem pra interpretação é baixíssima (como Digital Foundry) ou sites menores, mais autorais e que possibilitam mais liberdade de conteúdo, todos os outros tem um público que os acompanha, público esse que tem que ser trabalhado pra que continue voltando, acessando, clicando, comentando, compartilhando - assim, gerando $$$.

Como nessa geração o PS4 tá ganhando de braçada no quesito vendas, é normal que boa parte das notícias seja para falar bem desse console. Afinal, se eu tenho ~30 milhões de leitores de um lado e ~60 milhões do outro, por que raios vou desagradar a parcela maior? Nisso, dão aos leitores o que querem ouvir. PS4 é mais potente que o One? Vamos falar. PS4 Pro é ainda mais potente que o One? Vamos reiterar esse ponto. Opa, vai vir aí o Scorpio, e esse argumento não vai mais poder ser utilizado. Aí chega a hora de mudar o disco.

Porque o fanático é assim. Não basta o que ele gosta estar bem: o do outro precisa estar mal pra se sentir completo. Agora, imagina essa pessoa que ficou 5 anos se gabando que o seu console era mais poderoso não ter mais esse argumento. O cara perde o chão e entra em estado de negação, "não é possível que o outro console seja melhor que o meu", e nessa hora, se agarra em qualquer outro argumento que siga justificando que ele fez a melhor escolha. Agora, o argumento é que "mas e os jogos, não basta ser potente pra jogar só Forza, Gears e Halo".

O fanático, esse sempre vai achar um argumento pra se agarrar e justificar a sua escolha como melhor, mesmo quando o barco está afundando.

Dito isso, 60 fps > 4K.
 

HenriquePerche

Guerreiro
Janeiro 12, 2016
7,821
8,336
Ribeirão Preto
Só lembrando:

Provavelmente o Scorpio terá opção de setagem nos jogos, que pra mim é a maior vantagem desse tipo de hardware.
Certamente terá algo do tipo:
4k/30fps
1080p/60fps
1080p/30fps com detalhes ricos de jogo.
 

felipevasco31

Guerreiro
Janeiro 23, 2015
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Rio de janeiro
Acho essa questão bem relativa...a priori, o melhor de 2 mundos seria FPS e resolução no máximo, porém nem sempre é possivel. Portanto, meio que é até um consenso na indústria que cada desenvolvedora deve decidir o que é melhor para cada game.

Na minha humilde opinião, penso que há games que ficam mais imersivos com resolução mais alta e gráficos mais trabalhados; por outro lado, para aqueles mais dinâmicos e que focam mais em gameplay, o ideal é priorizar a taxa de frames.

Um exemplo:
The Witcher 3 4k 30fps
Dark souls 3 +- 2k 60fps
 

HenriquePerche

Guerreiro
Janeiro 12, 2016
7,821
8,336
Ribeirão Preto
Faltou o 4k/60fps aê .
Em alguns jogos eu acredito que chegará, tipo os Exclusivos e jogos menos exigentes como jogos de esporte.

Já em outros jogos tenho minhas dúvidas. Não é que eu duvido, só acho difícil.
Não acredito num Red Dead Redemption 2 com 4K nativos e 60fps cravado por exemplo. 4k upscalling e 60fps pode ser.

Obviamente estou me baseando nas specs de um PC, que pra bater um 4K nativo com 60 num jogo mais robusto precisa de bem mais que 6TFPS.
Se o Scorpio conseguir isso num jogo tipo RDR2, a Microsoft merece todos os méritos de ter feito um hardware extremamente fácil de trabalhar, mas por enquanto só acredito vendo.
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
Só lembrando:

Provavelmente o Scorpio terá opção de setagem nos jogos, que pra mim é a maior vantagem desse tipo de hardware.
Certamente terá algo do tipo:
4k/30fps
1080p/60fps
1080p/30fps com detalhes ricos de jogo.

Sim, não terão mais aquelas configurações únicas para cada console e cada usuário poderá escolher a que mais lhe agrada.

Porém, meu tópico chama a atenção especificamente para a framerate no PS4 Pro, cujo upgrade foi apenas em resolução. Jogos como Mafia 3, Assassins Creed Syndicate, e até exclusivos como Horizon, Uncharted e The Last Guardian não tem opção de 60fps e rodam nos mesmos parâmetros do PS4 convencional, alterando apenas a resolução.

Então fica a pergunta: já que não alteraram no PS4 Pro e só subiram para resolução acima de 1080p, porque não farão o mesmo com o Scorpio? Digo, subir a resolução para 4K e deixa 30fps mesmo. Se isso acontecer por preguiça das desenvolvedoras em realizar unlock da framerate ou pela neurose da Microsoft pelos 4K nativos a todo instante, vai ser extremamente decepcionante para quem esperava uma mudança significativa na taxa de quadros.
Primeiro a gente tem que entender uma coisa: raríssimos são os veículos que estão aí apenas para informar. Com exceção daqueles que seguem critérios técnicos onde a margem pra interpretação é baixíssima (como Digital Foundry) ou sites menores, mais autorais e que possibilitam mais liberdade de conteúdo, todos os outros tem um público que os acompanha, público esse que tem que ser trabalhado pra que continue voltando, acessando, clicando, comentando, compartilhando - assim, gerando $$$.

Como nessa geração o PS4 tá ganhando de braçada no quesito vendas, é normal que boa parte das notícias seja para falar bem desse console. Afinal, se eu tenho ~30 milhões de leitores de um lado e ~60 milhões do outro, por que raios vou desagradar a parcela maior? Nisso, dão aos leitores o que querem ouvir. PS4 é mais potente que o One? Vamos falar. PS4 Pro é ainda mais potente que o One? Vamos reiterar esse ponto. Opa, vai vir aí o Scorpio, e esse argumento não vai mais poder ser utilizado. Aí chega a hora de mudar o disco.

Porque o fanático é assim. Não basta o que ele gosta estar bem: o do outro precisa estar mal pra se sentir completo. Agora, imagina essa pessoa que ficou 5 anos se gabando que o seu console era mais poderoso não ter mais esse argumento. O cara perde o chão e entra em estado de negação, "não é possível que o outro console seja melhor que o meu", e nessa hora, se agarra em qualquer outro argumento que siga justificando que ele fez a melhor escolha. Agora, o argumento é que "mas e os jogos, não basta ser potente pra jogar só Forza, Gears e Halo".

O fanático, esse sempre vai achar um argumento pra se agarrar e justificar a sua escolha como melhor, mesmo quando o barco está afundando.

Dito isso, 60 fps > 4K.

Concordo 101%

Existem pesos diferentes até nas coberturas de conferências da E3 como o Nelson Jr disse em um podcast aqui da PXB. Mas não deixa de ser triste trocar a imparcialidade, do qual todo jornalista é instruído a ter, por mais acessos. Isso é de uma falta de responsabilidade absurda.
 

GameStrike

Arauto da impaciência
Julho 31, 2014
4,171
5,231
Rio de Janeiro GTA City
Olha, como jogador de PC que fui, posso dizer com segurança que prefiro sacrificar a resolução em nome de um maior rácio de fotogramas.
rácio de fotogramas rácio de fotogramas rácio de fotogramas rácio de fotogramas rácio de fotogramas rácio de fotogramas rácio de fotogramas rácio de fotogramas rácio de fotogramas rácio de fotogramas rácio de fotogramas rácio de fotogramas rácio de fotogramas rácio de fotogramas rácio de fotogramas rácio de fotogramas rácio de fotogramas rácio de fotogramas rácio de fotogramas rácio de fotogramas rácio de fotogramas rácio de fotogramas rácio de fotogramas rácio de fotogramas
 

HenriquePerche

Guerreiro
Janeiro 12, 2016
7,821
8,336
Ribeirão Preto
Sim, não terão mais aquelas configurações únicas para cada console e cada usuário poderá escolher a que mais lhe agrada.

Porém, meu tópico chama a atenção especificamente para a framerate no PS4 Pro, cujo upgrade foi apenas em resolução. Jogos como Mafia 3, Assassins Creed Syndicate, e até exclusivos como Horizon, Uncharted e The Last Guardian não tem opção de 60fps e rodam nos mesmos parâmetros do PS4 convencional, alterando apenas a resolução.

Então fica a pergunta: já que não alteraram no PS4 Pro e só subiram para resolução acima de 1080p, porque não farão o mesmo com o Scorpio? Digo, subir a resolução para 4K e deixa 30fps mesmo. Se isso acontecer por preguiça das desenvolvedoras em realizar unlock da framerate ou pela neurose da Microsoft pelos 4K nativos a todo instante, vai ser extremamente decepcionante para quem esperava uma mudança significativa na taxa de quadros.
É difícil parametrizar os jogos se tão somente pensar em framerate e resolução.
Nos jogos você tem que levar em conta a modelagem, texturas, componentes em tela, ambientação, IA, etc...

A proposta do PS4 Pro sempre foi essa: resolução e ponto, e foi provado que os 4,5TFLP dele não conseguem nem rodar um Watch Dogs 2 em 4k. A nível de informação WD2 roda a 1800p/30fps, mas a cidade é super colorida, viva com NPCs fazendo coisas super naturais e tudo mais.
Lógico, tudo vai de produtora pra produtora. Horizon Zero Dawn por exemplo chega nos 4K escalonados, mas tem 30fps fixo e os gráficos e ambientação do jogo são um dos mais lindos até então.

Já tivemos uma discussão na época que começaram a surgir rumores desses consoles: será que seria justo com os donos dos Xbox One antigos jogarem um Multiplayer rodando a 30fps com alguém que tem um Scorpio a 60fps? Isso mataria 30 milhões de donos do Xbox One.

Isso é muito importante a se pensar: se a MS não quer matar o Xbox One como ela vem prometendo, então talvez ela não deva criar um abismo muito grande entre os gráficos dos dois consoles...

Tudo depende de como a MS vai tratar o Scorpio. Eu pessoalmente acho que será um console com foco em resolução e vai manter jogos com frames igual do Xbox One, só que fixos.
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,250
19,024
Manaus
Quanto a resolução x frame rate, é o seguinte:
A partir da geração ps3/360, começaram matérias sobre resolução com abordagem mais técnica voltada para as massas.

Antes disso, a resolução gráfica era trabalhada de forma mais flexível, conforme a necessidade do jogo e potencial do console.
A título de exemplo, Earthworm Jim rodava com uma resolução superior no Mega Drive em relação ao Snes, fora a maior fluidez, mas poucos veículos da época abordavam esses assuntos de forma mais incisiva. Cada qual usufruía o que seu console oferecia de melhor.

Falando de frame rate, diria que hoje temos jogos com taxas de quadros mais estáveis que antes. Isso é facilmente constatável com um olhar mais atento aos jogos de ps1/Saturn, como por exemplo Duke nuken 3d, que rodava a 30fps com fortes quedas pra 20fps no ps1/Saturn.
E o Shadow of the colossus do ps2? maior parte do tempo a 20fps.


Poucos jogos antigos de console atingiam 60fps, como os de plataforma da Nintendo e Sega como Super Mario World, Sonic, Shinobi...

O que eu percebo hoje é um maior rigor por parte do jogador com questão que antigamente eram normais.
Ao meu ver, faz parte dos naturais avanços da indústria x maior acesso à informação. Mas tem seus efeitos colaterais também

Há uma tênue linha entre se informar e se deformar. Tem que ter cuidado com o que lê e onde lê.
O jogador de hoje povoa a mente com tanta informação extra-jogo, que isso pode roubar o tesouro maior, que é o entretenimento.

Somado a isso, existe também o que chamo de hiperbolização da informação. Cultura do exagero, com a internet de hoje.
São chavões como 'Xbox sem jogos', 'psn sempre off', 'Xbox só tem Halo, Gears e Forza' ou 'Xbox One 720p'... que são repetidos a exaustão na internet, a ponto até de serem assimilados como verdade pelas pessoas menos informadas.
 

HenriquePerche

Guerreiro
Janeiro 12, 2016
7,821
8,336
Ribeirão Preto
Ah, importante:

Quando pegarem um TV 4K pra jogar com o Scorpio, ela provavelmente terá o "True Motion" que deixa a transação dos frames mais suaves, dando a impressão que está acima dos 45fps qualquer jogo.

E se a TV for realmente boa, nem imput lag vai ter.
 

crazylink

Jogador
Outubro 8, 2015
204
82
Flores da Cunha-RS
Para mim, essa questão não importa mais...os jogos viraram somente questão de gráficos, mimimi, framerate mimimi...remake atrás de remake..nada de original...A pior geração de jogos que eu joguei é essa. O que me interessa é a diversão. Exemplo é Zelda Breath of wild. Um game que que caga na maioria dos jogos lançados tanto para ps4 quanto xbox one e nem toda a extravagância desses jogos de 60 gigas e que duram 2 horas. Podem me xingar, podem falar o que quiserem...AINDA BEM QUE TEMOS A NINTENDO.
 

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
Eu particularmente prefiro jogar com 60FPS, inclusive abro mão de qualidade gráfica para isso em alguns casos.

É muito mais fluido, gostoso e "agradável aos olhos" de se jogar em 60 quadros por segundo.
 

Nightwolf

Lobo Solitário
Maio 5, 2013
4,233
4,554
Depende... entre o Forza 6 a 60fps e o Forza Horizon 3 a 30fps, eu prefiro o Horizon a 30. Mas o importante é manter a jogabilidade em primeiro lugar. Tem jogos em que os 60FPS são mais importantes que em outros.

Mas quanto a importância que a mídia teve nesse foco em resolução, e nessa repentina mudança de foco, eu concordo. O foco está mesmo mudando um pouco, embora o Scorpio esteja na crista da onda única e exclusivamente por causa do seu poder gráfico. Todas as manchetes que ele recebe vem do fato dele ser mais poderoso. Hoje eu vejo uma mudança de foco mais nos sonystas que na mídia em si.
 

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
EU prefiro 1080p 60 fps claro, mas me contento com 30 fps.

A questão do foco é uma questão de ponto de vista. Você pode falar que os sonystas antes ligavam para a resolução e agora não ligam mais.
Mas, você também pode dizer que os caixistas não ligavam para a resolução e agora ligam. Ambas afirmações verdadeiras ou ambas falsas.

Acho que no inicio da geração existia uma preocupação maior com a questão do poderio gráficos dos então novos consoles. Conforme a geração foi rolando, isso naturalmente ficou para trás dando espaço para o que realmente importa, os jogos.
 
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CaptainXbox

Guerreiro
Março 13, 2017
1,837
4,269
São Paulo
Primeiro a gente tem que entender uma coisa: raríssimos são os veículos que estão aí apenas para informar. Com exceção daqueles que seguem critérios técnicos onde a margem pra interpretação é baixíssima (como Digital Foundry) ou sites menores, mais autorais e que possibilitam mais liberdade de conteúdo, todos os outros tem um público que os acompanha, público esse que tem que ser trabalhado pra que continue voltando, acessando, clicando, comentando, compartilhando - assim, gerando $$$.

Como nessa geração o PS4 tá ganhando de braçada no quesito vendas, é normal que boa parte das notícias seja para falar bem desse console. Afinal, se eu tenho ~30 milhões de leitores de um lado e ~60 milhões do outro, por que raios vou desagradar a parcela maior? Nisso, dão aos leitores o que querem ouvir. PS4 é mais potente que o One? Vamos falar. PS4 Pro é ainda mais potente que o One? Vamos reiterar esse ponto. Opa, vai vir aí o Scorpio, e esse argumento não vai mais poder ser utilizado. Aí chega a hora de mudar o disco.

Porque o fanático é assim. Não basta o que ele gosta estar bem: o do outro precisa estar mal pra se sentir completo. Agora, imagina essa pessoa que ficou 5 anos se gabando que o seu console era mais poderoso não ter mais esse argumento. O cara perde o chão e entra em estado de negação, "não é possível que o outro console seja melhor que o meu", e nessa hora, se agarra em qualquer outro argumento que siga justificando que ele fez a melhor escolha. Agora, o argumento é que "mas e os jogos, não basta ser potente pra jogar só Forza, Gears e Halo".

O fanático, esse sempre vai achar um argumento pra se agarrar e justificar a sua escolha como melhor, mesmo quando o barco está afundando.

Dito isso, 60 fps > 4K.

Eu acompanho pouquíssimos veículos de comunicação sobre jogos, toda matéria que cai na minha timeline eu evito clicar e sempre busco ir atrás da fonte original pra ver se algo não foi distorcido. Como um exemplo recentemente:

https://jovemnerd.com.br/nerdnews/j...is-o-mesmo-impacto-de-antes-diz-phil-spencer/

https://gamerant.com/xbox-spencer-zelda-horizon/

Em vez de frisarem o que o Phil Spencer falou sobre a produção de jogos mais intensos no single player no Xbox, preferem colocar no título algo mais impactante e que gere polêmica, vide a suposta época de "vacas magras" no Xbox One como estão dizendo por aí.

Você começa a ligar todos os pontos e aí já cai a fixa do leitor: "Caramba, essa Microsoft é louca, o Xbox não tem jogos e os quem tem é só jogo de tiro e corrida, vou seguir o que esse cara ali disse (Mesmo a probabilidade do cara que comentou uma crítica do Xbox, nem ter um Xbox)."

Desde o começo eu sempre tive minha visão sobre pixels e framerate: bobagem. E o fato do Scorpio existir foi por causa da pressão da mídia e dos jogadores que falaram "Xbox One só roda 720p".

Mas o fato disso acontecer tem uma parcela muito grande nossa, o ser humano tem um defeito ou vantagem, de sempre quando adquirir algo tentar achar defeitos na outra coisa que não adquiriu, pra não ter uma sensação de arrependimento depois, mas com certeza no cenário que estamos vendo, infelizmente os veículos de comunicação ajuda muito isso, e como você falou ajuda o lado que está maior.

 

Nightwolf

Lobo Solitário
Maio 5, 2013
4,233
4,554
Mas, você também pode dizer que os caixistas não ligavam para a resolução e agora ligam. Ambas afirmações verdadeiras ou ambas falsas.

Verdade. Acredito que no fundo todo mundo liga para resolução. Mas poucos ligam ao ponto de mudar de console por causa disso. Dificilmente os sonystas vão pegar o Scorpio se o Xbox não tiver os jogos que eles curtem e vice-versa. Então eu concordo com você, no final, os jogos é que importam... sempre foi e provavelmente sempre será.
 
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Reações: User 1422

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
3,797
4,380
Dada a opção, eu sempre dou preferência ao fps do que à resolução. Por exemplo, zerei ME Andromeda no PC. Minha placa é forte o suficiente para rodar o jogo em 4k e 30fps, sólido igual rocha, não cai nem para 27~28fps, zero travamento, slowdown etc, ou seja, é perfeitamente aceitável e jogável algo assim. Entretanto eu acabei optando por jogar o game em 1440p e 60fps. 1440p "reais" no PC equivale ao 1800p "checkerboard" do Pro, ou seja, mesmo não sendo 4k, chega muito muito próximo em termos de limpeza, claridade etc. Jogar em 60fps é SEMPRE melhor que jogar em 30. Esse papinho de experiência cinematográfica de 30fps e blá blá blá, me poupe, sério mesmo, me poupe. É querer transformar em ponto positivo algo que é claramente negativo. Mas veja, não estou falando que jogar em 30fps seja ruim (ainda mais se for bem sólido), o que estou dizendo é que jogar em 60 é melhor. Não existe uma única categoria de jogo que é melhor em 30 do que 60. Não existe. Tiro, corrida, RPG, luta, esporte, ação...tudo, fica melhor em 60.

4k é ridiculamente belo dependendo do jogo, quem tem um PC mais robusto ou um Pro sabe que tem alguns games que a imagem fica de chocar, mas seria mais legal se mais produtoras optassem por desbloquear fps em resoluções menores para quem quisesse. Algo que bem sabemos, ser de praxe no PC. Se a unica diferença do Scorpio for 4k "reais" (igual no PC) mas nada for feito no âmbito de fps maior, será uma puta oportunidade perdida pela MS. Esse aparelho tem força bruta o suficiente para rodar todos os jogos em 1080p e 60fps....t-o-d-o-s! Mesmo jogos gigantescos como RDR 2. Se a empresa forçasse os devs a oferecer sempre 2 modos, um em 1800~4k e 30fps e outro em 1080~1440p e 60fps seria a primeira vez que a flexibilidade dos jogos de PC agraciariam os consoles. Cada um poderia escolher como desfrutar do jogo segundo suas preferências pessoais, isso sim seria liberdade.
 
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