[Opinião] O sucesso astronômico de Battleground pode ser um sinal errado para Microsoft?

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
PUBG está aí e o sucesso é inquestionável: cerca de 3 milhões uma semana após o lançamento e agora oficialmente batendo a casa dos 4 milhões de cópias. A Microsoft conseguiu, nos últimos instantes, abocanhar o sucesso crescente do game no PC e fazer suas receitas voarem dentro dos limites de 40 dólares por cópia. Os problemas de performance e de controle nos consoles da Microsoft não foram suficientes para diminuir a hype do jogo. Os servidores estão lotados e tendem a aumentar cada vez mais. Então o que há de errado e qual o propósito de um tópico como este?

Durante o anúncio dos vencedores da VideoGameAwards, eu não compreendia porque havia uma torcida tão enfática contra a premiação do game. No começo, confesso que achei que era apenas uma birra contra games multiplayer, incrustada no coração dos amantes conservadores da experiência singleplayer. Eu mesmo tinha adorado o game, é realmente algo novo, pujante, diferenciado na indústria, não compreendia qual era o problema. Mas, quando anunciaram ontem que o jogo chegou nas 4 milhões de vendas, percebi o que verdadeiramente havia de errado. PUGB, um jogo incompleto, não está muito distante de ser um dos games mais vendidos da Xbox. Sim, estou falando de vendas próximas do que a tríade Halo/Gears/Forza conseguiu arrancar nesta geração.

Exerça o seguinte exercício mental: com todas as suas forças, tente se imaginar como um dirigente corporativo da Microsoft. Um cara que não entende muito de games talvez, mas que entenda de resultados. Você vê que games como Sunset Overdrive e Quantum Break não receberam a atenção devida dos jogadores, em outras palavras, não venderam o que deveriam de fato vender. Aí você vê um game preview, com baixo orçamento feito por uma pequena desenvolvedora que arranca não só o custo de produção do game durante a preview, mas torna-o uma febre praticamente mundial. Qual, na sua opinião de executivo, seria o melhor formato de negócio?

O problema não é PUBG fazer sucesso. O problema é seu oposto não fazer. Será que se Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝ tivesse sido lançado ano passado, ele teria superado as vendas de PUBG? Dificilmente. Mas será que ele chegaria perto o suficiente para evidenciar o modelo de negócio dos jogos singleplayer como viável para a alta gerência da Microsoft?

Tento não fazer comparações com outras plataformas, mas nesse caso torna-se inevitável. Vamos pegar o caso do Horizon Zero Dawn. Uma aposta realmente arriscada: uma nova IP, singleplayer, mundo aberto, sem cooperativo/multiplayer e sem receitas de microtransações, ao maior modelo oldschool de fazer jogos. E deu certo. As vendas foram muito bem e acredito que isso dê uma maior segurança para a Sony arriscar mais neste modelo de negócio. Mas e do lado verde? Que segurança a Microsoft tem de investir pesado em games singleplayer de alto orçamento, sejam IPs antigas ou novas, quando um game preview de baixíssimo orçamento rouba a cena e faz os cofres lotarem?

Eu não sei de fato como a Microsoft vai encarar esse sucesso astronômico do PUBG na Xbox e acho até meio do contra reclamar do sucesso de algo, mas esta é apenas a minha perspectiva da coisa. Além do mais, esse é um momento pra debatermos o que de fato esperamos para o futuro da Xbox.

No mais, espero que ela encare esta febre do melhor jeito possível, seja lá qual ele for.

PUBG-WP2.jpg


 

Lucky Chuck

Guerreiro
Agosto 30, 2015
83
100
Canoas
Cara, tem um tópico pouco abaixo do seu aí sobre o Phil Spencer falar que os jogos single podem crescer no Xbox, especialmente com o Game Pass, dá uma lida aí. E na boa...Horizon arriscou? Pq até onde eu sei, seguiu a mesma fórmula recente da Sony, que parece estar investindo forte no single player mesmo, já que a PSN tem caído constantemente.

Edit: ainda sobre a comparação, você mesmo fala em modo "old school" de fazer jogos...como investir no modelo antigo pode ser considerado "arriscar"? Se tem uma empresa "arriscando" é a MS, com a integração com o W10, agora o Game Pass com lançamentos de exclusivos no day one...

O jogo incompleto já recebeu umas 6 atualizações, constantemente recebendo patches, rolou até ajuda da The Coalition pra configuração dos comandos no controle do One. Desculpa, mas são tantos pontos que eu notei no seu texto, que é até difícil ficar citando um por um, mas resumindo, discordo de muita coisa. hahaha
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,244
19,003
Manaus
Bom, talvez até fosse o caso da Microsoft ter um jogo a lá Horizon ou Zelda ainda esse ano, pra fazer um barulho maior entre entusiastas, mas vejo que a Microsoft tem acertado muito nas "pequenas e médias fragrâncias" digamos assim, com CupHead, Ori, o Last Night chegando, e outros. Jogos que mesclam o clássico com o moderno.
Um dos jogos que mais estou aguardando pra 2018 é Ori 2. Essa é uma joia rara que merece ser ainda mais lapidada nessa 2º versão.
Eles tem que não só continuar apostando, como também ampliando esse investimento, pra conferir diversidade e valor ao catálogo Microsoft Studios.

Considerando alguns movimentos de estúdios internos, novidades recentes em serviços, e o tempo médio para se desenvolver games single de alto orçamento, acho que esse ano teremos alguma novidade maior, mas coisas mais palpáveis mesmo talvez lá pra 2019.
 

sehloco

Guerreiro
Setembro 11, 2017
3,592
5,120
Santa Catarina
Oq faz um jogo singleplayer vender pouco é ele ser ruim ou ter um péssimo marketing.

E vamos ser sinceros que desde o lançamento do xbox one todo marketing envolvendo o console foi faill. É por isso que os jogos single da sony e nintendo vendem bem.

Xbox one x e gamepass.. ou melhor falando 2018 > é a chance da ms recuperar toda a cagada que fez na geração.
Talvez num futuro nao tao longe possamos ver bons jogos single de sucesso no xbox.
 

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Sinal errado acho que não. A MS sabe bem o que quer, ela foi atras de PUBG justamente buscando isso. E o sucesso do game só comprova que a estratégia dela estava certa.

Se ela queria morder um pouco do sucesso do fenômeno, conseguiu.

Acredito que a MS possa estar procurando por experiências que possam ser monetizadas durante muito tempo, pelo menos nesse momento. E PUBG é perfeito para isso.

Se mais pra frente esse investimento vai se converter em uma variedade maior de jogos, incluindo single-player, é o que esperamos.
 

patrickfb

Guerreiro
Abril 8, 2017
2,523
4,137
Vila Velha - ES
Não vejo como problema pro Xbox, principalmente depois do anúncio do gamepass. E nem perigo pras grandes franquias, Halo por exemplo não teve número de vendas divulgadas, mas teve 16 mi de jogadores contra 4 do Pubg até o momento.

Pubg é um sucesso por onde passa, 20mi no PC, 4mi de jogadores no Xbox, se chegar no PS vai passar os SP também.
Última vez que vi vendas de horizon estavam em 3,5 mi, deve ter subido, mas não ta longe dos 4mi de jogadores de pubg em um mês no Xbox.

Se for um problema, é um problema em geral pros jogos SP.
Bethesda teve muitos elogios com seus jogos no ano passado, entretanto teve que reduzir muito o preço logo com um mês de lançamento, pois as vendas estavam fracas.

Pré venda de gow esta bem fria até o momento, enquanto sea e monsters Hunter vão fazendo sucesso.
Claro que tem muito espaço pro single, mas em termos de vendas eles não tem o mesmo apelo de um MP. O tempo de jogo costuma ser bem menor que o de um multiplayer, além de não ter o apelo de pegar logo pra não ficar atrás no online.

Pro Xbox não vejo um futuro ruim pro SP, pelo contrário. Concordo com o Spencer, o gamepass vai beneficiar muito os jogos single. Vai precisar de conteúdo e esse conteúdo vai ser diverso, single e mp como a ms já vem fazendo só que com um volume maior.

No PS também não vejo problemas, dificilmente vai sair um sucesso como pubg, mas jogos sigle tem o seu sucesso e tem boas vendas.
Acho que a única preocupação são com as devs e as grandes produções AAA singleplayer.
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
Cara, tem um tópico pouco abaixo do seu aí sobre o Phil Spencer falar que os jogos single podem crescer no Xbox, especialmente com o Game Pass, dá uma lida aí. E na boa...Horizon arriscou? Pq até onde eu sei, seguiu a mesma fórmula recente da Sony, que parece estar investindo forte no single player mesmo, já que a PSN tem caído constantemente.

Edit: ainda sobre a comparação, você mesmo fala em modo "old school" de fazer jogos...como investir no modelo antigo pode ser considerado "arriscar"? Se tem uma empresa "arriscando" é a MS, com a integração com o W10, agora o Game Pass com lançamentos de exclusivos no day one...

Calma, cara. Uma coisa de cada vez.

Primeiro que não me coloque onde eu não estou. Só ver meus tópicos aqui no fórum, eu sou o que eles consideram de "caixista conspirador" rsrs. Tive o Xbox One S, tenho o Xbox One X no momento e joguei PUBG, aliás, foi o jogo que mais joguei recentemente. Dito isso, vamos ao que eu realmente quero dizer.

Horizon é uma jogada arriscada assim como Quantum Break também foi. Quer dizer, você tem um mainstream de jogos online altamente monetizados, cooperativos, competições, etc... Querendo ou não, um jogo apenas singleplayer é uma aposta arriscada hoje em dia.

Primeiro que você perde na monetização online. Eu lembro de ter visto uma matéria em que a receita com microtransações já ULTRAPASSA a receita com a venda dos jogos, como é o caso da franquia Call of Duty. Segundo que você não tem o fator replay, aquele hype que continua e continua, com Youtubers fazendo vídeos/streams constantes, etc... Zerou, encostou, já era. É nesse sentido que jogos apenas singleplayers são arriscados, tanto é verdade que eles não mais tendência.

Em nenhum momento disse que a Microsoft não arrisca no modelo de negócios, e as próprias features que você citou comprovam isso.

O jogo incompleto já recebeu umas 6 atualizações, constantemente recebendo patches, rolou até ajuda da The Coalition pra configuração dos comandos no controle do One. Desculpa, mas são tantos pontos que eu notei no seu texto, que é até difícil ficar citando um por um, mas resumindo, discordo de muita coisa. hahaha

Aí eu já discordo com bastante contundência. O jogo está com um desempenho ruim para péssimo até no X, nem quero dizer nada sobre a versão do One. Se nem a versão de PC está completa...

Vai melhorar? Vai, mas a questão é o seu estado atual. Um jogo incompleto vendendo tendo uma base maior que Halo 5, um jogo completinho com campanha. A minha questão é: esse sucesso astronômico pode ser um sinal errado pra alta gerência da Microsoft? Se você acredita que não, tudo bem. Esse é o objetivo do tópico mesmo, levantar o debate.
 

Lucky Chuck

Guerreiro
Agosto 30, 2015
83
100
Canoas
Calma, cara. Uma coisa de cada vez.

Primeiro que não me coloque onde eu não estou. Só ver meus tópicos aqui no fórum, eu sou o que eles consideram de "caixista conspirador" rsrs. Tive o Xbox One S, tenho o Xbox One X no momento e joguei PUBG, aliás, foi o jogo que mais joguei recentemente. Dito isso, vamos ao que eu realmente quero dizer.

Horizon é uma jogada arriscada assim como Quantum Break também foi. Quer dizer, você tem um mainstream de jogos online altamente monetizados, cooperativos, competições, etc... Querendo ou não, um jogo apenas singleplayer é uma aposta arriscada hoje em dia.

Primeiro que você perde na monetização online. Eu lembro de ter visto uma matéria em que a receita com microtransações já ULTRAPASSA a receita com a venda dos jogos, como é o caso da franquia Call of Duty. Segundo que você não tem o fator replay, aquele hype que continua e continua, com Youtubers fazendo vídeos/streams constantes, etc... Zerou, encostou, já era. É nesse sentido que jogos apenas singleplayers são arriscados, tanto é verdade que eles não mais tendência.

Em nenhum momento disse que a Microsoft não arrisca no modelo de negócios, e as próprias features que você citou comprovam isso.



Aí eu já discordo com bastante contundência. O jogo está com um desempenho ruim para péssimo até no X, nem quero dizer nada sobre a versão do One. Se nem a versão de PC está completa...

Vai melhorar? Vai, mas a questão é o seu estado atual. Um jogo incompleto vendendo tendo uma base maior que Halo 5, um jogo completinho com campanha. A minha questão é: esse sucesso astronômico pode ser um sinal errado pra alta gerência da Microsoft? Se você acredita que não, tudo bem. Esse é o objetivo do tópico mesmo, levantar o debate.
To bem calmo, é que o seu tópico é meio redundante com o que já foi debatido no fórum, ja colocaram até link aqui no seu tópico.

Sobre o pubg...tenho e jogo o pubg praticamente todos os dias. Você está por fora do desempenho do jogo. Quanto ao papo de horizon foi jogada de risco, single, multi, microtransações...cara, isso tudo eu sei, acontece que você fez uma comparação sem muito sentido pra concluir o que ja tão falando aqui no fórum desde o anúncio da novidade do Game Pass: "single player vai morrer no one, tenho esse medo!"

Edit: só complementado, você tá comparando Halo 5 com um jogo no PREVIEW do One e que tá sendo constantemente atualizado (e mesmo que não estivesse). Nem essa comparação bate, cara. E base maior que Halo 5? Vish...

E nem levantei nada sobre "caixista conspirador", você não precisa entrar nisso, em nenhum momento liguei pro caso de talvez você não gostar do Xbox ou não, não sei o que você quis dizer com "não me coloque onde não estou", to só comentando que as suas comparações não fazem sentido pra mim, estou debatendo com você.

Enviado do meu SM-G935F usando o app mobile do PXB!
 
Última edição:

John Doe

Novato
Novembro 26, 2006
1,516
1,613
Santa Cruz do Sul
Hoje em dia, com a infinidade de dados coletados e os relatórios super detalhados que eles geram sobre o comportamente dos usuários, acho muito difícil a MS "entender um sinal errado". Não há como argumentar quando todos os gráficos apontam o contrário. Se dados apontam que a maioria dos jogadores preferem jogos multiplayer, então é isso. Ponto.

Não estou dizendo que a MS não irá investir em jogos singleplayer, mas tudo indica que não será o foco principal.
 

patrickfb

Guerreiro
Abril 8, 2017
2,523
4,137
Vila Velha - ES
Calma, cara. Uma coisa de cada vez.

Primeiro que não me coloque onde eu não estou. Só ver meus tópicos aqui no fórum, eu sou o que eles consideram de "caixista conspirador" rsrs. Tive o Xbox One S, tenho o Xbox One X no momento e joguei PUBG, aliás, foi o jogo que mais joguei recentemente. Dito isso, vamos ao que eu realmente quero dizer.

Horizon é uma jogada arriscada assim como Quantum Break também foi. Quer dizer, você tem um mainstream de jogos online altamente monetizados, cooperativos, competições, etc... Querendo ou não, um jogo apenas singleplayer é uma aposta arriscada hoje em dia.

Primeiro que você perde na monetização online. Eu lembro de ter visto uma matéria em que a receita com microtransações já ULTRAPASSA a receita com a venda dos jogos, como é o caso da franquia Call of Duty. Segundo que você não tem o fator replay, aquele hype que continua e continua, com Youtubers fazendo vídeos/streams constantes, etc... Zerou, encostou, já era. É nesse sentido que jogos apenas singleplayers são arriscados, tanto é verdade que eles não mais tendência.

Em nenhum momento disse que a Microsoft não arrisca no modelo de negócios, e as próprias features que você citou comprovam isso.



Aí eu já discordo com bastante contundência. O jogo está com um desempenho ruim para péssimo até no X, nem quero dizer nada sobre a versão do One. Se nem a versão de PC está completa...

Vai melhorar? Vai, mas a questão é o seu estado atual. Um jogo incompleto vendendo tendo uma base maior que Halo 5, um jogo completinho com campanha. A minha questão é: esse sucesso astronômico pode ser um sinal errado pra alta gerência da Microsoft? Se você acredita que não, tudo bem. Esse é o objetivo do tópico mesmo, levantar o debate.
Não vejo Horizon sendo arriscado pra Sony, talvez pra Guerrilha que saiu do FPS e foi arriscar em outro gênero, semelhante ao que a playground ta fazendo, com uma diferença que a guerrilha tava com a corda no pescoço pelos trabalhos anteriores enquanto a playground tem muito crédito.

Single até o momento é a zona de conforto do PS, os principais jogos da Sony tem seguido um formato semelhante. Mesmo o Multi rendendo mais, vejo como algo de maior risco para uma franquia da Sony.

Sobre Halo, a MS não divulgou as vendas, só um número de 16mi de jogadores, não lembro onde eu vi que Halo deve ter vendido 10mi contando física e digital, mas nada oficial. Com o gamepass o número de jogadores deve crescer ainda mais.
 
  • Curtir
Reações: Lucky Chuck

Lucky Chuck

Guerreiro
Agosto 30, 2015
83
100
Canoas
Não vejo Horizon sendo arriscado pra Sony, talvez pra Guerrilha que saiu do FPS e foi arriscar em outro gênero, semelhante ao que a playground ta fazendo, com uma diferença que a guerrilha tava com a corda no pescoço pelos trabalhos anteriores enquanto a playground tem muito crédito.

Single até o momento é a zona de conforto do PS, os principais jogos da Sony tem seguido um formato semelhante. Mesmo o Multi rendendo mais, vejo como algo de maior risco para uma franquia da Sony.

Sobre Halo, a MS não divulgou as vendas, só um número de 16mi de jogadores, não lembro onde eu vi que Halo deve ter vendido 10mi contando física e digital, mas nada oficial. Com o gamepass o número de jogadores deve crescer ainda mais.
Exato. Da base de pubg ser maior que halo 5 fica até difícil de comentar depois. E um ta no programa preview sendo atualizado, o outro é um AAA, a maior franquia do Xbox. Esse tipo de comparação que não entendo.

E a Sony sair da zona de conforto é focar em multiplayer, isso é muito claro.

Enviado do meu SM-G935F usando o app mobile do PXB!
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,533
75,398
Rio Grande do Sul
Não sei se chega a ser um sinal errado, afinal, é o que a maior parte do público da plataforma prefere - ou diz que prefere.

Não foi muito divulgado no BR mas lá pela metade de 2017 a Microsoft fez uma pesquisa com 2 mil usuários dos Estados Unidos pra analisar os hábitos de consumo deles. Alguns dados são interessantes, como por exemplo 53% passarem, em média, 17 horas/semana em jogos MP, da duas horas e quarenta minutos por dia. É muita coisa e mostra o comprometimento desse público com este tipo de jogo - e, passando tanto tempo online, tem mais tendência de consumir os jogos/serviços/dlcs/mtx/conteúdos extras: 49% jogam até 15 jogos/ano, comprando títulos variados e assinando um ou mais serviços, sendo responsáveis por uma alta margem das receitas da empresa.

Outra pesquisa, essa com oito mil pessoas (edit: de quatro países) e também com grupos focais, mostra as motivações e preferências dos jogadores.
Nas motivações e preferências, as interações online também têm destaque.

PUBG acompanha o que o público quer, tanto é que fez sucesso com números que tu pisca e eles aumentam. Sea of Thieves é um jogo estrategicamente pensado nos mínimos detalhes para este público que gosta de MP, streaming, compartilhamentos, tendo conquistado bastante espaço nas últimas semanas.

Se é um perigo e pode passar a mensagem que só MP vai dar certo, acho que não. Mas encontra respaldo no mundo real.

4628f4a7a0a1cc41dab015993a00a88f.jpg
80b0d6e3c39766b7dbebf2ea1cba9f79.jpg
f9d2802bf63c080bf28b9d529e8f336d.jpg
b264cd7ab927b8719e7cacdb596a887b.jpg
94a8834482d2c10177f1df04908bd898.jpg


Quem quiser ler o artigo completo: https://windowscentral.com/heres-so...out-xbox-one-owners-microsoft-shared-partners
 
Última edição:

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
To bem calmo, é que o seu tópico é meio redundante com o que já foi debatido no fórum, ja colocaram até link aqui no seu tópico.

Sobre o pubg...tenho e jogo o pubg praticamente todos os dias. Você está por fora do desempenho do jogo. Quanto ao papo de horizon foi jogada de risco, single, multi, microtransações...cara, isso tudo eu sei, acontece que você fez uma comparação sem muito sentido pra concluir o que ja tão falando aqui no fórum desde o anúncio da novidade do Game Pass: "single player vai morrer no one, tenho esse medo!"

Edit: só complementado, você tá comparando Halo 5 com um jogo no PREVIEW do One e que tá sendo constantemente atualizado (e mesmo que não estivesse). Nem essa comparação bate, cara. E base maior que Halo 5? Vish...

E nem levantei nada sobre "caixista conspirador", você não precisa entrar nisso, em nenhum momento liguei pro caso de talvez você não gostar do Xbox ou não, não sei o que você quis dizer com "não me coloque onde não estou", to só comentando que as suas comparações não fazem sentido pra mim, estou debatendo com você.

Enviado do meu SM-G935F usando o app mobile do PXB!

Em nenhum momento eu conclui que "single player vai morrer no one" ou que "eu tenho esse medo", desse jeito você comprova meu ponto de que está me colocando onde eu não estou.

E na real, essa é uma preocupação com jogos single player não só da marca Xbox, mas da indústria geral. Ou será que não existem pessoas irritadas também com o que aconteceu com Call of Duty? Ou GTA 5 que não recebeu uma DLC do modo campanha pela altíssima lucratividade do modo multiplayer? Acho que fãs de longa data concordam comigo, o GTA Online deu um sinal equivocado para a Rockstar, que culminou no fim das DLCs do modo campanha.

Se a Rockstar recebeu um sinal errado com GTA, porque a Microsoft não poderia receber um com PUBG? Em termo de velocidade de vendas, é praticamente o jogo mais vendido da Xbox.

Quando me referi a base de Halo, comparado ao mesmo tempo, é sim maior. Halo 5 chegou aos 5 milhões de vendas 3 meses após seu lançamento, PUBG já atingiu 4 milhões em 1 mês praticamente.
 

Lucky Chuck

Guerreiro
Agosto 30, 2015
83
100
Canoas
Em nenhum momento eu conclui que "single player vai morrer no one" ou que "eu tenho esse medo", desse jeito você comprova meu ponto de que está me colocando onde eu não estou.

E na real, essa é uma preocupação com jogos single player não só da marca Xbox, mas da indústria geral. Ou será que não existem pessoas irritadas também com o que aconteceu com Call of Duty? Ou GTA 5 que não recebeu uma DLC do modo campanha pela altíssima lucratividade do modo multiplayer? Acho que fãs de longa data concordam comigo, o GTA Online deu um sinal equivocado para a Rockstar, que culminou no fim das DLCs do modo campanha.

Se a Rockstar recebeu um sinal errado com GTA, porque a Microsoft não poderia receber um com PUBG? Em termo de velocidade de vendas, é praticamente o jogo mais vendido da Xbox.

Quando me referi a base de Halo, comparado ao mesmo tempo, é sim maior. Halo 5 chegou aos 5 milhões de vendas 3 meses após seu lançamento, PUBG já atingiu 4 milhões em 1 mês praticamente.
Cara, basta ver o que o pessoal está te respondendo aqui. Talvez não tenha sido a sua intenção, mas foi a ideia que tu passou.

E, como ja foi dito, pubg é um fenômeno, não tem como comparar com praticamente nenhum jogo, nem mesmo os de ps4, que não sei pq estão nessa conversa.

E, novamente, você ta comparando pubg com jogos AAA, sendo que são coisas totalmente diferentes. Aí entrar no assunto do GTA V não ter DLC do single, etc...o que isso tem a ver com a MS? Fora que ja vai desviando do assunto em si pra que mais comparações sejam feitas, sendo que elas pouco contribuem pra discussão. E a MS vai se basear somente em um jogo para decidir o rumo de todos os outros jogos? Se vamos por esse lado e como você ja colocou a Sony na conversa...depois de The last of us e outros jogos single player, a Sony focou pra apenas esse caminho...ou tem algum MP exclusivo tão relevante como os single?

Ta bem clara a estratégia da MS e mesmo assim o próprio Phil Spencer veio falar sobre a questão do single player. Não é pq pode estar surgindo um modelo de "netflix dos games" que o foco vai ser só MP ou o que faz sucesso no pc, por exemplo...não é um caminho sendo tomado com relação a um modelo de jogo, mas um novo modelo de lidar com jogos na plataforma, o que pode impulsionar o desenvolvimento até mesmo de IPs novas pra manter o catálogo com novidades atrativas, incluindo aí single player, multi, indie, etc, etc, etc...não vai ser o sucesso do pubg que vai moldar o futuro dos exclusivos do xbox.

Enviado do meu SM-G935F usando o app mobile do PXB!
 
  • Curtir
Reações: xandynhoz

Lucky Chuck

Guerreiro
Agosto 30, 2015
83
100
Canoas
Em nenhum momento eu conclui que "single player vai morrer no one" ou que "eu tenho esse medo", desse jeito você comprova meu ponto de que está me colocando onde eu não estou.
Exerça o seguinte exercício mental: com todas as suas forças, tente se imaginar como um dirigente corporativo da Microsoft. Um cara que não entende muito de games talvez, mas que entenda de resultados. Você vê que games como Sunset Overdrive e Quantum Break não receberam a atenção devida dos jogadores, em outras palavras, não venderam o que deveriam de fato vender. Aí você vê um game preview, com baixo orçamento feito por uma pequena desenvolvedora que arranca não só o custo de produção do game durante a preview, mas torna-o uma febre praticamente mundial. Qual, na sua opinião de executivo, seria o melhor formato de negócio?
Esse é o questionamento do seu tópico. Se você tá me dizendo ali que não queria concluir isso, não sei qual o ponto da sua discussão aqui.
 

kaizen

Suspenso
Julho 9, 2016
2,105
2,593
Uberaba
Acho que você esqueceu de considerar que PUBG é um ponto fora da curva. Não é todo jogo multiplayer de baixo orçamento que vira um fenômeno do dia pra noite. Cara, PUBG é um jogo que vendeu mais de 20 milhões de cópias em um ano, não dá pra comparar ele com nenhum outro jogo.

E olhando os jogos recentes da Microsoft, afirmações dos chefões e rumo que a industria tende a seguir, você ainda tem dúvida que o foco do Xbox será em jogos multiplayer? Vocês ficam batendo na mesma tecla sempre, essa discussão de ''Xbox não terá exclusivos single player'' já foi comentada aqui diversas vezes. : unamused:
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
Cara, basta ver o que o pessoal está te respondendo aqui. Talvez não tenha sido a sua intenção, mas foi a ideia que tu passou.

Acho que são respostas naturais e sensatas, não vi nada agressivo ou diferente do que esperava.

E, novamente, você ta comparando pubg com jogos AAA, sendo que são coisas totalmente diferentes. E a MS vai se basear somente em um jogo para decidir o rumo de todos os outros jogos?

Tudo bem, é um fenômeno. Mas um fenômeno não surge do nada, sem um contexto da indústria, etc...

Existe claramente uma demanda crescente por este tipo de game, e isso culminou no "fenômeno". São nos fenômenos que as corporações mais aprendem e colhem informações sobre a demanda.

Sobre "um jogo ser capaz de mudar o rumor de outros jogos", bem, o fenômeno de GTA Online com toda certeza contribuiu bastante pra política de jogos da Rockstar no futuro. Tanto é verdade que Red Dead Redemption 2 já terá multiplayer do mesmo estilo do GTA no lançamento.

Eu já acho ingenuidade acreditar que PUGB simplesmente "caiu do céu, fez sucesso e um dia vai embora, sempre fora da curva e sem impacto nenhum". Fenômenos causam muito mais impacto do que você imagina e PUBG pode ter mudado a indústria mais do que qualquer um aqui possa imaginar. E o objetivo do tópico é tentar mensurar esses impactos. Se você acha que não houve impactos, é uma opinião dentre várias.

Aí entrar no assunto do GTA V não ter DLC do single, etc

Foi apenas um exemplo, cara. Fui até reler o que tinha escrito pra ver se algo estava errado, mas não estava.

Microsoft é uma empresa que desenvolve jogos
Rockstar é uma empresa que desenvolve jogos

GTA 5 é um jogo da Rockstar que teve um sucesso tão absurdo no multiplayer que culminou no fim das DLCs do modo campanha para o GTA. Qualquer empresa é passível disso. Não entendi o que está errado.

Se vamos por esse lado e como você ja colocou a Sony na conversa...depois de The last of us e outros jogos single player, a Sony focou pra apenas esse caminho...ou tem algum MP exclusivo tão relevante como os single?

Eu não sei qual foi a parte da "tendência de mercado" que você não entendeu.

Qual é a tendência? Jogos cooperativos/multiplayer, altamente monetizados, etc... Praticamente toda desenvolvedora já aderiu a este modelo de negócio.

O que a Sony vem fazendo? O contrário

De onde eu venho, nada contra a maré é arriscado. Não entendi também qual é a questão aqui.

Ta bem clara a estratégia da MS e mesmo assim o próprio Phil Spencer veio falar sobre a questão do single player. Não é pq pode estar surgindo um modelo de "netflix dos games" que o foco vai ser só MP ou o que faz sucesso no pc, por exemplo...não é um caminho sendo tomado com relação a um modelo de jogo, mas um novo modelo de lidar com jogos na plataforma, o que pode impulsionar o desenvolvimento até mesmo de IPs novas pra manter o catálogo com novidades atrativas, incluindo aí single player, multi, indie, etc, etc, etc...não vai ser o sucesso do pubg que vai moldar o futuro dos exclusivos do xbox.

Agora acho que quem desvirtuou foi você. Não disse nada sobre "Netflix dos Games".

O assunto em específico do tópico é como um game como PUBG pode interferir na decisão das corporações, da Microsoft em específico. Eu, particularmente, acho "sinal errado" um game não-acabado, de baixo orçamento com péssimo desempenho nas consolas (e isso do desempenho não sou nem eu que está dizendo, nas palavras da própria Digital Foundry, PUBG é um desastre) receber uma atenção abismal dessas.

Já GTA 5, como fenômeno, nunca emitiu nenhum sinal errado já que é de fato uma obra-prima que dispensa comentários, e isso teve um custo obviamente.
 

Lucky Chuck

Guerreiro
Agosto 30, 2015
83
100
Canoas
Acho que são respostas naturais e sensatas, não vi nada agressivo ou diferente do que esperava.



Tudo bem, é um fenômeno. Mas um fenômeno não surge do nada, sem um contexto da indústria, etc...

Existe claramente uma demanda crescente por este tipo de game, e isso culminou no "fenômeno". São nos fenômenos que as corporações mais aprendem e colhem informações sobre a demanda.

Sobre "um jogo ser capaz de mudar o rumor de outros jogos", bem, o fenômeno de GTA Online com toda certeza contribuiu bastante pra política de jogos da Rockstar no futuro. Tanto é verdade que Red Dead Redemption 2 já terá multiplayer do mesmo estilo do GTA no lançamento.

Eu já acho ingenuidade acreditar que PUGB simplesmente "caiu do céu, fez sucesso e um dia vai embora, sempre fora da curva e sem impacto nenhum". Fenômenos causam muito mais impacto do que você imagina e PUBG pode ter mudado a indústria mais do que qualquer um aqui possa imaginar. E o objetivo do tópico é tentar mensurar esses impactos. Se você acha que não houve impactos, é uma opinião dentre várias.



Foi apenas um exemplo, cara. Fui até reler o que tinha escrito pra ver se algo estava errado, mas não estava.

Microsoft é uma empresa que desenvolve jogos
Rockstar é uma empresa que desenvolve jogos

GTA 5 é um jogo da Rockstar que teve um sucesso tão absurdo no multiplayer que culminou no fim das DLCs do modo campanha para o GTA. Qualquer empresa é passível disso. Não entendi o que está errado.



Eu não sei qual foi a parte da "tendência de mercado" que você não entendeu.

Qual é a tendência? Jogos cooperativos/multiplayer, altamente monetizados, etc... Praticamente toda desenvolvedora já aderiu a este modelo de negócio.

O que a Sony vem fazendo? O contrário

De onde eu venho, nada contra a maré é arriscado. Não entendi também qual é a questão aqui.



Agora acho que quem desvirtuou foi você. Não disse nada sobre "Netflix dos Games".

O assunto em específico do tópico é como um game como PUBG pode interferir na decisão das corporações, da Microsoft em específico. Eu, particularmente, acho "sinal errado" um game não-acabado, de baixo orçamento com péssimo desempenho nas consolas (e isso do desempenho não sou nem eu que está dizendo, nas palavras da própria Digital Foundry, PUBG é um desastre) receber uma atenção abismal dessas.

Já GTA 5, como fenômeno, nunca emitiu nenhum sinal errado já que é de fato uma obra-prima que dispensa comentários, e isso teve um custo obviamente.
Cara, você escolheu responder somente o que eu falei, você ta ignorando que todo mundo no seu tópico ta falando basicamente o mesmo que eu.

Se você cria um tópico pra debater e vem querer puxar uma discussão nada a ver pra morrer abraçado na sua opinião, qual o sentido de abrir um tópico e ignorar o que todos falam (menos eu)? E não vou responder cada uma das suas afirmações pq eu estaria me repetindo aqui, algo que você já está fazendo por não ter entendido o contexto geral e por talvez não estar ligando muito pra o que os outros membros estão falando, que o que você ta trazendo aqui ja foi discutido várias e várias vezes só nessa semana com o anúncio da novidade no Game Pass (daí o Netflix dos games que você não entendeu tbm) e que tá diretamente relacionado com o seu tópico, basta ver o que a galera falou aí. :/

Você ta partindo pro lado de me chamar de ingênuo e sei la mais o que pq não pode aceitar que essa é a minha opinião, enquanto você fala coisas que não são verdadeiras e fogem do "opinião" que você colocou no título, como o "desempenho péssimo do pubg até no X", base de jogadores maior de pubg do que halo (pra depois tentar arrumar)...mano, to dando minha opinião aqui, não to falando que você não pode dar a sua...problema é que você ta dando voltas num assunto batido e sequer respondeu de forma concreta o que eu falei naquele quote duplo das suas falas...e segue ignorando todo mundo menos eu no seu tópico de "opinião", que era pra gerar debate, como você disse.

E eu posso fazer picolé em casa e vender, a kibom tbm faz picolé, logo somos o mesmo tipo de empresa. MS e Rockstar iguais...aí complica, meu bruxo.

Enviado do meu SM-G935F usando o app mobile do PXB!
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)