[Opinião] "Velozes e Furiosos" em Need for Speed já não é fórmula nova

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
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São Paulo
Hoje, na conferência da EA, finalmente foi revelado o trailer gameplay de NFS Payback. Nada muito diferente da revelação anterior, apenas com o gameplay de fato.



Logo de cara é perceptível o foco de ação no game. Helicópteros, carros de policiais, explosões, caminhões, etc... Aliás, é bom até citar a influência de Burnout, principalmente nas colisões. Aparentemente a história se passará em Fortune Valley e contará a história da luta contra um cartel chamado "The House". O game promete, além do gameplay focado na ação, uma longa série de cutscenes para reproduzir a história.

A primeira vista, parece uma proposta razoável e um "suspiro" para a série que a tantos anos já não é mais a mesma. Mas saiba que essa fórmula não é nova, ao contrário: ela já foi extensivamente utilizada na franquia.

Para os mais atentos, fica evidente a semelhança que o game tem com NFS Undercover. A história, o foco nas cutscenes, as "batalhas burnoutizadas", as autoestradas, etc. Apesar de ser um game razoável, vale lembrar que Undercover foi um completo fiasco, tanto em vendas quanto em crítica, e foi responsável pela mudança abrupta que a série passou com Shift 1 e 2.



Anos depois, depois do bom desempenho com NFS Hot Pursuit 2010, a franquia voltou a apostar no modelo cinematográfico em NFS The Run. Apesar dos gráficos estonteantes para a época, NFS The Run tinha uma história sem sal e regredia em relação ao seus antecessores por não desfrutar de um mundo aberto. O resultado não podia ser outro: a crítica especializada caiu matando e The Run ficou como um capítulo que os fãs da franquia querem esquecer.



Agora, em 2017, a franquia volta a apostar novamente no formato cinematográfico, aproveitando a onda de "Velozes e Furiosos". De fato, respaldo de público não falta, mas será que é possível produzir um game com tanto foco no enredo e esquecer do primordial, que é o gameplay em si? Um jogo de corridas realmente necessita de tamanho foco no enredo ou apenas cutscenes curtas e contextualização climática já não seria o suficiente? A impressão que fica é que novamente veremos um jogo de corrida focando-se onde não deveria ser o foco: história. Não que ela seja completamente descartável, sempre adorei os climas de NFS Carbon e Most Wanted, principalmente de Carbon, mas nenhum deles possuíam mais que algumas cutscenes isoladas, alguns diálogos de rádio e algumas aparições de carros em provocações. O foco sempre foi as corridas, vencer o seu inimigo, quebrar tempos, fugir o mais rápido da polícia e personalizar seu possante. Esta sempre foi a essência de NFS.

Se fosse possível ter um gameplay fantástico com vários modos, um mundo rico, um excelente e divertido multiplayer, boas progressões e recompensa e boa customização, acho que não haveria necessidade deste tópico. Mas a história nos mostra que deve haver prioridades, e o que foi priorizado neste anúncio não me parece ser o que a comunidade pediu durante todos esses anos de feedback. O quanto de recurso e investimento um simples script de explosão ou uma subida do personagem no capô do carro não deve ter custado ao game? E se esse recurso tivesse sido investido numa melhor progressão, no aumento do número de carros ou até mesmo no multiplayer?

Porém, não se deve julgar um livro pela capa. Não é o intuito do tópico derrubar o hype do game ou qualquer coisa parecida, até porque o bruto do game ainda não foi apresentado e o game pode surpreender e trazer tanto história e gameplays excelentes. Mas ainda é importante relembrar o passado sombrio que os NFS cinematográficos tiveram e se perguntar qual é a essência dos games de corrida da NFS: se são as corridas ilegais e vencer os rivais ou se são as explosões e vencer um cartel de drogas.
 

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
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Julho 18, 2012
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Incrível como conseguira desgastar tanto a franquia.. tropeçam em pilhas e pilhas de ideias recicladas.

Uma pena, é até difícil acreditar que Underground, Most Wanted, Cardom e outros Needs de outrora vieram a se tornar isso.

Mais um para se esperar no Access 6~8 meses depois do lançamento.
 
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Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
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Resolveram misturar NFS com Burnout mais estilo de filme tosco deu nisso aí, uma aberração que não é nem NFS e nem Burnout. Pior é que continuam insistindo nessa fórmula. rsrs

Os bons tempos do NFS Porsche Unleashed e dos Burnouts clássicos ficaram bem pra trás.
 

Dundum Jr

Novato
Maio 6, 2014
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Meu NFS favorito é o Hot Pursuit de 2002, depois que entrou na modinha de Velozes e furiosos, foi só decadência, jogos de corrida não precisam de historinhas, filmezinhos e outras perfumarias, é só ver PGR4!
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
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eu até curti o jogo, justamente pelo fator Burnout..
Mas acho que como todo trailer de NFS, vai falhar na hora do vamos ver.

Não é bem Burnout, é uma cópia fajuta. Nos Burnouts antigos os carros realmente ficavam em pedaços e as colisões eram realistas e divertidas. Nesses 3 últimos NFS é tudo muito fake.
 

Coruja

Guerreiro
Junho 17, 2014
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Igual eu falei num outro topic, o NFS precisa deixar de ser uma "cutscene com jogo" e voltar a ser um "jogo com cutscene", pq eles tao dando muito mais importancia em fazer cutscenes do que fazer o proprio jogo. Uma vez de bobeira no youtube rolando pela lista de video vi alguma coisa do tipo NFS 2015 "all cutscenes", e pasmem, o video tinha 1hr e meia (ou coisa parecida)

a serie NFS nasceu sendo um jogo que era puro arcade, a pessoa abria o jogo, escolhia o carro, escolhia a pista, e ja tava correndo. Isso foi assim desde o primeiro NFS 1 ate o NFS Pro Street que saiu em 2007. Mas a partir disso deu a louca na EA e comecaram a transformar a serie num frankstein que a cada ano vai piorando mais

entao acho que eles deviam parar de focar em cutscene e outras frescuras, e tentar fazer um jogo 100% arcade. No maximo alguma coisa tipo o NFS underground que era mundo aberto e precisava ir ganhando as corridas pra liberar mais areas no mapa

e claro, precisam melhorar URGENTE a dirigibilidade dos carros. Todos os NFS de 2007 pra frente tiveram um controle horrivel, os carros sao tudo pesados e volante sem precisao. Na epoca do NFS Rivals eu ate perdi a conta de quantas vezes tentei dar mais uma chance abrindo o jogo pra fazer uma corrida mas acabava desistindo de tao horrivel que era pra dirigir o carro

Não é bem Burnout, é uma cópia fajuta. Nos Burnouts antigos os carros realmente ficavam em pedaços e as colisões eram realistas e divertidas. Nesses 3 últimos NFS é tudo muito fake.
talvez isso deve ser aquela frescurada que os fabricantes de carro fazem no contrato, eles liberam o jogo pra usar a marca do carro mas pedem pra sempre mostrar o carro tudo perfeito e brilhando. No mundo imaginario da velharada que faz esses contratos, eles acham que video game eh alguma coisa tipo comercial de TV entao eles acham que se mostrar o carro sempre brilhando o povo vai falar bem do carro e se mostrar tudo quebrado vao falar mal

nao eh atoa que no forza e gran turismo vc pode ate bater o carro de frente a 300km/h que isso so vai fazer um arranhao na pintura. Nos NFS o estrago eh um pouco maior mas continua nessa mesma media. Ja o burnout que eh um jogo onde todos os carros sao tudo ficticio sem marca, eles destroçavam o carro a vontade, o carro perdia as peças, o pneu saia voando, a porta ficava aberta arrastando no chao, etc

tecnologia pra isso nao falta (ainda mais as tecnologias de fisica dos jogos evoluindo cada vez mais), o problema eh que o contrato nao deixa fazer isso de proposito
 
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Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
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talvez isso deve ser aquela frescurada que os fabricantes de carro fazem no contrato, eles liberam o jogo pra usar a marca do carro mas pedem pra sempre mostrar o carro tudo perfeito e brilhando. No mundo imaginario da velharada que faz esses contratos, eles acham que video game eh alguma coisa tipo comercial de TV entao eles acham que se mostrar o carro sempre brilhando o povo vai falar bem do carro e se mostrar tudo quebrado vao falar mal

nao eh atoa que no forza e gran turismo vc pode ate bater o carro de frente a 300km/h que isso so vai fazer um arranhao na pintura. Nos NFS o estrago eh um pouco maior mas continua nessa mesma media. Ja o burnout que eh um jogo onde todos os carros sao tudo ficticio sem marca, eles destroçavam o carro a vontade, o carro perdia as peças, o pneu saia voando, a porta ficava aberta arrastando no chao, etc

tecnologia pra isso nao falta (ainda mais as tecnologias de fisica dos jogos evoluindo cada vez mais), o problema eh que o contrato nao deixa fazer isso de proposito

Provavelmente tenham esse tipo de impedimento o que é mais um motivo para trazerem o Burnout clássico de volta e deixar o NFS apenas como corridas com carros perfeitos e indestrutíveis. Misturar os dois não deu certo.
 

Coruja

Guerreiro
Junho 17, 2014
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acho que ai a coisa ja muda um pouco. Como sempre, o poder do dinheiro eh quem controla tudo e com ctz o studio (Criterion Games) preferiu desenvolver um jogo pra EA recebendo $$ pra desenvolver o jogo e tbm recebendo uma taxa por cada venda, do que reviver a franquia Burnout dela tendo que pagar o desenvolvimento tudo por contra propria e ainda tendo que pagar taxa pra distribuidora do jogo (EA, ubisoft, etc) por cada venda

talvez deve ser por isso que desde que a Criterion Games assumiu o desenvolvimento do NFS em 2010 ela nunca mais lançou mais nenhum Burnout, que ate entao era a franquia principal do studio
 

jackzsul EX

Guerreiro
Março 10, 2014
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Eu gostei do que vi. Agora só jogando pra saber pra que lado vai pender o jogo.

Enviado de meu ASUS_Z00A usando Tapatalk
 
Maio 25, 2009
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São Paulo
Eu até acho legal fazerem um NFS nessa pegada, mas que fosse um "spin-off" da série, algo como acontecia com os games do Wii. Agora com a série normal, acho que tinha que volta ao esquema de Hot Pursuit 2 do PS2 e do "remake" feito para o X360 e PS3.
A Criterium insiste nessa pegada de "Burnout em NFS", desde o Most Wanted 2012 vemos ela criando games de corrida na qual temos a obrigação de destruir os adversários e no trailer de PayBack vimos isso novamente em ação. Assim como nosso amigo disse logo acima, é melhor esperar uns 6~8 meses pra pegar ele no EA Access.
 

brenicio

Guerreiro
Agosto 4, 2016
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Goiania
Gostei do que vi! Aposto que se NFS seguisse a pegada do underground de antigamente o pessoal estaria com maior rage pedindo para mudar e tudo mais porque não aguentava mais aquela mesmice la! Ai quando muda e tudo mais fica pedindo novamente aquela pegada de tunagem (que para mim já ta bem ultrapassada e chatinha) e corridas noturnas dos antigos. Eles tem que mudar para o bem ou para o mal não dá pra continuar seguindo aquela mesma linha de sempre dos antigos needs. Quando lançaram o NFS Hot Pursuit em 2010 achei sensacional aquela releitura e para mim e um dos melhos needs dessa "nova geração" após pro street, carbon, most wanted e undergrounds, e não tem nenhuma funking customização ou algo parecido com isso, no máximo mudar uma cor do carro, e me diverti pra caramba jogando ele. Pessoal critica pelo fato de ter historia, mais e tão legal e da uma diversificada do que apenas correr e correr, a historia ta ali e vc da moral pra ela se quiser, afinal ela pode ser totalmente ignorada.
 

Germânio

Jogador
Outubro 25, 2011
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Jaraguá do Sul/SC
Sinceramente, se era pra ser velozes e furiosos, podia basear a história (ou parte dela) na do primeiro.
Faz um cara que tá vindo de fora, que chega tentando abri caminho entre grupos de corridas ilegais até chegar no melhor deles e pronto...

Até o Test Drive Unlimited tinha uma história melhor que essa... e quase sem cutscene nenhuma!

Aliás, saudade do Test Drive Unlimited...
 

ShAw RPG

Guerreiro
Setembro 17, 2009
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Osasco
A realidade é que tanto Need quanto Velozes viraram duas merdas sem pé nem cabeça.
fui assitir o Velozes 8 na internet ja que pagar pra ver esse lixo no cinema nao teria coragem, pois bem, parei na primeira cena do filme quando Toreto ganha do cara em marcha ré com carro todo fudido, e o do cara em ótimas condições, VTNC os criadores disso ta brincando com a inteligencia alheia.

Ja Need outra merda em que se tornou, esse ultimo que saiu vc esta a 300km e o carro aparenta esta a 20km, ate um carrinho da feira aparenta maior velocidade.
 

ubahia2

Guerreiro
Dezembro 19, 2014
69
29
Brasil
ninguem curtiu o need for speed 2015? eu curti bastante, peguei no ea acess e rendeu umas horinhas de diversão...
 

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