Patente registrada pela Sony indica possível retrocompatibilidade no PS5 criada por Mark Cerny

2JLR

Novato
Agosto 15, 2007
2,043
2,382
Kingman, AZ
Não tenho nenhum jogo físico no PS4... e no XOne deixei de comprar mídias físicas já tem 2 anos... Retrocompatibilidade seria algo indispensável na próxima geração.
 

Archangel2035

Casual
Setembro 17, 2008
2,445
1,769
sem retro vai ser o dejavu do inicio ps3.

Dificil convencer o consumidor comprar um console novo, tendo a base instalada muito forte de titulos.

Haja o senhor exclusivo ou raytracer para argumentar o ps5.

A microsoft e a nintendo agradece. ( Amazon ou qualquer outra empresa que tiver console na nova geracao)

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,224
18,960
Manaus
Eu ficaria surpreso é se o ps5 não fosse retrocompatível com o ps4.
Em tese, não tendo algo tipo CPU Cell, viabilizar o recurso não deve ser nenhum inferno.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,731
Segundo a Sony, estatisticamente, era um recurso pouco usado.

Acho que tem muitos fatores aí que diferenciam a retro do PS3 com o PS2 de uma possível retro do PS5 com o PS4. Salto do SD pra HD, mídia física ainda como padrão praticamente único naquela época, multiplayer muito mais desenvolvido a partir do PS3, etc. Acho que tudo isso tornou uma retro do PS2 muito menos atraente do que virá a ser uma retro com o PS4. Nem dá pra comparar muito.
 
  • Curtir
Reações: Linho e User 1422

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,731
Praticamente confirmado pelos rumores:

PS5 ABSOLUTAMENTE SERÁ RETROCOMPATÍVEL, DIZ APRESENTADOR DO DIGITAL FOUNDRY

Prepare-se para ver cada vez mais notícias sobre a próxima geração de consoles. A remessa atual até ganhou sobrevida com o PS4 Pro e o Xbox One X, mas é fato: o mercado já pavimenta o terreno para a chegada de novos aparelhos, cada vez mais articulados nos bastidores da indústria. Um dos assuntos mais recorrentes em cima disso é a retrocompatibilidade, recurso que ganhou valor no Xbox One e, na próxima geração, é especulado no PlayStation também.

Não há, naturalmente, qualquer pista oficial sobre o tema. Em resposta a um usuário no Twitter, no entanto, John Linneman, escritor e apresentador de vídeos no Digital Foundry, deu uma resposta enfática a respeito da retrocompatibilidade no PS5. "Absolutamente terá. Ponto final", publicou.




Um outro usuário inferiu que "duvida muito" disso. A este, Linneman respondeu: "Bem, prepare-se para estar enganado então! Tornou-se uma questão estratégica de vendas novamente. A retrocompatibilidade do PS3 nunca iria acontecer, mas o X86 do PS4 será moleza".

Well, get ready to be proven wrong then! It's become a key selling point once again. PS3 BC was never going to happen but x86 PS4 will be a piece of cake.

— John Linneman (@dark1x) 31 de janeiro de 2019

O que você acha?

Um dos trechos mais interessantes que podemos fazer da leitura de Linneman é que ele citou a retrocompatibilidade como uma questão estratégica de vendas novamente, isto é, o recurso ganhou um novo valor de mercado com a expansão que tem recebido no Xbox One e, aos olhos da indústria e dos consumidores, se tornou um componente importante.

Fonte: Voxel
-----------------

E pelo que andam dizendo, terá retro total do PSOne até o PS4 (sim, o 3 também). Seria o Playstation definitivo.

Nem tem como não reconhecer aí que a MS teve papel fundamental em mudar o rumo, porque se dependesse só da Sony, não creio que fariam esse esforço.
 

HSR

15 anos de Xbox e PXB
PXB Gold
Outubro 31, 2014
12,144
17,576
Campo Grande - MS
Bom, é o mínimo que espero da Sony para o próximo console. Vou continuar com a Sony na próxima onda de consoles e espero poder relembrar alguns jogos antes de jogar as futuras continuações. Antes de jogar Horizon Zero Dawn 2 tenho a certeza absoluta que vou querer dar aquela relembrada no primeiro jogo, isso vale para outros títulos.
 
  • Curtir
Reações: LLIMA83

LLIMA83

Guerreiro
Dezembro 28, 2016
373
380
São Paulo
Se vier mesmo com retro desde o ps1 até o 4 rodando TODOS os jogos ai sim será uma excelente surpresa. Estou curioso para saber sobre a retro do próximo Xbox. Se os jogos do primeiro xbox/360 continuarão sendo adicionados aos poucos como vem sendo ou se a Microsoft vai surpreender e fazer algo similar ao que vem sendo especulado no ps5.
 
  • Curtir
Reações: HSR

Linho

Guerreiro
Julho 8, 2014
3,558
5,536
Pelas informações e pelo o que eu acredito o PS5 vai vai ter retro do PS4. Agora quem for esperar retro do PS3 vai acabar se decepcionando. Não por má vontade da Sony e sim pela arquitetura complicada e diferente do cell do Play3.

Ps: posso estar enganado e me surpreender, seria maravilhoso toda geração Playstation em um único console.
 
Última edição:

DouglasFranchin

Jogador
Junho 7, 2011
2,562
1,876
Bom, os dados que a MS mostra em relação à retrocompatibilidade é a prova de que é um recurso muito usado sim. Não só os números que a MS mostra, mas também a quantidade de jogos antigos que são vendidos todos os anos na Steam.

Aquele papo do Jim Ryan de que "ninguém usa esse recurso" é a clara falta de argumento uma vez que já era tarde de mais pra Sony implementar no PS4 algum recurso que rode jogos de PS3. Além do mais, o PS4 é líder de vendas, então pra que se importar?

Mas penso eu que a MS mudou as regras do jogo. A Sony vai ter que mudar.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,731
Pelas informações e pelo o que eu acredito o PS5 vai vai ter retro do PS4. Agora quem for esperar retro do PS3 vai acabar se decepcionando. Não por má vontade da Sony e sim pela arquitetura complicada e diferente do cell do Play3.

Ps: posso estar enganado e me surpreender, seria maravilhoso toda geração Playstation em um único console.

Há possibilidade sim. O emulador do PS3 no PC já teve avanços significativos e isso é pura força bruta e engenharia reversa feita por gente sem recursos e sem conhecimento das entranhas do PS3 como só a Sony possui.

Considerando que um PS5 teria poder pra emular o Cell e que a Sony tem mais recursos e conhecimento sobre o PS3, é apenas questão de investir nessa função.
 
  • Curtir
Reações: Linho

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)