Pré-análise de um fã dos jogos de corrida arcade - Forza Horizon 3 pode ser o jogo dos sonhos

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
Desde minha época do PS2, jogo de corrida sempre foi o meu forte como gênero. Na época não gostava muito de FPS, os únicos gêneros que eu me aventurava de vez em quando eram os de Aventura/Hack'n Slash.

Mas não era jogos de corrida qualquer, apesar de também adorar simuladores, preferia principalmente os arcades. Tanto é verdade que zerei todos os Need For Speed's (exceto Shift 1 e 2), e outros jogos como a franquia Test Drive ou Burnout. Durante minha época do PS2, o que eu mais adorava, sem dúvida, era o mundo aberto que Need for Speed e Test Drive proporcionavam, eu me sentia livre pra explorar e fazer o que quiser. Customizar meu próprio carro do meu jeito, criar um nick e uma equipe do meu jeito... Me sentia realmente um membro do game. Porém, devido às limitações do PS2, eu ainda sonhava em jogar jogos online. Sonhava em disputar uma "Canyon" de NFSC com algum amigo online ou andar nas ruas esbarrando com outros jogadores.​

ps3launch_nfsc_5a.jpg

Quando saiu NFS World, eu fiquei absolutamente embasbacado. Era a personificação do que eu mais queria, um verdadeiro jogo de corridas online, então providenciei um computador o mais rápido possível para poder apreciar aquele jogo. Mas, mesmo jogando continuamente, o sistema de MMO não me agradou muito, principalmente devido às microtransações que afastavam não só a mim, mas vários jogadores. Devido a ausência de progressão que eu estava acostumado, desisti do game e comprei um PS3. Mas logo de cara, percebi que a franquia NFS não era mais a mesma... Shift 1 e 2, The Run, Hot Pursuit, todos games de mundo fechado. Apesar de serem bons ao seu modo, NFS sempre foi o mundo aberto e achei no mínimo peculiar um salto de geração ter capado o freeroam, parece que os desenvolvedores estavam mais preguiçosos.

Sem muitas alternativas, resolvi comprar o sucessor de um game que eu realmente curti muito no PS2: Test Drive Unlimited 2. Apesar das imensas críticas e, posteriormente, o fechamento do estúdio por conta delas, não hesitei e resolvi comprá-lo mesmo assim. Era o tipo de jogo que eu esperava. E não deu outra: o jogo era fenomenal. Uma boa quantidade de carros, um mundo de aproximadamente 5 mil km² (repetitivo na maior parte do tempo de fato, mas estradas são naturalmente repetitivas!), uma excelente customização e um MMOnline absolutamente fenomenal para época do PS3. Você podia criar clubes, realizar disputas competitivas entre clubes, havia lobbys interativos... Enfim, pode parecer um relato de fãnboy do game (e na verdade é mesmo), mas não seria justo não reconhecer que TDU2 estava a frente ao seu tempo na maioria dos aspectos. O mapa era completamente online, você poderia esbarrar com outros jogadores a qualquer momento e, até onde eu saiba, não havia limite de jogadores no mapa como VERGONHOSAMENTE aconteceu com The Crew e Need for Speed 2015, dois jogos de nova-geração sendo superados por um jogo de 2012 com metacritic próximo de 70.​

test-drive-unlimited2_screen2.jpg


Pois bem, com o estúdio de Test Drive fechado e a nova-geração chegando, eu me sentia órfão de um bom jogo de corrida mundo aberto. Need for Speed Most Wanted 2012 me agradou bastante, principalmente no multiplayer, mas ainda ficava aquela sensação de que eu não tinha a mesma liberdade que tinha com os antigos games de corrida. Na época eu tinha o PS3, então não tive oportunidade de testar Forza Horizon 1, mas admito que ficava bastante impressionado com o estilo de Forza.

Insatisfeito com a Playstation e tentando buscar novos horizontes, resolvi escolher o Xbox na nova-geração. Logo de cara peguei Forza 5 e gostei bastante apesar da notável insuficiência de conteúdo. Mas eu simplesmente embasbaquei quando vi Forza Horizon 2, era um jogo realmente grande e seu mundo aberto/customização me lembrava bastante dos antigos arcades, principalmente TDU. Horizon 2 foi um dos games que mais joguei, ainda mais depois do fraco NFS Rivals (que, na minha opinião, é um dos piores NFS) e do mentiroso The Crew. Na Playstation nada me tirava o fôlego, ainda mais Driveclub que parecia apenas um NFS The Run com gráficos estonteantes.

Acho que todos sabemos os pontos positivos de Forza Horizon 2 e do quão sensacional o jogo é, então gostaria de me focar apenas nos pontos negativos que passaram um pouco desapercebido:

Primeiro: As corridas offroad davam um aspecto extremamente arcade ao jogo, quase ao estilo Mario Kart. Tudo bem, corridas offroad são sempre bem-vindas, porém tem de haver divisões claras entre offroad e onroad. Não faz sentido algum pegar um Bulgatti e sair rasgando trechos de terra na mesma velocidade que estaria na pista propriamente dita.

Segundo: Uma campanha bem repetitiva, quase inexistente. Eu já venho percebendo desde Forza 5 que o modo carreira não é um dos pontos fortes de Forza e quase sempre acabam caindo numa espécie de repetição infinita, e com Forza Horizon 2 não era diferente. Há até uma conquista de completar 178 campeonatos, sério isso? Os campeonatos são praticamente iguais após zerar o game. Mas, essa repetição poderia ser amenizada com um bom coop, coisa que FH3 trará e eu falarei mais pra frente.

Terceiro: Ausência de um "always-on", substituindo Drivatares pelos jogadores reais. Esse é uma coisa que aparentemente TAMBÉM NÃO TEREMOS EM FORZA HORIZON 3, o que me decepcionou um pouco e irei explicar mais a frente.
Você estar fazendo a campanha, esbarrar com outros jogadores online e tirar rachas seria interessante, assim como funciona em NFS 2015 e The Crew, o jogo fica mais "vivo" na minha opinião (claro que tem de haver um limite razoável de jogadores, 64 ou 32 seria interessante em vez dos ridículos 8 de NFS e The Crew)

Há ainda outros pontos que poderiam ser citados aqui, como o fraco e embrionário sistema de clubes. Se eu lembrar de mais alguns, editarei o tópico.​

275f9ec3-d028-438a-9927-1e2c8d6c6e8a.jpg

Pois bem, todos os pontos anteriores eram pecados de Forza Horizon 2 para atingir a perfeição. Porém, Forza Horizon 3 está propondo consertar a maioria deles e se tornar, definitivamente, um jogo dos sonhos. Claro que é necessário aguardar por todas as informações, mas o que tenho visto nessas últimas semanas é uma Turn10 que realmente está recebendo o feedback dos fãs desde FH2.

Forza Horizon 3 trará de novo para a franquia:

Um sistema de Clubes mais refinado (Test Drive fazia isso com maestria)
Um sistema de customização do seu próprio personagem (Test Drive também tinha uma bela gama de personalização)
Um sistema de compra e venda de carros (Se não me engano, o primeiro a começar com isso foi Midnight Club L.A, da Rockstar Games)
Um sistema de criação de pistas e eventos de exibição (Havia em TDU2 um sistema de criação de pistas, mas não de exibições. Esse é uma das mais belas adições do game e pode aumentar de forma generosa a vida útil do game, assim como Forge aumentou a de Halo 5)
Um sistema de Bodykits para os carros (Need for Speed U2, MW e Carbon faziam isso muito bem, mas para 30~40 carros, Forza fará com mais de 300. Uma observação interessante é que Bodykits apareciam timidamente em Forza 6 para carros mais básicos)
Um sistema de playlists musicais próprias aliadas ao Groove (Geralmente esse tipo de recurso só era disponível em jogos de PC)
Um sistema de coop para a campanha (Até 4 jogadores, e esse coop também poderá ser usado com os Drivatares até onde sei)

Eu posso ficar o dia inteiro aqui citando semelhanças com jogos antigos, como "pular para quebrar placas" de NFSMW 2012, Zonas de Drift e comboios de NFS 2015... Enfim, é perceptível de Forza Horizon 3 é um reboot de tudo que há de mais fantástico e fenomenal nos jogos de corrida de mundo aberto. E não me entendam mal achando que tudo que Forza faz é copiar antigos games de corrida: A Turn10 é detentora de recursos originalíssimos nunca vistos em outros games, como é o caso dos Drivatares ou do sistema de compartilhamento de tunagens/pinturas. O que tem de mais em copiar uma ou outra coisa? Aliás, se todos os jogos copiassem recursos de franquias antigas, com certeza só teríamos jogos com metacritic 80+
WOgDpAu.png

Calma pessoal, é só uma piada. Sei que TDU2 tive muitos problemas e que não se compara ao Forza, mas é inegável a inspiração da franquia Horizon buscada nos recursos de TDU, que sem dúvida estavam a frente ao seu tempo
Enfim, Forza Horizon 3 tem capacidade de ser um marco na história dos games de corrida, aliando toda técnica e jogabilidade sublime da franquia Forza com recursos criativos que dão um ar de infinidade de conteúdo do game. Claro que eu gostaria de ainda mais recursos, como um sistemas mais difícil de adquirir os carros (que tal bloqueá-los por lv e ganhar alguns se você ganhar X campeonato?) ou um online TOTALMENTE INTEGRADO como foi TDU 2, mas o que foi mostrado já é o suficiente pra dizer que Forza Horizon 3 aparenta ser o melhor jogo de corrida arcade de, pelo menos, 10 anos.

Eu logo mais reservarei minha cópia Ultimate porque não aguentarei ficar uma semana sem jogar, então nos vemos nas estradas da Austrália!
 

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
Esse "pré-análise" é um Preview, muito comum em vários sites por ai... mas acho que "primeiras impressões" seria uma melhor tradução para essa palavra.

No mais, Forza Horizon hoje em dia é sinônimo de jogo arcade, não tem algo que chegue no mesmo nível.
 

Goleiro

Suspenso
Maio 20, 2013
475
480
Parabéns pelo post.
Forza Horizon 3 é o jogo que mais aguardo esse ano. Já tinha o ps4 e minha ideia era ficar só com ele, mas quando saiu Forza Horizon 2, não aguentei e comprei o Xone. Tinha amado o primeiro no 360 e não poderia ficar de fora.
O que mais me incomodou no FH2 foi o off-road e espero que tenham separado bem no terceiro.
 

HSR

15 anos de Xbox e PXB
PXB Gold
Outubro 31, 2014
12,144
17,576
Campo Grande - MS
Deixa ver se entendi, o Forza Horizon 3 vai ter uma pegada mais arcade? Se for isto começo a olhar com outros olhos, pois não tenho e nunca tive interesse por simuladores.
Faz muito tempo, mas muito tempo mesmo que não me dedico a um jogo de corrida arcade, minhas melhores lembranças são os Need Of Speed Undergrounds do PS2.
Até joguei aquele Need For Speed Hot Persuit no Xbox 360 , mas não curti.

Tenho interesse novamente em me dedicar a um jogo de corrida arcade, quem sabe o Forza Horizon 3 preencha essa lacuna.
 
Última edição:

DiegoBRX

J o g a d o r !
Agosto 7, 2008
1,533
817
Deixa ver se entendi, o Forza Horizon 3 vai ter uma pegada mais arcade? Se for isto começo a olhar com outros olhos, pois não tenho e nunca tive interesse por simuladores.
Faz muito tempo, mas muito tempo mesmo que não me dedico a um jogo de corrida arcade, minhas melhores lembranças são os Need Of Speed Undergrounds do PS2.
Até joguei aquele Need For Speed Hot Persuit , mas não curti.

Tenho interesse novamente em me dedicar a um jogo de corrida, quem sabe o Forza Horizon 3 preencha essa lacuna.
Forza Horizon 1 e 2 já foram com a pegada arcade. Essa série tem uma pegada arcade. A simulação deixam para o Forza.
 
  • Curtir
Reações: paul_gamer e HSR

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,543
75,424
Rio Grande do Sul
Com Forza Horizon, estava desconfiado por ser novidade - e o jogo foi foda.
Com Forza Horizon 2, estava confiante com a afirmação do anterior - e o jogo foi demais, ainda melhor.
Com Forza Horizon 3, sinceramente, não sei o que esperar e tenho bastante receio de bater o sentimento de "mais do mesmo".
 

Leo Garrucha

Casual
Janeiro 28, 2010
572
432
Espero que o Forza Horizon 3 volte um pouco as origens com um esquema de rivais como era no primeiro. Quem não curtiu ganhar da Ramona Cravache ou não ver a hora de disputar o ultimo campeonato com o Darius Flint... acho que o Horizon 2 deixou muito solto essa parte da carreira, e correndo contra os Drivatares não dava essa sensação de rivalidade. Sei lá pode ser impressão minha
 

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
Deixa ver se entendi, o Forza Horizon 3 vai ter uma pegada mais arcade? Se for isto começo a olhar com outros olhos, pois não tenho e nunca tive interesse por simuladores.
Faz muito tempo, mas muito tempo mesmo que não me dedico a um jogo de corrida arcade, minhas melhores lembranças são os Need Of Speed Undergrounds do PS2.
Até joguei aquele Need For Speed Hot Persuit no Xbox 360 , mas não curti.

Tenho interesse novamente em me dedicar a um jogo de corrida arcade, quem sabe o Forza Horizon 3 preencha essa lacuna.
Forza Horizon pode ser bem arcade Helder... basta ligar as assistências que o jogo fica bem amigável para os que não são acostumados com o gênero.

Mapa grande, ótima ambientação, provas variadas, muitos carros, secrets para procurar, ótima trilha sonora e uma jogabilidade que agrada os mais experientes e os amadores no gênero ao mesmo tempo... Forza Horizon 2 é um puta jogão.

Experimenta com ele, hoje tem como achar mídia física por um preço bem camarada hoje em dia.
 
  • Curtir
Reações: paul_gamer e HSR
M

MASTER JNO

Visitante
Pois é, o que mais sinto falta nos jogos do FH é diversidade de cenários. No modo carreira bem que poderiam usar o Globo, isso mesmo, usa a porra do planeta inteiro pegando os mais diversos locais, misturando estradas com lama, neve com deserto (ta neve com deserto foi forçado), tem tanta paisagem linda por ai, traz tudo isso pro jogo, pra mim é o que falta pra ele ser um jogasso. Tá, ele é um jogasso mas que falta essas coisas isso falta.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)