Rumor Próximo Xbox terá modelo focado na nuvem e outro tradicional

Status
Este tópico está fechado para novas postagens.

Victal

Viciado
11,011
9,707

A próxima geração do Xbox, de codinome "Scarlett", terá dois aparelhos: um tradicional e outro menos potente, focado nos serviços de nuvem da Microsoft. A informação é do site Thurrott, especializado na cobertura da empresa.

De acordo com o site, o aparelho focado na nuvem, cujo codinome é "Scarlett Cloud", terá o mínimo de capacidade técnica para processar parte das operações de computação do jogo, como input dos controles, processamento de imagem e detecção de colisão. O restante seria feito nos servidores da Microsoft.

Essa divisão do processamento do jogo em duas máquinas - uma local e outra na nuvem - serviria para reduzir a latência. De acordo com o site, essa máquina seria mais cara do que aparelhos focados em streaming como a Apple TV e o Chromecast, mas seria bem mais barato do que um console tradicional.

Com este console, a fabricante também ganharia com a assinatura de serviços. A Microsoft já afirmou estar trabalhando em um serviço de streaming de games durante a E3 2018, trazendo jogos "com qualidade de console" em qualquer aparelho.

Já a segunda versão deste novo Xbox seria mais tradicional, com o processamento sendo feito inteiramente na própria máquina. Ainda não há informações sobre especificações técnicas, mas o site aponta que esta seria uma opção para o público que não quer depender do streaming para jogos.

A página também aponta que a estratégia da Microsoft é vender seu serviço de jogos de forma unificada - todos os jogos do Scarlett devem rodar em todas as versões do aparelho, e o serviço de streaming de games não englobaria apenas o Scarlett, mas também outros tipos de dispositivo.

A principal especulação é de que a nova geração do Xbox seja lançada em 2020, com um anúncio no ano que vem. Oficialmente, a Microsoft ainda não deu nenhum detalhe além de que está trabalhando em uma nova geração de aparelhos.

Fontes:
https://www.theenemy.com.br/xbox/proximo-xbox-tera-modelo-focado-na-nuvem-e-outro-tradicional-diz-site
https://www.thurrott.com/xbox/163896/details-microsofts-xbox-scarlett-game-streaming-service
 

John Doe

Novato
1,183
1,152
Santa Cruz do Sul
Ainda estou meio confuso com esta possibilidade de um "console focado na nuvem". O hardware pode ser bem superior ao do Chromecast e AppleTV atual, mas será que será bem superior aos modelos de TV, smartphones e tablets lançados a partir de 2021?

Ainda sem entender direito o porque eu compraria um novo hardware específico para esta funcionalidade.
 
  • Curtir
Reações: OLD-MAN

LOCATELLi

Viciado
2,676
3,445
Rio Grande do Sul
Console focado em streaming, provavelmente seria um sucesso nos EUA, mas aqui no Brasil seria uma catástrofe.

A ideia é interessante, provavelmente seria vendido muito barato mesmo. Desde que o console tradicional viesse com o preço padrão, acho que esse console alternativo só agregaria.
 
  • Curtir
Reações: OLD-MAN

OLD-MAN

Viciado
1,680
2,897
Rio de Janeiro
Console focado em streaming, provavelmente seria um sucesso nos EUA, mas aqui no Brasil seria uma catástrofe.

A ideia é interessante, provavelmente seria vendido muito barato mesmo. Desde que o console tradicional viesse com o preço padrão, acho que esse console alternativo só agregaria.
Com essa internet sofrível na maior parte do Brasil

 

ronabs

Opa
Moderador
11,906
22,841
Porto Alegre
Console focado em streaming, provavelmente seria um sucesso nos EUA, mas aqui no Brasil seria uma catástrofe.
Tava falando ontem com o Schwarzz e ele comentou sobre umas novas tecnologias que estão surgindo justamente pra diminuir essa questão de latência (5G, fog, entre outras) e que possivelmente o trabalho da Microsoft com seus servidores Azure espalhados pelo mundo podem estar andando lado a lado com elas pra tornar o streaming de jogos mais viável não só lá fora como aqui também. E como o rumor fala, não seria 100% streaming, alguns processos seriam feitos no próprio "Scarlett Cloud".

É interessante e parece uma solução que resolve os problemas enfrentados por outras como a PlayStation Now, aquele outro serviço da Samsung nas TVs, entre outras. Como comentamos, uma empresa do tamanho da Microsoft não embarcaria nessa onda pra fazer fiasco.
 

Iking

Viciado
175
100
Rio de Janeiro
Mesmo nos EUA o acesso às redes estáveis e rápidas não é homogêneo. Mas a expansão da rede de fibra de 1 Gbps é um fator que favoracerá o Scarlet streaming.
Na Coréia do Sul esse acesso é padrão.
Aqui no BR, vamos precisar da versão clássica. Quem sabe em 20 anos, chegaremos ao que o primeiro mundo tem hoje.
 
  • Curtir
Reações: jairopicanco

jairopicanco

Viciado
4,519
8,900
Manaus
Acho a ideia interessante, e estou bem curioso para ver na prática como vai funcionar de 2020 em diante.
Eu vejo a M$ muito segura quanto a isso, por estarem focados em soluções que viabilizem o streaming de jogos às massas.

Esse receio o streaming de jogos me lembra direitinho o multiplayer on line em consoles em meados dos anos 2000, o que é até natural, tendo em vista ser algo que impacta fortemente a maneira como jogamos.
 

Vitor Vaz

Viciado
330
224
Rio de Janeiro
Será que esse console de streaming não poderia vir com um armazenamento dos jogos em forma de cache? como funciona com Spotify e Netflix rodando as mídias offline? seria bem mais interessante e viável.
 

mad2035

Casual
1,652
869
Depois Crackdown e Drivatars malucos, a microsoft devia ta traumatizada da palavra "nuvem".

Se lancar um console sem driver e baseado em gamepass ja resolvia o problema de todo mundo.

Nada de ficar rodando as coisas na nuvem para gerar dor de cabeça.

Enviado do meu SM-G610M usando o app mobile do PXB!
 

caiocmsouza

Viciado
485
370
Jundiai - SP
Será que esse console de streaming não poderia vir com um armazenamento dos jogos em forma de cache? como funciona com Spotify e Netflix rodando as mídias offline? seria bem mais interessante e viável.
Parece que vai ser mais ou menos por ai :

The cloud console will have a limited amount of compute locally for specific tasks like controller input, image processing, and importantly, collision detection. The downside of this is that it since more hardware is needed locally, it will raise the price of the streaming box but it will still cost significantly less than what we are accustomed to paying for a new-generation console which should help expand the platform’s reach.

Peguei no thurrott.
 

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
9,627
14,256
São Paulo
tudo é nuvem hoje em dia, e games é praticamente o ultimo carneirinho que resta pra pular a cerca. nada mais natural que uma das maiores empresas de cloud do mundo seja a responsavel por esse empurrao.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
10,007
12,820
e que possivelmente o trabalho da Microsoft com seus servidores Azure espalhados pelo mundo podem estar andando lado a lado com elas pra tornar o streaming de jogos mais viável não só lá fora como aqui também. E como o rumor fala, não seria 100% streaming, alguns processos seriam feitos no próprio "Scarlett Cloud".
As informações indicam que eles estão buscando uma forma diferente de utilizar o streaming.
Se a meta é realmente invadir uma infinidade de dispositivos, possivelmente é uma tecnologia que pedirá um PC modesto para acessar o serviço, além de uma internet boa (não fodástica, mas boa).
Utilizando Azure, isso dá uma chance ao menos de que algumas regiões no Brasil possam aproveitar.

PS Now provavelmente não vai pisar aqui jamais. A não ser que Sony de repente se juntasse com uma Amazon da vida, mas não parece ser o caminho natural das coisas.

Eu ainda tenho predileção pelo console tradicional. Porém, não ia achar nem um pouco ruim se um dia a MS me dissesse que minha assinatura do Game Pass me permitiria jogar em qualquer PC mais ou menos, desde que eu tivesse internet bacana disponível. Pra quem anda pra lá e pra cá como eu, seria legal.
Eu iria mais longe, embora não acredite na viabilidade financeira: uma vez que essa tecnologia de streaming se mostrasse eficaz, eu deixaria os assinantes Live Gold acessarem sua biblioteca digital por streaming.
 
  • Curtir
Reações: LiinhoGamer
A MS trabalhar em um console do tipo não é algo de outro mundo, a Sony (apesar de ter sido feito de forma questionável), EA, Ubsoft, Capcom e a própria MS já anunciaram que esse é o futuro, trabalhar em um console focado em processamento em nuvem é natural (não duvido nada que a Sony tbm esta fazendo o mesmo, só não deixou escapar), mas isso nao quer dizer que vai sair e se sair vai ser tipo o VR acredito, uma tecnologia que não é para todos (no caso VR era o preço, nesse o problema é a internet), mas sim para começar o investimento na mesma.
Investimentos em novos sistemas para evitar latência ou perda de pacotes vem sendo cada vez maiores pelo que tenho lido, em algum momento vai acontecer, não digo que vai ser em 2020 ou 2025, mas vai.
Um console tradicional vai existir, por um bom tempo ainda, igual a mídia física, tem jogo que vc compra em mídia e mesmo assim quando vai instalar precisa ser baixado quase todo (alguns casos todo o jogo), mesmo assim tem gente que prefere mídia física (eu no momento!), isso é algo que ainda vai demorar a mudar, deu certo com musica e filmes (hoje em dia só quem compra CD, DVD e Blu-ray é colecionador).
A MS sabe que nem todos os mercados são iguais, sabe que existem países que a internet esta ainda muito longe de ser boa (Brasil é um deles), mesmo países de primeiro mundo ainda possuem problemas como os EUA com o fim da neutralidade de rede, o próprio mercado deles ainda esta tentando achar um sistema de fornecimento e cobrança ideal, aposto que mesmo daqui a 4 anos nos EUA vai ter gente preferindo comprar um console tradicional a pagar mais caro todo mês na internet pra usar sistema de Streaming e processamento em nuvem para jogar.
Bem dito isso, eu prefiro esperar mesmo, ficar chutando é algo natural no mercado de games, mas eu prefiro não criar expectativas (boas ou ruins), sem falar que a MS já teve problemas com imagem por tentar usar o sistema de processamento em nuvem no começo do Xbox One, algo que foi deixado de lado, mas que marcou muito o console que tinha sido imaginado para usar o serviço e foi lançado capado e teve que ser todo remendado, conseguindo se recuperar no nos últimos 2 anos.
 

UterFavelado

Viciado
267
367
Sao paulo
Sei que vou ser do contra mas p mim isso esta com cara de " sambare love " kkkkk ou seja mentira.
A Microsoft nao conseguiu ate hj entregar um unico jogo usando os tais revursos da nuvem. Crackdown ta ai e nao me deixa mentir. Na verdade ele nem esta ai pq ate hj nada dele. Ninguem sabe, ninguem viu.
Nao apostaria nesse papo de console na nuvem nao. Acho que um dia vai acontecer mas nao vejo isso rolando jah em 2020.
Quem sabe ate lah crackdown jah tenha sido lancado, mas um video game todo baseado nisso. Duvido
 

John Doe

Novato
1,183
1,152
Santa Cruz do Sul
Sei que vou ser do contra mas p mim isso esta com cara de " sambare love " kkkkk ou seja mentira.
A Microsoft nao conseguiu ate hj entregar um unico jogo usando os tais revursos da nuvem. Crackdown ta ai e nao me deixa mentir. Na verdade ele nem esta ai pq ate hj nada dele. Ninguem sabe, ninguem viu.
Nao apostaria nesse papo de console na nuvem nao. Acho que um dia vai acontecer mas nao vejo isso rolando jah em 2020.
Quem sabe ate lah crackdown jah tenha sido lancado, mas um video game todo baseado nisso. Duvido
Posso estar falando uma bobagem agora, mas entendo que a proposta para o Crackdown 3 e este suposto novo console são coisas bem distintas. A ideia no Crackdown 3 era executar toda a parte pesada de processamento (destruição dos prédios de forma realista) na nuvem. Se não me engano isto só funcionaria no modo multiplayer. Já neste suposto novo console a ideia seria manter a parte mais pesada do processamento (algoritmo de colisão, IA, etc) ainda sob responsabilidade do hardware local. Já a parte de renderização, processamento gráfico, etc, você receberá por streaming.

A mágica do negócio vai ser justamente a tecnologia para abstrair todas estas questões técnicas dos desenvolvedores. Se o negócio for bom mesmo, terá que inclusive rodar jogos do 360 de forma híbrida. Ai que quero ver.
 
Status
Este tópico está fechado para novas postagens.