PXB Voice - Jogos com história

CaioNF

Membro da Outer Wilds Ventures
PXB Gold
Outubro 19, 2011
2,490
3,497
1) os jogos são a única forma de entretenimento na qual existe uma relação forte entre o ser humano (o jogador) e a personagem. Mesmo nos jogos em que o jogador não toma decisões da história pelo personagem, é pelas mãos do jogador que o personagem age. Com isso , ao longo das diversas horas de gameplay, os dois passam a se confundir e, quanto mais profunda, complexa e instigante é a história, mais o jogador se imerge nesse universo.

2) as duas histórias mais importantes dos exclusivos de Xbox são, para mim, as de Ori e de Gears of War. É impossível não se emocionar com Ori e sua história bem construída, com seu final meio agridoce (tanto no primeiro quanto no segundo jogo) e seus personagens carismáticos. Quanto a Gears, é um jogo que me marcou muito, que me fez comprar o 360 e que me fez chorar pelo Dom. O delta squad criou, junto com meu irmão (com quem jogava coop), algumas das melhores lembranças que tenho do início da minha vida adulta. Eram eles, e suas histórias, que proporcionavam aquele descanso no fim de um longo dia de estudos e de trabalho.
 

Luimx

Guerreiro
Junho 14, 2015
875
963
Rio Grande do Sul, santa maria
1- Boas historias são eternizadas, a impressão que tenho é que falta uma pitada de sal nas historias dos exclusivos da MS, já vi uma grande evolução em como é contado gears 5, mas espero cenas mais tocantes nos próximos jogos (espero muito que halo infinity mostre mais isso), jogos precisam passar emoção, sentimento, te deixar triste, feliz, chorando, Jogo precisa passar EMOÇÃO, tu tem que sentir o que o personagem esta sentindo.
OBS: a musica certa na hora certa, ajuda muito.

2-
-Saga Ori, mesmo com uma historia mais simples, ele passa emoção, á uma troca de sentimentos no jogo.
-Halo, alguns momentos dele, musica certa + emoção + surpresas no enredo.
 

LOCATELLi

Get Ready
Outubro 31, 2011
3,243
5,054
Rio Grande do Sul
Pessoal já resumiu muito bem, mas lá vai meus 20 centavos bem sucintos:

Por que é significativo quando um jogo tem uma boa história?
Ter uma boa história é fazer com que o jogador se prenda no jogo do início ao fim, criando inclusive uma empatia com os personagens apresentados e deixando o jogador ansioso para ter o desfecho do final, que é o objetivo maior. Assim como filmes, as emoções durante os jogos são fundamentais pra fazer o jogo ficar extremamente marcante.

Quais são os jogos exclusivos de Xbox que você ama por conta de suas histórias? Por que você gosta dessas histórias?
Franquia Halo - Por se tratar de uma guerra religiosa, com um dispositivo criado para a eliminação em massa da vida, com um personagem principal incrivelmente épico e sua companheira, onde o entrosamento de ambos é o alicerce do jogo.
Ryse: Son of Rome - Histórias da época dos Spartanos são sempre muito daora. E a história de Ryse segue mais ou menos o que foi o 'Gladiador', só isso já resume tudo.
Ori - Desde o primeiro momento você sente que Ori é, de certa forma, frágil e está 'sozinho'. Extremamente carismático, a história faz com o que o jogador crie um vinculo muito grande com o protagonista.
Fable 1 - Saber como o personagem veio de uma 'linhagem'. Comparo ele a 'Game of Thrones'
Gears 5 - O passado da Kait foi incrível nesse jogo. Do início ao fim te faz ficar instigado em saber quem ela é, e o que aconteceu com seus antepassados.

Tem mais jogos, mas não quero deixar muito longo. Coloquei os que primeiro vieram na mente.
 
Última edição:

Nerd Guapo

Guerreiro
Maio 3, 2018
1,790
2,627
Brasil
Por que é significativo quando um jogo tem uma boa história?
Uma boa História agrega valor intangível aos games, proporciona o carisma e identifidade da obra. Até mesmo lições de vida podem ser extraídas de histórias marcantes.

Quais são os jogos exclusivos de Xbox que você ama por conta de suas histórias? Por que você gosta dessas histórias?
De longe, Quantum Break.
Fala sobre confiança, viagem no tempo, ciência, revolução, política, desafio, amor, esperança, ética entre outros.
O enredo é cheio de reviravoltas, traz questões que proporcionam profundas reflexões e elevam o nível do hobby de jogar videogame.
Até hoje a Beth mora no meu coração.❤
 

Maxximu

? Espinho do PXB ?
Janeiro 29, 2014
5,260
5,527
  • Por que é significativo quando um jogo tem uma boa história?
    • Imersão. Um jogo com imersão é mais cativante e geralmente você não o abandona pois quer saber o desfecho da história.
  • Quais são os jogos exclusivos de Xbox que você ama por conta de suas histórias? Por que você gosta dessas histórias?
    • Ori - pela historio do circulo da vida.
 

CaptainXbox

Guerreiro
Março 13, 2017
1,835
4,262
São Paulo
  • Por que é significativo quando um jogo tem uma boa história?
Assim como outras formas de entretenimento como os filmes, músicas e livros todo tipo de sintonia, imersão, história que você tenta demonstrar algo é bastante importante. Seja para fazer uma crítica, criar universos para entrarmos que provavelmente jamais iremos conhecer, fazer com quem seja algo que impacte ou envolva quem está vendo, lendo ou ouvindo. Nos jogos não é diferente e eu diria que é até a melhor forma disso acontecer pois além de conseguirmos ver, ler e ouvir nós podemos controlar e sentir além de ter a sensação de estar no controle da história, por isso é essencial que um jogo focado na narrativa por exemplo tenha uma boa história que seja cativante e que seja aquilo que está proposto a entregar independente do gênero que ele for.

  • Quais são os jogos exclusivos de Xbox que você ama por conta de suas histórias? Por que você gosta dessas histórias?
Indiscutivelmente Gears of War. Sempre adorei jogos de ação em terceira pessoa e o Gears trouxe tudo o que eu esperava desse gênero. Um universo rico em história que por muitas vezes faz analogias com acontecimentos reais com muita ação e guerras caóticas. A particularidade do Gears é que ele criou sua própria identidade para o seu universo com personagens carismáticos e a forma bruta de como é construído a sociedade.

Alan Wake foi outra obra prima que tive o prazer de jogar. Ele consegue entregar uma verdadeira experiência narrativa que eu nunca vi antes em um jogo focado nesse estilo. Toda sua história de como é contada e a trilha sonora é perfeitamente coesa e atmosférica. Tem momento de suspense, ação, terror e tudo isso é misturado de uma forma única no jogo.

Halo Reach além de ser meu favorito da saga foi um dos melhores jogos que já joguei de FPS em termos de narrativa. Toda a forma de como é construído os personagens e o seu desfecho é sensacional. Não tem como falar desse Halo e não dar destaque no desfecho dele que pra mim foi uma das maiores surpresas que já tive em um final de jogo.
 
  • Curtir
Reações: RAYMON

johanncb

Guerreiro
Junho 19, 2015
60
63
Brasil
Por que é significativo quando um jogo tem uma boa história?

Porque ao contrário de todas as outras formas de entretenimento, videogames são uma das únicas, se não a única que é interativa. É você que comanda o que o personagem faz e quando faz e porque (as vezes) faz.
E por mais que várias histórias e personagens tenham marcado a minha memória, eu diria que a história não é a parte mais importante de um jogo. Sim, ter ao menos um módico de enredo e pacing ajuda muito na apreciação de um jogo, mas gameplay ainda é rei.
Histórias poderiam (e na minha opinião) deveriam ser o motivador principal da escolha de compra ou não de um jogo, mas eu discutiria que, infelizmente, a nossa mídia ainda está muito longe em questão de qualidades das outras.
Peguem os jogos mais populares hoje em dia, a história é no melhor dos casos mediana e no pior, praticamente inexistente. E sim, pode-se discutir que não é o que o público quer hoje mas, mesmo olhando alguns dos jogos mais bem vendidos de todos os tempos, gta, minecraft, tetris, super mario bros, alguns deles não tem nem história.
Percebe-se isso mais ainda quando comparamos com outras mídias, quantos jogos de centenas de horas de gameplay conseguem oferecer uma história tão boa quanto Senhor dos Anéis, Breaking Bad, The Wire, Game of Thrones, The Sopranos, etc?
Em suma, acho que sim, história é um fator importante nos videogames hoje em dia, mas podem ser muito, mas muito melhores.

Quais são os jogos exclusivos de Xbox que você ama por conta de suas histórias? Por que você gosta dessas histórias?

Fable 3: Um dos únicos jogos que te dão a real possibilidade de moldar um mundo baseado nas suas escolhas. Ser um terrível tirano ou um benevolente rei é um dos melhores exemplos de player choice que eu me lembro.

Viva Piñata: Por todo o ecossistema, interações, os trocadilhos, toda a premissa das diferentes piñatas, acho esse um dos mais inovativos e bem sucedidos exemplos de como construir um universo que te faz rapidamente imergir em um universo completamente fantástico e que funciona.
 
  • Curtir
Reações: RAYMON

Drfroti

Não tão Novato
Outubro 8, 2013
1,485
1,156
Little Boat City - SC
Eu acredito que as mudanças são poucas.. ontem mesmo li assim que tu abriu o tópico mas não quis comentar porque o pessoal, cada um a sua maneira, falou tudo o que eu penso e como tu vai sintetizar vai ficar perfeito pra explicar o que o pessoal quer. Achei bastante interessante porque eu curto muito jogos com desenvolvimento moral e filosófico do personagem ao mesmo tempo que ele adquire novos poderes e conhecimentos. Vai dar boa.
 
  • Curtir
Reações: Edu Barros e RAYMON

IronLexPM

🏆😎🎮
PXB Gold
Dezembro 10, 2014
7,902
12,285
Barbacena
Por que é significativo quando um jogo tem uma boa história?

Esse é o ponto que mais importa pra mim em um game. Todo restante pode ser ruim desde que o enredo seja bom. Uma trama bem contatada, evolvente nos transporta pra um universo que só existe no nosso imaginário. Nenhum outro produto do entretenimento consegue fazer isso de forma tão plena quanto os jogos. Nenhum outro permite tamanha interação e em alguns casos, permite até que vc seja um agente ativo nas ações e reações daquele mundo. Uma boa história é o passaporte para um mundo fora do nosso mundo, onde vc pode ser muito mais que um espectador.

Quais são os jogos exclusivos de Xbox que você ama por conta de suas histórias? Por que você gosta dessas histórias?

Ori, Allan Wake, Quantum Breake, Ryse Son of Rome, toda saga Halo e Gears.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)