Qual é o significado dos botões do Playstation?

Daniel Atilio

Jogador
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Bauru
Você já parou para pensar no significado dos símbolos dos botões do Playstation?

Algumas empresas fizeram joysticks com botões numéricos (Master System, Atari 7800), porém o padrão adotado pela indústria de games, eram as letras (Mega Drive, Super Nintendo, Neo Geo, 3DO). Algumas empresas tentaram lançar padrões diferentes, como foi o caso da Atari com o Jaguar, com um controle esquisito que misturava números e letras.


Controle do Jaguar, o menino lindo rs
Mas uma empresa em questão, queria desenvolver um joystick, que não usasse os padrões de letras ou números, mas que fosse mais filosófico, que cada botão tivesse um significado, logo, a ideia de símbolos.

A Sony ao desenvolver o joystick do primeiro Playstation, queria algo que fosse simples de lembrar, e que tivesse um significado por trás e não apenas uma sequência de caracteres como as concorrentes faziam.

Então, cada botão do PS1 teria um significado, sendo:

  • Triângulo (Triangle): Refere-se a um ponto de vista, uma direção para onde ir, a cor escolhida foi verde
  • Quadrado (Square): Refere-se a um pedaço de papel, como se fossem menus e documentos a serem acessados, a cor escolhida foi rosa
  • Círculo (Circle): Refere-se a decisão positiva (Sim), e a cor escolhida foi o vermelho
  • Cruz – X (Cross): Refere-se a decisão negativa (Não), e a cor escolhida foi o azul

Primeiro controle do PS1
O Círculo e o X, podemos notar que as cores são opostas por esse motivo. Além do que, esse padrão foi tão forte na indústria, que muitos desenvolvedores que antes mapeavam aleatoriamente os botões, começavam a seguir um padrão.


Imagem com protótipos
No Playstation 1 mesmo, era comum os jogos japoneses, para avançar em um menu utilizar o Círculo, e para retroceder, utilizar o X. Já em jogos americanos, era o contrário, para avançar era o X, e para retroceder o Círculo, pois os ocidentais costumam associar o primeiro botão sendo como o principal.

Nos primeiros protótipos do controle, ainda existiam os botões de + e -, que depois foram descartados, e adicionados em cima, fazendo com que tivessem 4 botões, dois a mais que os concorrentes. A famosa combinação R1, R2, L1 e L2.


Um dos protótipos de perto
Apenas a título de curiosidade, a adição dos dois analógicos foi devido ao lançamento do Nintendo 64, e ele ter o manche para jogos em 3D, e a câmera ser controla pelos 4 botões amarelos C (C Cima, C Baixo, C Trás e C Frente). Assim a Sony criou os dois analógicos, e trouxe junto a função de vibração, usada no N64 e Dreamcast através de periféricos externos.


Controle DualShock
Apesar de ter dois analógicos, em jogos de tiro (como Medal Of Honor), ainda era usado os R1, R2, L1 e L2 para mudar a visão, e esse padrão só foi alterado depois com o primeiro Xbox e com jogos como Halo (mais detalhes no artigo A Evolução dos FPS).

A princípio a diretoria da empresa queria que o controle se parecesse mais com o do Super Nintendo, porém Teiyu Goto, engenheiro da Sony, disse que a equipe insistiu nesse visual.


Teiyu Goto
Abaixo um trecho extraído da entrevista dele para a Famitsu:

Outras empresas de jogos na época atribuíam letras ou cores do alfabeto aos botões.
Queríamos algo simples para lembrar, e é por isso que usamos ícones ou símbolos, e surgiu a combinação Triângulo-Círculo-X-Quadrado imediatamente depois.
Eu dei a cada símbolo um significado e uma cor.
O triângulo se refere ao ponto de vista. Eu tinha que representar a cabeça ou direção e o tornei verde.
Quadrado se refere a um pedaço de papel. Eu tinha que representar menus ou documentos e o tornei rosa.
O círculo e o X representam decisões “sim” ou “não” e eu os fiz vermelho e azul, respectivamente.
As pessoas achavam que essas cores estavam confusas e eu tive que reforçar para a gerência que era isso que eu queria.


Fonte:
Aperta o X
 

Kassal

The Force is with me
PXB Gold
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Rio de Janeiro
Esse controle do jaguar é esquisito demais. Nunca entendi a necessidade desse teclado de telefone.

Esses primeiros controles do PS1 eram estranhos sem os analógicos.

Parece que o PS Mini vai vir com esses.
 
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Coruja

Viciado
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pode parecer estranho, mas pra mim o controle mais inovador de todos foi o do dreamcast

foi ele que transformou os botoes de gatilho fazendo ele realmente ter forma de gatilho (modelo que depois foi herdado pelo gamecube, xbox) ao inves de ser um "botao normal" (como é ate hoje no playstation)

mas a maior inovacao dele mesmo foi o VMU (Visual Memory Unit), que era o memory card do dreamcast que encaixava no controle. Ele tinha uma telinha que era usada tanto pra mostrar alguma coisa no controle durante o jogo (mostrava a vida, mapa, municao, etc), como tbm podia tirar ele do controle e usar separado como "mini-game" ou ate pra gerenciar os saves direto na telinha dele. Podia ate encaixar um VMU no outro pra jogar algum joguinho multiplayer ou transferir save

 
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Kassal

The Force is with me
PXB Gold
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Rio de Janeiro
pode parecer estranho, mas pra mim o controle mais inovador de todos foi o do dreamcast

foi ele que transformou os botoes de gatilho fazendo ele realmente ter forma de gatilho (modelo que depois foi herdado pelo gamecube, xbox) ao inves de ser um "botao normal" (como é ate hoje no playstation)

mas a maior inovacao dele mesmo foi o VMU (Visual Memory Unit), que era o memory card do dreamcast que encaixava no controle. Ele tinha uma telinha que era usada tanto pra mostrar alguma coisa no controle durante o jogo (mostrava a vida, mapa, municao, etc), como tbm podia tirar ele do controle e usar separado como "mini-game" ou ate pra gerenciar os saves direto na telinha dele. Podia ate encaixar um VMU no outro pra jogar algum joguinho multiplayer ou transferir save

Unica coisa que não fazia sentido era esse cabo ao contrário ai.
Muito incomodo.
 
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Coruja

Viciado
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Unica coisa que não fazia sentido era esse cabo ao contrário ai.
Muito incomodo.
o cabo saia de baixo por causa do projeto do controle que era meio estranho mesmo, nao tinha lugar pro cabo sair da parte de cima pq ela era aberta com os slots, que o de cima pra encaixar o VMU e o de baixo encaixava o rumble (que era meio gordo e alem de ocupar o espaço do slot tbm ficava um pouco pra baixo)


mas isso nao atrapalhava nada pq por baixo do controle tinha um lugar pra encaixar o fio fazendo ele sair na frente
 
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itotinaru

Viciado
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SP
Lendo a matéria, me lembrei que a 1a vez que me deparei com um controle com 2 analógicos, fiquei perdidão.
Sou canhoto, então não acertava de jeito nenhum a câmera/mira.
Cogitei até a inverter o eixo e jogar com o controle de ponta cabeça. :joy::joy::joy::joy::joy::joy::joy:
 
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Daniel Atilio

Jogador
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Bauru
Onde cresci, geral chamava de quadrado (forma), triângulo (forma), bolinha (substantivo) e xis (letra). E pior que por dentro, o xis ainda é chamado de fork.

Eu cheguei a ver essa imagem quando tava pesquisando pro post ronabs, rsrs... parece q foi algum modelo que saiu na ásia...

pode parecer estranho, mas pra mim o controle mais inovador de todos foi o do dreamcast

foi ele que transformou os botoes de gatilho fazendo ele realmente ter forma de gatilho (modelo que depois foi herdado pelo gamecube, xbox) ao inves de ser um "botao normal" (como é ate hoje no playstation)

mas a maior inovacao dele mesmo foi o VMU (Visual Memory Unit), que era o memory card do dreamcast que encaixava no controle. Ele tinha uma telinha que era usada tanto pra mostrar alguma coisa no controle durante o jogo (mostrava a vida, mapa, municao, etc), como tbm podia tirar ele do controle e usar separado como "mini-game" ou ate pra gerenciar os saves direto na telinha dele. Podia ate encaixar um VMU no outro pra jogar algum joguinho multiplayer ou transferir save

Então brow, o primeiro controle a ter gatilhos tanto no L como no R, foi no Sega Saturn, ai o Dream trouxe como padrão, e o Xbox aperfeiçoou.

Eu fiz um artigo sobre isso, se quiser dar uma olhada - https://apertaox.com/2017/10/06/como-surgiu-os-gatilhos-nos-joysticks/
 
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Reações: Edu Barros e ronabs