Análise Resident evil 5 : uma decepção [Contém muitos Spoilers]

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Resident evil 5: uma decepção


Infelizmente depois de tantos boatos sobre o lançamento de um dos games mais esperados do ano de 2009, Resident evil 5 não passa de uma decepção segundo a modesta opinião deste fã da serie. E por que? Ele é um remake para a nova geração de dois games anteriores da série: Resident evil 4 e Code Verônica. Segundo minha opinião os cobrões criadores da serie em vista do sucesso de Resident 4 resolveram manter a fórmula que revolucionou a série: menos terror mais ação, afinal em time que está ganhando não se mexe... E como Resident 4 foi campeão de vendas, Resident 5 mantém a fórmula: menos terror e mais ação, porém com soluções que já vimos em Resident 4 como as cabeças que explodem e saem monstros. O gigante que no Resident 4 era inserido dentro de todo um contexto que não abalava o enredo da estória, aqui aparece sem nenhuma justificação, a não ser a da fórmula que acima citei: não mexer nos ingredientes que funcionaram em Resident 4. Um bom personagem de Resident 5 o negociante Irving que mantém o desenrolar da trama até o enfrentarmos como chefe é o irmão mais novo de Salazar, o alemãozinho nojento dono do Castelo do Resident 4. Até o modo como lidamos com ele como chefe lembra Salazar na forma de monstro. E que decepção enfrentar um chefe duas vezes!!! E isso acontece em Resident 5, a saber, nas partes da lesmamorcego e da sanguessuga que se apossa dos corpos. Quem jogou Outbreak 1 e 2 sabe de onde eles tiraram esse chefe... Há também o arsenal de bombas e armas que em Resident 4 eram inovação, já que antes na série não tinha episódio que possibilitasse o uso de bombas, em Resident 5 elas voltam assim como alguns personagens que novamente temos que enfrentar como aqueles que usam motoserras e aqueles que carregam as metralhadoras de helicóptero na mão. Quem viu o filme O Predador com o atual governator Schwarzenegger sabe de que tipo de metralhadora eu estou falando. E por falar em cinema as referências são várias como na parte do avião em que se lembra de Aliens o resgate, onde a personagem Ripley fica por um fio para cair no vácuo espacial, em Resident 5 Sheva Alomar é salva na hora por Chris...isso se o jogador apertar os botões na hora certa... Se em Code Veronica o que chateava um pouco era o jogo estar baseado principalmente na resolução de quebra cabeças, chegando a deixar a trama principal de lado, em Resident 5 os quebra cabeças quase não existem, a não ser na parte da caverna onde temos que desvendar a seqüência correta para que os espelhos reflitam a luz até o lugar certo. E nesta parte novamente um filme vem a mente: Caçadores da arca perdida, na parte do início onde Indiana Jones tem que passar por vários perigos dentro de uma caverna até pegar a estátua de ouro. Claro que ressalto que Resident 5 não é um jogo ruim, mas no quesito originalidade perde feio para a revolução que foi Resident 4. A parte inicial com apenas a pistola na mão é espetacular se jogarmos nos modos normal e profissional onde se exige toda a perícia do jogador. O que não gostei é que parece que os diretores da série juntaram alguns elementos de um jogo anterior como o Resident 4, principalmente na parte da jogabilidade do personagem, além da reciclagem dos inimigos, mais algumas passagens que ficaram mal resolvidas no Code Verônica e disso saiu o Resident 5. Com isso não quero dizer que o jogo é ruim: ele é muito bom, mas se comparado ao Resident 4 que na minha opinião é o melhor de toda a série pela inovação que significou na época e a história monstruosa do Code Verônica, ele sem dúvida perde. Então para resumir o jogo: um grande capítulo da série que perde para Resident 4, já que mantém as fórmulas de jogabilidade que no seu antecessor foram sinônimo de revolução. Aqui são repetições melhoradas. Sobre a história: ela amarra alguma pontas da série sem dúvida, mas o duelo final de Wesker e Chris lembra uma versão última geração de Code Verônica. Pelas monstruosas vendas a Capcom manterá a fórmula. E agora vamos ao debate que opinião todo mundo tem...valeu!!!
 
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Resident Evil 5.Dps de jogar o 4,pensei "quase acertaram.so mudar a jogabilidade,e em pouco tempo estarao falando do jogo mais assustador de todos os tempos".Apesar de o 4 ser(ao lado do 5)o ojgocom mais açao da serie,ele tbm foi o mais "sombrio".1/3 do jogo(que eh na vila,na parte dos regenerators e quando vc joga cm a ashley) tem um certo clima sombrio,algo que raramente houve nos classicos.Caso a camera tivesse continuado a mesma dos classicos,os ganados tivesses sido trocado por zumbis mais espertos(do tipow,que vai lançando acido em vc ate vc estar perto o suficiente para ele te morder),os dr salvadores tivessem sido trocados por hunters evoluidos,e o el gigante tivesse sido feito de forma mais "zumbificada",junto com mais puzzles dificeis,esse jogo poderia ser o mais assustador da serie.Essa foi a ideia que tive de como seria o RE5,mas me decepcionou.So ha 1 ambiente escuro no jogo todo,que é nas minas,mas a trilha sonora parece que foi esquecida naquela parte.Puzzles?alguem precisou de passar mais do que 10 segundos pensando pra jogar RE5?Na parte que tem que refletir a luz,eh mais que obvio o que tem que fazer:girar o ultimo espelho a receber a luz,ate sua luz chegar a outro espelho ou ao alvo.A incapacidade de andar e atirar foi ainda mais notada.A capcom deveria ter notado que,com a adiçao de inimigos mais rapidos,vc poderandar e atirar ao mesmo tempo teria alguma utilidade.Mas,a novidade mais pedida pelos fas,so apareceu nos outbreaks(foi o mais perto de realidade que a capcom chegou).A mudança repentina de cenarios incomodou.Vamos lembrar:
1 - mansao,jardim,cavernas,laboratorio
2 - delegacia,esgoto e laboratorio
3 - ruas,clock tower,hospital,parque e Waste Disposal Facility
CV - Ilha Rockfort,Base na Antartica.
4 - vila,castelo,ilha

o primeiro RE que apresentou varios cenarios foi o outbreak,assim kmo seu sucessor.Mas ele,alem de praticamente todos os cenarios explicarem kmo certo personagem escapou,teve seus "momentos nostalgicos",ao permitir jogar no hospital de RE3 e na delegacia de RE2 e 3.
No 5,ha varios cenarios,mas o jogo poderia mto bem se seguir apenas com 2 ou 3.Nos classicos,o mais interessante,na minha opiniao,n eram os puzzles,mas o simples fato de que,caso vc matasse todos os inimigos do jogo(tecnicamente,existe muniçao para isso)vc ia se ver matando todos os chefes na faca.Entao,para n ficar vazio,vc matava todos os inimigos mais fortes(hunters,lickers,etc),desviava dos cerberus,e matava os zumbis apenas em 2 casos:eek: primeiro eh caso vc esteja num corredor estreito,e o segundo era caso o lugar tivesse coisas pendentes,que te fariam,no futuro,retornar a ele.
A evoluçao dos graficos tbm foi algo que quase exterminou os jogos de terror.Os inimigos davam mais medo pq os graficos eram ruins,a imagem era ruim.Re5 nem deu chace dos graficos atrapalharem o terror - eliminou tudo que pudesse dar medo.
RE5 leva o nome de uma serie de terror,mas eh 1 jogo que mistura terror com açao,falhando miseravelmente em ambos os aspectos.No final das contas,ele so eh 1 jogo divertido,mas longe de ser o melhor do genero.Quer jogo de açao?Vaijogar gears of war 3.Quer jogo de terror?Silent Hill Homecoming,apesar de a serie estar começando a perder o terror,ainda assusta mto.
 

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