Resumo Resumo da Semana Xbox #128 - 11 a 15 de janeiro/21

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
Opa.

A primeira semana do ano passou correndo, já estamos na segunda e começamos a nos mover mais rapidamente em relação a notícias. O Game Pass ainda está retomando o ritmo, e na semana que vem, é bem possível que tenhamos novidades. A novidade da semana, no entanto, ficou por conta do anúncio de que a Machine Games está desenvolvendo um novo jogo de Indiana Jones, uma das franquias mais famosas do cinema e que está há uns 10 anos longe dos videogames. Além disso, a Microsoft vai passar a listar, na Store, as listas de idiomas oferecidos nos jogos (até com tabela dizendo se tem os menus, legendas ou dublagem); a CD Projekt pediu desculpas à comunidade pelo lançamento problemático de Cyberpunk 2077; Gears 5 e Gears Tactics agora possuem suporte ao Tier 2 de VRS; a demo de Little Nightmares 2 está disponível na Microsoft Store; Free Play Days com três jogos liberados até a madrugada de segunda-feira; aquele update semanal do Microsoft Rewards e Xbox Game Pass Quests; os Deals with Gold, com vários jogos indies; os lançamentos desta e da próxima semana; e alguns links de assuntos relacionados a Xbox e videogames no geral.

Boa leitura.

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TORCHLIGHT III DISPONÍVEL NO XBOX GAME PASS E OUTROS NO PC
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Em uma semana mais tranquila para o Xbox Game Pass, não tivemos notícias e somente um jogo foi adicionado ao catálogo do console (outros três entraram para o PC). Vamos lá: Neoverse (PC) é um jogo de cartas com elementos de rogue-like, já estava disponível no console e agora também está no PC; Torchlight III (console) é o grande destaque dessa leva, mais por ser novidade e por estar no console, que é onde fica o grosso dos assinantes, trata-se de um título de ação e RPG, pensa em Diablo, inclusive tem gente que trabalhou na franquia envolvida nessa série; What Remains of Edith Finch (PC) é um walking simulator sensacional, também já estava no console e agora vai para o PC, ele conta uma história bem interessante e tem mecânicas de gameplay que são o seu diferencial; e, por último, YIIK: A Postmodern RPG (PC) é um RPG com um estilo visual diferente mas que segue alguns padrões do gênero, com combate por turnos e tal. O dia de publicação deste resumo (15) também viu os seguintes jogos sendo removidos do catálogo: FTL - Faster Than Light (PC), My Friend Pedro (console/PC), Sword Art Online - Fatal Bullet (console) e Tekken 7 (console), e até o momento, não sabemos quais serão as próximas remoções. Outra coisa que ainda não sabemos são as adições da próxima semana (18 a 22), já que todos os jogos já anunciados são apenas na última semana de janeiro, de 25 a 29 - com direito ao lançamento netx-gen The Medium e a trilogia remasterizada de Yakuza. Pra saber tudo sobre o Xbox Game Pass, o que vai entrar no catálogo, o que vai sair e até pra compartilhar suas percepções sobre os jogos com o pessoal, acesse nossos tópicos oficias do serviço: Xbox Game Pass/console e Xbox Game Pass/PC.

MACHINE GAMES/BETHESDA ESTÃO TRABALHANDO EM UM JOGO DE INDIANA JONES
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No início desta semana, uma notícia curiosa levantou olhares suspeitos: depois de passar anos licenciando para terceiros a produção de jogos com suas franquias, a Disney reviveu o selo de games da antiga LucasArts, agora como Lucasfilms Games, inicialmente para promover os jogos de Star Wars mas também outras franquias clássicas da empresa. E não demorou muito para que outra franquia famosa renascesse das cinzas. Em um tuíte, a Bethesda Softworks (a publisher) informou que a Machine Games (o estúdio sueco que, nesta geração, teve bastante sucesso com a volta de Wolfenstein) está trabalhando em um novo jogo de Indiana Jones, o famoso aventureiro dos cinemas, interpretado por Harrison Ford e que inspirou muito os filmes de aventura e até os jogos do gênero que temos hoje em dia. Segundo a Disney, "o jogo vai apresentar uma história completamente original e independente, ambientada no auge da carreira do famoso explorador". Pelo teaser divulgado pela Bethesda, o jogo poderá se passar em Roma, ou pelo menos passar em algum momento por lá, e a publisher deixa claro que ainda tem um tempo até que eles possam divulgar mais informações sobre o projeto, mas que estão muito felizes em poder compartilhar essa notícia com o público. Para fortalecer o time, Todd Howard vai ser o produtor executivo. Vai ser o primeiro jogo do personagem em mais de 10 anos.

Logicamente, outro assunto que voltou a ser comentado quando fizeram esse anúncio é sobre a relação da Microsoft com o projeto. Como todo mundo lembra, a gigante de Redmond entrou em um acordo para adquirir a ZeniMax/Bethesda por $7,5 bilhões, e pretende consolidar as negociações e poder incorporar a empresa ainda no primeiro semestre deste ano. Muito se comenta, então, se o jogo do Indiana Jones será exclusivo de Xbox, mas no momento, acho mais prudente se abraçar nos fatos, pra não gerar alguma quebra de expectativa depois. Phil Spencer já comentou que, até eles concluírem o negócio, a Microsoft não pode se posicionar acerca das decisões estratégicas e comerciais da Bethesda, sob risco de pesadas multas e até, em última instância, a negativa da instituição que regula esse tipo de movimentação. Outros pontos a serem levados em consideração é que, aparentemente, este projeto está sendo desenvolvido pela ZeniMax/Bethesda em parceria direta com a Disney, podendo assim se tratar de um projeto multiplataforma, semelhante ao que aconteceu com The Outer Worlds, da Obsidian mas publicado pela Private Division - neste caso, a Microsoft chegou a um acordo para ofertar o jogo em seu lançamento no Xbox Game Pass. O negócio é esperar pra ver, deve demorar pra termos novidades sobre o assunto, mas considero realista a possibilidade de que o jogo seja disponibilizado no Xbox Game Pass, a Microsoft pode mexer uns pauzinhos, até pra não ser pega naquelas de "ah, tu disse que os teus jogos de estúdios first party são lançados no Game Pass e esse daí não vai". No fim, quem ganha mesmo somos nós, jogadores. E, com isso, temos o anúncio de mais uma franquia de peso retornando aos videogames - antes dela, lá em novembro, a IO anunciou que está trabalhando em um jogo do 007, desenvolvido e publicado por eles. Aos fãs dos filmes, vamos torcer para que sejam bons jogos também.
(Bethesda)

MICROSOFT STORE PASSA A EXIBIR INFORMAÇÕES DE LOCALIZAÇÃO DE JOGOS
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No resumo da semana passada, compartilhei aqui um artigo do Windows Central contendo alguns pontos de melhoria que a Microsoft poderia caprichar mais em 2021. Alguns dias depois, uma das solicitações começou a ser resolvida: a localização dos jogos na Microsoft Store. Quem joga videogame está bastante acostumado a enfrentar a língua inglesa, que é a base para toda a indústria de entretenimento como padrão, só que isso muitas vezes também é uma barreira pra muita gente, que pode não dominar o idioma ou até preferir jogar em nossa língua nativa, o português. Só que a loja da Microsoft não exibia, de maneira clara, a lista de idiomas suportados, restando aos jogadores procurarem esta informação em outras lojas (como Steam) ou ainda com amigos, em um processo trabalhoso que deveria ser feito jogo a jogo. Pois bem, em uma atualização da Microsoft Store, agora a página do jogo exibe, entre outras informações (como acessibilidade, multiplayer, etc.), a lista de idiomas em que o jogo está disponível. Clicando neste botão, é aberta uma nova página contendo uma tabela que divide os idiomas em três categorias: interface, áudio e legendas. Desta forma, fica bem mais tranquilo descobrir se aquele RPG pesado e cheio de diálogos oferece, pelo menos, uma legenda em português, ou se aquele grande AAA tão aguardado se prestou a fazer uma localização e dublagem em nosso idioma. O Windows Central finaliza indicando que ainda não é possível filtrar os jogos na loja nessas categorias (por exemplo, listar apenas os jogos com dublagem em PT-BR), mas já é um passo na direção correta ao oferecer aos jogadores mais transparência e opções de acessibilidade. Ponto pra Microsoft já na segunda semana do ano.
(Windows Central)

CD PROJEKT PEDE DESCULPAS E APRESENTA ROADMAP DE CYBERPUNK 2077
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Em um vídeo em suas redes sociais, a CD Projekt, através de Marcin Iwiński, pediu desculpas por todo o bafafá que envolveu o lançamento de Cyberpunk 2077 no final do ano passado. Iwiński comenta que a transparência e a ambição de fazer os melhores jogos do mundo foram os pilares do estúdio, e muita gente sentiu essa confiança quebrada com o lançamento de um dos jogos mais esperados da geração. Ele comentou que os desenvolvedores não devem ser culpados, e que todas as decisões foram tomadas por ele e pelos diretores da CD Projekt, então, a responsabilidade é inteiramente deles. Sobre os problemas, a ideia era fazer o melhor jogo possível no PC e depois ir adaptando para os consoles, especialmente da geração passada, algo que não parecia difícil no início, mas que se mostrou bastante desafiador à medida que o tempo avançava, afirmando que acreditavam que iriam conseguir consertar tudo até o lançamento dos consoles, algo que não aconteceu. Além disso, ainda teve a covid no meio, então, boa parte dos processos foram perdidos e dificultados ainda mais. Com tudo isso, o resultado é que lançaram um jogo para o PC e, nos consoles, ele não roda como deveria na geração passada e não vai aproveitar o poder da atual, pelo menos, até o segundo semestre de 2021. Isso porque, com tantos problemas, a CD Projekt RED também alterou o cronograma de novidades para o jogo.

A intenção era fazer igual The Witcher 3, lançar o jogo e, já nos primeiros meses, começar a lançar conteúdos extras gratuitos para melhorar a experiência. Mas a gente sabe que a realidade não vai permitir isso: três updates consertando bugs já foram lançados, e eles pretendem lançar outros dois updates de performance, o primeiro nos próximos 10 dias e o segundo nas próximas semanas. Com isso, os DLCs extras ficam pra depois, assim como o update gratuito para aproveitar o poder do Series X|S, que agora, vai ser lançado só no segundo semestre de 2021. Pra quem comprou e está se divertindo, ótimo; pra quem teve problemas, nos próximos meses, é pra eles serem resolvidos. Eu vou esperar pacientemente pelo patch next-gen pra jogar, seja lá quando isso venha a acontecer.
(Twitter Cyberpunk 2077)

TORNANDO GEARS 5 COMPATÍVEL COM O VRS (VARIABLE RATE SHADING) TIER 2
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Quando falamos em primor técnico, o grande destaque da Xbox Game Studios é a The Coalition. Desde que passou a trabalhar com a franquia Gears of War, a equipe sempre conseguiu alcançar resultados técnicos espetaculares, seja em gráficos, som, performance - basicamente, qualquer tecnologia que eles botam a mão, os caras dominam. Isso ficou bem claro com o mais recente DLC de Gears 5, Hivebusters, uma campanha de mais ou menos 3h de duração e que é o título exclusivo first party mais bonito do Xbox Series X até o momento. Mas a The Coalition não descansa em serviço e está aprofundando ainda mais as tecnologias em Gears 5 e Gears Tactics com o Tier 2 VRS (Variable Rate Shading) nesses jogos. Basicamente, o VRS permite aumentar o desempenho e a qualidade de renderização, variando a taxa de sombreamento para diferentes regiões de cada quadro. Em miúdos: possibilitar à GPU usar quantidades diferentes de processamento no mesmo frame, com mais poder em partes complexas e menos em coisas simples. Disponível em todos os dispositivos com suporte ao DirectX 12 Ultimate (incluindo aí o Series X|S), os ganhos de performance alcançam 14% em Gears 5 e Gears Tactics, segundo Chris Wallis, Engenheiro de Software Senior na Coalition, sem impacto perceptível na qualidade das imagens. A principal diferença entre as tiers 1 e 2 do VRS é o nível de granularidade: na 1, é possível especificar uma taxa de sombreamento para o quadro inteiro; na 2, dá pra especificar essa taxa de sombreamento em diferentes espaços de cada frame.

A imagem acima é do DLC Hivebusters e mostra o nível 2 (não sei se a tradução exata de "tier" nesse sentido é "nível", mas me parece mais fácil de entender assim) do VRS em ação, com os filtros de detecção que localizam áreas com pouca frequência de detalhes, onde é possível reduzir um pouco a taxa de sombreamento, como em situações com menos visibilidade devido a pouca iluminação, oclusão por conta de névoa/fumaça ou partículas translúcidas mais densas. Além disso, Gears 5 e Gears Tactics utilizam o DRS (Dynamic Resolution Scaling) pra assegurar que eles consigam manter taxas de 60 fps no gameplay e campanha: o que o DRS faz é, basicamente, perceber quando o processamento está quase no talo para renderizar o próximo frame em uma resolução um pouquinho mais baixa, pra economizar recursos e garantir que a taxa de frames não seja alterada. E isso não interfere na qualidade final das imagens, já que eles utilizam o upscaling temporal da Unreal Engine para realizar o pós-processamento na resolução máxima - mesmo que o DRS diminua antes. O texto apresenta mais detalhes e é bastante técnico, vou me reservar o direito de parar por aqui pra não falar bobagem (mais informações, imagens e tabelas no link abaixo). Mas o que a gente tira disso é que a Coalition continua sendo um dos principais exemplos da indústria quando falamos de competência técnica, desenvolvendo e utilizando sempre as melhores tecnologias para criar jogos ainda melhores pra gente.
(DirectX Developer Blog)

DEMO DE LITTLE NIGHTMARES 2 DISPONÍVEL NA MICROSOFT STORE
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Normalmente, não faria esse tipo de publicação por parecer mais PR do que notícia em si, tipo como se a Bandai Namco estivesse patrocinando este que vos fala com uma cópia de Little Nightmares 2 pra promover o jogo (não está, mas poderia, haha). Mas achei legal por dois motivos: primeiro, Little Nightmares está em alta no Xbox atualmente por fazer parte do Games with Gold até o final de janeiro, então, tem muita gente jogando, conhecendo e se interessando pelo jogo. Tinha comprado a edição completa há algum tempo e ia sempre deixando, deixando, aí a promoção do Microsoft Rewards de 10.000G = 10.000 pontos foi o empurrão que faltava pra jogar ele (consegui 2.000G, inclusive, só não fiz uma de 200G mas aí tinha que terminar o jogo (campanha principal) em 1h e sem morrer, loucura isso. E me surpreendi bastante com ele, tanto pela atmosfera que já parecia interessante só de ver, como também pela jogabilidade bem redondinha, é um jogo bastante caprichado no sentido técnico. O segundo ponto é que temos uma demo, uma demonstração jogável da sequência, algo que era bastante comum lá no Xbox 360, por exemplo, mas que desde então tem sido cada vez mais escasso - o que, do ponto de vista do consumidor, é bem ruim, já que não podemos nem experimentar uma parte do jogo antes de desembolsar uma grana para comprá-lo, dependendo apenas das opiniões de terceiros. Sendo assim, a gente faz o download, joga e vê com nossos próprios olhos. A demo pode ser baixada aqui neste link e é bem curtinha, em coisa de 15-20 minutos dá pra terminar, mas logo de cara, dá pra ver que o investimento aqui aumentou: o jogo está ainda mais bonito e com mais profundidade no cenário, com mecânicas de gameplay que exploram esse campo de movimento. Em um jogo 2D, normalmente nos movemos da esquerda para a direita, mesmo em títulos mais recentes, como Inside; em Little Nightmares 2, a profundidade do cenário é maior, então, dá pra ir para o fundo pegar um objeto, subir em um barranco, escalar um tronco, etc. Um diferencial da sequência é que, além de Six, teremos outro personagem principal, Mono (que tem um daqueles sacos de papel na cabeça), e, com dois personagens, os puzzles também necessitam de cooperação para serem resolvidos por você e a IA. O jogo será lançado no dia 11 de fevereiro para Xbox One e Series X|S, e ainda em 2021, receberá otimizações para aproveitar toda a performance dos consoles da nova geração. Little Nightmares 2 também tem suporte ao Smart Delivery, então, comprando o jogo e jogando no One, dá pra continuar no mesmo save no Series X|S (ou vice-versa) sem problemas.
(Xbox Wire)

FREE PLAY DAYS - DRAGON BALL FIGHTERZ, STAR WARS: SQUADRONS E YOOKA-LAYLEE
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Assinantes Xbox Live Gold e Xbox Game Pass Ultimate (que inclui a Xbox Live Gold) podem jogar três jogos sem custo adicional até a madrugada de segunda-feira, 18 de janeiro. Dragon Ball Fighter Z é uma excelente pedida não apenas para os fãs de Goku e companhia, mas também para os amantes de jogos de luta como um todo, afinal, é um dos melhores títulos do gênero que surgiram nesta geração. Star Wars: Squadrons é um jogo de navinha ambientado no universo clássico de Star Wars como há muito não se via, contando tanto com uma campanha single player como também com grandiosas batalhas multiplayer. Por fim, Yooka-Laylee foi o primeiro jogo da Playtonic, empresa fundada no Reino Unido por muitos ex-funcionários da Rare, é um jogo de plataforma 3D bastante inspirado no design de Banjo-Kazooie. Para fazer o download, é só procurar pelos jogos na Microsoft Store e mandar instalar, clicar nos links dos nomes acima ou, ainda, clicar no banner que estará na home (talvez) do Xbox One e Series X|S. Boa jogatina.
(FONTE)

MICROSOFT REWARDS E XBOX GAME PASS QUESTS - UPDATE SEMANAL
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As atividades desta semana já estão disponíveis e, mesmo que você não tenha feito nenhuma até o momento desta publicação, ainda dá tempo - porque tem uma do Microsoft Rewards que precisa abrir o aplicativo em três dias diferentes, então, sexta, sábado e domingo, de boa. De resto, são atividades bem padrão, leva mais tempo pra fazer o download dos jogos do que fazendo a atividade em si. Ah, e lembrem-se: a promoção de 10.000G que viram 10.000 pontos no Microsoft Rewards (1 ponto a cada 1G) vai até a próxima quarta-feira, 20 de janeiro. Quem quiser empilhar pontos, é bom dar aquele gás nessa reta final. Pra saber mais sobre o Microsoft Rewards e Xbox Game Pass Quests, conferir todas as atividades disponíveis agora, temos um tópico completo com todas as informações aqui no PXB.

Xbox Game Pass Quests | semanais
  • Plants vs. Zombies - Battle for Neighborville (50 pontos) - Prepare-se para arrasar em Plants vs. Zombies - Battle for Neighborville.
  • Cities Skylines (50 pontos) - Passe 50 dias em Cities Skylines.
  • Ganhe uma uma conquista no Xbox Game Pass (10 pontos) - Desbloquear uma conquista em um jogo do catálogo do Xbox Game Pass.
  • Conclua quatro solicitações diárias (10 pontos) – Fazer quatro daquelas solicitações diárias: jogar um jogo do Xbox Game Pass e logar no app do Xbox Game Pass.
  • Conquiste mais pontos (10 pontos) – Desbloquear três conquistas ou jogar três jogos diferentes do Xbox Game Pass, moleza.
Microsoft Rewards | semanais
  • Confira o jogo em destaque (10 pontos) - Só clicar no card de Override 2: Super Mech League
  • Inicializador de Aplicativos (40 pontos) - Abrir o aplicativo do Microsoft Rewards (console) em três dias diferentes
  • Faça buscas no Bing (50 pontos) - Fazer 50 buscas no Bing, pode ser no PC mesmo.

DEALS WITH GOLD COM VÁRIOS JOGOS INDEPENDENTES
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Pra quem curte jogos independentes ou cavocar pra encontrar aquelas pérolas perdidas, o Deals with Gold desta semana é um prato cheio. Isso porque boa parte dos mais de 60 jogos em oferta são indies mais fora do radar, digamos assim, jogos que se aproveitam muito desse tipo de promoção pra ganhar alguns minutos de atenção. Tem jogos maiores e mais conhecidos também, mas nem me arrisco a falar de destaques aí porque a esmagadora maioria eu não conheço. Mas recomendo tirar alguns minutos pra ver jogo a jogo e dar uma olhadinha pra ver se te interessa. E tem o remaster daquele jogo de corrida de Star Wars: Episódio 1 também.
(PXB)

LANÇAMENTOS DESTA SEMANA (11 A 15/JAN)

LANÇAMENTOS DA PRÓXIMA SEMANA (18 A 22/JAN)
Terça, 19
  • Tauronos (16 Bit Nights/Cavalie.ro/Restless Corp) - R$ 25,95
Quarta, 20
  • Balancelot
  • Hitman 3 (IO Interactive) - A partir de R$ 249,95
  • Marble Duel (HeroCraft) - R$ 36,95
  • Teratopia (Ravegan S.A./Eastasiasoft Limited)
Quinta, 21
Sexta, 22

LINKS RECOMENDADOS
  • Capcom vai promover o Resident Evil Showcase em 21 de janeiro - Na próxima quinta-feira, 21, às 19h, a Capcom vai fazer uma transmissão especial pra falar de Resident Evil Village, incluindo um novo trailer, o primeiro gameplay e outras novidades sobre a franquia (tem gente acreditando em ports de antigos clássicos da empresa). | Capcom Europe
  • Collectibles - How To Make Chores Fun In Games [vídeo] - Colecionáveis em um jogo, às vezes, podem ser um pé no saco, algo sem sentido que tá lá só pra inflar os objetivos de um jogo. Mas com a motivação e as ferramentas certas, é possível torná-los recompensadores e dignos do nosso tempo. | Design Doc
  • Fatal Falls, novo DLC de Dead Cells, ganha data de lançamento - A Motion Twin anunciou que o novo DLC de Dead Cells (Xbox Game Pass) chegará em 26 de janeiro, com duas novas localidades e um novo chefe. Este DLC será pago. Além disso, também vão lançar um update gratuito, com novas armas e skins para o personagem. | Xbox Power
  • Hogwarts Legacy adiado para 2022 - Não demorou muito e 2021 fez sua primeira vítima nos videogames. Hogwarts Legacy, uma das apresentações que mais chamou a atenção no ano passado, e que deveria sair este ano, foi adiado para o próximo. Em um rápido comunicado, a equipe se reservou a dizer que estão dando mais tempo para o desenvolvimento, para resultar na melhor experiência possível. Paciência. | Twitter Hogwarts Legacy
  • Lucasfilm Games' New Partnerships Mean the Galaxy's the Limit - Depois de Indiana Jones + Machine Games/Bethesda, outra franquia da Lucasfilm Games vai ter um jogo novo: Star Wars. A responsabilidade será da Massive Entertainment/Ubisoft, conhecida pela criação dos sucessos Tom Clancy's The Division 1 e 2, mas o desenvolvimento está bem no início. Julian Gerighty, diretor de The Crew e The Division 2, será o diretor criativo deste novo jogo. Pra quem quiser saber mais sobre o ressurgimento da Lucasfilm Games como um todo, cliquem no link. | Wired
  • Os Jogos Mais Esperados de 2021 [vídeo] - Assim como vídeos de "melhores do ano", esses de expectativas são bons para nos lembrar de jogos que estão por sair e, principalmente, daqueles desconhecidos. | Nautilus
  • Modo Zombies de Call of Duty Black Ops: Cold War liberado até 21 de janeiro - Até quinta-feira que vem, 21, o modo Zombies de Call of Duty: Black Ops - Cold War estará liberado gratuitamente. O download pode ser feito por um dos seguintes links: Xbox One e Xbox Series X|S, são arquivos diferentes dependendo da plataforma. | Call of Duty
  • PSA: Here's a long ass list of upcoming indie games to have on your radar - Mais ou menos como o vídeo acima, mas para jogos independentes. Também uma excelente forma de conhecer novos jogos, muitos deles chegando ao Xbox, alguns até no Game Pass tipo Backbone (não anunciado oficialmente, mas apareceu em um vídeo do serviço já). O legal é que essa lista está dividida por gêneros, facilitando caso alguém queira procurar algum tipo de jogo específico. | ResetEra
  • Samurai Shodown receberá otimização gratuita no Series X|S em 16 de março + trailer [vídeo] - Se você possui Samurai Shodown no Xbox One e tem um Series X|S, poderá jogá-lo de um jeito ainda melhor nos novos consoles, pois uma versão otimizada (com suporte ao Smart Delivery e até 120 fps) será lançada em 16 de março. | SNK
  • Sea of Thieves Gold + Glory Weekend - Até segunda-feira, 18, às 21h, estará rolando um evento especial em Sea of Thieves onde os jogadores receberão o dobro de Gold e Glory. Uma boa oportunidade pra dar uma turbinada nas recompensas. | Sea of Thieves
  • Star Wars Jedi: Fallen Order recebe melhorias no Series X|S - Depois que o EA Play entrou no Game Pass, muita gente colocou na lista pra jogar, especialmente no Series X|S. Agora, a EA lançou uma atualização de melhoria de performance, com taxa de quadros para 60 fps. O Series X ainda recebeu otimizações dos modos desempenho (60 fps e resolução dinâmica 1440p - 1080p) e qualidade (pós-processamento em 4K e resolução dinâmica 1512p - 2160p). Mais informações no link. | EA

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Por hoje, é isso aí, pessoal. Tenham todos um excelente final de semana, divirtam-se bastante na Xbox Live (lembrem dos 10.000G = 10.000 pontos no Rewards, termina no dia 20 - estou em pouco menos de 5k já) e até semana que vem.

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Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,402
Ribeirão Preto
TORNANDO GEARS 5 COMPATÍVEL COM O VRS (VARIABLE RATE SHADING) TIER 2
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Quando falamos em primor técnico, o grande destaque da Xbox Game Studios é a The Coalition. Desde que passou a trabalhar com a franquia Gears of War, a equipe sempre conseguiu alcançar resultados técnicos espetaculares, seja em gráficos, som, performance - basicamente, qualquer tecnologia que eles botam a mão, os caras dominam. Isso ficou bem claro com o mais recente DLC de Gears 5, Hivebusters, uma campanha de mais ou menos 3h de duração e que é o título exclusivo first party mais bonito do Xbox Series X até o momento. Mas a The Coalition não descansa em serviço e está aprofundando ainda mais as tecnologias em Gears 5 e Gears Tactics com o Tier 2 VRS (Variable Rate Shading) nesses jogos. Basicamente, o VRS permite aumentar o desempenho e a qualidade de renderização, variando a taxa de sombreamento para diferentes regiões de cada quadro. Em miúdos: possibilitar à GPU usar quantidades diferentes de processamento no mesmo frame, com mais poder em partes complexas e menos em coisas simples. Disponível em todos os dispositivos com suporte ao DirectX 12 Ultimate (incluindo aí o Series X|S), os ganhos de performance alcançam 14% em Gears 5 e Gears Tactics, segundo Chris Wallis, Engenheiro de Software Senior na Coalition, sem impacto perceptível na qualidade das imagens. A principal diferença entre as tiers 1 e 2 do VRS é o nível de granularidade: na 1, é possível especificar uma taxa de sombreamento para o quadro inteiro; na 2, dá pra especificar essa taxa de sombreamento em diferentes espaços de cada frame.

A imagem acima é do DLC Hivebusters e mostra o nível 2 (não sei se a tradução exata de "tier" nesse sentido é "nível", mas me parece mais fácil de entender assim) do VRS em ação, com os filtros de detecção que localizam áreas com pouca frequência de detalhes, onde é possível reduzir um pouco a taxa de sombreamento, como em situações com menos visibilidade devido a pouca iluminação, oclusão por conta de névoa/fumaça ou partículas translúcidas mais densas. Além disso, Gears 5 e Gears Tactics utilizam o DRS (Dynamic Resolution Scaling) pra assegurar que eles consigam manter taxas de 60 fps no gameplay e campanha: o que o DRS faz é, basicamente, perceber quando o processamento está quase no talo para renderizar o próximo frame em uma resolução um pouquinho mais baixa, pra economizar recursos e garantir que a taxa de frames não seja alterada. E isso não interfere na qualidade final das imagens, já que eles utilizam o upscaling temporal da Unreal Engine para realizar o pós-processamento na resolução máxima - mesmo que o DRS diminua antes. O texto apresenta mais detalhes e é bastante técnico, vou me reservar o direito de parar por aqui pra não falar bobagem (mais informações, imagens e tabelas no link abaixo). Mas o que a gente tira disso é que a Coalition continua sendo um dos principais exemplos da indústria quando falamos de competência técnica, desenvolvendo e utilizando sempre as melhores tecnologias para criar jogos ainda melhores pra gente.
(DirectX Developer Blog)
Gears 4 me deixou com uma impressão não muito boa da The Coalition na época. JD era o oposto de Marcus Fenix e o início do jogo era tão chato que fez muita gente dropar. Mesmo assim, Gears 5 conseguiu me surpreender positivamente (principalmente o Ato II). A partir daí, comecei a ter mais boa vontade com o estúdio e então percebi como eles têm evoluído na parte técnica. Analisando apenas por este aspecto, é claramente o melhor estúdio da Microsoft hoje. Além disso, parece que a saída do Rod Fergusson não afetou a equipe. Bom demais!

Mudando de assunto, vou finalizar com uma contribuição de link recomendado. Aproveitando que jogos de luta estão aparecendo novamente na mídia, com Injustice 2 no Game Pass, teaser de KoF XV e Samsho recebendo update 120 FPS, deixo um vídeo bem legal com informações básicas sobre jogos de luta em geral e até sobre campeonatos, com ótima didática e fácil até para iniciantes no gênero.

 

HSR

15 anos de Xbox e PXB
PXB Gold
Outubro 31, 2014
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Campo Grande - MS
Então, fui na loja ver sobre os idiomas de alguns jogos para conferir a novidade pelo menos aqui ainda está no formato antigo e muitos jogos sem informação de idiomas. Achei que já estava valendo.
 

ronabs

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Gears 4 me deixou com uma impressão não muito boa da The Coalition na época. JD era o oposto de Marcus Fenix e o início do jogo era tão chato que fez muita gente dropar. Mesmo assim, Gears 5 conseguiu me surpreender positivamente (principalmente o Ato II). A partir daí, comecei a ter mais boa vontade com o estúdio e então percebi como eles têm evoluído na parte técnica. Analisando apenas por este aspecto, é claramente o melhor estúdio da Microsoft hoje. Além disso, parece que a saída do Rod Fergusson não afetou a equipe. Bom demais!
Uma coisa boa sobre a Coalition é que eles também são eficientes. Desde 2015, lançaram três jogos solo, desenvolvendo outros dois junto a outros estúdios (com estes tocando o barco e a Coalition de suporte) e uma expansão que é, provavelmente, o grande destaque técnico do Series X até o momento. Fora os novos conteúdos e atualizações constantes para o multiplayer dos jogos.

  • Gears of War: Ultimate Edition
  • Gears of War 4
  • Gears 5
  • Gears Tactics (em parceria com a Splash Damage)
  • Gears POP (em parceria com a Mediatonic)
  • Gears 5: Hivebusters
 
Última edição:
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Reações: CaioNF e Edu Barros

ronabs

opa
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Novembro 8, 2010
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Então, fui na loja ver sobre os idiomas de alguns jogos para conferir a novidade pelo menos aqui ainda está no formato antigo e muitos jogos sem informação de idiomas. Achei que já estava valendo.
Até está, mas não são todos os jogos que possuem essas informações. Gears 5 tem, por exemplo.

Quer dizer, talvez por eu ser de um dos níveis dos Preview lá tenha chegado antes, não sei agora.
 

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