Resumo Resumo da Semana Xbox #144 - 3 a 7 de maio

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
Oi, pessoal.

Como estão? Esta semana foi até tranquila para os padrões que a gente acompanha, talvez é a calmaria antes da tempestade que vai ser a E3 daqui a uns 30 dias. Mas isso não quer dizer que coisas interessantes não aconteceram:
  • Dragon Quest Builders 2 e FIFA 21 (EA Play) no Game Pass;
  • FPS Boost com 74 novos jogos, totalizando 97;
  • Processo Apple x Epic soltando informações relevantes da Microsoft;
  • Sarah Bond (CVP da recém criada GEO) falando sobre a democratização do desenvolvimento de jogos;
  • Minecraft Dungeons com cloud-save, finalmente;
  • Resident Evil Village lançado, uma boa amostra do poder do Xbox Series X|S;
  • Free Play Days com Hunting Simulator 2 e Peaky Blinders: Mastermind;
  • Atualização mensal do Microsoft Rewards e Xbox Game Pass Quests, vale dar uma olhada com atenção;
  • Deals with Gold com saldões de add-ons e da 505 Games;
  • Lançamentos desta e da próxima semana;
  • Links recomendados sobre assuntos de Xbox e games no geral.

Boa leitura.

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DRAGON QUEST BUILDERS 2 E OUTROS DISPONÍVEIS NO XBOX GAME PASS
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Nesta semana que passou, tivemos quatro grandes adições ao catálogo do serviço. Dragon Quest Builders 2 (console/PC, já disponível) mistura os tradicionais elementos de RPG da franquia Dragon Quest com Minecraft, construção de coisas, coleta de recursos em uma combinação que tem agradado muita gente pelos quatro cantos do mundo; FIFA 21 (console/PC, já disponível via EA Play) dispensa apresentações, é o maior jogo de futebol do mundo, amado por todo o Brasil e que chega ao EA Play e, consequentemente, também liberado aos assinantes Xbox Game Pass Ultimate; Outlast 2 (console/PC, já disponível) segue a fórmula de horror psicológico em primeira pessoa que fez sucesso com o jogo original (e com vários outros jogos da segunda metade da década passada pra cá), ideal pra quem quiser preparar o coração pra Resident Evil Village; e, por fim, Steep (console, já disponível) é aquele jogo de esportes na neve da Ubisoft, com uma montanha inteirinha para explorar e competir com pessoas de todo o mundo nos modos multiplayer. Já para a próxima semana, teremos as seguintes adições, todas no dia 13 de maio: Final Fantasy X/X-2 HD Remaster (console/PC), Just Cause 4: Reloaded (console/PC/cloud), Psychonauts (console/PC/cloud), Red Dead Online (console/cloud), Remnant: From the Ashes (PC). A adição de Psychonauts me deixa feliz não só por ser um jogo que gosto bastante, mas principalmente porque a sequência já está chegando em breve e muita gente não jogou o primeiro, era até uma falta sentida no catálogo do Xbox Game Pass já que o jogo é da Microsoft mesmo, pelo visto estavam esperando chegar mais perto da data de lançamento pra colocar ele. Por outro lado, temos também as seguintes remoções para o dia 15 de maio: Alan Wake (console/PC), Battlefleet Gothic: Armada 2 (PC), Dungeon of the Endless (console/PC/cloud), Final Fantasy IX (console/PC), Hotline Miami (PC) e Plebby Quest: The Crusades (PC). Então, já sabe, se tinha planos de jogar algum deles, a hora é agora. Ainda nesta semana, também foi anunciado que Conan Exiles vai entrar no Xbox Game Pass, porém sem data definida. Pra quem quiser saber mais sobre o Xbox Game Pass, como o programa funciona, os jogos disponíveis, quem entra, quem sai, temos dois tópicos aqui no PXB (Xbox Game Pass/console e Xbox Game Pass/PC) com todas as informações sobre os serviços.

74 NOVOS JOGOS APROVEITAM A TECNOLOGIA DO FPS BOOST NO XBOX SERIES X|S
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Na segunda-feira, a Microsoft anunciou que mais 74 jogos têm suporte ao FPS Boost, a tecnologia da empresa que duplica e até quadruplica (em alguns casos) a taxa de frames por segundo dos jogos no Xbox Series X|S. Por exemplo: um jogo que rodava a 30 fps no Xbox One agora passa a rodar a 60 fps no Series X|S. Gratuito, sem cobrar nada mais por isso. Com estas novas adições, a lista de jogos suportados chega a 97, incluindo 42 jogos com suporte a 120 fps no Series X e 31 no Series S, além de outros 53 com, pelo menos, 60 fps no Series X|S. Entre os principais jogos adicionados nesta leva, estão Alien Isolation (60 fps X|S), Assassin's Creed Unity (60 fps X|S), Deus Ex: Mankind Divided (60 fps X|S), Dishonored Death of the Outsider (60 fps X|S), Dragon Age Inquisition (60 fps X|S), Dying Light (60 fps X), Far Cry 5, New Dawn e Primal (60 fps X|S), Gears of War 4 (60 fps X|S), Halo Wars 2 (60 fps X|S), Hollow Knight Voidheart Edition (120 fps X|S), Mad Max (120 fps X, 60 fps S), ReCore (60 fps X|S), Shadow of the Tomb Raider Definitive Edition (60 fps X|S), The Evil Within 2 (60 fps X|S), Two Point Hospital (60 fps X|S), Wasteland 3 (60 fps X|S) e Yakuza 6: The Song of Life (60 fps X|S). Uma coisa que é importante lembrar: em alguns casos, o FPS Boost diminui um pouquinho a resolução ou outros aspectos dos jogos para chegar nos 60 fps ou 120 fps e, por isso, ele é uma funcionalidade opcional. Caso você prefira jogar no formato original do jogo, é só entrar nas configurações do mesmo (apertar o botão Start e ir em "gerenciar jogo" e acessar as opções de compatibilidade, lá fica o Auto HDR também). Pra conferir a lista completa de jogos disponíveis, é só clicar no link abaixo.
(Major Nelson)

PROCESSO APPLE X EPIC APRESENTA MUITOS DADOS SOBRE A MICROSOFT
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Já tem algum tempo que Epic (dona de Fortnite) e Apple não se bicam, muito porque a Epic quer ampliar seu poder de atuação e de barganha mas enfrenta um posicionamento mais conservador da empresa da maçã, processando essa última sobre valores perdidos em transações de Fortnite no sistema iOs - a Apple fica com 30% de todos os conteúdos vendidos em sua loja, algo até padrão na indústria. Com o processo andando e tomando outras proporções, empresas como Microsoft, Sony, Nintendo e Tencent foram colocadas no meio da bagunça e tiveram dados sigilosos revelados, como provas apresentadas durante o processo, além de depoimentos ao juiz. Um desses documentos, por exemplo, é uma troca de e-mails entre Phil Spencer e Tim Sweeney (Epic) onde este solicita urgência a Microsoft para liberar o multiplayer gratuito de jogos f2p na Xbox Live antes do lançamento da nova temporada de Fortnite (o e-mail é de 05/08/2020 e a temporada foi lançada em 27/08/2020). Neste mesmo e-mail, Spencer comenta que já naquela época, os planos de tornar o multiplayer de jogos f2p gratuito já estavam progredindo (essa funcionalidade foi anunciada recentemente, depois de uma tentativa frustrada de aumentar o preço cobrado pela Xbox Live em 100% praticamente). Teve também alguns números confidenciais da Microsoft apresentados, com os dados da Microsoft editados pra não aparecer (foram feitos pela própria Microsoft), mas que mostram valores estimados de receitas de diversas empresas concorrentes, como Tencent, Google, Apple, Sony, Nintendo, além de grandes publishers. Em um dos documentos, inclusive, aparece que o lucro do Xbox com software/serviços em 2019 foi de $2,2 bilhões; em depoimentos, Lori Wright (head de desenvolvimento de negócios de Xbox) comentou que eles nunca venderam um console Xbox com lucro, sempre com prejuízo (falando do hardware em si - e não é nada surpreendente, é quase uma regra da indústria vender hardware com perdas e ganhar no software). Depois disso, a Microsoft até foi rápida em abafar o fogo que poderia ser criado a partir daí, afirmando que "a divisão de jogos é lucrativa e de alto crescimento para a Microsoft. O modelo de negócios de consoles é, tradicionalmente, com hardwares subsidiados. as empresas vendem consoles com prejuízos para atrair novos clientes. Os lucros são gerados nas vendas de jogos e assinaturas de serviços on-line".

Mas a parte mais interessante dessas informações que se tornaram públicas (entre tantas outras, como a Sony cobrando a Epic para que ela compensasse valores que a Sony poderia perder com a abertura do cross-play em Fortnite - algo que a Epic chegou a fazer), é que Phil Spencer afirma que, na época, agosto do ano passado, eles ainda não tinham desistido da ideia de levar o xCloud a outros consoles. É literalmente "outros consoles", não "outras plataformas", que poderia ser interpretado como mobile, por exemplo, o que deixa aberto o caminho para que, talvez, o streaming de jogos da Microsoft, que atualmente consiste no catálogo do Xbox Game Pass, possa aparecer em um Nintendo Switch ou PlayStation 4-5 da vida. Inclusive, existem rumores de que algo possa acontecer nesse sentido no Switch, muito por conta do aparelho aparecer bastante em transmissões recentes nas prateleiras de Phil Spencer e Sarah Bond. É algo difícil, colocar o Game Pass no Switch representaria uma perda de dinheiro grande para a Nintendo, já que usuários poderiam jogar jogos do catálogo ao invés de jogar os jogos nativos do sistema, sejam os jogos do catálogo disponíveis no próprio Switch (perdendo vendas efetivas) ou não.
(The Verge, Windows Central, ZhugeEX)

SARAH BOND - DEMOCRATIZAR O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS É IMPORTANTE PARA A SOCIEDADE
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A divisão de jogos da Microsoft sempre pareceu dividida em duas entidades: uma é o que a gente vê aqui todo dia, com Xbox, PC, Halo, Age of Empires, Game Pass, Forza e todas as franquias que curtimos; a outra é a parte de negócios, com Azure, Havok, DirectX, Game Stack, as ferramentas que os desenvolvedores utilizam para criar os jogos que gostamos. Essa divisão, porém, é cada vez menor graças a criação da Game Creator Experience and Ecosystem, uma nova organização dentro da Microsoft, da qual Sarah Bond é Vice-presidente Corporativa. Para ela, "quando formamos a Gaming Ecosystem, foi a realização do que está acontecendo com os videogames, e como a nuvem está democratizando o desenvolvimento de jogos e o ato de jogar... que precisávamos trazer as duas coisas para o mesmo lugar, porque tem muita sinergia e valor entre elas". A GEO é uma divisão criada pra ajudar os desenvolvedores em toda a sua jornada, desde criar o jogo em si até o seu lançamento e além: começando com as ferramentas (Visual Studios, DirectX, Havok), passando por elementos de nuvem (Azure e Playfab) até a distribuição final no console, PC ou xCloud. E o movimento é importante porque, apesar de empresas como Activision, EA e Epic estarem fazendo muita coisa com tecnologias em nuvem, cross-play, entre outros, essas funcionalidades pareciam inalcançáveis aos desenvolvedores independentes. Se o Xbox fala sério sobre jogar jogos em diferentes dispositivos e alcançar novas audiências ao longo do mundo com seus serviços, também é preciso fazer com que todos os desenvolvedores se envolvam, não apenas os tubarões.

Sarah diz que "o que as pessoas querem é jogar qualquer jogo com qualquer um no dispositivo que elas possuírem. Mas não é como a indústria funciona hoje. Existem muitas restrições em relação a isso, seja com plataformas, restrições técnicas, restrições de comando/controle. [...] Não é como se isso tudo fosse mudar porque mudamos nossas políticas; não, a maneira com que os jogos são feitos precisa mudar. Um jogo precisa ser capaz de acessar a nuvem e saber, dinamicamente, se ele consegue rodar ou não neste ambiente. [...] Um jogo precisa ser feito com cross-save, progresso e direitos de compra compartilhados, para que as pessoas possam variar entre diferentes dispositivos". Isso é muito verdade quando percebemos que os maiores jogos do mundo conseguem fazer essa transição de forma simples, como Minecraft, Fortnite, PUBG, Call of Duty, mesmo que eles ainda estejam construindo versões diferentes pra cada plataforma, compatíveis entre si. E todos são grandes, com muito dinheiro envolvido. Essa é a ideia por trás do recém lançado ID@Azure, uma extensão do ID@Xbox que torna as tecnologias em nuvem da Microsoft acessíveis e com preço justo para desenvolvedores independentes. E o melhor: mostrando que democratizar é para todos, os desenvolvedores podem utilizar essas ferramentas com qualquer engine, e lançar em qualquer plataforma, seja Xbox, PC, PlayStation, Switch, Android, iOs.E Bond finaliza dizendo que "não é como se a pandemia causou a criação do GEO. O poder de conectar pessoas para criar uma experiência social e compartilhada sempre foi algo que reconhecemos que seria mais importante ao longo do tempo. Mas assim como a pandemia acelerou a transformação digital, eu acredito que também acelerou a percepção sobre videogames e o que isso significa como um meio de mídia e um meio de conexão social".
(Games Industry)

MINECRAFT DUNGEONS PASSA A TER CLOUD-SAVE EM DIFERENTES PLATAFORMAS
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A Microsoft é dona da Mojang, mas parece que a Mojang atua meio diferente dos outros estúdios, tendo em Minecraft Dungeons um exemplo bem atípico para os jogos recentes da Microsoft, como não ser um jogo Play Anywhere (sem cross-save ou progressão), não foi lançado no Steam. Mas o primeiro desses pontos começou a ser corrigido, em partes: nesta semana, Minecraft Dungeons adicionou a funcionalidade de cloud saves ao jogo, permitindo que o nosso progresso seja carregado independente da plataforma onde estivermos (e esse jogo foi lançado em várias). A novidade é bem-vinda principalmente pra quem tem um console Xbox e também um PC, já que agora, o progresso e personagens de ambas as plataformas passa a ser compartilhado. Mas aquela parte ali da Mojang ter uma estrutura separada é válida aqui também, um ponto negativo aos que estão acostumados com as facilidades do Smart Delivery. Para que os personagens e saves sejam compartilhados, tem um trabalho manual envolvido, tendo que ir até a tela de seleção de personagens, escolher o nosso herói e fazer o upload para a nuvem (feito isso, ele poderá ser acessado de qualquer plataforma) (itens cosméticos comprados em uma plataforma não estão disponíveis nas plataformas onde a compra não foi feita - se comprei um DLC no Xbox, ele não estará disponível no PC); para fazer o download dos personagens, é só ir na mesma tela de seleção de personagens e escolher a opção "baixar herói". Mas atenção: os heróis não são sincronizados automaticamente com a nuvem, então, se estou jogando no Xbox Series X e quero jogar no PC, eu preciso 1) fazer o upload do personagem no console e 2) fazer o download do personagem no PC; caso queira continuar jogando no Xbox, mantendo o progresso, é preciso 1) fazer o upload do personagem no PC e 2) fazer o download do personagem no console. Além disso, como dito acima, DLCs não são compartilhados entre plataformas (tanto missões como cosméticos) e é possível guardar até 20 heróis ao mesmo tempo. Uma boa notícia, poderia ser melhor mas já é alguma coisa. Tem um tutorial bem explicadinho aqui caso tenha ficado confusa a minha explicação.
(Minecraft)

RESIDENT EVIL VILLAGE DISPONÍVEL NO XBOX ONE E SERIES X|S
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O mais recente capítulo da franquia Resident Evil e o principal lançamento da semana já está disponível na Microsoft Store, com preço a partir de R$ 249,00. Resident Evil Village é uma continuação direta de Resident Evil VII, com o mesmo protagonista, Ethan Winters, que precisa visitar uma vila remota no meio da neve para descobrir as respostas que expliquem melhor os mistérios do jogo anterior. Claro que, no meio disso, ele encontrará inimigos diferentes e ainda mais assustadores, já que o aspecto gore do jogo está no talo. O jogo está recebendo avaliações muito boas da crítica e também dos jogadores, especialmente em relação a sua primeira metade. Do ponto de vista técnico, Resident Evil Village é considerado por muitos um dos melhores exemplos de jogo next-gen nos novos consoles, com visuais excelentes e boa utilização do ray tracing - na geração passada, a RE Engine (que não é Resident Evil Engine e sim Reach the Moon Engine ¯\_(ツ)_/¯) já se mostrou bastante avançada, com desempenho técnico acima da média. Resident Evil Village roda nas seguintes configurações nos consoles Xbox:
Xbox Series X
  • 4K + HDR + 60 fps
  • 4K + HDR + 45 fps com ray tracing
Xbox Series S
  • 1440p + HDR + 60 fps
  • 1440p + HDR + 30 fps com ray tracing
Xbox One X
  • 1080p + 60 fps (performance)
  • 4K + HDR + 30 fps (qualidade)
Xbox One/One S
  • 900p + 30 fps
Boa jogatina a todos que forem se aventurar. Ah, e isso não é merchan (mas poderia ser, viu Capcom Brasil).
(Microsoft Store)

FREE PLAY DAYS - HUNTER SIMULATOR 2 E PEAKY BLINDERS: MASTERMIND
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Até a madrugada de segunda-feira, 10 de maio, às 3h59min, assinantes Xbox Live Gold e Xbox Game Pass Ultimate poderão aproveitar sem custo adicional esses dois jogos aí da imagem. Hunting Simulator 2 (20,2 GB) é um simulador de caça, com tudo o que esse tipo de jogo tem direito: paisagens bonitas do Colorado, Texas e Europa, um simpático cão de caça pra acompanhar, mais de 160 armas, acessórios e vestimentas oficiais (como Browning, Winchester e Bushnell) para encontrar 33 espécies de animais e completar sua coleção. Já Peaky Blinders: Mastermind(3,6 GB) é um jogo de aventura e puzzle no universo da série famosa, com um gameplay parecido com Desperados, onde controlamos unidades individuais com uma visão isométrica. Pra quem curte 1000G, diz que é possível terminar o jogo com todas as conquistas em torno de 8h a 10h. Esses jogos estarão liberados graças ao Free Play Days, um benefício extra das assinaturas Xbox Live Gold e Xbox Game Pass Ultimate que, volta e meia, solta uns títulos aí pra gente jogar no final de semana. Pra fazer o downlod, é só clicar nos links dos nomes dos jogos, procurar por eles na Store ou até clicar no banner que estará na home do console.
(Xbox Wire)

MICROSOFT REWARDS E XBOX GAME PASS QUESTS | ATUALIZAÇÃO MENSAL
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Um novo mês se inicia e, com ele, uma nova leva de atividades entram no Xbox Game Pass Quests. Com este programa, ganhamos pontos por jogar títulos do catálogo, entrar no aplicativo e realizar outras atividades, e neste mês, é importante ter assiduidade para realizar as atividades diárias que devem ser feitas para completar a atividade mensal de 1.000 pontos: são exigidas 45 atividades diárias (entrar no app do Game Pass mobile e jogar algo do catálogo) e no último dia, não tem atividade nenhuma, são 27 dias possíveis para completar, resultando em 54 atividades das quais devemos ter 45 (83% de aproveitamento). Quem estiver com o aplicativo do Game Pass/streaming funcionando pode completar as atividades diárias de abrir um jogo do catálogo por lá. Para mais informações sobre os dois programas de recompensas, conferir as atividades disponíveis, compartilhar dicas de como resolver as solicitações, temos um tópico completo com tudo sobre o Microsoft Rewards e Xbox Game Pass Quests aqui no PXB.

Xbox Game Pass Quests - semanais, até 10 de maio
  • Dungeon of the Endless (100 pontos) - Abra sete portas em Dungeon of the Endless. Atividade exclusiva para assinantes Ultimate.
  • Call of the Sea (25 pontos) - Mergulhe em um conto de mistério e amor de outro mundo.
  • Ganhe uma uma conquista no Xbox Game Pass (10 pontos) - Desbloquear uma conquista em um jogo do catálogo do Xbox Game Pass.
  • Conclua quatro solicitações diárias (10 pontos) – Fazer quatro daquelas solicitações diárias: jogar um jogo do Xbox Game Pass e logar no app do Xbox Game Pass.
  • Conquiste mais pontos (10 pontos) – Desbloquear três conquistas ou jogar três jogos diferentes do Xbox Game Pass.
Xbox Game Pass Quests - semanais, até 31 de maio
  • Resident Evil 7 (150 pontos) - Obtenha 5 itens.
  • The Evil Within (150 pontos) - Mate 3 inimigos.
  • State of Decay: Year One (150 pontos) - Mate 11 zumbis.
  • Minecraft (150 pontos) - Mate 20 monstros ou zumbis.
  • Game Pass Explorer (10 pontos) - Jogar quatro títulos diferentes do Xbox Game Pass.
  • Game Pass Adventurer (25 pontos) - Jogar 10 títulos diferentes do Xbox Game Pass.
  • Novato em Solicitações (10 pontos) - Concluir quatro atividades semanais neste mês.
  • Aprendiz em Solicitações (25 pontos) - Concluir oito atividades semanais neste mês.
  • Dedicação às Solicitações (100 pontos) - Concluir 12 atividades diárias e 12 semanais neste mês.
  • Jogos do Game Pass em qualquer lugar (100 pontos) - Instalar cinco jogos utilizando o aplicativo do Xbox Game Pass no celular.
  • Complecionista de Solicitações (1000 pontos) - Concluir 45 atividades diárias e 15 semanais este mês.
Microsoft Rewards, até 10 de maio
  • Resident Evil Village (10 pontos) - Só clicar no card de Resident Evil Village.
  • Inicializador de Aplicativos (40 pontos) - Abrir o aplicativo do Microsoft Rewards em três dias diferentes.
  • Faça buscas no Bing (50 pontos) - Fazer 50 buscas no Bing, pode ser no PC.

DEALS WITH GOLD COM SPRING ADD-ON 505 PUBLISHER SALE
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Sabe aquele jogo que você jogou, adorou e ficou com gostinho de quero mais? Talvez agora seja a hora certa de voltar pra ele com o saldão Spring Add-On, com mais de 300 complementos para diversos jogos, como Forza Horizon 4 (as expansões são muito boas). The WItcher 3 (tem quem considere Blood and Wine melhor até que o jogo base, tão grande é o seu nível), Mortal Kombat 11, Gears 5 (aquele DLC Hivebusters, excelente também), Ace Combat 7, vários Assassin's Creed, entre muitos outros. Já a 505 Publisher Sale é focada, claro, em títulos da 505 Games, como Control, Ghostrunner, Journey to the Savage Plaanet, Assetto Corsa, entre outros. Somando tudo, dá mais de 400 itens em promoção, com outros jogos e DLCs envolvidos no meio também, todos com preços especiais para assinantes Xbox Live Gold e Xbox Game Pass Ultimate. Mas atenção: esses preços só serão válidos até segunda-feira, 10 de maio.
(PXB)

LANÇAMENTOS DESTA SEMANA (3 A 7/MAI)

LANÇAMENTOS DA PRÓXIMA SEMANA (10 A 14/MAI)
Quarta, 12
  • Death Crown (CO5MONAUT/BadLand Publishing S.L.) - R$ 48,45
  • Retro Machina
  • Rift Racoon (Marcos Game Dev, Ratalaika Games/Eastasiasoft Limited)
Quinta, 13
Sexta, 14

LINKS RECOMENDADOS
  • Bandai Namco, Gearbox, Sega e Square Enix confirmadas na E3 - A ESA confirmou que recebeu o sim de diversas publishers importantes da indústria para a E3 2021, que acontecerá entre os dias 12 e 15 de junho, em formato digital. Além dessas quatro do título ali, outros nomes confirmados incluem as empresas Verizon/Freedom Games, Devious Eye Entertainment, Turtle Beach, Verizon, Binge e XSEED Games. | Game Informer
  • Feeling Empty When You Finish A Game | Psych of Play [vídeo] - Quantos de vocês já sentiram aquele vazio depois de terminar um jogo? Aquele jogo que bate de jeito, que nos deixa meio perdidos sobre o que fazer em seguida, se vamos jogar alguma coisa ou não fazer nada. Tudo isso é um impacto das relações parassociais (que não necessariamente precisam ser com alguém que existe de verdade). | Daryl Talks Games
  • Limited Run Games vai passar a lançar jogos para Xbox - Com muitos jogos sendo lançados apenas em formato digital, independentes principalmente, a gente perde muito aquele prazer de ter a caixinha em mãos. Mas algumas empresas, como a Limited Run, criam versões limitadas de diversos jogos que não têm versão física, e agora, passarão a lançar esses jogos nas plataformas Xbox também. | True Achievements
  • Lost Judgment | Announcement Trailer [vídeo] - Ryu Ga Gotoku e Sega anunciaram que Lost Judgment, sequência de Judgment, chegará em 24 de setembro ao Xbox Series X|S e Xbox One. Além disso, o estúdio afirmou que pretende ter lançamentos globais a partir de agora (nada de lançar primeiro no Japão e meses depois no Ocidente), e que Judgment será a vertente de ação dos jogos do estúdio, com Yakuza continuando o sucesso de Like a Dragon como RPG. | SegaAmerica
  • Metro Exodus chegará ao Xbox Series X|S em 18 de junho - Uma atualização bastante esperada está pra chegar, já que Metro Exodus receberá uma atualização gratuita nos novos consoles no dia 18 de junho. Com ela, estarão disponíveis novas configurações como 4K e 60 fps (Series X) ou 1080p e 60 fps (Series S), além de ray tracing, opções de ajustar o campo de visão, áudio espacial e melhorias de latência. | Metro The Game
  • Mind games: How gaming can play a positive role in mental health - Em maio, é celebrado o Mental Health Awareness Month, um mês dedicado a ações de conscientização sobre a saúde mental, algo que pouca gente cuida. O primeiro Psychonauts, meio sem querer, aborda um pouco essa questão, que terá mais valor em Psychonauts 2, e Tim Schafer acrescenta que jogos que abordam esse tema (como Hellblade também) podem ser muito úteis, desde que as suas representações sejam delicadas e baseadas em experiências. O texto inteiro está em inglês e aborda como os jogos podem ter um impacto positivo para a saúde mental das pessoas. | Microsoft News
  • Remnant: From the Ashes receberá otimização para Xbox Series X|S - No dia 13 de maio, uma atualização gratuita de Remnant: From the Ashes (que está no Game Pass) vai melhorar o desempenho do jogo nos consoles da geração atual. No Series X, será possível jogar com duas configurações (4K + 30 fps ou 1080p + 60 fps), já no Series S, será implementada a opção de 1080p + 60 fps. No link, tem algumas imagens dessa atualização. | Xbox Power
  • Resident Evil Village - Análise [vídeo] - O que não falta é análise de Resident Evil Village por aí, mas gosto do Nautilus pela pegada independente que eles possuem. Para o grupo, Village evolui e continua de forma brilhante os fundamentos criados pelo seu antecessor e se apresenta com um jogo que tem um domínio impressionante sobre o equilíbrio entre terror e ação. | Nautilus
  • RollerCoaster Tycoon | Noclip Greatest Hits [vídeo] - O Danny O'Dwyer começou uma nova série no seu canal falando de grandes jogos lançados ao longo dos anos, os greatest hits, explorando as ideias por trás de sua concepção. O primeiro episódio é de RollerCoaster Tycoon, famoso jogo de construção de parques que me roubou centenas de horas na infância. | Noclip
  • What's the Point of Critical Hits? [vídeo] - Ataques críticos são algo relativamente comum em jogos de ação e RPG, uma ação que possui uma chance mínima de gerar mais dano ou até de matar um inimigo com um golpe só. Mas existe um motivo para inserir esse recurso, deixar as partidas mais dinâmicas e menos previsíveis. | Design Doc


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Sigam se cuidando e tenham todos um excelente final de semana.

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ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,433
75,017
Rio Grande do Sul
tava esperando o resumo pra entender essa treta da Epic x Apple e pq a Microsoft foi entrar no meio disso
O @Saci deu uma explicação legal em algum tópico, talvez na Taverna. Mas é basicamente para o juiz ter uma noção melhor de quem é quem nessa treta toda entre Apple e Epic e como geralmente funcionam as relações comerciais de empresas ligadas a jogos. Mas um fator menor é que, quando a Epic começou a mexer seus pauzinhos pra processar a Apple e a Apple impôs restrições a Unreal Engine no iOs (a Epic não poderia mais atualizar a Engine para o uso na plataforma, por exemplo), a Microsoft ficou publicamente ao lado da Epic - até porque a Microsoft também tem interesse de colocar o seu serviço no iOs e enfrenta problemas com a empresa da maçã.




Então, o processo é Apple x Epic, mas a Microsoft é bastante interessada nos resultados e desdobramentos, especialmente porque deseja colocar o streaming do Xbox Game Pass no iOs da forma que é hoje: um app pra acessar centenas de jogos, tal qual a Netflix - já a Apple quer que cada jogo seja um app separado, e a Microsoft até argumentou que não é esse modelo adotado com a Netflix, por exemplo.
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,401
Ribeirão Preto
Bem legal a matéria da GamesIndustry.biz com a Sarah Bond. Uma coisa que eu percebo em relação à Microsoft é como ela tem focado nos últimos anos em relações interpessoais entre executivos e consumidores. Hoje é fácil vc reconhecer vários executivos top tier da empresa por nome ou pela foto mesmo.
 
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Reações: ronabs e CaioNF

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,433
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Rio Grande do Sul
Bem legal a matéria da GamesIndustry.biz com a Sarah Bond. Uma coisa que eu percebo em relação à Microsoft é como ela tem focado nos últimos anos em relações interpessoais entre executivos e consumidores. Hoje é fácil vc reconhecer vários executivos top tier da empresa por nome ou pela foto mesmo.
Ajuda a reconhecer né, o Spencer dispensa apresentações, mas a gente sabe que o Matt Booty é o cara dos estúdios, o Jason Ronald da parte técnica/retro, o Chris Charla do ID@Xbox, a Sarah Bond na área de serviços. Isso contribui pra tornar o negócio mais próximo das pessoas mesmo, é bem legal ver a equipe adotando essa postura.
 
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Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
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Ribeirão Preto
Ajuda a reconhecer né, o Spencer dispensa apresentações, mas a gente sabe que o Matt Booty é o cara dos estúdios, o Jason Ronald da parte técnica/retro, o Chris Charla do ID@Xbox, a Sarah Bond na área de serviços. Isso contribui pra tornar o negócio mais próximo das pessoas mesmo, é bem legal ver a equipe adotando essa postura.
Exatamente. Agora tenta pensar na mesma estrutura e lembrar os nomes dos executivos da Sony e Nintendo? Só consigo lembrar de uns dois para cada empresa.
 

Jogador76

Guerreiro
PXB Gold
Julho 6, 2017
3,052
3,728
Americana, SP
Ajuda a reconhecer né, o Spencer dispensa apresentações, mas a gente sabe que o Matt Booty é o cara dos estúdios, o Jason Ronald da parte técnica/retro, o Chris Charla do ID@Xbox, a Sarah Bond na área de serviços. Isso contribui pra tornar o negócio mais próximo das pessoas mesmo, é bem legal ver a equipe adotando essa postura.
É bom e é ruim ao mesmo tempo. Pois normalmente o mérito é muito mais de um time competente do que do líder. Óbvio que o líder que seleciona o time, mas eu não gosto muito de colocar poucas pessoas nos holofotes.
 

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