Resumo da Semana Xbox #46 - 20 a 24 de maio

E aí, pessoal. Hoje o resumo está saindo um pouco mais tarde, não fiz nada durante a semana toda e aí ficou tudo pra hoje kkk mas mesmo assim tem bastante conteúdo sobre o presente e o futuro do Xbox. Começando com mais jogos no Game Pass, alguns já disponíveis e outros chegando, passando por melhorias na game bar do Windows 10, como os jogos podem ser um lugar seguro para todos, informações sobre o xCloud e sobre o estado atual do Xbox, tudo parece convergir para aquela trinca de content + community + cloud que a Microsoft tanto comenta - e que, entre todos os atuais e futuros players, seja Amazon, Google, Nintendo ou Sony, a Microsoft é a única que tem os três. Além disso, tem aquele rumor de um jogo da From Software em parceria com o George R.R. Martin, um torneio de Halo promovido pela Halo Project Brasil, as promoções da semana e alguns links de coisas para ler, assistir e ouvir durante o final de semana.

METAL GEAR SURVIVE E THE BANNER SAGA NO GAME PASS, MAIS EM BREVE
TW_WIRE_Coming-Soon_5.22_940x528_r2-hero.jpg

Nesta semana, ficamos sabendo da segunda leva de jogos de maio do Xbox Game Pass, depois de uma excelente largada que nos trouxe jogos como Wolfenstein II: The New Colossus e Wargroove. Desde ontem, assinantes já podem aproveitar Metal Gear Survive, um jogo que de Metal Gear só tem a engine/jogabilidade porque a Konami mandou o Kojima pastar, ficou com a IP e botou o que qualquer empresa faz quando não sabe o que fazer: zumbis. O outro disponível é The Banner Saga, simpático RPG por turnos ambientado na mitologia nórdica, com dois personagens jogáveis e uma história que se conecta e tem fatos únicos que podem ou não acontecer, dependendo das decisões do jogador.

Já nas próximas semanas, tem mais coisa chegando. No dia 29, é a vez de Void Bastards, lançamento,um jogo que se propõe a ser um misto de FPS com estratégia; já no dia 30, temos outro lançamento: Outer Wilds, um jogo de exploração de planetas, meio na batida de No Man's Sky. Cruzando o mês, temos também três jogos confirmados para junho, todos para o dia 6: Full Metal Furies (Xbox Play Anywhere), um beat 'em up RPG que pode ser jogado sozinho ou em até quatro pessoas, online ou co-op; Superhot, um inovador FPS onde o tempo só corre quando o jogador se move, fazendo com que as batalhas sejam pequenos puzzles sobre posicionamento e timing; e The Banner Saga 2, sequência direta do primeiro jogo (que já está no Game Pass) e que carrega inclusive as decisões tomadas.
Fonte: Xbox News

NOVA XBOX GAME BAR POTENCIALIZA JOGATINA NO WINDOWS 10
2019-05-23-image-2.png

Já faz algum tempo que Xbox deixou de ser apenas o nome do console para se tornar o símbolo de toda a divisão de games da Microsoft. E, por ser algo tão amplo, deixou de estar restrito ao Xbox One, passando a englobar também iniciativas de cloud, dispositivos móveis e, claro, o Windows 10. Pensando nele, em como pode tornar a vida de quem escolheu essa plataforma melhor, a empresa lançou uma nova game bar.

Assim como o botão "Xbox" no controle abre uma aba da dashboard no console, quem tiver a versão mais atualizada do Windows 10 é só apertar os botões win + G para abrir a game bar que, conforme a notícia e reforçada por Mike Ybarra, funciona para quase todos os jogos, independente da loja: seja comprado na Microsoft Store, Steam, GOG, Epic Games, Origin, qualquer um dos trocentos launchers que existem, a ideia é tornar a experiência unificada pra todo mundo. Mas claro que a integração com a Xbox Live é melhor, pois estreita os laços com funcionalidades como grupos, amigos, conquistas, etc. Excelente jogada.
Fonte: Xbox News

JOGOS DEVEM PROMOVER E PROTEGER A SEGURANÇA DE TODOS
Xbox_Avatars02-hero.jpg

Essa notícia aqui eu gostei bastante porque demonstra claramente a visão do Xbox enquanto protagonista de uma transformação não somente para clientes Microsoft, mas da indústria como um todo. Sendo hoje uma indúsria global, maior que o cinema e a música, é comum vermos pais jogando com filhos, professores utilizando jogos para ensinar, e, mesmo que muita gente ainda considere coisa de criança, videogame vai muito além: ajuda crianças com autismo a fazer novos amigos, idosos com Alzheimer melhorarem a memória, entre diversas outras vantagens práticas comprovads pela ciência. Mas isso não é suficiente.

Para Phil Spencer, os jogos devem ser para todo mundo, sendo que nenhum grupo é "dono" dos games: seja um novato ou um hardcore veterano, todos são bem-vindos e iguais, ninguém é melhor do que ninguém. Outro ponto é que os jogos devem promover e proteger a segurança de todos, um ambiente seguro, pois uma comunidade é uma construção coletiva. Para isso, a empresa se compromete a ser ainda mais vigilante e proativa para garantir a segurança de seus jogadores, para acabar com discursos de ódio e perseguição tão comuns hoje em dia, em um mundo conectado onde qualquer pessoa pode se esconder atrás de um avatar e sair fazendo "graça" sem saber que, do outro lado, existe um ser humano também.

É por essas e outras que eu gosto do posicionamento da Microsoft: ela não tem receio de levantar bandeiras, por mais que isso possa trazer alguma animosidade. Uma empresa sem medo que representa uma comunidade de milhões de jogadores.
Fonte: Xbox News

PROJECT XCLOUD, BOM PARA OS JOGADORES E DESENVOLVEDORES
project-xcloud-blades.jpg

Não é segredo pra ninguém que a Microsoft é mais uma empresa que aposta no futuro dos jogos por streaming, desenvolvendo hoje uma extensa rede de servidores ao redor do mundo e já testanto internamente seu serviço xCloud. Com planos para entrar em fases de testes públicos ainda em 2019, Kareem Choudhry, VP de Gaming Cloud, falou um pouco sobre o estado atual do projeto.

Hoje, funcionários da Microsoft envolvidos com o programa já estão testando o xCloud em suas casas, já que o objetivo do serviço é possibilitar a jogatina em qualquer lugar, em qualquer momento. Além disso, desde o início, o projeto se voltou a ser compatível de maneira quase nativa, fazendo o máximo possível para que desenvolvedoras possam disponibilizar seus jogos nele. Hoje, já são 13 datacenters Azure com blades xCloud (essas da imagem acima) rodando, em regiões da América do Norte, Ásia e Europa, com publishers como Capcom e Paradox já testando seus jogos no serviço.

A retrocompatibilidade, tão forte no Xbox One, vai ser transmitida para o xCloud. Isto significa que, quando for lançado, o projeto tenha capacidade técnica para rodas todos os jogos disponíveis no Xbox One, sejam nativos, sejam retrocompatíveis, e os mais de 1.900 jogos em desenvolvimento já terão este mesmo pensamento em mente. Além disso, com melhorias no XDK (kit de desenvolvimento), uma das APIs chamada "IsStreaming" permite ao jogo saber se está rodando nativamente ou na nuvem, disponibilizando ferramentas como aumento de fontes ou mudanças no multiplayer para evitar latência, caso esteja todando no xCloud.

O projeto ainda não tem previsão de lançamento, mas é sempre bom ver que estão atentos e pensando em todos os detalhes.
Fonte: Major Nelson

O ESTADO DO XBOX
xbox-e3-20181.jpg

Esse artigo aqui não chegou por feed nenhum, mas pelo @Saci que recomendou e é excelente. Consoles como a gente conhece existem desde os anos 70, e desde lá, muita coisa mudou - mas nunca um console mudou tanto dentro de uma mesma geração quanto o Xbox One desde a sua apresentação em 2013, lançamento no fim do mesmo ano e as constantes mudanças ocorridas desde 2014, e os fatores que levaram a essas mudanças são até anteriores a 2013: algumas vezes, aqui no PXB, já comentamos sobre como decisões lá da geração passada, como o fechamento de alguns estúdios e o foco no Kinect ocasionou uma guinada do público do Xbox 360 para o PlayStation 4.

Mas isto não quer dizer que o console esteja mal das pernas. Muito pelo contrário: a divisão Xbox nunca foi tão importante para o presente e o futuro da Microsoft, e desde o relançamento do console com o Xbox One S e o X, o impacto do Xbox Game Pass em um mercado cada vez mais voltado a serviços, o foco dos novos hardwares, as possibilidades do xCloud e até a parceria com a Sony, a evolução do Xbox Game Studios com as aquisições e crescimento das equipes atuais, muita coisa mudou e mudou para melhor. É um excelente texto mesmo.
Fonte: Seasoned Gaming

(RUMOR) FROM SOFTWARE ESTARIA FAZENDO JOGO COM GEORGE MARTIN
george-r-r-martin-1554920980459_v2_1920x1279.jpg

Quem conhece esse senhorzinho aí da foto sabe que se trata de um cara que sabe contar uma história, construir um universo, moldar personagens e mundos fantásticos como ninguém. Criador de A Song of Ice and Fire, série de ficção que originou a série de TV Game of Thrones, parece que ele vai passar a contar suas narrativas também nos videogames. Isto porque um novo post em seu blog reacendeu um rumor que passou a circular na indústria um tempo atrás, onde ele afirma ter sido consultado por um estúdio japonês. Lembro que até chegou a rolar um povo falando que poderia ser um RPG de Game of Thrones exclusivo de Xbox, sei lá como chegaram nisso.

Enfim, fato é que, pouco tempo depois, surgiram informações de que o tal jogo, uma colaboração entre Martin e Hidetaka Miyazaki, se chamaria Great Rune (nome do projeto, provavelmente) e teria um mundo semi aberto onde o jogador exploraria com um cavalo e batalharia contra reis, roubando seus poderes. Segundo o rumor, esse jogo seria apresentado já nesta E3, durante a conferência da Microsoft. Nos resta aguardar.
Fonte: GamesRadar+

HALO PROJECT BRASIL ANUNCIA SUAS TEMPORADAS DE COMPETIÇÕES
WhatsApp-Image-2019-05-15-at-16.53.25.jpg

Começando do início, pra quem não conhece, a Halo Project Brasil é um site brasileiro (jura) dedicado a Halo (pensei que era de Gears), volta e meia trago alguns conteúdos deles que ficam lá na parte de links, especialmente vídeos sobre o universo da franquia e tal, mas hoje trago aqui pra cima uma iniciativa legal deles e que pode beneficiar toda a comunidade Xbox BR. A partir de amanhã, começarão a acontecer campeonatos competitivos de Halo 3 (Halo: The Master Chief Collection) e Halo 5, em modalidades 2x2, 4x4 e FFA. Então, se você curte muito Halo, joga bem e quer testar suas capacidades, encontre um amigo ou chame aquele seu parceiro de guerra.

Ao todo, serão três temporadas entre maio a julho, agosto a outubro e novembro e dezembro, com a primeira etapa acontecendo já amanhã. Todo mundo sabe a força que Halo tem nos modos multiplayer competitivos, é um dos grandes chamarizes do jogo, e esta iniciativa da Halo Project Brasil visa integrar ainda mais a comunidade brasileira do jogo. As inscrições e mais detalhes estão disponíveis no link abaixo.
Fonte: Halo Project Brasil

DEALS WITH GOLD COM GAME FEST ID@XBOX E SALDÃO DA RETROCOMPATIBILDADE
1064f406-e674-4a0b-8953-d0e72fcfffd2.jpg

De promoção em promoção, o jogador entope seu backlog. Nesta semana, os descontos para usuários Xbox Live Gold trazem como destaque um festival de jogos do ID@Xbox e também a maior oferta de jogos retrocompatíveis de todos os tempos. Entre os destaques independentes com bons preços, temos Castle Crashers Remastered, Darkest Dungeon, Dead Cells, Firewatch, Guacamelee! 2, Horizon Chase Turbo, Shovel Knight e Yoku's Island Express. Já nos retrocompatíveis, rapaz, a lista é longa, com mais de 200 conteúdos, entre eles, Alice: Madness Returns, Braid, vários Call of Duty, Condemned, Dante's Inferno, Dead Space, Fable, Geometry Wars, Killer is Dead, Mass Effect, Red Dead Redemption, Shadowrun, é muita coisa mesmo, o melhor a fazer é entrar no tópico pra ver a lista completa.

LANÇAMENTOS DESTA SEMANA (20 A 24/MAI)
American Fugitive (Fallen Tree Games/Curve Digital) - R$ 74,95
Dauntless (Phoenix Labs/Epic Games) - Sem preço na Store ainda
Fission Superstar X (Turbo Pelvis 3000/Turbo Pelvis 3000) - R$ 54,95
Marenian Tavern Story: Patty and the Hungry God (Rideon,Inc./Kemco) - R$ 74,95
Skelly Selest (Anthony Case/Stage Clear Studios/Digerati) - R$ 36,95
Super Tennis Blast (Unfinished Pixel/Unfinished Pixel) - R$ 54,95
Team Sonic Racing (Sumo Digital/Sega) - R$ 159,95 (Xbox One X Enhanced)
The Last Door: Complete Edition (The Game Kitchen/The Game Kitchen) - R$ 54,95

LANÇAMENTOS DA PRÓXIMA SEMANA (27 A 31/MAI)
Terça-feira, 28 de maio
Quarta-feira, 29 de maio
  • Void Bastards (Blue Manchu Pty Ltd/Humble Bundle) - Sem preço na Store ainda (Xbox Game Pass)
  • Warlock's Tower - Sem página na Store ainda
Quinta-feira, 30 de maio
  • Hollow (MMEU/Forever Entertainment) - Sem preço na Store ainda
  • Outer Wilds - Sem página na Store ainda (Xbox Game Pass)

Sexta-feira, 31 de maio

LINKS INTERESSANTES
  • Castle Crashers: 11 Years Later - Aproveitando que Castle Crashers Remastered está em oferta na Xbox Live, curiosamente pipocou nas notificações da semana esse vídeo sobre o jogo. Em breve, ele chegará também ao Switch e o PS4, e ele aproveita pra fazer uma análise sobre como o jogo se sustenta ainda hoje, 11 anos depois. | YouTube Forge Labs
  • Codemasters anuncia reboot de Grid - Reboots são geralmente criados para resetar franquias e ambientar os jogadores em títulos onde a história foi longe demais e é preciso encontrar um consenso. Em jogos de corrida, não faz tanto sentido, mas a Codemasters acha que sim e anunciou que Grid vai ter sua espécie de reboot, já para setembro deste ano. | IGN
  • Como Stardew Valley me ajudou a passar por uma fase difícil - Volta e meia, vejo pessoas falando maravilhas sobre Stardew Valley, aquele jogo da fazendinha, como uma analogia a desejos que muita gente tem hoje em dia: de saco cheio do trabalho, o personagem larga tudo pra morar em uma fazenda, cuidando do dia a dia do local. Uma mudança de rotina para o personagem que pode fazer bem também para quem o joga. | Arena Xbox
  • Fez: Uma Questão de Perspectiva - Engrenagens #02 - Quem acompanha a cena independente sabe que o Phil Fish é um cara, digamos, polêmico: ele é um dos desenvolvedores que aparece naquele documentário Indie Game: The Movie (tem no Netflix), junto com Edmund McMillen (Super Meat Boy, The Binding of Isaac), Jonathan Blow (Braid, The Witness) e Tommy Refenes (Super Meat Boy, Super Meat Boy Forever). Mas esse cidadão tem em seu currículo um jogo fantástico. Fez trouxe à jogatina de plataforma 2D um twist legal ao incluir a mecânica de trocar a perspectiva do cenário, fazendo com que uma nuvem, por exemplo, se torne uma plataforma, ou que uma porta seja revelada ao rotacionar o mundo. Uma mecânica bastante interessante que criou um jogão. | YouTube Nautilus
  • HPB Curiosidades - O que é um Guardian? - Um dos grandes mistérios de Halo 5 foi o surgimento dos Guardians, criações dos Forerunners que desempenham um papel fundamental para a história. Mas, quem são eles? | YouTube Halo Project Brasil
  • Jogaecast - E3 2019, nossas expectativas - Todo mundo espera alguma coisa de um sábado à noite uma E3, este ano ainda com a peculiaridade de não ter Sony, fazendo da Microsoft o grande foco de todo o evento. Neste podcast, o povo do Jogae comenta quais são as suas expectativas, quais jogos esperam ver, o que pode acontecer. | Jogae.TV
  • Jogando Papo Nº 119 - Sony e Microsoft parceiras - Um assunto que deu o que falar e que continua rendendo foi a aproximação de Microsoft e Sony para colaborarem em serviços de cloud, semicondutores e inteligência artificial. Para a gente que curte games, a parte mais chamativa é a parte de cloud, com o Azure desempenhando papel fundamental no desenvolvimento dos serviços de streaming de ambas as empresas, xCloud e PlayStation Now. Quem quiser comentar e interagir, tem tópico também. | Jogando Papo
  • Star Wars: Knights of the Old Republic pode virar filme - Um dos RPGs mais aclamados de todos os tempos pode ganhar uma versão para telonas em breve. Segundo o Buzzfeed, o script já está sendo escrito, sendo potencialmente o primeiro de uma trilogia. É uma notícia sem tanto conteúdo mas com bastante significado. Mais uma daquelas que nos resta aguardar pra ver se vai acontecer mesmo. | Kotaku
  • The Witcher 3: 4 Years Later - Mais um vídeo de análise de um jogo depois de alguns anos, desta vez chegou a hora de ver se o Geraldão se sustenta em 2019. Glorioso em 2015 com seu mundo aberto espetacular e, até então, único, será que ele ainda se mantém como um dos melhores open world ou outros jogos podem ter roubado este posto? | YouTube Downward Thrust

.
.
.

E por hoje é só, pessoal. Estamos a pouco mais de duas semanas para a E3, daqui pra frente, rumores verdadeiros e falsos (principalmente) começarão a circular com força total por aí. A feira tem tudo pra ser excelente para a Microsoft e o Xbox, mas cuidado pra não criar falsas expectativas pra não se frustrar um pouco depois. Deixem um pouquinho de espaço para a surpresa, para o momento uau (tipo a compra da Ninja Theory em 2018). E, o principal: divirtam-se jogando. É esta a mensagem que a Microsoft passa, é esta que devemos promover para todas as comunidades de jogadores.

giphy.gif
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)