"Resumo" da Semana Xbox #49 - 10 a 14 de junho - Especial E3 + Inside Xbox

Fala, gente. As conferências da E3 já passaram, mas ainda assim, existem assuntos para serem tratados porque o que foi comentado nesta semana será desdobrado, relembrado e vivenciado nas próximas semanas, meses e anos. É uma época especial pra quem realmente gosta de videogames, uma celebração do nosso hobby onde todos os olhos estão voltados para o que está por vir, onde as empresas nos mostram o que vamos jogar nas próximas semanas, meses e anos. E teve muita coisa. Vamos lá.

CONFERÊNCIA DA MICROSOFT DETALHA PLANOS PARA O FUTURO
e3-2019-xbox-4125.jpg

A conferência começou com a Microsoft dando uma de Marvel e se inspirando lindamente para criar a sua abertura para o logo Xbox Game Studios. Pensa em um filme da Marvel quando começa a surgir o logo da empresa mostrando imagens dos filmes e tal, mas substitui "Marvel" por "Xbox Game Studios" e as imagens dos filmes por imagens dos jogos. E a música, claro. Algo antecipado por Phil Spencer no podcast Major Nelson Radio no dia anterior foi que a conferência teria pouco papo e muitos jogos. E foram muitos jogos.

Halo Infinite
Entre os jogos apresentados pela Microsoft, o mais importante é, com certeza, Halo Infinite. A volta de Master Chief vai marcar também a volta do lançamento de um console Xbox acompanhado por um Halo, algo que só aconteceu em 2001, no primeiro Xbox, com Halo: Combat Evolved. De cara, já é possível perceber o poder de fogo da Slipspace engine. A previsão de lançamento é no holiday 2020, fim do ano que vem.

Project Scarlett
Assim como fez na apresentação do Scorpio/X em 2017, a Microsoft apostou em um teaser trailer para mostrar ao mundo o Scarlett, sua proposta de console para a nova geração. E, assim como a Sony, propõe que uma das grandes melhorias será na parte de loadings. Da parte técnica revelada, sabemos que será baseado na arquitetura Zen 2 e Navi, da AMD, com poder de processamento 4x maior que o Xbox One X, além de memória GDDR6, suporte a 8K e frame rates de até 120 fps, ray tracing acelerado pelo próprio hardware, SSD e tudo o mais. Ah, disseram também que o console terá suporte a quatro gerações (Xbox, Xbox 360, Xbox One e Scarlett) e que tudo passará para o Scarlett (conquistas, saves, acessórios, jogos, etc.)

Cyberpunk 2077
Um dos jogos mais badalados e esperados deu as caras novamente na conferência da Microsoft, com um trailer de sua história e a presença, no palco, de Keanu Reeves, com direito a um dos momentos mais fofos de toda a E3, quando um cara da audiência fala "you're breathtaking" para ele enquanto ele estava em uma pausa de suas falas. O auditório caiu na gargalhada e o Reeves, de sopetão, disse que o cara e o público eram "breathtaking". Pra melhorar, o título finalmente teve sua data de lançamento revelada, 16 de abril de 2020.

Forza Horizon 4 Lego Speed Champions
Confirmando os rumores, a Playground apresentou um trailer para a nova expansão de Forza Horizon 4, agora baseada em Lego. Ela foi lançada ontem, inclusive, e partindo pra um off-topic, uma coisa que mostra a força de Forza Horizon na Microsoft é que, na abertura tipo Marvel criada para o Xbox Game Studios, o último jogo que aparece não é Halo, mas Forza Horizon. Uma demonstração da confiança que a Microsoft tem no estúdio, na franquia e no público potencial que o jogo pode alcançar.

Gears 5
O maior jogo da Microsoft para o ano de 2019 apareceu mostrando tanto um trailer de história focado na Kait (no nome ali, sem gameplay) como também a revelação do modo Escape. Alguns dias depois, revelaram outro vídeo focado em Fahz, também sem gameplay. Gears 5 será lançado em 10 de setembro, com a edição Ultimate tendo acesso quatro dias antes. Como oferta especial por causa do Game Pass Ultimate (mais sobre abaixo), assinantes Xbox Game Pass Ultimate receberão a versão Ultimate de Gears 5 no serviço, com todos os seus benefícios, incluindo conteúdos extras e acesso antecipado. Além disso, quem jogar até o dia 16 de setembro ou fizer pre-order de qualquer versão do jogo ganhará o The Terminator Dark Fate Character Pack, que inclui Sarah Connor e T-800 como personagens jogáveis. Reforçando então: lançamento em 10 de setembro, Game Pass.

The Outer Worlds
O novo jogo da Obsidian Entertainment teve a pequena responsabilidade de abrir a conferência da Microsoft, e assumiu essa responsabilidade batendo no peito e mostrando algumas partes de gameplay que mostram uma provinha do que poderemos jogar em breve. Sim, porque The Outer Worlds será lançado no dia 25 de outubro, direto no Game Pass.

Microsoft Flight Simulator
Uma das grandes surpresas da conferência, que se transformou no trailer mais visto de todo o show (yup, com 2.3 milhões, está à frente da apresentação do Scarlett - 1.7 mi - e até de Halo Infinite - 2 mi). Também pudera: a série Flight Simulator marcou história para a Microsoft no mundo dos games mas que estava apagado há mais de uma década, com o último jogo inédito sendo lançado em 2006. O jogo é tão ambicioso que comentaram que possui mais de 2 petabytes de dados de localização geográfica, para que as paisagens sejam o mais fiéis possíveis em relação às do mundo real. Chega no Game Pass quando lançar.

Blair Witch
No começo, muita gente pensou que era Alan Wake. Sério, a atmosfera e até o personagem era meio parecido. Mas se revelou ser Blair Witch, um jogo de terror e suspense feito pela galera da Bloober Team, os mesmos de Layers of Fear e Observer. Lança dia 30 de agosto, no Game Pass.

Age of Empires II HD
Esse aqui a Microsoft já estava soltando teasers na internet alguns dias antes e se confirmou na conferência para PC, completamente remasterizado e com uma nova campanha chamada The Last Khans. É pra chegar no Game Pass de PC ainda em 2019, mais lá pro fim do ano.

Wasteland 3
Wasteland 3, jogo da inXile, ganhou um trailer mostrando um pouquinho da jogabilidade e do mundo que a gente vai poder encontrar no ano que vem. Sim, apesar de estarem mirando o último trimestre de 2019, o jogo foi confirmado para a primavera americana de 2020 (o nosso outono). Mas hey, sai no Game Pass.

Psychonauts 2
Esse aqui recebeu um trailer lindo logo depois da Microsoft anunciar a aquisição da Double Fine, com Tim Schafer no palco e tudo. É um jogo de plataforma 3D bem viajão que segue a loucura que era no primeiro, e agora conta com o apoio da Microsoft. Chega em 2020, no Game Pass.

Dragon Ball Z Kakarot
Há alguns meses, começaram a surgir rumores de que um RPG no mundo de Dragon Ball estava em desenvolvimento e poderia aparecer a qualquer momento. Bem, apareceu. E chega em 2020.

12 minutes
Entre os independentes, um que ganhou destaque foi 12 minutes, um thriller publicado pela Annapurna onde o personagem principal está em um loop temporal em um diálogo, alguém entra em casa, acusa sua mulher de assassinato e mata o protagonista. E aí tudo volta a outro ponto pra tentarmos descobrir o que está acontecendo.

Dying Light 2
Dying Light 2 recebeu mais um trailer e quem pode jogar lá na feira disse que tá muito bom. Chega em 2020.

Gears POP
Gears POP ganhou um pequeno vídeo de animação para mostrar os personagens e uma chamada para se inscrever nas lojas e receber o jogo assim que ele for lançado, ainda este ano.

Phantasy Star Online 2
Uma das grandes suspresas da noite foi Phantasy Star Online 2 aparecer, fruto da parceria cada vez maior entre Microsoft e Sega. Spencer disse alguns dias depois que muito do que temos hoje em jogos online, os sistemas, foram criados em PSO, mas muita gente nem conhece esse jogo, então, trazer PSO2 é uma oportunidade de apresentar os jogadores a uma parte da história dos games. E também fortalecer o catálogo japonês do console, claro.

Tales of Arise
Falando em fortalecer o catálogo japonês, esse novo Tales tinha vazado alguns dias antes e se confirmou aparecendo na conferência da Microsoft. Mais um jogo japonês com destaque no palco. A Microsoft tá tentando e conseguindo colher frutos dessas viagens ao Japão.

Borderlands 3
Borderlands 3 também ganhou um trailer pra alimentar ainda mais o hype da galera que espera há anos por uma sequência dessa franquia de bastante sucesso - tem 1 milhão de pes

Ori and the Will of the Wisps
O trailer é lindo e isso ninguém duvida, mas fiquei um pouco chateado que o jogo não será lançado em 2019, e chega com novos desafios, jogabilidade aprimorada (especialmente o combate, eu gostei muito do combate do primeiro e não sei se curti o do segundo, só jogando pra confirmar). No fim do trailer, confirmaram a data de lançamento para 11 de fevereiro de 2020, direto no Game Pass,

Battletoads
Essa aqui era uma das grandes expectativas por ser uma franquia histórica. Depois de um trailer de apresentação em 2018, pela primeira vez foi revelado um pouco do gameplay de Battletoads. No momento, sem previsão de lançamento.

Bleeding Egde
Esse daqui sofreu um pouco porque foi vazado alguns dias antes, mas Bleeding Edge apareceu e traz uma proposta de combate 4x4 sem armas, apenas com as mãos ou outras partes do corpo, tudo se resolve na base da porrada. Não tem data de lançamento definida ainda, mas tem technical alpha em 27 de junho.

Minecraft Dungeons
Minecraft não é pra mim, mas eu nunca esperaria estar interessado em um jogo da franquia como fiquei com Minecraft Dungeons. Com visão isométrica e foco na exploração e combate, o jogo lembra bastante dungeon crawlers como Diablo, não sei se não é irresponsável eu falar isso no sentido de gameplay, mas em uma primeira olhada, lembra um pouco o estilo. Terá modo single e cooperativo. Chega na primavera americana de 2020.

Elden Ring
Esse aqui também vazou um pouco antes, mas confirma que George R.R. Martin e Hidetaka Miyazaki estão sim colaborando para a criação de um novo jogo de ação/aventura/RPG no que se propõe a ser o maior jogo já feito pela From Software.

ID@Xbox tem seu espaço para brilhar
Eu curto muito os jogos do ID@Xbox e eles também receberam seus minutinhos de atenção, mostrando dezenas de novos jogos que chegarão ao Xbox One nos próximos meses, muitos deles lançando direto no Xbox Game Pass.

CrossfireX
CrossFire é um jogo bem gigante no mundo dos FPS online, e agora ele chegará aos consoles no Xbox One. Além do popular modo multiplayer, um diferencial desta versão X é que ela contará com um modo solo campanha, feito pela Remedy Entertainment (ela mesma). Também em 2020.

Novo controle Elite Series 2
Confirmando vários rumores, a Microsoft confirmou o controle Elite Series 2, com diversas melhorias de design, ergonomia e tecnologia. O controle será $30 mais caro que o primeiro modelo e $179.99 nas lojas americanas. Mas isto não significa que você tenha que correr para comprar um novo controle: a Microsoft confirmou que todos os acessórios lançados para o Xbox One funcionarão no Scarlett, No Inside Xbox, eles comentaram mais sobre o funcionamento do novo controle. Mais detalhes sobre o controle podem ser lidosaqui.

59 jogos apareceram no palco
Os citados acima são só os principais, mas ao todo, a Microsoft disse que iria mostrar 60 jogos no evento, não sei se literalmente ou se só jogaram esse número médio, eu contei 59, se alguém souber qual é o meliante que tá desaparecido, comenta aí. Destes, nem todos são novos jogos, muito menos somente jogos, alguns são DLCs e tal. São eles: 1) 12 minutes, 2) Afterparty, 3) Age of Empires II: Definitive Edition, 4) Batman: Arkham Knight, 5) Battletoads, 6) Blair Witch, 7) Blazing Chrome, 8) Bleeding Edge, 9) Borderlands 2: Commander Lilith & The Fight for Sanctuary, 10) Borderlands 3, 11) Borderlands: The Handsome Collection, 12) Creature in the Well, 13) Cross Code, 14) Cyberpunk 2077, 15) Dead Static Drive, 16) Dragon Ball Z: Kakarot, 17) Dying Light 2, 18) Elden Ring, 19) Felix the Reaper, 20) Football Manager 2019, 21) Forza Horizon 4: Lego Speed Champions, 22) Gears 5, 23) Gears POP!, 24) Halo Infinite, 25) Halo: Master Chief Collection, 26) Hollow Knight: Voidheart Edition, 27) Ikenfell, 28) Imperator: Rome, 29) Killer Queen Black, 30) Lego Star Wars: The Skywalker Saga, 31) Leisure Suit Larry: Conjugal Visit, 32) Lord of the Rings Living Card Game, 33) Metro Exodus, 34) Microsoft Flight Simulator, 35) Crossfire X, 36) Minecraft Dungeons, 37) Ori and the Will of the Wisps, 38) Pathologic 2, 39) Phantasy Star Online 2, 40) Psychonauts 2, 41) Riverbond, 42) RPG Time: The Legend of Wright, 43) Sea of Thieves, 44) Secret Neighbor, 45) Spiritfarer, 46) Star Renegades, 47) Star Wars Jedi: Fallen Order, 48) State of Decay 2: Heartland, 49) Supermarket Shriek, 50) Tales of Arise, 51) The Good Life, 52) The Outer Worlds, 53) TABS – Totally Accurate Battle Simulator, 54) Totem Teller, 55) Undermine, 56) Unto the End, 57) Wasteland 3, 58) Way to the Woods e 59) Yu-Gi-Oh!: Shadow Realm Simulator. Alguns deles já chegaram e muitos outros chegarão ao Game Pass nas próximas semanas, meses ou anos.

14 jogos Xbox Game Studios
Esse papo aqui deu o que falar, com pessoas montando "o que é XGS", "qual faz parte", etc. São diversas as interpretações e não parece haver um consenso, a minha é: 1) Age of Empires II HD: Definitive Edition, 2) Battledoads, 3) Bleeding Edge, 4) Forza Horizon 4 Lego Speed Champions (DLC), 5) Gears 5, 6) Gears POP!, 7) Halo Infinite, 8) Microsoft Flight Simulator, 9) Minecraft Dungeons, 10) Ori and the Will of the Wisps, 11) Psychonauts 2, 12) State of Decay 2 Heartland (DLC), 13) The Outer Worlds e 14) Wasteland 3. Destes, 12 saem nos próximos 12 meses, sendo que um deles até já saiu (o DLC Lego de Forza Horizon 4).

Os 14 jogos Xbox Game Studios que apareceram no palco, sejam eles inéditos ou atualizações de títulos já conhecidos, demonstraram o compromisso da Microsoft em relação a conteúdo, algo que a empresa parece já vislumbrar também em relação ao seu calendário futuro de lançamentos. Em uma entrevista à IGN americana, Matt Booty comentou que gostariam muito de levar um jogo first party ao Xbox Game Pass a cada três meses, e que, com 10 a 12 estúdios, talvez seja possível alcançar este objetivo. Isto não é um objetivo, uma meta, não é algo que a Microsoft vai correr atrás a todo custo, passando por cima de prazos e qualidade, mas é um sonho, uma coisa do campo "seria legal".

NOVIDADES TAMBÉM FICARAM PARA O INSIDE XBOX DE SEGUNDA-FEIRA
InsideXboxKeyArt-hero-hero-hero-hero-hero.jpg

Não bastasse uma conferência de quase 100 minutos no domingo, a Microsoft ainda fez a apresentação de seu novo episódio do Inside Xbox na segunda-feira, desdobrando alguns assuntos que já haviam sido comentados e trazendo alguns novos conteúdos. Além das coisas abaixo que destaquei, mostraram também novos trailers de The Surge 2, Code Vein, Age of Wonders: Planetfall, Zombie Army 4 e Journey to the Savage Planet.
  • 343i fala mais sobre o trailer de Halo Infinite - O trailer de Halo Infinite, além de muito bonito, deixou muitas perguntas e questionamentos no público. Teve gente que já destrinchou o trailer atrás de pistas (como o cara do Halo Canon, vídeo muito bom lá nos links interessantes), mas nada como ouvir alguém da 343i a falando sobre isso. Neste caso, Chris Lee;
  • Controle Elite Series 2 - Mais detalhes sobre o novo controle Elite, anunciado na conferência do dia anterior;
  • Expansão Lego Speed Champions para Forza Horizon 4 - Aqui é aquela coisa, a Playground explicando como a expansão Lego foi criada e quais são as novidades que elas trazem para a franquia;
  • Gameplay de Bleeding Edge - O trailer é legal mas sabe como é, trailer CG sempre deixa a galera com um monte de dúvidas. Nada melhor, então, do que mostrar o jogo rodando de fato;
  • Gears 5 Escape Gameplay - Na E3, a The Coalition apresentou o modo Escape para Gears 5, que é basicamente jogar três players dentro de uma colônia de Swarms e agora precisam escapar. No Inside Xbox, eles mostraram um pouco mais sobre como isso funciona;
  • ID@Xbox mostra alguns jogos que chegarão ao Xbox Game Pass - Chris Charla falando sobre o programa e quais jogos chegarão ao Xbox Game Pass direto dos desenvolvedores independentes apoiados pelo programa;
  • Phil Spencer e vários assuntos - xCloud, Console Streaming, retrocompatibilidade, Scarlett, acessórios do One que irão funcionar no Scarlett, teve de tudo;
  • Phoenix Point será lançado em 3 de setembro - Uma das confirmações do Inside Xbox foi a data de lançamento de Phoenix Point, novo jogo de Julian Gollops, conhecido por ser o "pai" de XCOM. Mas por que essa notícia teria relevância? Bom, além de parecer ser um jogo interessante, é um jogo que lança direto no Game Pass, dia 3 de setembro;
  • Star Wars Jedi: Fallen Order - Como o marketing desse jogo tá com a Microsoft, tem que mostrar mais dele;
  • State of Decay 2: Heartland - Mais detalhes da expansão Heartland, já disponível inclusive;
  • Tim Schafer e Psychonauts 2 - Psychonauts é um jogo muito doido. O Tim Schafer também é meio doido. E ele tentou explicar o que está acontecendo na psicodelia de Psychonauts 2;
  • Trazendo o clássico Crossfire para PC - CrossFire é um sucesso gigantesco que passa batido por muita gente, mas agora, a Microsoft quer colocar ele em evidência também nos consoles;
  • Vampire: The Masquerade - Bloodlines 2 - Entrevistaram a galera do estúdio para falar sobre como é trazer essa franquia tão querida de volta à vida;
  • Watch Dogs Legion e seu sistema de NPCs - Uma das novidades de Watch Dogs Legion é que será possível jogar como qualquer NPC do mundo, ou seja, as possibilidades de gameyplay e seus desdobramentos são inimagináveis. Será lançado em 6 de março de 2020;
  • X019 confirmada para Londres - Um evento legal da Microsoft que voltou ano passado e deu certo foi a X018, na Cidade do México, um evento voltado para fãs com anúncios inclusive de compra de estúdios. Em 2019, vão repetir a dose e fazer um novo evento, agora em Londres;

DEMAIS CONFERÊNCIAS: EA, BETHESDA, DEVOLVER, PC, UBISOFT, SQUARE E NINTENDO
acastro_190531_1777_e3_lede.5.jpg

Além da Microsoft, que era o foco principal da atenção da maioria do pessoal nesta E3, mas outras empresas também estiveram presentes e vale a pena dar uma olhada em coisas que elas mostraram, já que muitas dessas coisas também chegarão ao Xbox ou tem relação com a marca. Quando tiver link, é algum trailer ou notícia relacionada.

XBOX GAME PASS RECEBE METRO EXODUS, HOLLOW KNIGHT, BORDERLANDS E MAIS
Screenshot-2019-06-10-at-00.05.53.png

Durante a conferência, a Microsoft anunciou que estava adicionando quatro novos jogos no Xbox Game Pass de console. O grande destaque vai pra Metro Exodus, FPS lançado em 15 de fevereiro e que foi bem avaliado pela crítica e pelos jogadores, trazendo de volta a imersão de uma Rússia destruída. Outro grande jogo é Hollow Knight: Voidheart Edition, apesar de ser um independente feito por uma equipe que dá pra contar nos dedos de uma mão, não se enganem: é um dos melhores metroidvanias já criados, com uma atmosfera incrível e uma sensação de descobrimento sem igual. Borderlands The Handsome Collection também apareceu para dar um ânimo nos fãs e se preparar para o lançamento de Borderlands 3 e, por último, Batman Arkham Knight, único título do morcegão nesta geração e que encerra a trilogia Arkham criada pela Rocksteady.

XBOX GAME PASS/CONSOLE RECEBERÁ 32 LANÇAMENTOS (PELO MENOS) NOS PRÓXIMOS MESES
vlcsnap_2019_06_09_16h33m59s164.0.png

Além desses jogos bonitões aí da imagem, que já estão disponíveis no Xbox One, dei uma olhada no calendário pra ver quantos jogos já estão confirmados para chegar no Game Pass nos próximos meses, logo no lançamento. A surpresa foi boa: ao todo, são 32 jogos já confirmados que chegarão ao programa, incluindo aí jogos bastante esperados, como Gears 5, Halo Infinite, Microsoft Flight Simulator, Minecraft Dungeons, Ori and the Will of the Wisps, The Outer Worlds e Wasteland 3. Isso só de jogos da Microsoft, de parceiros, tem um caminhão de coisa também.

  • Ago/19: Blair Witch (30)
  • Set/19: Phoenix Point (3)
  • Out/19: The Outer Worlds (25)
  • 2019: Afterparty, Blazing Chrome, Gears 5 (10), Killer Queen Black, Pathologic 2, Secret Neighbor, The Good Life, Wasteland 3
  • Fev/20: Ori and the Will of the Wisps (11)
  • 2020: Halo: Infinite, Microsoft Flight Simulator, Minecraft Dungeons, Psychonauts 2, RPG Time: The Legend of Wright
  • Em algum momento da vida: Battletoads, Bleeding Edge, Creature in the Well, DeadStatic Drive, Felix The Reaper, Ikenfell, Lord of the Rings: Living Card Game, Night Call, Spiritfarer, Star Renegades, TABS - Totally Accurate Battle Simulator, Totem Teller, Undermine, Unto the End, Way to the Woods

Nem todos esses jogos apareceram na E3, diga-se de passagem. Em releases, a Microsoft comenta em 34 novidades apresentadas na E3 saindo direto no Game Pass, fiquei alguns dias quebrando a cabeça tentando saber quais eram os que faltavam mas depois percebi que dois deles já foram lançados no domingo passado mesmo: Riverbond e Supermarket Shriek. Além disso, outros dois DLCs também foram disponibilizados aos assinantes: Commander Lilith and the Fight For Sanctuary, disponível para Borderlands The Handsome Collection, e a expansão Heartlands, de State of Decay 2. E mais: pra quem assina o Xbox Game Pass Ultimate e tem acesso ao Game Pass/PC, um jogo que chegará ao serviço ainda este ano é Age of Empires II HD: Definitive Edition.

PHIL SPENCER - "O NEGÓCIO NÃO SE LIMITA A QUANTOS CONSOLES VOCÊ VENDE"
vpavic_070616_1091_0165.9.jpg

Essa aqui foi uma das várias entrevistas com pessoas ligadas a Xbox que apareceram após a E3, e acredito ser uma das mais relevantes. Nela, o Phil Spencer conversa de maneira aberta (como já é sua característica) sobre diversos assuntos, incluindo como o Scarlett está sendo pensado, como o negócio de videogame vai muito além do número de consoles vendidos, alguns detalhes a mais sobre o xCloud e como ele funciona, o que ele pensa sobre as aquisições de estúdios (quando algo faz sentido, por exemplo), entre outros. É sempre bom ver o Phil Spencer falando, porque tudo isso que ele fala hoje, ele já falava lá em 2014, 2015, e até era visto com um pouco de desconfiança, mas é porque só recentemente, o grande plano dele passou a ser visualizado de forma completa. Quem quiser ler uma versão traduzida desta entrevista, na íntegra, é só clicar aqui e ir para o nosso tópico específico deste assunto.
Fonte: The Verge

DOUBLE FINE PRODUCTIONS AGORA FAZ PARTE DO XBOX GAME STUDIOS
D8pcC5hXUAAVRQh

Depois da grande conferência da E3 em 2018 e da X018, muita gente estava esperando que a Microsoft fizesse novas aquisições de estúdios, e diversos insiders apontavam para isso, com vários nomes jogados na mesa das possibilidades. Mas negócios são negócios, as coisas podem dar um giro na última hora e não acontecer, e podem também serem concretizados sem vazar nada pra ninguém. Um desses negócios é a aquisição da Double Fine, estúdio fundado por Tim Schafer, um dos maiores nomes da indústria. Entre os jogos de maior destaque do estúdio, estão Psychonauts, Brütal Legend, Costume Quest, The Cave e Massive Chalice, além de alguns remasters de jogos clássicos como Day of the Tentacle, Full Throttle e Grim Fandango. O próximo projeto do estúdio é Psychonauts 2, com lançamento previsto para 2020.

Além disso, a Microsoft pagou $13.2 milhões à Starbreeze pelos direitos de publicação de Psychonauts 2, tornando-se sua publisher. Assim como em outras aquisições recentes, o jogo já estava anunciado e continuará saindo para todas as plataformas confirmadas. E como são curiosas as voltas que o mundo dá. A Microsoft era pra ser a publisher do primeiro Psychonauts, no início dos anos 2000. Mas, o desenvolvimento não andou como o esperado e, em determinado momento, a empresa estava com três projetos de jogos de plataforma 3D na mesa e somente um poderia continuar tendo seu apoio: Psychonauts, Voodoo Vince e um terceiro que eu não lembrei o nome nem a pau pra trazer aqui. Nessa, Psychonauts foi parar nas mãos da Majesco e virou um cult classic, um jogo que nem tanta gente jogou mas que gerou uma fanbase apaixonada por quem pode aproveitar. Psychonauts 2 tem previsão de lançamento para 2020.
Fonte: Xbox News

RETROCOMPATIBILIDADE FECHA A CONTA E PASSA A RÉGUA NO XBOX ONE
920x528_back-compat-hero-hero.jpg

Um dos grandes momentos do Xbox One durante toda a geração foi, com certeza, o anúncio da retrocompatibilidade com o Xbox 360 na E3 2015. Era o primeiro passo visível do pilar que a Microsoft tratou como fundamental para o futuro do Xbox: content, community, cloud, Valorizando o conteúdo passado, a empresa deu ali a mostra de como trataria os jogos, tentando ao máximo unificar suas plataformas para que os nossos jogos continuassem com a gente, independente de onde escolhêssemos jogar. Mas, tudo um dia chega ao fim e, a partir de agora, não teremos mais novas adições de jogos de Xbox 360 e Xbox para serem jogados no Xbox One.

O último anúncio contou com a adição de 23 novos títulos a retrocompatibilidade, sendo que destes, 15 são de Xbox 360 (Asura’s Wrath, Battlefield 2: Modern Combat, Enchanted Arms, Enslaved: Odyssey to the West, Far Cry Classic, Far Cry Instincts Predator, Infinite Undiscovery, Peter Jackson’s King Kong: The Official Game of the Movie, Prince of Persia The Forgotten Sands, Skate, Star Ocean: The Last Hope, Super Puzzle Fighter II Turbo, Syndicate, Too Human - esse está gratuito na Live até, só ir na página do jogo e baixar - e Unreal Tournament III) e 8 de Xbox (Armed and Dangerous, Indiana Jones and the Emperor’s Tomb, Sphinx and the Cursed Mummy, Tom Clancy’s Splinter Cell, Tom Clancy’s Splinter Cell Pandora Tomorrow, Tom Clancy’s Splinter Cell Chaos Theory, Tom Clancy’s Splinter Cell Double Agent e Unreal Championship 2: The Liandri Conflict). Só abrindo outro parênteses aqui: com as recentes adições, é possível jogar toda a franquia Splinter Cell no Xbox One! Além disso, pra finalizar bem, fizeram um pacotão Rare de jogos otimizados no Xbox One X, com 8 títulos com melhorias no console: Banjo-Kazooie, Banjo-Kazooie Nuts & Bolts, Banjo-Tooie, Kameo Elements of Power, Perfect Dark, Perfect Dark Zero, Viva Piñata e Viva Piñata: Trouble in Paradise.

Com isso, a retrocompatibilidade encerra a adição de novos jogos com um total de 612 jogos disponíveis ao todo, entre Xbox 360 e Xbox. Isto representa um total de 19,42% da biblioteca dos dois consoles, que gira em torno de 3150 jogos. Pegando de cada console, são 571 jogos de Xbox 360 (27,15% dos 2103 disponíveis na plataforma) e 41 de Xbox (3,91% dos 1047 disponíveis na plataforma). A lista completa de jogos disponíveis está aqui. Mas por que isso aconteceu? Por que parar a adição de jogos a uma funcionalidade tão querida pela comunidade? Segundo a Microsoft, é hora de pensar no grande plano, em como a estratégia deve continuar, então, a equipe de retrocompatibilidade passará a trabalhar para que todos os jogos atualmente disponíveis no Xbox One, sejam nativos, sejam retrocompatíveis de Xbox 360/Xbox, funcionem no Scarlett. Uma maneira de continuar oferecendo a nós, jogadores, algo que gostamos bastante: nossa biblioteca de jogos sempre com a gente.
Fonte: Xbox News

XBOX GAME PASS ULTIMATE - FAÇA O UPGRADE POR APENAS R$ 1,00 ATÉ 30/JUNHO
GamePassUltimateHERO-hero.jpg

Esse aqui é mais um lembrete, mas é um senhor lembrete. A Microsoft confirmou recentemente que o Xbox Game Pass Ultimate, que já incluía o Xbox Game Pass/console e Xbox Live Gold vai incluir também o Xbox Game Pass/PC, além de incluir a edição Ultimate de Gears 5 em setembro - o jogo lança no dia 10, e quem for assinante Ultimate poderá jogar quatro dias antes, no dia 6, igual a quem compra a edição completona.

Mas o melhor é que está rolando uma promoção de um mês de Game Pass por R$ 1,00. Não, na verdade isso não é o melhor. O melhor é que, aderindo ao Xbox Game Pass Ultimate através desta promoção (que você pode aproveitar clicando aqui), a Microsoft vai automaticamente converter o seu tempo restante de Xbox Live Gold ou Xbox Game Pass combinados e transformar em Game Pass Ultimate. Isso mesmo: se você tiver, hoje, por exemplo, 10 meses de Xbox Live Gold e 5 meses de Xbox Game Pass restantes, e assinar o Game Pass Ultimate pelo link acima, você terá o primeiro mês de Game Pass Ultimate por R$ 1,00 e depois outros 15 meses de Game Pass Ultimate, que é a soma da sua Live Gold/Game Pass atuais. Mas atenção, isso só pode ser feito até um limite combinado de 36 meses, e a dica é adicionar códigos de Gold/Game Pass antes de transformar em Ultimate, porque fazendo isso, a conversão fica em 1/1. Caso você assine o Ultimate e, depois, adicione códigos de Game Pass/Gold, a conversão não é igual: um mês de Gold/Game Pass vira 20 dias de Ultimate, 6 meses de Gold viram 79 dias de Ultimate, 6 meses de Game Pass viram 4 meses de Ultimate, já 12 meses de Gold/Game Pass viram somente 4 meses de Ultimate (tabela completa aqui).

Aproveitando, também foi criado no PXB um tópico específico para o Game Pass de PC, com a lista de jogos disponíveis, quais são Play Anywhere e compartilham saves e progresso com o Xbox One, preços, essas coisas. À medida que o tempo passa, o tópico vai crescendo, mas algumas coisas a Microsoft já esclareceu, como nem todos os jogos terão cross-save entre PC/console e também nem todos os jogos de PC terão suporte a conquistas.

FORZA HORIZON 4 - EXPANSÃO LEGO SPEED CHAMPIONS JÁ DISPONÍVEL
ForzaHorizon4_LEGO_Speed_Champions_SennaGroupRace_Screenshot-1.jpg

Se tem uma coisa que a Playground Games não para de fazer, é de surpreender. A cada novo lançamento, seja de um jogo ou de um DLC, eles conseguem sempre dar o próximo passo, criar algo que, em um primeiro momento, pode não ter nada a ver, mas jogando, tem. Lego Speed Champions faz um repeteco de mesclar a franquia Forza Horizon com uma franquia conhecida do mundo real, algo que deu bastante certo com Hot Wheels em Forza Horizon 3. Três carros foram completamente feitos para essa expansão, modelados a partir de pecinhas de Lego: 1967 Mini Cooper S Rally, Ferrari F40 Competizione e McLaren Senna. Tudo isso em um mundo aberto característico da série, capaz de entregar até 15h de gameplay somente para as atividades offline, sem contar a diversão da jogatina online que aí o céu é o limite. A expansão já pode ser baixada por quem tem a edição Ultimate do jogo, quem comprou o Expansion Bundle ou ou Ultimate Add-Ons Bundle.
Fonte: Xbox News

FREE PLAY DAYS DE THE DIVISION 2, FALLOUT 76 E LEGO DC SUPER VILLAINS
XBL_Free-Play-Days_E3-940x528-hero.jpg

Até o dia 16 de junho (madrugada de 17, na real, fazendo conversões de horários e tal), usuários Xbox Live Gold podem jogar gratuitamente três jogos. The Division 2, que ganhou uma apresentação bem legal na E3 e agora a Ubisoft está atrás de novos players; Lego DC Super Villains, seguindo o tradicional modelo de plataforma/ação/aventura característicos dos jogos da franquia Lego; e Fallout 76, jogo online da franquia que adicionou nesta semana o modo battle royale Nuclear Winter.
Fonte: Xbox News

LANÇAMENTOS DA SEMANA QUE PASSOU (3 A 7/JUN)

LANÇAMENTOS DA PRÓXIMA SEMANA (17 A 21/JUN)
Segunda-feira, 17
  • Another Sight (Lunar Great Wall Studios/Toplitz Productions) - R$ 112,45 (Xbox One X Enhanced)
Terça-feira, 18
Quarta-feira, 19
Sexta-feira, 21

LINKS INTERESSANTES
  • A E3 2019 para o Dunkey - Pra quem não conhece, o dunkey é um personagem de um canal de games mas focado no humor e na zoeira. Essa é a visão dele da E3. | YouTube videogamedunkey
  • Descontos especiais da E3 continuam valendo - Até o dia 17 de junho, é possível aproveitar grandes descontos em centenas de jogos e DLCs. Corre que tá acabando. | PXB
  • E3 Coliseum Panel 2019 - Gears 5 with host Austin Creed and Rod Fergusson - Além da conferência e do pavilhão de exposições (no caso da Microsoft, da Xbox Plaza praticamente inteira), na E3 também rolam painéis com desenvolvedores para conversar sobre diversos assuntos. Aqui, Rod Fergusson dá alguns detalhes a mais sobre Gears 5. | YouTube gameslice
  • E3 Coliseum Panel 2019 - Xbox Elite Wireless Controller Series 2: Re-engineered From the Inside Out - O controle Elite é um dos mais avançados e bem recebidos controles do mundo, mas também tem seus problemas. A equipe de design de hardware compartilha os desafios que encontraram e as soluções que desenvolveram para redesenhar o produto. | YouTube gameslice
  • E3 Coliseum Panel 2019 - Xbox Game Studios - One Year Later - Ao saltar de seis para 15 estúdios internos em pouco mais de um ano, muita coisa precisa mudar na organização para que as coisas continuem funcionando. Esse painel contou com a participação de Matt Booty (Xbox Game Studios), Dom Matthews (Ninja Theory), Feargus Urquhart (Obsidian Entertainment) e Shannon Loftis (Age of Empires). | YouTube gameslice
  • Garanta sua vaga para jogar Gears POP - Com lançamento marcado para 2 de setembro, já é possível fazer o pré-registro para jogar Gears POP assim que o jogo for lançado, para Android ou iOS. Só clicar e ser feliz. | Xbox News
  • Giant Bomb Nite Two: entrevista Phil Spencer - As conversas de Phil Spencer com Jeff Gertsmann são sempre uma das coisas que mais espero das últimas E3, por serem papos transparentes e abertos sobre diversos assuntos. Aqui, não foi diferente. Criei um tópico do assunto na área do Xbox One pra quem quiser conversar sobre ou ver um resumo do que foi dito. | YouTube Giant Bomb
  • Halo Infinite "Discover Hope" - Trailer Breakdown - Eu gosto de Halo. Muita gente gosta de Halo. Mas tem gente que gosta de Halo em um nível quase inimaginável, tem um conhecimento tão grande sobre a franquia a ponto de pescar detalhes como o tipo de nave com base na posição do assento do co-piloto, o modelo da Bios da Mjolnir ou o serial do chip de AI que bate com outro que apareceu em um jogo X anos atrás. Isso e muito mais nesse vídeo destrinchando o trailer de Halo Infinite mostrado na E3. | Halo Canon
  • Informações do próximo Forza Motorsport - Durante o mais recente Forza Monthly, Dan Greenwalt (Turn 10) revelou algumas coisas em relação ao próximo título da franquia. O último ano foi utilizado para aprimorar a engine ForzaTech e outras ferramentas, mas ainda não existe nenhum cronograma para o próximo Motorsport, já que ele ainda está em fase de conceito, com ideias ambiciosas em análise. | Twitter Klobrille
  • Nem todos os jogos do Game Pass PC terão conquistas - Com a chegada do Game Pass de PC, integrados à Xbox Live, o Mike Ybarra comentou que no momento, nem todos os jogos terão suporte a conquistas. No momento, o objetivo é assegurar um bom lançamento do serviço, para que mais jogos cheguem ao Game Pass de PC, mas a Microsoft não vai exigir que as empresas atualizem seus jogos para ter suporte a conquistas. O Além disso, o desejo é focar no suporte à Xbox Live, com cross-play e cross save sempre que possível. | Twitter Mike Ybarra
  • Novidades para a sua gamertag - Para dar mais liberdade de escolha aos usuários, agora é possível colocar qualquer nome como a sua garmertag, mesmo aquelas que já existem - quando isso acontecer, será inserido um número ao lado do seu nome. | Xbox News
  • The Messenger ganhará DLC gratuito "Picnic Panic" em 11 de julho - The Messenger é um jogaço lançado ano passado e que presta homenagem aos antigos jogos, como Ninja Gaiden, mas com uma pegada de humor e cuidado nos diálogos nível Portal. Durante sua Devolver Direct (hahaha), a Devolver Digital anunciou que o DLC Picnic Panic será lançado gratuitamente em 11 de julho para todas as plataformas. "Ah, mas não tem pra Xbox One, o que essa notícia está fazendo aqui?", você pode estar se perguntando. Tem The Messenger no Game Pass de PC. | Twitter Devolver Digital
  • The World Design of Metroid Prime 2: Echoes - Quanto tempo sem um Boss Keys. Com o primeiro Metroid Prime, a série Metroid se viu em um misto de saber se era um metroidvania ainda ou não. E em Metroid 2? | YouTube Game Maker's Toolkit
  • Torchlight II chega ao Xbox One em 3 de setembro - Só confirmando algo que já tiha sido anunciado em março, foi revelada a data de lançamento de Torchlight II nos consoles. | YouTube Play Torchlight
  • Xbox Game Pass tem conta dedicada ao PC no Twitter - O Twitter do Xbox Game Pass é um dos negócios mais engraçados da rede, falando de games com muito bom humor. Para o PC, a Microsoft criou uma conta dedicada, até pra deixar separado o catálogo e mostrar pro consumidor que são dois serviços distintos. | Twitter Xbox Game Pass PC
  • Xbox na E3 2019: jogos single-player, xCloud no Brasil e mais com Phil Spencer, chefe do Xbox - Essa é uma entrevista feita pelo Bruno Micali (muita gente já conhece e acompanha) com Phil Spencer, falando sobre vários assuntos que muita gente precisa ouvir. Uma excelente entrevista, na real. | YouTube Voxel

.
.
.

Ufa, por hoje é isso, pessoal. Foi um resumo que de resumo não teve nada e, mesmo assim, ficou muita coisa de fora. Recomendo que entrem nos diversos tópicos relacionados a jogos e novidades que surgiram nesta semana e que foram criados na área Xbox One, tem muita coisa boa rolando, entrevistas, gameplays, e até mesmo as conversas entre os usuários. Muito obrigado também a quem se prestou a ler tudo, acho que consegui pegar pelo menos as principais informações pra ter um apanhado geral, olhar o cenário como um todo. Agora eu vou descansar e programar a jogatina do final de semana, não sei se continuo a pancadaria de Guacamelee! 2 (to tomando um suador no hard em alguns momentos, mas vamo lá!), se me aventuro na ilha de Lego em Forza Horizon 4 (joguei uns minutinhos hoje de manhã e tá muito foda) ou se continuo a saga dos androides em Detroit. Ou até os três juntos, se pá. Negócio é jogar porque o tempo ruge e o backlog é grande.

Um excelente final de semana a todos.

QdZZKDm.gif
 
Última edição:

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,910
51,172
Microsoft Flight Simulator
Uma das grandes surpresas da conferência, que se transformou no trailer trailer mais visto de toda a conferência (yup, com 2.3 milhões, está à frente da apresentação do Scarlett - 1.7 mi - e até de Halo Infinite - 2 mi). Também pudera: a série Flight Simulator marcou história para a Microsoft no mundo dos games mas que estava apagado há mais de uma década, com o último jogo inédito sendo lançado em 2006. O jogo é tão ambicioso que comentaram que possui mais de 2 petabytes de dados de localização geográfica, para que as paisagens sejam o mais fiéis possíveis em relação às do mundo real. Chega no Game Pass quando lançar.
Eu ainda não processei completamente que isso é real.
 
  • Curtir
Reações: Denik Fortes

Nightwolf

Lobo Solitário
Maio 5, 2013
4,233
4,554

Como proprietário de um controle Elite versão 1, estava bem interessado nas melhorias trazidas por essa segunda versão 2. Ele melhorou em muitos aspectos: níveis de tensão do direcional, mais um nível para os gatilhos, mais um profile de configuração, borracha nova possivelmente com melhor durabilidade, etc.

Mas tem duas coisas que não gostei:
  • Bateria interna: Por que? Caramba. Se esse controle tem uma durabilidade melhor que o anterior, como foi comentado no vídeo, essa bateria interna é um retrocesso. No dia que ela ficar ruim vou ter que trocar o controle.
  • D-pad: pelas imagens do controle desmontado, parece que abaixo do D-pad continua sendo um disco. Não estou falando do disco de cima, mas do acionamento por baixo. Isso é ruim para jogos de luta porque ao pressionar para o lado, todo o disco se move, podendo gerar pressionamentos involuntários para cima ou para baixo. O Controle do PS4 tem o mesmo problema. Mesmo por cima sendo botões, por baixo é um disco que faz o acionamento. No lugar do disco deveriam ser botões de acionamento individuais. Ai se você quer que eles se comportem como um disco, você usa aquele D-pad em formato circular por cima.
 
  • Curtir
Reações: ronabs

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,431
75,011
Rio Grande do Sul
  • D-pad: pelas imagens do controle desmontado, parece que abaixo do D-pad continua sendo um disco. Não estou falando do disco de cima, mas do acionamento por baixo. Isso é ruim para jogos de luta porque ao pressionar para o lado, todo o disco se move, podendo gerar pressionamentos involuntários para cima ou para baixo. O Controle do PS4 tem o mesmo problema. Mesmo por cima sendo botões, por baixo é um disco que faz o acionamento. No lugar do disco deveriam ser botões de acionamento individuais. Ai se você quer que eles se comportem como um disco, você usa aquele D-pad em formato circular por cima.
Tinha que ser feito isso aí com peças ajustáveis também, igual aos direcionais que ficam expostos. Assim, daria pra escolher o tipo de sensibilidade de acordo com o jogo, pra luta ou outros que exigem precisão, realmente pode atrapalhar um pouco.
 

John Doe

Novato
Novembro 26, 2006
1,515
1,611
Santa Cruz do Sul
Parabéns pelo tópico @ronabs. Excelente como sempre!

Vi em alguns lugares que a MS teria criado um novo estúdio para cuidar exclusivamente de Age of Empires. Ainda não saiu nenhuma informação mais concreta sobre isto né?
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,431
75,011
Rio Grande do Sul
Vi em alguns lugares que a MS teria criado um novo estúdio para cuidar exclusivamente de Age of Empires. Ainda não saiu nenhuma informação mais concreta sobre isto né?
O máximo que vi foi isso, uma menção na nota da aquisição da Double Fine, falando que agora existe uma equipe inteiramente dedicada à série Age of Empires.

With the addition of Double Fine, there will be a total of 15 unique, standalone studios that comprise Xbox Game Studios, including our newly-created Age of Empires studio headed by Shannon Loftis and our Publishing group headed by Peter Wyse. We are committing more resources and dedicated leadership to the Age of Empires franchise to ensure that its legacy on PC continues in service of the passionate community of faithful fans.
 
  • Curtir
Reações: John Doe

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,431
75,011
Rio Grande do Sul
Tchaaau tópico do EA Access.
Informativo: a partir de agora todos os resumos serão fixados semanalmente na lista de tópicos. :blush:
Tchauzinho pro tópico do EA Access.

giphy.gif


Mas tirando a brincadeira, ver o EA Access se transformar de um grande diferencial da Microsoft nesta geração para um "plus a mais" só mostra o quanto a plataforma Xbox evoluiu nos últimos anos, em todos os aspectos.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)