Resumo Resumo de Semana Xbox #114 - 21 a 25 de setembro

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
E aí, pessoal. Todo mundo vivo depois da bomba dessa semana?

Hoje, é quase um "resumo da Bethesda Xbox" aqui, porque foi o assunto que sacudiu não somente o mundo do Xbox, mas também dos videogames e até do mundo financeiro mesmo, afinal, não é todo dia que uma negociação de $7.5 bilhões acontece. Por isso, reuni informações que comentam sobre esta aquisição sob a perspectiva da Microsoft, de ZeniMax e nossa também. Além disso, tem um artigo bem legal do Jeff Grubb sobre como essa aquisição faz muito mais sentido do que a gente imagina; os valores oficiais do Xbox Series X|S no Brasil, um outro artigo que explica como a Microsoft não vai ferrar a Bethesda (ninguém precisa se preocupar); as novidades do Xbox Game Pass, com Destiny e suas expansões, mais um certo joguindo de um matador de demônios vindo aí; o que rolou na apresentação do Xbox na Tokyo Game Show e o motivo de marcar presença no Japão; o novo aplicativo Xbox Beta para Android, com várias novidades legais que facilitam nossa vida; o Free Play Days com três jogos liberados até a madrugada de segunda; o update semanal do Microsoft Rewards e Xbox Game Pass Quests; os Deals with Gold com ofertas da Rockstar e Resident Evil; os lançamentos desta e da próxima semana; e alguns links recomendados de coisas legais sobre Xbox e videogame.

A belissima capa acima foi feita pelo Klobrille.

Boa leitura.

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MICROSOFT COMPRA A ZENIMAX MEDIA/BETHESDA POR $7.5 BILHÕES
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Não tinha como começar o resumo com outra coisa que não fosse essa tremenda aquisição por parte da Microsoft, afinal, não é todo dia (ou semana, ou mês, ou ano) que uma negociação de $7.5 bilhões por uma empresa de videogames acontece. De surpresa, na segunda-feira de manhã, a Microsoft anunciou que havia chegado a um acordo para comprar a ZeniMax Media, uma holding que controla os seguintes estúdios: Alpha Dog Games, Arkane Studios, Bethesda Game Studios, Bethesda Softworks, id Software, MachineGames, Roundhouse Studios, Tango Gameworks e ZeniMax Online. Nomes bonitos, claro, muita gente olha pra eles e reconhece grandes clássicos e gigantescas franquias, outros podem ficar um pouco perdidos, então, vamos aos nomes de suas criações: Dishonored, Doom, Elder Scrolls Online, Fallout, Prey, Quake, Rage, The Elder Scrolls, The Evil Within e Wolfenstein, entre várias outras, além das futuras Deathloop, Ghostwire Tokyo e Starfield. Sim, meu amigo, todos esses jogos e estúdios estão agora sob o guarda-chuva da Xbox Game Studios, tornando a Microsoft a maior detentora de estúdios first party da indústria, com 23 equipes espalhadas pela América do Norte, Europa e Ásia - sim, Ásia: com a adição da Tango Gameworks, a Microsoft também realiza um sonho antigo de ter uma equipe first party no Japão, capitaneada ainda por cima por Shinji Mikami, diretor dos primeiros Resident Evil e Dino Crisis. Para Todd Howard (designer, produtor, escritor e diretor de diversos jogos da Bethesda), "eu tive o prazer de trabalhar e ter parcerias com muitas das melhores empresas de games e tecnologia do mundo. Mas nossa parceria mais próxima e longeva em minha carreira foi a Microsoft". Ele segue comentando sobre alguns exemplos dessa parceria, como os questionamentos de levar Morrowind, um RPG de PC, para um console, e como isso poderia aumentar a exposição do jogo, proporcionando que mais pessoas pudessem jogar (algo que acontece hoje, igualzinho, com o Xbox Game Pass). "Nós acreditamos uma crença profunda no poder fundamental dos videogames, na sua habilidade de conectar, empoderar e proporcionar diversão. E uma crença que devemos levar isso para todos, independente de quem você seja, onde viva ou onde jogue. Independente do tamanho da tela, do controle, ou até mesmo da habilidade de utilizar um", Howard complementa.

Mas engana-se quem acredita que essa aquisição se justifica apenas pelos profissionais, pelos estúdios ou suas IPs. Tem também muito de tecnologia envolvida aí. Engines como a id Tech podem agora ser compartilhadas entre todos os estúdios da Xbox Game Studios, assim como bons exemplos dos estúdios atuais podem implementar ainda mais os jogos da Bethesda, por exemplo. Além disso, ano passado, a ZeniMax apresentou a "Orion", um conjunto de aplicações que promete entregar jogos em qualidade alta mesmo com um uso baixo de banda, mesmo que o usuário jogue algo por streaming longe de um datacenter. Nessa apresentação, eles rodaram Doom (2016) em 4K e 60 fps em um celular, perfeito. Isso acontece porque a Microsoft não dá ponto sem nó e sabe que, muito além dos consoles, existe todo um universo externo ao nosso hobby que já joga videogames, mas que ainda não é assistido de grandes produções. Por isso mesmo, está investindo pesado ao oferecer $7.5 bilhões pela ZeniMax, afinal, estão atrás de um mercado que tem projeção de gerar mais de $200 bilhões em 2021. Satya Nadella, CEO da Microsoft, diz que "videogame é a categoria que mais cresce na indústria do entretenimento, à medida que pessoas recorrem aos jogos para se conectar, socializar e jogar com os amigos. Conteúdo diferenciado de qualidade é o que tem movido o crescimento e o valor do Xbox Game Pass, desde Minecraft até Flight Simulator. Como uma publisher e desenvolvedora consagrada, a Bethesda conseguiu sucesso em todas as categorias de jogos e, juntos, vamos fortalecer ainda mais nossa ambição de emporara mais de três bilhões de jogadores ao redor do mundo". É importante ressaltar que a negociação ainda não está 100% concretizada porque ainda precisa passar pelas leis e regulamentações de diferentes países (a ZeniMax tem estúdios na Alemanha, Canadá, França, Estados Unidos, Japão e Suécia), existem diversos processos ainda a serem realizados, e a expectativa é que o negócio seja fechado de verdade na segunda metade do ano fiscal de 2021 (ou seja, início de 2022), tendo um "impacto mínimo" nas receitas dos próximos dois anos fiscais (2021, que estamos agora, e 2022). Sobre essa gigantesca negociação, ainda foi comentado que a ZeniMax vai se manter "separada" da Microsoft, igual acontece hoje com os estúdios adquiridos recentemente: todos são parte da Xbox Game Studios, claro, mas possuem estruturas únicas, sua própria cultura, e a Microsoft valoriza muito isso, o Matt Booty também. Sobre uma questão importante, se todos os jogos do grupo agora serão exclusivos, Spencer comentou em uma entrevista que essas decisões serão tomadas "caso a caso", ou seja: dependendo do jogo, ele pode sim ser lançado em outras plataformas, mesmo concorrentes, assim como acontece hoje com Minecraft.

Em uma entrevista para o Major Nelson, que contou com a participação de Phil Spencer, Pete Hines e Todd Howard, Spencer comentou que o acordo foi fechado porque "pareceu certo" por conta da longa parceria existente entre a Microsoft e Zenimax/Bethesda, a vontade que a publisher tem de seguir inovando, o foco que dão para a sua comunidade e também às equipes. Para Howard, essa aquisição é uma evolução natural mas também um passo importante que vai proporcionar saltos ainda maiores para eles. Recomendo bastante quem puder tirar um tempinho pra escutar (e manjar de inglês) por ser um papo aberto entre quatro pessoas experientes da indústria, com muitas histórias pra contar, incluindo exemplos de um truque utilizado em Morrowind no Xbox que reiniciava o console sem o jogador saber, e como a apresentação de Fallout 3 na E3 2008 deu errado e Todd Howard teve que ficar no palco falando enquanto Pete Hines estava nos bastidores jogando de verdade, sempre esperando instruções pra saber o que fazer kkkk (eles tinham treinado antes, pra caso algo desse errado mesmo). Sobre o Game Pass, Pete Hines comentou que o serviço é excelente para descobrir jogos novos (dando exemplos dele mesmo) e, como alguém que faz parte de um estúdio que cria jogos, não tem nada melhor do que poder ofertar esses jogos para ainda mais pessoas. Ah, e a gente também ficou sabendo que o escritório do Spencer na verdade é da esposa dele.

E sobre Microsoft + ZeniMax/Bethesda, acho que era isso. Sei que ficou bastante coisa, mas quis trazer o máximo de informações possível (ainda que várias de maneira resumida) pra galera. E, vamos combinar: que paulada, hein? Uma coisa é adquirir estúdios, mesmo um monte como a Microsoft fez recentemente. Isso ajuda, claro, expande o portfólio, fortalece a posição enquanto publisher e dona de uma plataforma, promove ainda mais jogos para o Xbox Game Pass. Mas isso nem se compara a uma aquisição enorme como esta, de uma publisher inteira - uma demonstração clara, mais uma na real, de que a Microsoft está apostando alto no Xbox enquanto plataforma de jogos para o presente e para o futuro, seja nos consoles próprios, no Windows ou em dispositivos móveis. E quem mais ganha com tudo isso, claro, somos nós, consumidores.
(Bethesda, PR Newswire, Windows Central, Xbox News)

A COMPRA DA BETHESDA REPRESENTA A VOLATILIDADE DOS VIDEOGAMES
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A aquisição surpresa da ZeniMax pela Microsoft pegou todo mundo com as calças na mão, afinal, foi um movimento gigantesco e inesperado, digno de uma empresa que está investindo pesado para ser referência no mercado de videogames nos próximos 10 anos. Mas, será que esse movimento é tão inesperado assim? Em um excelente artigo no Venture Beat, Jeff Grubb comenta como isso faz mais sentido do que muitos de nós podemos pensar, destacando que a Microsoft comprou uma das únicas publishers que possui culhão pra ter uma conferência na E3, e como isso mostra o quão insustentável é o mercado AAA atualmente. Criar jogos é muito caro, sabemos bem disso, e da mesma forma que um blockbuster pode render uma grana violenta, ele pode também errar o pulo e causar prejuízos grandes, mesmo quando vários itens do checklist de segurança são preenchidos. A ZeniMax estava longe de quebrar, mas ao mesmo tempo, já havia tentado emplacar jogos single player (em um mundo onde cada vez mais pessoas ficam cada vez mais tempo jogando as mesmas coisas, seus Fortnite, FIFA, GTA, Madden, Rainbow Six Siege, entre outros), seus jogos multiplayer pra competir justamente com essa galera (com Elder Scrolls Online e Fallout 76) e, até mesmo, lançar sua própria loja no PC para ficar com um pouco mais de dinheiro a cada venda, sem precisar dividir com a Epic ou a Valve.

Só que os três exemplos acima não deram muito certo, e não pareciam seguros o suficiente para sustentarem a empresa - empresas gigantes assim já estão pensando lá na frente, 2025, 2030. Todo mundo louvou a Bethesda pela iniciativa #SavePlayer1 na E3 2017, mas mesmo que ela tenha lançado uma expansão de Dishonored 2 e sequências de The Evil Within 2 e Wolfenstein, o público não acompanhou. A crítica e quem jogou adorou, mas o resultado, o dindin no bolso, não veio. Tanto que, logo depois, apresentaram Fallout 76. Com esse cenário, fica mais fácil entender o motivo dessa negociação: para a ZeniMax, era melhor descobrir que empresa queriam ser no futuro ou vender a empresa para alguém que precisa dela, e que sabe o que fazer? A resposta, a gente sabe. Com isso, os estúdios terão mais segurança financeira por serem parte da Microsoft, e os criadores terão no Xbox Game Pass um público potencial gigantesco para suas criações. Alguns podem ver essa consolidação do mercado como algo negativo, similar ao que a Disney tem feito, comprando um monte de coisas pra cima e pra baixo, mas no fim das contas, é um caminho inevitável para empresas que querem sobreviver e continuar sendo relevantes em um mercado em profunda transformação. Pra quem quiser uma versão em português, o @Saci fez esse favor traduzindo todo o texto, que pode ser conferido neste tópico aqui.
(Venture Beat)

XBOX SERIES X E SERIES S TÊM VALORES OFICIAIS REVELADOS NO BRASIL
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No mesmo dia em que a Microsoft anunciou a aquisição da Bethesda, a Xbox Brasil achou que seria o momento ideal pra também divulgar mais detalhes sobre os novos consoles aqui no Brasil. Essas informações foram reveladas às 22h, onde descobrimos que o Xbox Series X custará, oficialmente no Brasil, R$ 4.999, e o Series S, R$ 2.999. Já a pré-venda global, que começou no último dia 22, não tem previsão de iniciar aqui no nosso país, assim como nós também não sabemos quando o console irá chegar por aqui, mas confirmaram que será em "novembro", sem um dia específico. É, não foi lá aquilo que esperávamos, justamente pela demora em termos informações, tanto que o Carneiro (ele era usuário do PXB um tempo atrás) teve que ir atrás de uma pessoa da equipe de marketing do Xbox lá dos Estados Unidos pra conseguir essas mesmas informações alguns dias antes (sem pré-venda dia 22 e sem data de lançamento confirmada). Confesso que também esperava um preço melhor aqui pra gente, depois de ver os valores que Nintendo (Switch) e Sony (PlayStation 5 e PlayStation 5 Digital Edition) conseguiram, mas aparentemente, não é que a Microsoft não se esforçou, e sim que as outras empresas se coçaram um pouquinho mais pra trazer algo, entre muitas aspas, """""competitivo""""" para o nosso mercado. Para quem já tem o dinheiro guardado, resta agora a divulgação do início da venda antecipada aqui no Brasil. Mesmo com o Xbox Series S (cada vez que olho, fica mais lindo) saindo por um preço mais convidativo, estou firme em fazer um duplo twist carpado do Xbox One Fat direto para o Series X, mas vou aguardar um pouquinho esse valor dar uma reduzida, talvez alguns cupons apareçam em revendedores oficiais, tenho uns pilas em cashbacks prontos para serem utilizados. A divulgação do preço foi como um banho frio no inverno: ainda é um banho e a gente vai sair limpo, mas se a água estivesse quentinha, seria melhor.
(Twitter XboxBR)

COMO A MICROSOFT NÃO VAI FERRAR A BETHESDA
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A Microsoft conseguiu chacoalhar a indústria de games nesta semana, mas depois da empolgação, começam a surgir as perguntas importantes, sobre o que isso representa para o presente e o futuro tanto do Xbox como da ZeniMax. Querendo ou não, mesmo com os bons exemplos recentes de dar liberdade aos estúdios, muita gente ainda enxerga a Microsoft como a empresa que compra estúdios, obriga eles a fazer determinada coisa, muda de ideia e fecha o estúdio. Por isso, é sempre importante que pessoas poderosas, tipo, o CEO da coisa toda, comente a situação. Mesmo sem ser um gamer, Satya Nadella está acostumado a grandes negociações em diferentes áreas, inclusive em videogames: a compra da Mojang, em 2014 por $2.5 bilhões, foi assinada por ele - além, claro, dos vários estúdios desde 2018. E ele faz isso por acreditar que o entretenimento será uma tecnologia chave nos próximos 10 anos. Para Nadella, "você não pode acordar um dia e dizer 'vou montar um estúdio'. A ideia de ter conteúdo existe para alcançarmos comunidades maiores". E é por isso que ele reafirma que a Microsoft vai considerar a aquisição de ainda mais empresas no futuro. Já Phil Spencer diz que "conteúdo é um ingrediente incrível para a nossa plataforma, que nós continuamos a investir", destacando que a adição da ZeniMax praticamente dobra a organização criativa da empresa. Além disso, precisamos lembrar que os jogos da publisher estarão disponíveis não somente no Xbox Game Pass de console e PC em seus lançamentos, mas também no serviço de streaming, ampliando ainda mais o seu alcance.

E, assim como acontece com os estúdios atuais, a Bethesda vai seguir operando de maneira semi-independente, porque, para Spencer, "é sobre a cultura dessas equipes, e não sobre eles se tornarem a gente". É por isso que a Microsoft vai seguir atenta ao radar para futuros negócios, "nós vamos sempre olhar por oportunidades onde exista uma cultura, missão e propósito em comum", observando maneiras de aumentar a diversidade de portfólio da Microsoft, adquirindo profissionais, tecnologias e IPs no processo, mas sem descaracterizar tudo isso. Sem dar razão a quem diz que a Microsoft compra estúdios para fazer jogos só jogos multiplayer, por exemplo. Quem ganha com isso tudo, claro, somos nós, que poderemos contar contar com o grandioso catálogo da ZeniMax, com a certeza de que a sua controladora não vai quere transformar todos os seus estúdios em operários que só recebem ordens. Trata-se de crescer em conjunto, algo que a Microsoft promove pra cima e pra baixo, em todos os níveis de seus produtos e serviços.
(Cnet)

DESTINY 2 E NIGHT IN THE WOODS ADICIONADOS NO GAME PASS + DOOM ETERNAL CHEGANDO
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Nesta semana, o Xbox Game Pass adicionou um jogo de peso e fez outro anúncio de peso também. Primeiro, vamos às adições: Destiny 2 (expansões Forsaken e Shadowkeep, console) trazem toda a experiência quem alguém que queira jogar Destiny 2 precisa, o jogo firou free-to-play um tempo atrás mas ia só até um pedaço, pra avançar, precisava das expansões. Além disso, foi reafirmado que Beyond Light, a próxima expansão do jogo, será lançada também no Xbox Game Pass no dia 10 de novembro, mesmo dia do Xbox Series X | S - o progresso será compartilhado entre as plataformas. Já no dia 24, foram adicionados: Kathy Rain (PC) é um point and click adventure que chegou do nada ao catálogo, não havia informação de que ele seria adicionado; Night in the Woods (console/PC) também tem muito de adventure, com bastante foco na exploração, história e construção de personagens, onde controlamos uma mulher que volta à sua cidade natal depois de largar a faculdade e descobre como o tempo pode mudar as coisas; e Warhammer: Vermintide 2 (console) se assemelha muito a Left 4 Dead no estilo de jogo, cooperativo enfrentando hordas e hordas de inimigos, resolvendo coisas de forma cooperativa, etc. Uma coisa legal é que Dishonored 2, que estava na lista de jogos que seriam removidos no final de setembro, saiu de lá, então, pelo visto vai continuar fazendo parte do catálogo (por que será, né?). Mas a coisa mais legal ainda é que Doom Eternal vai ser adicionado ao Xbox Game Pass de console no dia 1º de outubro - PC chega ainda em 2020! Já que a Microsoft é dona mesmo, tem mais é que começar a abastecer o catálogo com a extensa lista de títulos da ZeniMax, e ver Doom Eternal no Game Pass é positivo por oferecer a oportunidade de quem jogou o primeiro Doom antes de sair do catálogo aproveitar sua sequência, e também serve como esquenta para a primeira expansão do jogo, The Ancient Gods – Part One, que será lançada em 20 de outubro. Pra acompanhar as novidades do Xbox Game Pass, é legal ficar de olho nos tópicos oficiais de cada serviço (Xbox Game Pass/console e Xbox Game Pass/PC) que, aí, essas informações chegam praticamente na hora em que elas são oficializadas pela Microsoft.

XBOX FAZ APRESENTAÇÃO DE ABERTURA DA TOKYO GAME SHOW 2020
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Na última quinta-feira, a Microsoft fez uma apresentação de abertura da Tokyo Game Show, evento naturalmente voltado ao público japonês. Abaixo, vou deixar um resuminho do que foi apresentado lá, porque não teve nenhuma novidade que ainda não tínhamos visto em outros lugares, mas acredito que o evento é importante por se encaixar em uma estratégia da Microsoft em valorizar o Japão. O Phil Spencer já comentou diversas vezes sobre como eles deixaram a peteca cair por lá nesta geração, não levando o Xbox One no lançamento, sem investimentos em estratégias de divulgação locais e tal. Agora, a Microsoft parece mais atenta sobre a importância do mercado japonês, que ainda é o segundo maior em termos de geração de receita e possui um mercado potencial gigantesco para o Xbox, se não no console, no streaming, já que o mobile é muito popular por lá. Eu enxerguei essa apresentação como uma tentativa da Microsoft de mostrar para o público japonês que vários dos jogos que eles curtem em outras plataformas, como o PlayStation, também estarão no Xbox Series X | S, alguns vão rodar até melhor, inclusive, além de exaltar as vantagens do Xbox Game Pass. Segundo o Spencer na transmissão, pelo menos 1/3 dos assinantes do serviço jogam pelo menos um jogo japonês por mês, ou seja, existe interesse de jogos vindos do Oriente, e a Xbox Live viu um aumento de 82% no Japão nos últimos meses, após o lançamento do Xbox Game Pass por lá em abril deste ano. E isso é muito bom pra nós aqui também, já que esse interesse no mercado japonês respinga em mais conteúdos assim pra gente também, complementando e fortalecendo o catálogo do Xbox - e devemos lembrar, claro, que a Microsoft agora também possui um estúdio no Japão, que é a Tango Gameworks. Dito isso, esses foram os conteúdos apresentados durante a transmissão:
  • Balan Wonderworld - O simpático jogo de plataforma ganhou um trailer com um preview de alguns segmentos de gameplay, além do reforço da data de lançamento, 26 de março de 2021, no Xbox One e Xbox Series X | S;
  • Bright Memory - Bright Memory teve lançamento nos consoles confirmado no Xbox para o dia 10 de novembro. Não confundir com Bright Memory: Infinite, jogo que ganhou bastante destaque no Xbox Games Showcase de maio;
  • Cloud gaming no Japão em 2021 - Falei ali acima sobre o mercado mobile, né? A Microsoft confirmou a chegada do streaming de jogos do Xbox Game Pass Ultimate para 2021 no país, em dispositivos Android. Ainda tem uma treta com a Apple, infelizmente, e a maçãzinha é bem forte por lá, mas é um passo importante para fortalecer a marca Xbox no cenário local;
  • Microsoft Flight Simulator - A primeira grande atualização (gratuita) de Flight Simulator é temática do Japão, com a adição de seis cidades em alta resolução e seis aeroportos feitos à mão pela equipde da Asobo, além de alguns novos desafios aos pilotos mais experientes. Essa atualização estará disponível no dia 29 de setembro;
  • NieR Replicant - Esse aqui não apareceu na transmissão da Microsoft, foi na da Square Enix depois, mas vou falar aqui igual pra dar um destaque a mais. Enfim, o remake de Nier (2010) ganhou um novo trailer e data de lançamento confirmada no Ocidente para 23 de abril de 2021, para o Xbox One;
  • Pragmata - O ainda misterioso jogo da Capcom teve uma nova exibição do seu trailer de apresentação, divulgado pela primeira vez há alguns meses;
  • Puyo Puyo Tetris 2 - Esse também já tinha sido anunciado, mas é bom reforçar, parece bem divertido;
  • R-TYPE FINAL 2 - Pela primeira vez no Xbox, um clássico dos jogos de navinha;
  • Resident Evil Village - O trailer que passou na última apresentação da Sony foi exibido aqui também porque, afinal, é importante reforçar que o jogo também estará presente no Xbox. Como adendo, hoje, a Capcom fez a sua transmissão da TGS também e os produtores disseram que estão estudando a possibilidade de lançar Village não só para os novos consoles, mas para o Xbox One também, nenhuma promessa de que vai sair, mais que estão avaliando;
  • Revisão de preço e reforço da data de lançamento global - Nem todo mundo tem essa sorte, mas a Microsoft reduziu o valor oficial do Series S no Japão, de ¥32,980 ($312) para ¥29.980 ($284). Já o Xbox Series X segue sendo ¥49,980 ($474), e o lançamento foi confirmado para o dia 10 de novembro, junto do restante do mundo, com pre-orders abertas a partir de hoje;
  • RPG Time: The Legend of Wright - Rolou uma reexibição desse jogo também, apareceu na E3 do ano passado e tem lançamento previsto ainda para 2020. Chega direto no Xbox Game Pass;
  • Samurai Spirits - Aqui, rolou uma confusãozinha em algumas pessoas, que acharam que Samurai Spirits seria uma continuação ou spin-off ou algo assim de Samurai Shodown. Pra quem não sabe, esse é o nome do jogo no Japão mesmo. O vídeo foi mais pra confirmar a chegada do jogo ao Xbox Series X | S no lançamento dos consoles, não explicaram se quem tem hoje vai ganhar ou não;
  • Tetris Effect Connected - Mais um repeteco, mas joguei Tetris Effect quando sair, é bem legal.
(Xbox News)

NOVO APLICATIVO XBOX BETA (MOBILE) TRAZ FUNCIONALIDADES PRA LÁ DE LEGAIS
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O trabalho de estruturação do Xbox para a próxima geração segue a todo vapor, mas engana-se quem pensa que isso se limita somente ao console. Nesta semana, foi disponibilizado em versão beta o novo aplicativo do Xbox pra Android, trazendo muito a cara da nova dash e do aplicativo do Xbox Game Pass, com uma renovação visual muito bem-vinda e melhorias de performance. Mas o mais legal dessa atualização está nas funcionalidades que esse aplicativo novo oferece, e que vou falar um pouquinho. O mais divulgado acredito que foi a função de remote play, ou seja, a possibilidade de fazer a transmissão do que está acontecendo no console para a tela do celular, perfeito para aquelas horas onde queremos jogar mas a TV é solicitada para outras atividades. Pra quem faz muitas capturas de tela ou de vídeos, o compartilhamento também ficou bem simplificado, com todas elas dispostas em uma galeria, é só tocar na imagem e escolher em qual rede social você quer compartilhar. Também é possível colocar alguns destaques em seu perfil (uma conquista que você se orgulha ou uma captura de tela que você achou legal, por exemplo), conversar com amigos ou em grupo com mais facilidade e também gerenciar seus consoles - e, quando o Xbox Series X | S chegar, dá pra configurar o console pelo aplicativo também.

Só que o principal não estava nem descrito na notícia, e eu vou é usar um parágrafo inteiro só pra falar disso, porque eu gostei demais: pelo aplicativo Xbox Beta, é possível fazer o download de qualquer jogo da Microsoft Store. Isso mesmo, até de jogos que a gente nem tem. Mas qual a função disso se ainda precisa comprar? Praticidade. Todos sabemos que os jogos estão ficando cada vez maiores, então, poder fazer o download prévio é uma mão na roda, e isso geralmente é possível pra quem faz a pre-order, mas agora, todos poderão aproveitar. Só que vai além, porque dá pra se beneficiar disso de várias maneiras: eu, por exemplo, comprei Cyberpunk 2077 em disco e, quando esse disco chegar, terei que instalar, baixar atualizações e toda aquela função; com esse app, eu posso fazer o download hoje mesmo, o jogo vai estar no meu console recebendo qualquer atualização que tiver e, assim que o jogo chegar, eu posso colocar o disco e jogar. Outros dois pontos que achei interessante são: se você quer comprar um jogo, sei lá, Resident Evil 3, mas não tem o dinheiro agora, você pode fazer o download do jogo e, quando tiver a grana, comprar e liberar o acesso; e, o mais importante, é fazer o pre-load de jogos qu entrarão no Xbox Game Pass muito antes deles estarem liberados. Doom Eternal está vindo aí, o jogo tem 40 GB e, com este aplicativo, é possível fazer o download de tudo isso e, no primeiro minuto em que o jogo estiver liberado no catálogo, já sair jogando. O nome disso é praticidade, uma forma simples mas muito eficiente de melhorar nossa experiência de usuário. Pontos (muitos) pra Microsoft.
(Xbox News)

FREE PLAY DAYS - BOMBER CREW, THE DIVISION 2 E WARHAMMER: VERMINTIDE 2
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Até a madrugada de segunda-feira, 28 de setembro, às 3h59min, assinantes Xbox Live Gold e Xbox Game Pass Ultimate podem aproveitar três jogos sem custo adicional na Xbox Live. Bomber Crew é um simulador de bombardeio estratégico, então, tão importante quanto cumprir os objetivos é manter sua equipe viva. Tom Clancy's The Division 2 dispensa comentários, é um dos maiores sucessos da Ubisoft atualmente e oferece um vasto mundo aberto para que possamos nos reunir com amigos e enfrentar outras pessoas e até mesmo o ambiente hostil de Washington. E, por fim, Warhammer: Vermintide 2 é tipo um Left 4 Dead, dá pra jogar de modo cooperativo com outros amigos também para enfrentar hordas e hordas de inimigos. Quem porventura curtir e quiser comprar os jogos pode comprar com descontos de até 75%. Já The Division 2 possui uma atividade no Microsoft Rewards, 250 pontos por desbloquear uma conquista. Pra baixar os jogos, é só clicar nos links dos nomes, procurar pelos jogos na Store ou clicar no banner que estará na dash do Xbox One.
(Xbox News BR)

MICROSOFT REWARDS E XBOX GAME PASS QUESTS | UPDATE SEMANAL
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Aquele serviço de utilidade pública porque temos novas atividades no Microsoft Rewards e no Xbox Game Pass Quests para garantir bons pontinhos em nossas contas. Esse mês até é tranquilo porque as atividades só serão renovadas no dia 5 de outubro, mas mesmo assim, especialmente para a mensal de 1.000 pontos, é preciso assiduidade pra conseguir completar as 45 atividades diárias e as 15 semanais. Ah, uma coisa: comentei acima, mas vale relembrar, The Division 2 está no Free Play Days e tem uma atividade que vale 250 pontos por desbloquear uma conquista, vale só até a madrugada de segunda, então, corre! E tem também algumas atividades novas no quadro geral do Microsoft Rewards, envolvendo Crash Bandicoot 4 e Rocket League. Pra quem quiser saber mais sobre esses programas, temos um tópico completinho aqui.

Xbox Game Pass Quests, até 29 de setembro
  • Shadow Warrior 2 (50 pontos) - Matar 16 inimigos. Atividade exclusiva para assinantes Ultimate.
  • West of Dead (25 pontos) - Desça ao mundo do purgatório. Só abrir o jogo.
  • Ganhe uma uma conquista no Xbox Game Pass (10 pontos) - Desbloqueou uma conquista em um jogo do Game Pass, pontos na conta.
  • Conclua quatro solicitações diárias (10 pontos) – Fazer quatro daquelas solicitações diárias: jogar um jogo do Xbox Game Pass e login no app do Xbox Game Pass.
  • Conquiste mais pontos (10 pontos) – Desbloquear três conquistas ou jogar três jogos diferentes do Xbox Game Pass, moleza.
Microsoft Rewards, até 29 de setembro
  • Confira o jogo em destaque (10 pontos) - Só clicar no card de PGA Tour 2K21.
  • Inicializador de aplicativos (40 pontos) - Abrir o aplicativo do Microsoft Rewards em três dias diferentes.
  • Faça buscas no Bing (50 pontos) - Fazer 50 buscas no Bing, pode ser no PC mesmo.
Atividades Microsoft Rewards
  • Crash Bandicoot 4: It's About Time (4.000 pontos, até 10 de outubro) - Ativar o cartão de pontos e comprar o jogo.
  • Rocket League (2.500 pontos, até 21 de outubro) - Ativar o cartão de pontos, comprar pelo menos 1.000 créditos para começar com o Rocket Pass da Temporada 1 e jogar o jogo.

DEALS WITH GOLD COM OFERTAS DA ROCKSTAR E RESIDENT EVIL
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Até o fim da noite de segunda-feira, assinantes Xbox Live Gold e Xbox Game Pass Ultimate podem aproveitar descontos especiais em 215 itens na Microsoft Store, especialmente com jogos e complementos da Rockstar e da franquia Resident Evil. Red Dead Redemption 2, um dos melhores jogos de toda a geração, pode ser comprado com 50% de desconto, e outros títulos da Rockstar como Bully, GTA V e LA Noire também estão com essa proporção ou até mais, bem interessantes, pra quem não jogou ainda, LA Noire é bem legal. Já de Resident Evil, todos os jogos da série estão em oferta, incluindo aí os retrocompatíveis, como Code: Veronica X. E tem ainda outros jogos que não fazem parte de nenhum dos dois grupos de ofertas, o melhor a fazer é passar a no tópico do @Shivan e conferir.
(PXB)

LANÇAMENTOS DESTA SEMANA (21 A 25/SET)

LANÇAMENTOS DA PRÓXIMA SEMANA (28/SET A 2/OUT)
Terça, 29
  • Bartlow's Dread Machine - Sem página na Store
  • Projection: First Light (Shadowplay Studios/Blowfish Studios) - R$ 74,95
  • Re:Turn - One Way Trip - Sem página na Store
Quarta, 30
  • Birthday of Midnight - Sem página na Store
  • Commander '85 (The Moonwalls/Ultimate Games) - Sem preço na Store
  • Feather (Samurai Punk) - R$ 36,95
  • Inertial Drift - Sem página na Store
  • Swordbreaker: The Game (DuCats Games Studio/Sometimes You) - Sem preço na Store
Quinta, 1º
Sexta, 2

LINKS RECOMENDADOS
  • Cartão de expansão de armazenamento para Xbox Series X | S tem preço e detalhes revelados - O lindo cartãozinho de memória que vai aumentar a memória interna dos novos consoles Xbox (tô cansando de escrever Xbox Series X | S) ganhou um preço oficial, só que esse preço oficial não é nada lindo: $220, ou aqui no Brasil, R$ 2.299. Sim, 76% do valor inteiro do Xbox Series S ou 46% do Xbox Series X. É o preço da tecnologia, discos com essa velocidade de leitura ainda são raros e caros, não tem muito pra onde correr. | Xbox Power
  • Como Spiritfarer me ajudou a lidar com o fantasma do Alzheimer de meu avô - Spiritfarer é um jogo que pegou muita gente de surpresa esse ano. Primeiro, pela sua duração, um jogo indie que parecia aquele tipo que pode ser completado em 10h levava, na verdade, 30h, 40h, até mais do que isso. Segundo, pela profundidade dos temas que aborda. Excelente texto do Makson Lima, que fazia parte da equipe XboxBR uns anos atrás. | Uol Start
  • Football Manager 2021 será lançado no Xbox em dezembro - Uma das franquias mais populares de futebol vai voltar a um console Xbox depois de mais de 10 anos. Aqui, mais que jogar, a questão é gerenciar tudo, do clube aos treinamentos, da expansão do estádio até a ordem de preferência dos batedores de escanteio. Será um título Xbox Play Anywhere, que terá progresso compartilhado entre os consoles Xbox e o Windows 10. Mas brasileiro não tem vida fácil, e o jogo não vai ser lançado oficialmente por aqui, porque é uma confusão só negociar licenças individualmente com cada clube/atleta - quem quiser jogar vai ter que dar seus pulos. | Football Manager
  • Forza Horizon 3 será removido da Microsoft Store em 28 de setembro - Pra quem ainda não jogou, um dos melhores jogos de corrida da geração será removido da Xbox Live nos próximos dias. Mas, até segunda-feira, dá pra comprar todas as edições do jogo e suas expansões por um preço pra lá de especial. Última oportunidade para garantir essa preciosidade em sua conta. | Microsoft Store
  • Grounded September content update arrives September 30 - O próximo update de Grounded será lançado na próxima semana, em 30 de setembro. Isso foi divulgado em um vlog de desenvolvimento que aborda o mundo dos insetos, como eles se comportam e tal. Não tem muitos detalhes sobre o que vem de novo ainda, mas pra quem joga, tem conteúdo novo chegando em breve. | Windows Central
  • How Forza's Racing AI Uses Neural Networks To Evolve - A série War Stories do Ars Technica é muito boa porque converPsa com desenvolvedores para entender seus dilemas na produção de jogos. Nesse episódio dedicado a Forza, Dan Greenwalt (Diretor Criativo da franquia) fala sobre o potencial e as dificuldades de utilizar redes neurais na construção da inteligência artificial utilizada no jogo, desde os drivatars para o primeiro Forza Motorsport até a levada dessa complexa rede de conhecimento para a nuvem em Motorsport 5, com todos os benefícios e os percalços que a evolução da tecnologia, e da própria IA, apresentam. | YouTube Ars Technica
  • Jogos pouco conhecidos que estão chegando ao Xbox - Balan Wonderworld, Breakwaters , Kitaria Fables, Lonesome Village, Nexomon: Extinction, Nickelodeon Kart Racers 2: Grand Prix, Orangeblood, R-Type Final 2, Rebel Galaxy Outlaw e RPG Time: The Legend of Wright são os jogos que apareceram no tópico durante a semana. | PXB
  • Luna é a aposta da Amazon para o streaming de jogos - A Amazon revelou seu serviço de streaming, Luna, sem uma data de lançamento prevista ainda, para PC, Mac/iOs (plataforma que não tem o streaming do Xbox Game Pass ainda por problemas legais com a Apple) e, futuramente, Android. O valor inicial será de $5.99, dando acesso a um catálogo de mais de 100 jogos, incluindo Control, GRID e Resident Evil 7, entre outros. Por um valor extra, será possível jogar os títulos da Ubisoft, inclusive Assassin's Creed Valhalla, Far Cry 6 e Immortals: Fenyx Rising em seus respectivos lançamentos, e a ideia é ter vários canais de diferentes publishers, assim como a Amazon faz com os conteúdos do Prime Video. No link, tem mais detalhes, fotos do controle (bem bonitinho), entre outras coisas. | The Verge
  • Nova experiência da Microsoft Store está disponível para todos os jogadores - Depois de passar por um período de testes para Insiders, a nova loja está disponível para quase todos os usuários, com uma reformulação visual, melhorias de desempenho e filtragem, mais informações sobre jogos, unificação das lojas do 360 e One pra facilitar a compra de jogos, entre diversas outras melhorias. Botei "quase todos" ali porque eu ainda não recebi e não faço ideia do motivo, mas se você recebeu, aproveite, eu nem queria mesmo (queria sim). | Xbox Power
  • Quantum Error chegará ao Xbox Series X|S - Anunciado primeiro como um exclusivo de PlayStation, Quantum Error foi confirmado no Xbox Series X|S também. Trata-se de um jogo de terror que está focando muito na sua tecnologia de som 3D, garantindo mais imersão (e cagaços) para o jogador. | Arena Xbox
  • Sayonara Wild Hearts - Mini Review - O @corujajunior nos brindou com uma análise de Sayonara Wild Hearts, um jogo musical muito bom e que, mesmo sendo bem curto, consegue fazer com que essa experiência seja diversificada o suficiente para ser marcante. Excelente jogo, de verdade. | PXB
  • The 12 Principles of Animation in Games - Slow in and slow out - Fazia uns seis meses que essa série não tinha um vídeo novo, mas agora veio. Timing, esmagar/esticar e antecipação já foram, e esse de agora é sobre slow in e slow out, ou seja, a importância de não existir movimentos bruscos, e sim mais naturais, que tenham uma aceleração inicial e uma desaceleração final, até mesmo com momentos estáticos no meio para destacar ainda mais as ações. Mas, claro, existem casos e casos: em alguns momentos, essa diferença de velocidade faz sentido, em outros, a sensação de "soco" é mais apropriada. Quem curtir o assunto, recomendo bastante assistir aos outros da série, tem uma playlist só disso no canal dele. | YouTube New Frame Plus
  • The Game Awards to Stream Live on Dec. 10 - Mesmo com pandemia, vamos ter o The Game Awards em 2020, no dia 10 de dezembro, quinta-feira. Pela primeira vez, o evento vai acontecer ao vivo de três locais diferentes (Los Angeles, Londres e Tóquio), com transmissão em 4K. Como novidades, teremos a adição de uma categoria de acessibilidade, além do retorno do Game Festival, com demos de jogos disponíveis (tomara que tenha no Xbox de novo). No link, tem uma entrevista com o Geoff Keighley falando sobre os desafios e oportunidades de como a pandemia impactou o evento. | Variety
  • The History of Bethesda Game Studios e The Untold History of Arkane Studios - Agora que a Microsoft comprou a Zenimax, adquirindo um caminhão de estúdios em uma tacada só, vale conhecermos um pouco mais sobre quem são essas equipes, o que já fizeram ao longo de sua existência e tal. O Noclip fez, há algum tempo, esses dois vídeos muito bons, o da Arkane até já trouxe aqui no resumo #97, já o da Bethesda não apareceu porque ele foi publicado no dia 5 de junho de 2018 e os resumos começaram a ser feitos só em 29 de junho daquele ano. Importante ressaltar que tem dois links ali, um pra Bethesda e outro pra Arkane que, somados, entregam quase 3h de conteúdo. Pra quem quiser ir mais fundo, aqui tem um só sobre Fallout 76: The Making of Fallout 76. Prepara a pipoca. | YouTube Noclip
  • The social media strategy behind Fall Guys: Ultimate Knockout - Essa aqui não envolve Xbox, mas mídias sociais e como um jogo pouquíssimo conhecido se tornou um dos pricipais cases de sucesso do Twitter nos últimos anos, com mais de 1,5 milhões de seguidores e um engajamento invejável. Tudo isso embalado pelo sucesso de Fall Guys, claro, mas com muita estratégia por trás. | Games Industry

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E por hoje é isso, pessoal. Foi uma semana extremamente movimentada e com novidades que não tem nem como mensurar ainda, só sabemos que contar com a Bethesda é algo gigante. Até comentei em outro tópico, são 23 estúdios e sabe-se lá quantas equipes individuais criando jogos para o Xbox. A gente só tem a ganhar.

Tenham todos um excelente final de semana.


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Última edição:

Luck Costa

Jogador
PXB Gold
Janeiro 17, 2008
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Vinhedo
Ótimo resumo só pra variar um pouquinho! MS, libera a store atualizada do homi aí pô! :laughing:
Estou vendo todo mundo falar deste app novo. baixarei aqui e testarei o remote play.
 
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dezenove

Its not just a number
Maio 7, 2010
2,652
3,397
Parabéns pelo resumo, ótimo trabalho como sempre.

Realmente, a bomba da semana mexeu com tudo e com todos, fez até aparecer gente que não dava a caras por aqui a um bom tempo. Foi um momento marcante para a historia do Xbox.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
Esqueci de falar, mas fica um obrigado ao @Edu Barros pela indicação do texto da estratégia de social media de Fall Guys e ao @Saci por esse aqui que eu acabei esquecendo de incluir mas é bem legal, é sobre The Falconeer, jogo que será lançado nos consoles Xbox em 10 de novembro.

EDIT: e ao @corujajunior por fazer um review de um jogo excelente. Joguem Sayonara Wild Hearts.



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Chegoooou.

Vou encerrar a semana com a percepção (talvez incorreta) de que reclamar funciona.
 
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Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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Tirei um tempinho pra assistir ao documentário do No Clip sobre a Bethesda. Tá bem legal.
 
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ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
Tirei um tempinho pra assistir ao documentário do No Clip sobre a Bethesda. Tá bem legal.
Acho massa nesses documentários (Toddão), ou outros em entrevistas também, como grandes nomes de desenvolvedores começaram a trabalhar com jogos literalmente batendo nas empresas que faziam jogos que gostavam e dizendo "ei, quero trabalhar aí".
 

jackzsul EX

Guerreiro
Março 10, 2014
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vc tem algum tipo de feed que pode ser assinado pra gente receber o resumo da semana?
nem sempre dá pra postar devido a correria do trabalho e família, mas sempre leio. seu resumo foi o que me manteve informado durante meses que "sumi daqui", ele sempre aparecia no meu feed do facebook da página do PXB, mas agra não aprece mais.
 
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jackzsul EX

Guerreiro
Março 10, 2014
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Mesmo sem ser um gamer, Satya Nadella está acostumado a grandes negociações em diferentes áreas, inclusive em videogames: a compra da Mojang, em 2014 por $2.5 bilhões, foi assinada por ele - além, claro, dos vários estúdios desde 2018. E ele faz isso por acreditar que o entretenimento será uma tecnologia chave nos próximos 10 anos. Para Nadella, "você não pode acordar um dia e dizer 'vou montar um estúdio'. A ideia de ter conteúdo existe para alcançarmos comunidades maiores".

vc foi muito "feliz' nesse parágrafo. eu discutia cm uns colegas do MBA sobre como o Phil Spencer conseguiu convencer o conselho da dar 7.5 pela Zenimax, uma vez que a EA já havia oferecido 2 e rumores que a UBI teria chegado a 3bi e o valor pago pela compra foi absurdamente grande (sem entrar no mérito se vale ou não).

Pra mim o sucesso da aquisição da Mojang foi fundamental para que Phil (vou me referir somente ao Phil, mas sei que tem outros envolvidos) conseguisse o valor liberado. Vejam que mesmo que o GP esteja indo bem, a MS já tinha bastante estúdios. Uma coisa é vc comprar um ou dois ou 3 estúdios, outra é uma Holder inteira. Por mais que ele e o Nadella tenham planos pro GP, pra expansão etc não é uma tarefa trivial convencer um conselho de acionistas e liberarem essa quantia numa única compra e por IPs que a MS podia ter seus "clones" como o chamado Skyrim da Inxile, Awoed (tbm sem entrar no mérito se bateria de frente com TES).

Essa aquisição não é para brigar com a Sony, o PS vai ser vencido com o tempo (digo como marca sinônimo de vídeo-game), o GP é para consolidar a estratégia da MS no futuro; futuro este que tem gigantes como Amazon na briga. Com essa aquisição a MS passa a participar de uma parte do mercado que ele tentava há anos, que é o de definir tendências. O Gamepass por sí, não tinha essa força (ainda) e acredito que demoraria pelo menos uns 5 anos até que ele fosse referência na área gamer, como o STEAM é para PC e a Sony para consoles, mas com a Zenimax, o jogo virou e sim, a MS hoje tbm define a tendência desse mercado.

Qual o concorrente para Fallout e TES? Não tem. Existem games tipo esses, no mesmo estilo, mas não com o mesmo peso.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,562
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Rio Grande do Sul
vc tem algum tipo de feed que pode ser assinado pra gente receber o resumo da semana?
nem sempre dá pra postar devido a correria do trabalho e família, mas sempre leio. seu resumo foi o que me manteve informado durante meses que "sumi daqui", ele sempre aparecia no meu feed do facebook da página do PXB, mas agra não aprece mais.
O resumo chegou a ser enviado algumas vezes por e-mail mesmo, mas com algumas partes dos textos iniciais/finais e alguns tópicos de destaque, não sei se ainda está sendo enviado desta forma.

vc foi muito "feliz' nesse parágrafo. eu discutia cm uns colegas do MBA sobre como o Phil Spencer conseguiu convencer o conselho da dar 7.5 pela Zenimax, uma vez que a EA já havia oferecido 2 e rumores que a UBI teria chegado a 3bi e o valor pago pela compra foi absurdamente grande (sem entrar no mérito se vale ou não).

Pra mim o sucesso da aquisição da Mojang foi fundamental para que Phil (vou me referir somente ao Phil, mas sei que tem outros envolvidos) conseguisse o valor liberado. Vejam que mesmo que o GP esteja indo bem, a MS já tinha bastante estúdios. Uma coisa é vc comprar um ou dois ou 3 estúdios, outra é uma Holder inteira. Por mais que ele e o Nadella tenham planos pro GP, pra expansão etc não é uma tarefa trivial convencer um conselho de acionistas e liberarem essa quantia numa única compra e por IPs que a MS podia ter seus "clones" como o chamado Skyrim da Inxile, Awoed (tbm sem entrar no mérito se bateria de frente com TES).

Essa aquisição não é para brigar com a Sony, o PS vai ser vencido com o tempo (digo como marca sinônimo de vídeo-game), o GP é para consolidar a estratégia da MS no futuro; futuro este que tem gigantes como Amazon na briga. Com essa aquisição a MS passa a participar de uma parte do mercado que ele tentava há anos, que é o de definir tendências. O Gamepass por sí, não tinha essa força (ainda) e acredito que demoraria pelo menos uns 5 anos até que ele fosse referência na área gamer, como o STEAM é para PC e a Sony para consoles, mas com a Zenimax, o jogo virou e sim, a MS hoje tbm define a tendência desse mercado.

Qual o concorrente para Fallout e TES? Não tem. Existem games tipo esses, no mesmo estilo, mas não com o mesmo peso.
É bem por aí mesmo. Uma coisa importante que precisamos levar em consideração é que o Spencer só está tendo essa moral toda lá dentro, comprando diversos estúdios e até uma publisher inteira, por não querer que esses investimentos signifiquem melhorias apenas para o console, mas sim para os outros pontos de contato da marca Xbox, seja PC, seja mobile. Como mercado, consoles são bem mais rentáveis do que na geração passada graças aos modelos de monetização que se popularizaram muito nos últimos anos, mas na quantidade geral de pessoas, o número deve ser até menor do que na época do 360, PS3 e Wii - e empresas não querem mercados estáveis, querem mercados crescentes.

Com o streaming, a Microsoft inaugura uma nova era para esse tipo de consumo, com foco em jogos AAA mesmo, investimento grande, blockbusters acessíveis em uma infinidade de dispositivos por um pequeno preço mensal. Tendo sucesso nas primeiras ondas, o resto é escala, consequência.
 

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