[Retrô-Análise] The Lion King (SNES)

Agora com a criação da área retrô aqui na PXB, eu vou trazer pro Fórum alguns tópicos que fiz originalmente em outros fóruns, mas vou postando aos poucos, pra ver se vai ter uma boa aceitação ou não pelo pessoal desse Fórum e também pra não "spammar" um monte de tópicos com assunto semelhante aqui do nada. Vou começar pela "Análise" de um jogo retrô que gosto muito, The Lion King!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

tbPVg4y.png

Plataformas: Super Nintendo / Mega Drive / NES / Master System / Game Boy / Game Gear / Amiga
Desenvolvedora: Westwood Studios, Virgin Interactive
Publicadora: Virgin Interactive
Lançamento: 08/12/1994 (SNES e Mega Drive)
Gênero: Plataforma

Introdução:

O Super Nintendo Entertainment System (SNES) é o console que muitos consideram o melhor de todos os tempos por ter uma riquíssima biblioteca, e o "The Lion King" é um dos meus jogos favoritos pra esse console, ele não é perfeito e tem jogos melhores na biblioteca do SNES, mas esse jogo me marcou muito e quero falar um pouco dele pra vocês.

"The Lion King" saiu para muitas plataformas, mas tenho experiência com o jogo apenas no Super Nintendo e no Mega Drive, portanto o meu foco vai ser na versão desses consoles, principalmente na versão do SNES que foi a que usei pra rejogar esse jogo antes de fazer essa análise, as Screenshots que vocês verão aqui, eu tirei enquanto estava jogando.

História:

Trata-se de um jogo de plataforma dos anos 90, ele não tenta exatamente contar uma história, mas quem já assistiu ao clássico da Disney que dá nome ao jogo (espero que todo mundo) pode ficar impressionado ao perceber como esse jogo conseguiu ser fiel ao filme, coisa que jogos mais recentes não conseguem fazer. As próprias fases nos fazem lembrar do filme em muitos momentos.

Jogabilidade:

O jogo sofreu algumas críticas negativas no quesito jogabilidade na época em que foi lançado, mas eu particularmente acho bem interessante o que foi feito no jogo quanto à jogabilidade.

Esse jogo possui 2 momentos diferentes, pois a gente começa jogando com o Simba criança e nas últimas fases passamos a jogar com o Simba adulto, o que faz com que a jogabilidade sofra uma alteração considerável em determinado momento do jogo.

O simba criança pode pular, rugir (movimento útil para matar alguns inimigos mais facilmente) e rolar (ao correr, podemos apertar o direcional para baixo, e o simba consegue matar alguns inimigos assim).

O simba adulto perde a habilidade de rolar, porém ganha dois novos movimentos, um ataque horizontal e um ataque vertical, ambos usando suas garras. Além de matar os inimigos, esses movimentos ajudam o Simba a se livrar de alguns obstáculos pelo caminho.

Também é interessante citar que é possível jogar com o Pumba e o Timão nos estágios bônus "Bug Toss" e "Bug Hunt", respectivamente.

Imagens dos estágios bônus:

naHkYUZ.png
cvT5cBL.png

Gráficos e Som:

O jogo possui um belo visual para a época, a trilha sonora também lembra o filme em muitos momentos.

O jogo também possui algumas pequenas animações, apesar de não serem muitas, são muito bem feitas e dá um charme especial ao jogo.

Comentário Final:

The Lion King é um filme que marcou uma geração, ou melhor, marcou gerações e entrou pra história como um dos melhores filmes de animação de todos os tempos na opinião de muitos, e o jogo abordado nessa análise não faz feio e não vai contra essa imagem positiva do filme em que foi baseado, é um jogo que merece ser rejogado por quem já teve contato com ele na época e merece ser conhecido por quem nunca jogou.

O jogo aparentemente é um pouco difícil, mas é possível pegar o jeito rapidamente, o problema quanto à dificuldade desse jogo no meu ponto de vista é que a curva de dificuldade dele é um pouco mal feita, a segunda fase, por exemplo, é muito mais difícil que a primeira, e depois o jogo volta a ficar um pouco mais fácil quando passamos a jogar com o Simba adulto, mas na minha opinião não é nada que estrague a experiência.

Sem dúvidas recomendo o jogo a todos.

Minha Nota: 8.5
 
  • Curtir
Reações: JBFM e Zarathrasher
Nos meu tópicos de análise, eu gosto de dedicar um post separado pra falar de coisas mais específicas do jogo, então aqui eu vou falar um pouco de cada fase do jogo, vou colocar imagens em spoiler pra não pesar muito o tópico, é só abrir cada spoiler pra conferir, espero que não tenha problema esse "double post":

Primeira Fase (The Pridelands):

É onde o jogo começa. o_O

Essa fase é bem fácil, é legal pra começar a se familiarizar com os comandos, mas não tem muito segredo, é só chegar no final dela e matar a maldita Hiena e aí o desafio começa.

TZzskTG.png
rsYbfbu.png

eFzQOwV.png
fImPAEe.png

Segunda Fase (Can't Wait To Be King):

A famosa "fase das girafas", essa fase não é fácil... depois que pegamos o jeito dá pra passar sem muitos problemas, mas ela é mais difícil do que parece ser a princípio. Tem dois momentos complicados nessa fase, quando a gente está no avestruz e precisa dá um salto duplo, tem que ter um timing muito bom pra não morrer.

Essa fase é uma clara referência a esse momento do filme:



aPchwa3.png
wvqIgjc.png

jvslANg.png
13fEyhT.png

Terceira Fase (The Elephant Graveyard):

Eu gosto muito dessa fase, acho o level design muito bem feito, ela tem um clima diferente também, é mais sombria, quando estava escolhendo as screenshots pra colocar aqui, resolvi escolher duas a mais, essa fase merece.

qSH1yLR.png
oUHKMsi.png

8R5SC4X.png
iOYJNfG.png

vAlVCWe.png
3iXn8PE.png

Quarta Fase (The Stampede):

Essa é bem curta, a gente só tem que fugir e desviar das pedras, mas é bem legal a fase, foge um pouco do estilo dos outros estágios desse jogo.

Jmp3iPw.png
7aPzIMc.png

KkYNGdt.png
gxUpbZD.png

Quinta Fase (Simba's Exile):

Aqui nós começamos a nos despedir do Simba criança, é a penúltima fase dele.

Eu particularmente não gosto muito dessa fase, o visual dela lembra um pouco a primeira fase em alguns momentos, é uma das fases que menos gosto no jogo, pois penso que ela combina elementos de outras fases e não mostra nada muito original.

mNqYHXO.png
Bm5sX9U.png

DaCrvCn.png
IPGMX0E.png

Sexta Fase (Hakuna Matata):

Aqui chegamos na última fase do Simba criança e ela fecha com chave de ouro a sua participação, pra mim essa é a melhor fase do jogo, o visual é muito bonito, a música que toca é extremamente nostálgica e a fase é divertida, gosto muito da parte da cachoeira. Também selecionei duas imagens a mais pra essa fase.

Nem preciso dizer que essa fase foi inspirada em um dos mais memoráveis momentos do filme, né? Repitam comigo, Hakuna Matata, é lindo dizer. :p



D1xh1Rp.png
507XFKI.png

O5VEM2L.png
fYRIMHh.png

G3GXUiE.png
Dn6Nvgw.png

Sétima Fase (Simba's Destiny):

No vídeo acima é possível perceber que o Simba cresce durante essa cena do filme, e no jogo não é diferente, na sétima fase finalmente começamos a jogar com o Simba adulto

Essa fase é bem simples, é legal pra começar a se acostumar com a nova jogabilidade, agora o Simba não pode rolar mais, mas ganha dois ataques com garras, ele também pode agarrar e arremessar o oponente pro lado oposto dele (é necessário usar esse movimento contra o último chefe pra finalizar o jogo).

r9JjLil.png
u9xfhR9.png

UV0usDn.png
wgt4l75.png

Oitava Fase (Be Prepared):

Aqui o jogo segue a mesma lógica da primeira pra segunda fase pro Simba criança, essa oitava fase é consideravelmente mais difícil que a sétima, mas é uma fase interessante, eu gosto dela. O visual da fase é muito bonito, eu não sei porque, mas costumo ter mais dificuldades com "fases do fogo" do que com as famosas "fases da água" em jogos de plataforma como as fases do Mario e Donkey Kong Country.

ciHyNwT.png
2Wg9B4C.png

fEhsFSl.png
oDUOLRK.png

Nona Fase (Simba's Return):

Aqui a gente começa a se despedir do jogo, essa é a penúltima fase do jogo é a fase que menos gosto, ela é mais fácil que a anterior, mas ela funciona como um labirinto, você entra em uma porta, mata todas as hienas daquela área em que acabou de chegar e depois você pode entrar em outra porta, e vai fazendo isso até resolver o "quebra-cabeça", é bem repetitivo, mas vale a pena ter paciência, pois terminando essa fase, chegamos finalmente na última fase do jogo.

vuT3Xn1.png
eiNRrUV.png

ENbHH1S.png
iAnAsqr.png

Última Fase (Pride Rock):

Essa é a última fase do jogo, eu acho que ela fecha o jogo de forma digna, a gente precisa lutar com o Scar três vezes, a terceira e última luta ocorre no topo da fase, depois de subirmos tudo. É uma sensação muito boa jogar esse safado do penhasco. :p

hWMZSfo.png
68tUWxt.png

6RQmjpO.png
nZjjSl4.png

RmcbU9q.png
NVsKDDI.png

f8OjTO7.png
Oc8gjIQ.png

É isso galera! Espero que gostem do tópico. Já jogaram esse jogo? O que acharam? Até a próxima análise!!

CN0bJkv.png
kymDRRV.png
jzE0IIw.png
 

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
Outubro 29, 2005
14,557
35,620
São Paulo
(vc já tinha tudo planejado quando deu a sugestao né @Nargwya ? hehea)

sobre o jogo. nunca passei da ultima fase, achava extremamente dificil :(:(
mas o jogo em si era muito bom, eu gostava muito
 
  • Curtir
Reações: Nargwya

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Jogasso.
Na época, nem dava pra acreditar que era um jogo de filme pois era tão bem feitinho. E as musicas (acham que ainda eram MIDIs) era adaptadas do filme.
Joguei muito, lembro que o Scar era tão fdp quanto no filme.
 
  • Curtir
Reações: Nargwya

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)