[Sem polêmica] Forza 6 demo vs PCars

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Como eu não me adaptei bem ao controle na série Forza peço que o pessoal mais acostumado com joystick e que consegue andar bem nos dois jogos compare os jogos somente em termos de comportamento dos carros. Especificamente o grip, transferência de peso, frenagem, aceleração, mudança de direção e diferenciação de comportamento entre carros (comportamento distinto entre modelos novos/antigos, tração dianteira/traseira, motor dianteiro/central/traseiro).
Lembrando que este tópico não é para discussão de gráfico, som, bug, conteúdo, se um é mais simulador que o outro, etc. Vamos nos manter no assunto de comportamento do carro e jogabilidade com controle.
Na minha opinião no PCars eu percebo mais claramente a diferença entre carros e consigo colocar o carro onde quero com mais facilidade, determinando ponto de frenagem, limite de aderência na aceleração, etc. No demo do Forza 6 ainda tive mais dificuldade com o controle, me parece que não consigo ser tão preciso, é mais difícil fazer o que quero com o carro, às vezes acerto o traçado, o ponto de frenagem e saída de curva, outras vezes erro mas é mais por imprecisão no uso do joystick do que por erro na pilotagem. É como se o carro fosse mais imprevisível e menos linear no comportamento.
 

GameStrike

Arauto da impaciência
No demo do Forza 6 ainda tive mais dificuldade com o controle, me parece que não consigo ser tão preciso, é mais difícil fazer o que quero com o carro, às vezes acerto o traçado, o ponto de frenagem e saída de curva, outras vezes erro mas é mais por imprecisão no uso do joystick do que por erro na pilotagem. É como se o carro fosse mais imprevisível e menos linear no comportamento.
Não seria simplesmente uma questão de costume? Quando ficamos muito tempo jogando um mesmo jogo, acabamos nos adaptando a estes fatores que você citou. Forza Horizon e Forza tem uma tocada bem diferente nesses aspectos, quando fui de um pra outro senti um pouco isso. Não posso falar de Pcars pois não joguei ainda, mas confesso que por um instante quase peguei ele ontem ao invés do Forza, mas o hype foi mais forte. :D
 
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Não seria simplesmente uma questão de costume? Quando ficamos muito tempo jogando um mesmo jogo, acabamos nos adaptando a estes fatores que você citou. Forza Horizon e Forza tem uma tocada bem diferente nesses aspectos, quando fui de um pra outro senti um pouco isso. Não posso falar de Pcars pois não joguei ainda, mas confesso que por um instante quase peguei ele ontem ao invés do Forza, mas o hype foi mais forte. :D
Tem a questão de se acostumar com o jogo sim, e também o fato de jogar mais com volante já faz um tempo. Mas mesmo assim acho mais difícil prever o comportamento do carro e perceber os limites no Forza. Já no Pcars, sou mais lento com controle, mas ainda consegui me adaptar melhor. Por isto resolvi criar esse tópico, para ter uma opinião de quem se adapta bem aos jogos de corrida com joystick.:)
 
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Raphaelmano

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Aperibe-RJ
Bem amigo, joguei ontem um pouco da demo e tentarei passar aqui o meu feedback.

-Gráficos : Estão aceitáves, apesar de ser um exclusivo com grande aporte da MS, dava pra ser melhor. E como a comparação é feita com o Pcars, acho que os gráficos se equivalem, sendo que Forza puxa mais pro lado cartunesco enquanto Pcars tem um ar mais sério e menos "colorido".

-Sons : Decepcionante, esta é a palavra. Não vou me ater a falar das músicas, apenas ao que interessa, o som dos motores!
Os sons dos carros não te dão a impressão de brutalidade que alguns carros tem quando levados a RPMs muito altos. Chega a ser deprimente jogar com a câmera do cockpit, onde você escuta os outros carros mais do que o seu.
Os pneus cantam demais, chega a ser irritante. Mas aí entra um outro componente que falarei mais a frente, oque causa em exagero a "cantação" de pneu.

-Jogabilidaede : Aí vai do gosto do freguês. Vai agradar a alguns e desagradar a outros. Pelo pouco que joguei, é o Forza mais arcade de todos da série Motorsport. Aí entra meu amigo a sua estranheza em não conseguir entender o carro e não prever o seu comportamento na curva adiante. Você amigo, não é um jogador de jogos com está proposta, e mesmo que você queira entender e jogar como o jogo requer, seu cérebro não acompanha o que ele não acha correto, como as patinadas exageradamente irritantes (daí a cantação exagerada de pneus), carros com pouca transferência de peso, tanto na frenagem quanto na aceleração, e mais ainda em curvas. Neste ponto fica evidente que se existe regulagem de barras estabilizadoras no setup, é apenas perfumaria. Drifts no asfalto para esse jogo é pouco. Parece que estou jogando velozes e furiosos em Tókio. Extremamente fácil concertar um ovester que já é bem forçado e mentiroso. O jogo é bom na proposta dele, que não chega nem a ser um semi-simulador, pra mim é um arcade mais refinado e não tão "doidão".

Em resumo, continua sendo um jogo sem graça pra quem quer algo mais sério, pois ele não tem nem o básico para jogos de corridas, e todos já sabem o que é. É um belo jogo de "carros" onde agradará a maioria, mas não aqueles que gostam realmente e tentam aprender os detalhes de pilotagem e tunagem que só um verdadeiro jogo de "corridas" pode oferecer.

Tem muitos detalhes a se falar, mas expressei apenas minha opnião na espinha dorsal do jogo.
Em contra partida temos Pcars que é o oposto de tudo isso. Resta saber oque agrada mais o cara.
Abraço a todos.
 

fporto

Um cara batuta!
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Planeta Terra
Sou obrigado a concordar que pCars continua superior a Forza quando o quesito é simulação pura. Forza está apenas um pouco mais bonito, as poças d'água na pista são apenas mais um detalhe (inclusive o splash delas é uma textura ridícula de baixa resolução jogada na tela e é possível deixar marcas de pneu na superfície das poças - detalhes ridículos) e, no mais, apenas repete o que já conhecemos de Forza com uma apresentação mais elegante.

No asfalto, Project Cars continua sendo mais sério. Transferência de peso, atrito, limite de aderência... tudo isso é melhor representado no título da Slightly Mad.
 

AkRaJ3

Novato
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BH
Como eu não me adaptei bem ao controle na série Forza peço que o pessoal mais acostumado com joystick e que consegue andar bem nos dois jogos compare os jogos somente em termos de comportamento dos carros. Especificamente o grip, transferência de peso, frenagem, aceleração, mudança de direção e diferenciação de comportamento entre carros (comportamento distinto entre modelos novos/antigos, tração dianteira/traseira, motor dianteiro/central/traseiro).
Lembrando que este tópico não é para discussão de gráfico, som, bug, conteúdo, se um é mais simulador que o outro, etc. Vamos nos manter no assunto de comportamento do carro e jogabilidade com controle.
Na minha opinião no PCars eu percebo mais claramente a diferença entre carros e consigo colocar o carro onde quero com mais facilidade, determinando ponto de frenagem, limite de aderência na aceleração, etc. No demo do Forza 6 ainda tive mais dificuldade com o controle, me parece que não consigo ser tão preciso, é mais difícil fazer o que quero com o carro, às vezes acerto o traçado, o ponto de frenagem e saída de curva, outras vezes erro mas é mais por imprecisão no uso do joystick do que por erro na pilotagem. É como se o carro fosse mais imprevisível e menos linear no comportamento.
Lol, tive é impressão contrária, kkkkkk. Não acho o ponto no PCars nem por decreto, ja tentei por conta própria, fui no forum e tudo mais. xD
 
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sparkbr

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São Paulo
O post do @Raphaelmano expressa o que sinti quando joguei a demo do FORZA6.
Pra ser sincero até acho Pcars mais bonito em alguns momentos, principalmente em corridas no fim da tarde.

Achei o gráfico do FORZA6 a maior enganação dos últimos tempos :D e eu sabia que tinha algo errado aí, pois foi o FORZA com menos "boom" na divulgação de todos os tempos. Eu acompanho a série desde o XBOX caixão e o site oficial desde a primeira versão e pra mim esse FORZA6 foi o FORZA que eles mais seguraram informações, vídeos, screenshots e etc, e eu acredito muito que fizeram isso, pois estão apresentando algo na minha opinião, abaixo do que se deveria.

A jogabilidade concordo que é o FORZA mais arcade ever e isso me preocupa sobre os rumos da franquia no futuro. Talvez a Turn10 decida migrar para uma coisa mais DriveClub e menos ProjectCars.

Eu já tinha feito a pré oder da versão ultimate 2 meses atrás então, não tem muito o que fazer, é jogar pra ver se melhora com o tempo :D
 

Thyago Rezier

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- Pq diabos eles tiraram o anti aliasing do jogo? A pista que você corre com Formula Indy parece um jogo de XBOX360, daqueles bem xulés.
Eu fiz a mesma observação no outro tópico sobre isso, fora a adição dos MODs com aprimoramentos para o carro, isso não faz o mínimo sentido. Também já fiz a pre-order da Ultimate, iria de todo o jeito comprar o jogo, mas sinceramente a demo não me agradou.
 
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paul_gamer

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Embu das Artes - SP
Uma Galera só teceram elogios no tópico da eurogamer.pt, ninguém reclamou de nada no jogo... tem até uma postagem que é a seguinte:

A Turn 10 se esmerou na produçao de Forza 6. Li muitos comentarios de gamers que gostam da serie que afirmam que este e o Forza que deveria ter saido com o lançamento do Xbox One. Se a Microsoft nao tivesse colocado a disposiçao esta demo talvez nem viesse a compra-lo ja. Fiquei rendido a sensaçao de pilotar dentro do carro, e bastante desafiador, porem acessivel a qualquer iniciante como eu. Forza Horizon 2, que foi o primeiro da serie que joguei, e festa, e oba-oba. Ja Forza 6 e pe no chao, a coisa aqui e levada bem a serio.
eurogamer.pt
 
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Burga

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Acho que podemos fazer melhor essa comparacão depois do jogo lançado. No momento o unico carro de corrida que temos acesso em FM6 é o F Indy, e carros de fórmula não são um bom parametro.

Uma coisa que eu já percebi no Forza é a nova versão da areia movediça, só que agora são as zebras do Magneto. Ao abusar das zebras de Yas Marina fica claro que os carros perdem grip de forma que não parece nem um pouco natural. Acredito ser a nova medida contra cortadores de curvas online.
 
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Acho que podemos fazer melhor essa comparacão depois do jogo lançado. No momento o unico carro de corrida que temos acesso em FM6 é o F Indy, e carros de fórmula não são um bom parametro.

Uma coisa que eu já percebi no Forza é a nova versão da areia movediça, só que agora são as zebras do Magneto. Ao abusar das zebras de Yas Marina fica claro que os carros perdem grip de forma que não parece nem um pouco natural. Acredito ser a nova medida contra cortadores de curvas online.
Pow mano... odeio essas medidas contra cortadores! O que custa colocar punições nessa merda véi??? a Turn10 tá fazendo de tudo pra eu passar longe da série... seu ultimo motorsport digno foi o 4 e esse forza 6 já estou perdendo as esperanças devido a cada notícia que vai saindo.
Que venha um GT7 regaçando pra ver se a microsoft acorda e coloca um feedback na criação de motorsports futuros, pq se esperar pela Turn10 pode esquecer, a última versão foi muito abaixo, e essa pelo jeito tá indo pro mesmo caminho :(:(:(o_O
 
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ascroccia

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Tinha acabado de jogar a demo e vim aqui ler o comentário da galera. E até ler esse post estava bem empolgado.
Pela minha limitação de conhecimento, não consigo analisar tão tecnicamente como vocês, mas algumas coisas fizeram sentido para mim.

As poças d'água ficaram bem ruins mesmo, tive a sensação que perdia totalmente o controle do carro.
As curvas te puxam de maneira estranha e a estranheza da corrida com o Formula Indy.

Ah, tem um detalhe importante também, o que acharam dos "melhoramentos"? Acabaram com a compra de peças mesmo?
Que coisa hein!

Estava empolgado, não estou mais. Forza 5 foi uma decepção e parece que o Forza 6 segue o mesmo caminho.
 
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Raphaelmano

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Aperibe-RJ
Tinha acabado de jogar a demo e vim aqui ler o comentário da galera. E até ler esse post estava bem empolgado.
Pela minha limitação de conhecimento, não consigo analisar tão tecnicamente como vocês, mas algumas coisas fizeram sentido para mim.

As poças d'água ficaram bem ruins mesmo, tive a sensação que perdia totalmente o controle do carro.
As curvas te puxam de maneira estranha e a estranheza da corrida com o Formula Indy.

Ah, tem um detalhe importante também, o que acharam dos "melhoramentos"? Acabaram com a compra de peças mesmo?
Que coisa hein!

Estava empolgado, não estou mais. Forza 5 foi uma decepção e parece que o Forza 6 segue o mesmo caminho.
Que isso amigo! Se o jogo lhe agradou, vá em frente, compre e seja feliz! Aqui damos nossas opiniões e tentamos passar o nosso feedback do jogo.
O jogo é longe de ser ruim, se ele te agradou na demo, lhe agradará mais ainda no full!
 

Thyago Rezier

Jogador
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Que isso amigo! Se o jogo lhe agradou, vá em frente, compre e seja feliz! Aqui damos nossas opiniões e tentamos passar o nosso feedback do jogo.
O jogo é longe de ser ruim, se ele te agradou na demo, lhe agradará mais ainda no full!
Até porque a maioria que reclamou não vai deixar de comprar e jogar ele mesmo assim, eu mesmo sou este caso, não gostei de algumas coisas mas o jogo já está comprado... :p
 
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Burga

Viciado
PXB Gold
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Pow mano... odeio essas medidas contra cortadores! O que custa colocar punições nessa merda véi??? a Turn10 tá fazendo de tudo pra eu passar longe da série... seu ultimo motorsport digno foi o 4 e esse forza 6 já estou perdendo as esperanças devido a cada notícia que vai saindo.
Que venha um GT7 regaçando pra ver se a microsoft acorda e coloca um feedback na criação de motorsports futuros, pq se esperar pela Turn10 pode esquecer, a última versão foi muito abaixo, e essa pelo jeito tá indo pro mesmo caminho :(:(:(o_O
Eu jogo online jogos de automobilismo desde que inventaram a jogatina online em jogos de corrida, e te digo que é o único sistema que funciona, remover fisicamente o cidadão da disputa com outros jogadores limpos.

É como o capitalismo. Pode ser o pior sistema socioeconômico, mas é o único que funciona.

Poderiam talvez aliviar nos modos single player, mas aí também você teria um rule set exclusivo para o multiplayer e isso poderia gerar confusão.
 
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Raphaelmano

Jogador
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Aperibe-RJ
Eu jogo online jogos de automobilismo desde que inventaram a jogatina online em jogos de corrida, e te digo que é o único sistema que funciona, remover fisicamente o cidadão da disputa com outros jogadores limpos.

É como o capitalismo. Pode ser o pior sistema socioeconômico, mas é o único que funciona.

Poderiam talvez aliviar nos modos single player, mas aí também você teria um rule set exclusivo para o multiplayer e isso poderia gerar confusão.
Não concordo não amigo. Pra mim o melhor sistemas de punições era do Race pro, e próprio Pcars está justíssimo após o patch 3.0.
 

Raphaelmano

Jogador
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Aperibe-RJ
Até o cidadão ser punido, ele pode fazer estragos na corrida de quem quer jogar limpo.
Mas aí entra outro fator. O cara que quer jogar com seriedade e limpo no AV, não pode entrar em salas públicas. Querendo ou não é uma bagunça sem limites, não há filtro...
E em salas privadas, onde se treina e onde existem jogadores de ligas ou amigos, pro cara chegar a esse ponto de estragar a corrida dos outros por má fé...
Na liga que eu participo se o cara fizer uma dessas, pode contar que será punido ou até mesmo convidado na se retirar.
 
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