Desde o começo desse ano, foi especulada a possibilidade das gigantes consolistas, Microsoft e Sony, lançarem um novo console mais potente que os atuais PS4/XO. Muita gente recebeu com estranheza essa especulação já que a atual geração tem apenas 3 anos de existência, então os novos consoles foram tratados como mera especulação por muito tempo. Porém, um pouco antes da E3, a Sony finalmente anuncia o PS4 Pro, nome oficial do PS4K/Neo, com lançamento previsto para o final de 2016, mas não o apresenta na conferência. A E3 chegou e a Microsoft resolveu sair a frente e mostrar o projeto do seu novo console, denominado Project Scorpio, mas com uma diferença: não mostraram a parte física (somente specs) e anunciaram o lançamento para final de 2017.
Pois bem, muitos odiaram os novos consoles e alguns - inclusive eu - prometeram não comprá-los, mas desde o anúncio muita coisa mudou e é perceptível que a nova geração necessite de um fôlego. PS4 Pro foi lançado hoje e já dá pra dizer que é um sucesso, já que está esgotado em vários lugares do mundo e tem uma lista relativa de jogos com suporte ao 4K intermediário. O novo console, custando $100 dólares a mais que a versão comum do PS4, promete rodar games com resoluções intermediárias de 4K e um framerate mais estável. E seu lançamento me fez pensar algo...
Enfim, provavelmente tudo isso vocês já sabiam, então vou direto pra pergunta: a Microsoft dormiu no ponto anunciando o Scorpio para 2017? Quer dizer, tirando a comunidade que joga no Xbox por questão de preferência e que compraria um Xbox de qualquer forma, será que um gamer hardcore esperaria até 2017 para ter 2TFLOPS a mais? O que o Project Scorpio oferecerá em um ano que o PS4 Pro não oferece agora? Claro, Scorpio pretende rodar os games em 4K Nativos, mas sinceramente, de que isso importa para o público casual? Se há pouquíssimas diferenças entre 900p e 1080p, porque haverá diferenças discrepantes entre 1800p e 2160p?
2º Scorpio ser um console modular: Phil Spencer em uma de suas entrevistas já relatou sua vontade de ver um console da Xbox híbrido, em que você possa trocar suas peças em um "pulo" de geração, sem que precise comprar um hardware totalmente novo. Se eu fosse apostar, diria que com toda certeza esse novo Xbox está sendo projetado com intuito de ser modular. Novamente, atrairia um público entusiasta que o PS4 Pro não satisfaz
3º Retrocompatibilidade em 4K ou 60FPS: Eu não sei bem se isso seria possível, mas rolou um boato de que as texturas dos games seriam atualizadas para 4K e sua taxa de quadros seria aumentada para 60fps. Eu não tenho certeza se isso é possível, creio que não seja já que são mudanças mais radicais na estrutura de jogos feitos para o x360, mas seria interessante ver um recurso desses.
4º Tela-divida Nativa: Essa aqui é mais uma sugestão do que um boato, mas isso alavancaria um grande contingente de saudosos da sliptscreen na nova geração. Se as empresas não querem criar splitscreen para seus games, então porque não "emular" dois Xbox's no próprio Scorpio? Pelo jeito potência não falta já que ele é quase 6x mais potente que um Xbox comum, então seria um grande diferencial.
Pois bem, muitos odiaram os novos consoles e alguns - inclusive eu - prometeram não comprá-los, mas desde o anúncio muita coisa mudou e é perceptível que a nova geração necessite de um fôlego. PS4 Pro foi lançado hoje e já dá pra dizer que é um sucesso, já que está esgotado em vários lugares do mundo e tem uma lista relativa de jogos com suporte ao 4K intermediário. O novo console, custando $100 dólares a mais que a versão comum do PS4, promete rodar games com resoluções intermediárias de 4K e um framerate mais estável. E seu lançamento me fez pensar algo...
Enfim, provavelmente tudo isso vocês já sabiam, então vou direto pra pergunta: a Microsoft dormiu no ponto anunciando o Scorpio para 2017? Quer dizer, tirando a comunidade que joga no Xbox por questão de preferência e que compraria um Xbox de qualquer forma, será que um gamer hardcore esperaria até 2017 para ter 2TFLOPS a mais? O que o Project Scorpio oferecerá em um ano que o PS4 Pro não oferece agora? Claro, Scorpio pretende rodar os games em 4K Nativos, mas sinceramente, de que isso importa para o público casual? Se há pouquíssimas diferenças entre 900p e 1080p, porque haverá diferenças discrepantes entre 1800p e 2160p?
Outra questão é o preço. A Microsoft ainda não anunciou o preço do Scorpio, mas ela será OBRIGADA a apresentar o novo console por $399, assim como o PS4 Pro. Eu tenho quase absoluta certeza que Scorpio será um fracasso colossal caso o projeto de 6TFLOPS seja mantido com um preço de $499 ou superior. Vamos ser sinceros pessoal: ninguém liga exatamente para se roda em 1800p ou 2160p, são resoluções muito próximas e ninguém pagará $100 ou mais por isso, se fizessem, estariam nos PCs, não nos consoles. Então, se o Xbox Scorpio quer um preço de $499, precisa apresentar um diferencial em relação ao PS4 Pro que não seja resolução. E eu tenho alguns indícios e sugestões do que a Microsoft poderia fazer:
1º Scorpio rodar games da Steam/Windows Store via UWP: Transformar o Scorpio num console capaz de rodar games/programas do PC pode ser um bom diferencial. Aliás, pode até atrair PC Gamers já que o Scorpio é razoavelmente potente e tem um preço extremamente convidativo. Isso seria um público que não se satisfaria com o PS4 Pro
1º Scorpio rodar games da Steam/Windows Store via UWP: Transformar o Scorpio num console capaz de rodar games/programas do PC pode ser um bom diferencial. Aliás, pode até atrair PC Gamers já que o Scorpio é razoavelmente potente e tem um preço extremamente convidativo. Isso seria um público que não se satisfaria com o PS4 Pro
2º Scorpio ser um console modular: Phil Spencer em uma de suas entrevistas já relatou sua vontade de ver um console da Xbox híbrido, em que você possa trocar suas peças em um "pulo" de geração, sem que precise comprar um hardware totalmente novo. Se eu fosse apostar, diria que com toda certeza esse novo Xbox está sendo projetado com intuito de ser modular. Novamente, atrairia um público entusiasta que o PS4 Pro não satisfaz
3º Retrocompatibilidade em 4K ou 60FPS: Eu não sei bem se isso seria possível, mas rolou um boato de que as texturas dos games seriam atualizadas para 4K e sua taxa de quadros seria aumentada para 60fps. Eu não tenho certeza se isso é possível, creio que não seja já que são mudanças mais radicais na estrutura de jogos feitos para o x360, mas seria interessante ver um recurso desses.
4º Tela-divida Nativa: Essa aqui é mais uma sugestão do que um boato, mas isso alavancaria um grande contingente de saudosos da sliptscreen na nova geração. Se as empresas não querem criar splitscreen para seus games, então porque não "emular" dois Xbox's no próprio Scorpio? Pelo jeito potência não falta já que ele é quase 6x mais potente que um Xbox comum, então seria um grande diferencial.
Enfim, como deixei claro, o Scorpio não pode ser um console apenas com 2TFLOPS a mais de potência que o PS4 Pro e custando $100 dólares a mais, ele precisa de algo que chamamos de vantagem competitiva, algo que os consumidores só encontrem no console da Microsoft além de seus exclusivos. A Microsoft não pode chegar em 2017 achando que invetou a roda com o Scorpio enquanto, durante 1 ano inteirinho, o PS4 Pro come toda a demanda disponível por consoles potentes. Ele necessita de alguns dos grandes diferencias citados acima, ou todos eles, e espero que os desenvolvedores do Scorpio tenham essa visão de mercado, caso contrário, dias sombrios já experienciados em 2013 retornarão aos confins da caixa.