Shenmue 3 - Lançamento 15/11/2019

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Introdução

Bem amigos, hoje fiz minha reserva para o terceiro capítulo da saga que iniciei lá no longínquo ano de 2005 no meu amado Dreamcast. Joguei os dois capítulos com jogos alternativos, pois na época era muito difícil o acesso a jogos originais. Só fui ter minhas versões originais anos após ter jogado, importado diretamente da terra do Sol nascente.

Na época não tinha tanta informação na internet como hoje e até o acesso era bem mais restrito, ainda mais pra mim que morava no interior de Minas Gerais. Nada de ter um celular na mão pra pesquisar ou Youtube para consultar algum guia. Era na cara e na coragem.

Tenho um carinho muito grande por essa franquia, era algo que nunca tinha visto igual até então. Aquele mundo vivo a ser explorado, uma trilha sonora que arrepia só de lembrar, gráficos surpreendentes mesmo tendo jogado 03 anos após o seu lançamento e isso sem nem falar da cereja do bolo, o enredo e sua riqueza de detalhes. Vc se sente dentro da cultura oriental, uma imersão sem igual.

Ver o anúncio do game na E3 2015 foi algo indescritível e até mesmo curioso pelo modo que foi. Finalmente a saga terá continuidade, ainda que não chegando a ser nem uma sobra do que foram seus antecessores que por anos mantiveram o título de jogo mais caro da história e eram referência em aspectos técnicos.



Sobre Shenmue

Idealizado e produzido por Yu Suzuki da Sega-AM2 para Dreamcast. Suzuki criou um novo gênero, FREE (Full Reactive Eyes Entertainment), para o jogo, baseado na sua interatividade e liberdade incomparáveis até então, bem como um sistema inovador que simulava as condições do clima em tempo real, jogadores não jogáveis com falas diferentes dependendo do dia, Quick Time Events e várias outros detalhes como maquinas que vendem brindes, Fliperamas e lojas de conveniência. Shenmue tem uma jogabilidade diferente por trazer vários gêneros diferentes dentro do mesmo, como seu mundo aberto e segmentos em batalhas 3D. Foi o jogo de produção mais cara de seu tempo, com custo de de $47 milhões de dólares na época, equivalente a $64 milhões em 2011. O jogo teve uma sequência em 2001, Shenmue II, e com a promessa de mais um para terminar a história. O total de custo da produção dos dois jogos foi em torno dos $70 milhões naquela época, coisa de $95 milhões em 2011. A sequência final, Shenmue III, é lançada finalmente em novembro de 2019.

A história começa quando a personagem principal (Ryo Hazuki) se depara com o assassinato de seu pai pelas mãos de um homem chamado Lan Di, chefe de uma organização mafiosa chinesa, e com o roubo de um estranho e misterioso espelho chamado Dragon Mirror (Espelho do Dragão). No entanto, existe um espelho gêmeo, chamado Phoenix Mirror (Espelho da Fenix). Ryo terá de encontrar o Phoenix Mirror, recuperar o Espelho do Dragão, vingar o seu pai e descobrir as razões da sua morte. Ele terá igualmente que chegar a Hong Kong onde se encontrará com Ling Sha Hua com quem está telepaticamente ligado e com que sonha constantemente.

Vou deixar dois vídeos do grande Velberan sobre essa obra prima que são recheados de informações:





Shenmue III

Depois de adiamentos e várias polêmicas, o projeto que bateu recordes de arrecadação no KickStarter finalmente chega aos consumidores no dia 19 de Novembro de 2019. O game chega exclusivamente ao Ps4 e PC, sendo que já confirmaram suporte a legendas em PT BR. Infelizmente na PSN o game chega custando indigestos R$ 250,00, contra R$118,00 na versão de PC na EpicStore, menos da metade...

Recentemente foi liberado para os apoiadores do KickStater uma demo do Shemue 3 onde é possível ver que o novo capítulo deve seguir bem a risca os antecessores, sem muitas adições. O canal JogaeTV compartilhou o gameplay completo dessa demo e minhas impressões foram bem positivas. O vídeo tem opção de rodar em 4k e já conta com as legendas em PT BR.




Já foi noticiado que a Saga de Ryo Hazuki não termina nesse capítulo. Foram 17 anos entre o lançamento do segundo e do terceiro capítulo da Saga. Aos fãs resta torcer para que o game consiga alcançar boas vendas e não tenhamos de esperar quase duas décadas para termos mais da franquia. Minha parte fiz, sangrando, mas fiz! Mais algum maluco vai pegar?
 
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Pela proximidade com o lançamento, já devem ter liberado. Nunca apoiei nenhum projeto, não tenho a menor ideia de como funciona as entregas das Keys.
 

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Avaliação da Eurogamer de Portugal foi até positiva ao game.

"Shenmue 3 é uma experiência bastante fiel e até uma justa homenagem aos dois primeiros jogos"

"Shenmue 3 é, apesar de algumas limitações, um jogo em quase tudo superior aos anteriores"

"É muito diferente das actuais experiências em mundo aberto, não configura a mesma complexidade de objectivos e revela até uma estrutura de progresso muito circular. Por outro lado é uma realidade que julgávamos impossível há não muitos anos. E para o bem, ainda mostra um saber de arte por parte de Yu Suzuki, capaz de criar com engenho e brilho um jogo intemporal."


Review completo
 

IronLexPM

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Triste vir aqui pra dizer que terminei o jogo e o Yu Suzuki qdo passar dessa pra melhor, vai ter de prestar conta desse jogo.

Decepção do ano, nunca esperei algo tecnicamente perfeito, nunca esperei algo grandioso... Só esperava um enredo bom e nisso o jogo falhou miseravelmente.

Nos capítulos anteriores vc sentia foda qdo pegava uma sequência de QTE... Nesse chega a ser medonho. Um dia triste pra mim, agora entendo pq a Sega nunca quis saber da sequência desse jogo. Infelizmente o jogo ficou devendo, mas devendo mto.

Ao invés de uma carta de agradecimento, Yu devia mandar uma carta de desculpas.
 

DinobotGP

Novato
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Belém
É interessante ver a diferença do impacto do anúncio e o impacto do jogo em si. Parece, hoje em dia, de um modo geral, que anúncios são mais importantes que os seus próprios objetos.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
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É interessante ver a diferença do impacto do anúncio e o impacto do jogo em si. Parece, hoje em dia, de um modo geral, que anúncios são mais importantes que os seus próprios objetos.
Quando é IP com forte apelo nostálgico, sim.
Mas pra quem não jogou Shenmue na época, como eu, e tinha dado uma olhada de relance, não estava difícil adivinhar que daria nisso. Era jogo de Kickstarter, afinal.
 

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