Skyrim - Impressões iniciais, comentários, dicas, estratégias e dúvidas

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,731
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Vamos concentrar os comentários, dicas, dúvidas e estratégia sobre o jogo nesse tópico, lembrando que qualquer detalhe do enredo e quests deve ser postado com o uso do comando para ocultar spoilers.

Código:
[spoiler]escreva aqui[/spoiler]



Joguei hoje por cerca de uma hora e meia, usei um VPN australiano e conseguir liberar o jogo no Steam :D

Minhas impressões bem iniciais (sem spoilers):

O começo do jogo é bem parado e funciona mais como um tutorial de movimentação e combate, não empolga mesmo, mas felizmente ele não é nem sombra do que vem pela frente. Graficamente não chega a impressionar, mas a direção de arte deixa Oblivion parecendo um jogo simplório. As duas montanhas mais altas que encontrei até aqui são as mais belas que já vi em um jogo. A iluminação parece muito bem ajustada, sem aquele bloom exagerado que Oblivion tinha, além de sombras melhores também. O céu continua um espetáculo à parte, tanto de dia quanto à noite dá pra parar e ficar admirando.

Embora a engine ainda apresente os mesmos problemas de sempre com animações dos NPCs robóticas e física ruim, a imersão não fica tão prejudicada. O combate corpo a corpo continua muito decepcionante, mas em compensação o uso de magias está bem melhor. Aqui, jogar com um personagem habilidoso na magia vai ser muito mais divertido do que jogar com um guerreiro.

A Bethesda inovou no sistema de criação do personagem e fez isso de uma forma que casa perfeitamente com a proposta de Skyrim. Agora você não precisa escolher de imediato uma classe, você escolhe apenas a raça que vai te dar um bônus qualquer e começa o jogo livre para explorar o mundo. Conforme você vai experimentando com armas, habilidades e magias, seu personagem evolui e pode ou não ganhar características específicas de uma classe, a opção é sua. Além disso, apesar de suas habilidades ainda evoluírem conforme são utilizadas, como era em Oblivion, a Bethesda deixou apenas as skills que realmente interessam. Então nada de ficar pulando para desenvolver a skill Athletics que foi cortada, só pra citar um exemplo. Os pontos de experiência podem ser distribuídos em até três características principais: saúde (health), magia e resistência (stamina). Com isso você pode criar um personagem com as mais variadas caracteríscas fugindo do tradicional sistema de classes fechado. Gostei bastante dessa inovação.

Pelo pouco que vi tenho que parebenizar a Bethesda pelo trabalho na nova interface, muito mais limpa e fácil de usar que em Oblivion. O detalhamento em 3D de todos os itens foi uma excelente ideia e faz você parar pra olhar os detalhes do que encontrou. Falando de jogabilidade, comecei jogando com o controle do Xbox 360 que está bem parecido com os outros jogos da Bethesda, mas pelo menos no meu caso achei o conjunto teclado e mouse muito superior e não por ser um RPG em primeira pessoa, mas sim porque dessa vez tanto os menus quanto as teclas de ação se adequaram perfeitamente ao PC.

Quem pretende jogar em terceira pessoa pode se decepcionar. A câmera é até boa, mas o personagem continua com uma movimentação truncada e meio sem peso, algo comum nos outros jogos que usaram essa engine. Melhorou sim, mas nada que justifique jogar assim o tempo todo. O sistema de criação de itens está muito bem feito. Dá pra criar armas, armaduras, poções e diversos itens a partir de matéria prima que você vai coletando. Os loadings são mínimos e ainda existem na transição entre exterior e interior, mas nada que atrapalhe. Bom, não dá pra falar mais do que isso.

Só volto a jogar à noite, mas gostei do que vi até aqui e tirando os velhos problemas da engine defasada, Skyrim continua sendo o tipo de RPG que a Bethesda sabe fazer como ninguém.

Algumas screens:

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ATUALIZADO

Mais impressões com fotos:


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A Besthesda tirou leite de pedra com essa engine, a direção de arte deixa o jogo com uma beleza ímpar, tanto nos ambientes externos quanto internos.

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O drawn distance no PC é perfeito.


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Estátua de Tiber Septim, o último Dragoborn de Tamriel. Até aqui pude notar que o enredo de Skyrim é muito mais envolvente e interessante do que foi em Oblivion. A atenção aos detalhes de personagens e mitologia do universo criado pela Bethesda beiram o absurdo. Quem quiser saber mais sobre esse universo pode recorrer aos diversos livros encontrados no jogo e NPCs que contam lendas.


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A montaria não melhorou nada em relação a Oblivion, no entanto o cavalo parece mais feroz e quando atacado persegue seus agressores até a morte, é quase um segundo aliado, mas não resiste a ataques de inimigos mais poderosos e custa caro comprar outro. Será que teremos um DLC com armadura de cavalos? :D


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A Bethesda deu atenção especial às lutas com os dragões. Após matar um, você recebe o poder dele o que lhe confere um novo shout (grito). O shout vai depender do tipo de dragão e os encontros com eles são aleatórios ou podem ser em áreas previamente marcadas no mapa.


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O perigo vem do alto. Até aqui não vi nenhum meio de atacar um dragão em pleno voo.


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Dragão Vs. Mudcrab :D
(o interessante aqui é que os dragões atacam o que eles encontram pela frente, fazendo o jogador ter como estratégia atacar enquanto eles estão distraídos com outros inimigos).


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Mudcrab vai à lona.

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Apesar do cuidado com as lutas com os dragões, pelo menos no começo do jogo não vi nenhuma dificuldade para se matar um, mas isso pode mudar de acordo com o tipo e lv do dragão.

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A possibilidade de duplicar o poder das magias usando as duas mãos faz toda a diferença. Na foto um mamute, esse sim, muito difícil de ser abatido no começo do jogo, mas ele é pacífico e só ataca se você ameaçá-lo.


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O céu em Skyrim é facilmente o mais belo já visto em um jogo, especialmente à noite e com aurora boreal.
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Cada construção demonstra o cuidado com detalhes.

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Imersão gelada.
 

HelderSR_old

Jogador
Abril 7, 2009
1,864
1
Johannes, tira uma dúvida, no caso do PC o jogo dá possibilidade de escolher outras legendas, como por exemplo espanhol, italiano ?

Bom , no Oblivion só usava a câmera em terceira pessoa para andar no ar livre de um lugar para outro, mas qualquer lugar fechado e combate sempre a câmera em primeira pessoa. Pelo visto não vai ser diferente no Skyrim.
 

IAJ

Jogador
Janeiro 15, 2011
298
0
Gostei, pretendo comprar. Pra entender a história de Skyrim precisa ter jogado o Oblivion?

Aguardando mais detalhes.
 
C

Convidado

Visitante
Achei meio salgado o preço no steam, mesmo em pre venda tava U$59,90...
 

Shock07

Jogador
Outubro 31, 2009
1,356
1
Belo tópico!!! Uma dúvida:

Sobre os diálogos, existe um sistema de escolhas? Como em Dragon Age: Origins, por exemplo.
 

ReaperMtS

Jogador
Janeiro 24, 2009
200
0
60 dólares é o preço normal de um lançamento nos EUA.

Agora não aguento mais esperar Skyrim ta parecendo muito bom.
 

AngS

Jogador
Dezembro 27, 2010
290
0
[quote1320945030=IAJ]
Gostei, pretendo comprar. Pra entender a história de Skyrim precisa ter jogado o Oblivion?

Aguardando mais detalhes.
[/quote1320945030]

Não precisa ter jogado o Oblivion.

Eu acho que esse tópico ficaria melhor no Boteco, e poderia já ser um tópico sobre estratégias, dicas, spoilers e etc (igual ao tópico sobre Dark Souls).
 

Creedz

Jogador
Maio 8, 2010
914
0
[quote1320945030=IAJ]Gostei, pretendo comprar. Pra entender a história de Skyrim precisa ter jogado o Oblivion?Aguardando mais detalhes.[/quote1320945030]Não. Primeiro porque a história de cada jogo é independente uma da outra, mas nunca é demais ter conhecimento sobre o universo da série. Presumo que aja livros in-game que sirvam como extras e relatem histórias do jogo, acrescentando e muito a profundidade dele.
Achei meio salgado o preço no steam, mesmo em pre venda tava U$59,90...
Se você já acha isso da Steam, imagine os preços dos jogos nas plataformas PS3 e Xbox 360 :p
 

Creedz

Jogador
Maio 8, 2010
914
0
[quote1320945248=AngS]
[quote1320945030=IAJ]
Gostei, pretendo comprar. Pra entender a história de Skyrim precisa ter jogado o Oblivion?

Aguardando mais detalhes.
[/quote1320945030]

Não precisa ter jogado o Oblivion.

Eu acho que esse tópico ficaria melhor no Boteco, e poderia já ser um tópico sobre estratégias, dicas, spoilers e etc (igual ao tópico sobre Dark Souls).
[/quote1320945248]

Mas com o passar do tempo, quando mais pessoas estiverem com o jogo, esse tópico vai se transformar justamente nisso (eu acho).
 

Brumjr

Casual
Novembro 8, 2008
318
36
[quote1320945202=IAJ]
Gostei, pretendo comprar. Pra entender a história de Skyrim precisa ter jogado o Oblivion?

Aguardando mais detalhes.
[/quote1320945202]

Não é necessário ter jogado os anteriores da série! É claro que quem já jogou as versões anteriores vai ter mais facilidade em jogar, mas pode jogar tranquilo esse dai!
Abs
 

Wazuki

Jogador
Junho 4, 2008
142
0
5 Elder scrolls, 2 fallout e a Bethesda ainda não resolveu esse problema da camera em terceira pessoa onde o personagem fica "patinando no gelo" no cenário?

Bom, tirando essa mancada feia, acredito que o jogo deve esta realmente mais profundo, vivo e divertido como nunca.
 

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
12,914
11,039
[quote1320946897=Wazuki]
5 Elder scrolls, 2 fallout e a Bethesda ainda não resolveu esse problema da camera em terceira pessoa onde o personagem fica "patinando no gelo" no cenário?
[/quote1320946897]

Se não me falha memoria, Elder Scrolls só passou a ter terceira pessoa no Morrowind :p e tecnicamente eles só fizeram um fallout o outro é da obsidian.
 
C

Convidado

Visitante
[quote1320947051=CREED BOY]
Achei meio salgado o preço no steam, mesmo em pre venda tava U$59,90...
Se você já acha isso da Steam, imagine os preços dos jogos nas plataformas PS3 e Xbox 360 :p [/quote1320947051]é caro para os padrões do Steam, paguei $40 no Batman AC (sim , estou mal acostumado) !thumbsup
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,731
[quote1320947305=HelderSR]
Johannes, tira uma dúvida, no caso do PC o jogo dá possibilidade de escolher outras legendas, como por exemplo espanhol, italiano ?

Bom , no Oblivion só usava a câmera em terceira pessoa para andar no ar livre de um lugar para outro, mas qualquer lugar fechado e combate sempre a câmera em primeira pessoa. Pelo visto não vai ser diferente no Skyrim.
[/quote1320947305]

Helder, não vi essa opção mas é quase certeza que as traduções sejam definidas pelas opções do Steam, exatamente como é no Xbox. E mesmo que não fosse assim, os modders sempre dão uma ajuda. No Oblivion eu comprei a versão "nacional" que vinha em espanhol e assim que instalei no PC baixei um arquivo que passava ele inteiramente para inglês. E a estrutura das pastas e arquivos no Skyrim é idêntica ao do Oblivion.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,731
[quote1320947545=Shock07]
Belo tópico!!! Uma dúvida:

Sobre os diálogos, existe um sistema de escolhas? Como em Dragon Age: Origins, por exemplo.
[/quote1320947545]

Não, os diálogos são exatamente como no Oblivion e Fallout 3. Ainda não encontrei a opção de convencer NPCs como tinha no Oblivion, mas a skill Speech está presente.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,731
[quote1320947680=Schwarzz]
[quote1320946897=Wazuki]
5 Elder scrolls, 2 fallout e a Bethesda ainda não resolveu esse problema da camera em terceira pessoa onde o personagem fica "patinando no gelo" no cenário?
[/quote1320946897]

Se não me falha memoria, Elder Scrolls só passou a ter terceira pessoa no Morrowind :p e tecnicamente eles só fizeram um fallout o outro é da obsidian.
[/quote1320947680]

O personagem não patina, mas a movimentação ainda é estranha e a câmera atrapalha por ser livre e depender do jogador pra posicionar na hora do combate. Sem falar que encontrar os itens pelo cenário é muito mais fácil com a visão em primeira pessoa.

No final das contas a câmera de 3ª só serve mesmo pra você ver como ficou seu personagem com armaduras e armas diferentes.
 

dlm1982

Novato
Colaborador
Agosto 26, 2007
6,135
1,574
bom, para a minha grande decepção a loja onde fiz preorder do jogo para PS3 não terá o evento de lançamento à meia-noite. Otra decepção...amanhã é "semi" feriado por aqui, em homenagem aos veteranos de guerra, ou seja, o shopping só abre amanhã ao meio-dia. êita ansiedade. Quese comprando para PC, mas não caio mais nessa besteira de compras duplas e como sou trophie addicted não vou cancelar e jogarei amanhã...o bom que gasnhei mais algumas horinhas para fechar MW3.

Johannes, está rodando tudo no high/ultra???
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,731
No ultra Diego, mas não vi grande diferença entre high e ultra a não ser a queda de frame rate. Mesmo assim o jogo está super leve como era de se esperar.
 

FEV

Jogador
Outubro 1, 2007
748
4
Ah, Johannes... Saí correndo do trabalho e esperava esse tipo de tópico vindo do Diego. hehehe!

Fico aliviado em saber que vocÊ aprovou, pois eu então.... GOTY antes mesmo de jogar!

Vou esperar o horário pros mortais terem acesso ao jogo, mas vou só dar uma testadinha de leve, senão não vou trabalhar amanhã e aí, nem conjuntivite me salvaria!

Abraços e ótimo tópico!
 

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